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Conferindo valores para 555 flip flop


Ir à solução Resolvido por Renato.88,

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Amigos, essa é a primeira vez que vou usar um 555 como botão único flip flop em 12v, fonte assimétrica (12v-0v). Tem um desses funcionando faz tempo só que com 5v também assimétrico (5v-0v)

 

Mas montei o esquema abaixo

 

555-T.gif.fab0582a533f842a15bc283f73697225.gif

com uma alteração: em vez do pino 4 ir ao +12v direto está indo via R=10k. Além disso esse pino vai ao 0v através de 10uF tântalo, para que a saída do 555 na ligada seja garantidamente 0v.

 

Também alterei o 1N4002 para 1N4148, que é o que tenho aqui. O resistor de base é da 4k7 e o transistor, como falei, é BC548.

 

Não sei testar o 555 mas acho que esse circuito está queimando-o... ou melhor, até agora parece que queimou 2. É que nas duas vezes tirei os componentes (relé, diodo, transistor, resistores e capacitores) e nenhum deles está queimado.

 

Revisei a PCB trocentas vezes... fiz a conexão entre os pinos 2 e 6 por cima do 555. A PCB propriamente dita destruí porque o relé tinha entrado torto e não estava querendo sair.  Mas me baseei nesses desenhos aqui:

 

fig1.thumb.jpg.a7c9fd1451ba708f5f801ba49a7848f7.jpg

fig2.jpg.86fcc992546493df48a5950b78d64afa.jpg

 

 

(Na PCB pronta a trilhas por onde passa o +12v e o 0v ficaram mais grossas, esse traços são só indicativos dos caminhos entre os furos.)

 

Estou desconfiado do resistor da base do 548... botei 4k7 porque no circuito que está funcionando, como é 5v, está R=1k. Foi chute e, na verdade, não sei se aumentar ou diminuir esse R mexe com o 555.

 

Penso que dois 555 com defeito de fábrica é coincidência demais... ou será que não?

 

Podiam me ajudar estou errando?

 

 

---

Aquele R=1k5 no pino NF do relé é para um led de stand-by...

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51 minutos atrás, rmlazzari58 disse:

com uma alteração: em vez do pino 4 ir ao +12v direto está indo via R=10k. Além disso esse pino vai ao 0v através de 10uF tântalo, para que a saída do 555 na ligada seja garantidamente 0v.

Esse pino 4 do 555 não é um reset igual ao do 4013 e similares. 

Ele só serve pra cortar a saída quando vai a zero. 

54 minutos atrás, rmlazzari58 disse:

Estou desconfiado do resistor da base do 548... botei 4k7 porque no circuito que está funcionando, como é 5v, está R=1k. Foi chute e, na verdade, não sei se aumentar ou diminuir esse R mexe com o 555.

Mesmo em 12V o resistor de 1K funciona, mas claro que 4,7k é melhor. 

O 555 tem driver de saída, já liguei o relé direto em um. Também já coloquei alto falante. 

 

56 minutos atrás, rmlazzari58 disse:

Penso que dois 555 com defeito de fábrica é coincidência demais... ou será que não?

Esses dias tomei um prejuízo danado com uns ampops que comprei, de 18 somente um veio funcionando. Todos os outros em curto. 

Esses componentes falsos tão deixando as coisas cada vez mais difíceis. 

 

1 hora atrás, rmlazzari58 disse:

Não sei testar o 555 mas acho que esse circuito está queimando-o.

Pra testar o 555 é só piscar o led ou fazer o timer. Esses são os circuitos feitos para aquilo que ele veio. 

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1 hora atrás, Renato.88 disse:

Esses são os circuitos feitos para aquilo que ele veio. 

Pois é... se tivesse algum 4013 aqui, mandava bala. Ele é grandão, o dobro do 555 mas precisa menos componentes externos.

 

Bom... testei o 3o. 555 do jeito que você falou, só para piscar um led, na protoboard e... nada. Já foi pro lixo. Tem mais um mas tem também 4 TLC555C, que comprei mas que nunca usei porque fiquei com a impressão de que é fraquinho demais.

 

Vi no DS que pode ser alimentado com 12v... até com 15v. Mas o pino 3 só entrega no máximo 10mA, se for como source. Se for como sink, "engole" até 100mA mas o 555 normal entrega 200mA dos 2 jeitos... quando funciona, rs...

 

Será que dá para dar uma adaptada, usar um outro transistor, mais sensível que o BC548, ou outro resistor que não esse 4k7? De NPN tem BC337 e BC549... tem uns BD135 e TIP122 mas se desse eu gostaria de usar um TO-92, o espaço é pouco e pior é fechado.

 

Também tem um mosfet pequenininho, 2N7000, que é canal N. Usei um desses justamente para acionar um relé, mas tinha um BC559 cutucando o gate. A corrente na saída do 555 cmos é pequena mas a tensão, bom... perto daquele de 5v que está funcionando, é até grande. Mas aí já não sei... Tem que por resistor antes do gate, como se fosse um BJT normal?

 

O que seria melhor?

 

----

 

2N7000 como está aplicado e que funciona até hoje:

p39-fig2.gif.5d347e7eb665d0322d068faaa1ede122.gif

 

 

tlc555.pdf 2N7000-D.PDF lm555.pdf

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17 minutos atrás, rmlazzari58 disse:

Mas o pino 3 só entrega no máximo 10mA

É suficiente para o BC548 com resistor de 4,7k. Pode mandar bala. 

Um BC548 em 12V com resistor de 4,7k consome apenas 2mA.

Se quiser colocar 10k melhor ainda. 

 

20 minutos atrás, rmlazzari58 disse:

Também tem um mosfet pequenininho, 2N7000, que é canal N. Usei um desses justamente para acionar um relé, mas tinha um BC559 cutucando o gate. A corrente na saída do 555 cmos é pequena mas a tensão, bom... perto daquele de 5v que está funcionando, é até grande. Mas aí já não sei... Tem que por resistor antes do gate, como se fosse um BJT normal?

Não precisa de resistor, mas eu costumo colocar assim mesmo um de 1k. 

O consumo do mosfet é tão pouco que nem é possível medir. 

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25 minutos atrás, Renato.88 disse:

O consumo do mosfet é tão pouco que nem é possível medir

 

Consumo não é crítico já que a fonte vai na tomada. Mas, ôba! parece que tá ficando bem pequeno!

E gasto dos mofets, poupo os 548 que só tem mais 2.

 

Que você acha assim?

 

555-T.gif

só que TLC555 em vez do 555 normal. No lugar do BJT, o 2N7000, inclusive com 1k no gate), source no 0v e dreno no relé.

 

 

Duas dúvidas: dá prá por 10nF entre o pino 5 e o 0v e também uma rede RC no pino 4, com 10k no + e 10uF tântalo no 0v. Isto é, cabe na plaquinha. Mas você recomendaria algum desses?

 

 

(Se não precisar, melhor mas... O 10nF entre o pino 5 e 0v pus só para copiar uns outros circuitos que tenho visto por aí, e a rede RC no pino 4 tirei daqui, lembra?

 

 

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1 hora atrás, rmlazzari58 disse:

Consumo não é crítico já que a fonte vai na tomada.

Não é desse consumo. 

O consumo que menciono é em relação ao que o TLC7555 Pode fornecer na saída. 

1 hora atrás, rmlazzari58 disse:

Duas dúvidas: dá prá por 10nF entre o pino 5 e o 0v e também uma rede RC no pino 4, com 10k no + e 10uF tântalo no 0v. Isto é, cabe na plaquinha. Mas você recomendaria algum desses?

No pino 5 eu sempre vejo 100nF. 

Para o pino 4 tá certo. 

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Por incrível que pareça, dos 4 555 que tinha aqui nada menos que 4 (quatro) não dão nem sinal de vida. Não fazem nada. Nos teste, parecem, os 4, que o divisor resistivo está quebrado porque deveria ter mais ou menos 15k entre os pinos 1 e 8, é isso? Pois é, tentando medir essa resistência, é como se o 1 e o 8 não estivessem ligados, de forma alguma. A R ali é infinita...

 

Bom, antes de tentar com os TLC7555, vou tentar esse esquema que usa um mosfet e um bjt pnp:

 

zap-vyp.png.f41ff5f773bea93bac375fdde437de59.png

 

Tem um funcionando com 19v, aqui, com 558 e IRFZ44N. De vez em quando o botão falha, dá uns repiques, mas é raro. Vamos ver se funciona com 12v, 558 e, no lugar do IRFZ44N, já que é para acionar um rele, vamos ver se funciona com um pequenino 2N7000.

 

Se não, só vejo uma opção: ir trás de um 4013 que aí, seguindo o que você, a Isa e o Mor disseram no outro tópico, é batata. Ainda mais que o botão não é emborrachado, é metálico.

 

De toda forma, mais uma vez obrigado, @Renato.88!

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1 hora atrás, rmlazzari58 disse:

no lugar do IRFZ44N, já que é para acionar um rele, vamos ver se funciona com um pequenino 2N7000.

Talvez de diferença, já que o 2N7000 aciona com 5V e o IRF é com 10V. 

Mas testa aí pra ver... 

1 hora atrás, rmlazzari58 disse:

ir trás de um 4013

Vale lembrar que se não tiver 4013 temos vários outros que embora diferentes, e também fazem outras funções. 

Mas servem pra ligar e desligar alguma coisa. 

São eles: 4017, 4024, 4026, 4027, 4029, 4033, 4040, 4042, 4518 e 4520.

As pinagens são diferentes e a maneira de se adequar ao flip flop liga desliga também, mas é possível fazer sem componentes adicionais. 

  • Obrigado 1
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Em 03/03/2021 às 13:17, Renato.88 disse:

Mas testa aí pra ver...

Não deu :(

 

Com o 2N7000 inicia desligado mas uma vez ligado não desliga mais. Acho que naquele esquema teria que ser o IRFZ44N mesmo.

 

Mas deu certo prá 12v com o 555 cmos, sem alterar quase nada do que valia para o 555 comum. A única alteração foi o resistor entre o pino 3 e a base do bc548:

 

Em 27/02/2021 às 15:48, Renato.88 disse:

Se quiser colocar 10k melhor ainda.

 

Mais uma vez, obrigado, Renato!

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13 minutos atrás, rmlazzari58 disse:

Com o 2N7000 inicia desligado mas uma vez ligado não desliga mais. Acho que naquele esquema teria que ser o IRFZ44N mesmo.

Talvez funcione se diminuir o R3. 

Pra quando apertar o botão a tensão cair mais, já que o 2N7000 trabalha com tensão menor no Gate. 

Algo entre 1 e 5,6k deve funcionar. 

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Em 04/03/2021 às 17:23, Renato.88 disse:

Talvez funcione se diminuir o R3. 

Pra quando apertar o botão a tensão cair mais, já que o 2N7000 trabalha com tensão menor no Gate. 

Algo entre 1 e 5,6k deve funcionar. 

Não consegui fazer funcionar, caro. Tentei com 1k, 2k4, 5k6 e até com 10k, como estava na "receita de bolo": com os valores menores que 10k, o 2N7000 sempre começa conduzindo. Com 10k, repetiu o comportamento, começa aberto e, depois da primeira apertada de botão, fecha e não abre mais. Tentei colocar 5v com o 2k4 mas não deu certo, também, já iniciava ligado. Mantive os 5v e aumentei R3 para 10k mas continuou iniciando ligado.

 

Pensando agora, talvez devesse ter descarregado a capacitância do 2N7000 e do 100nF entre cada teste...

 

Bom, o que fiz foi uma aranha com os componentes bem longe uns dos outros e raspando bem os terminais para garantir contato.

 

Já com o IRFZ44N, funciona normal com 10k no R3. Funciona até com 5k6. Com 2k4 até funciona mas não de primeira: precisa ficar segurando o botão. E durante essa segurada, acontece de ligar e desligar em seguida, ficar repicando.

 

Talvez o insucesso tenha a ver com a carga: em vez da dupla diodo-relé usei led-resistor.

 

(***)

 

Já o 555 cmos tá instalado e funcionando mas tem um negócio esquisito, bem diferente do 555 bjt: inicia desligado mas a primeira apertada de botão nunca faz ligar. A primeira apertada só faz piscar como se fosse ligar mas, soltando o botão, ele desliga. A partir da segunda, passa a funcionar bem. Não é um problemão ainda mais que essa caixinha é prá mim. Mas o esquema que tô usando é aquele lá em cima com umas modificações. Copio aqui para não ter que ficar subindo e descendo a página:

 

unnamed.gif.1064e0203e7c66ae2da2d2ee32f6ff6d.gif

1 - Tem um resistor de 10k indo do pino 4 ao +12v. Desse mesmo pino 4 sai um capacitor de 10uF, tântalo, que vai ao 0v. (Acrescentei essa RC para garantir que inicie desligado.)

2 - O pino 5 vai ao 0v através de 100nF para estabilizar a tensão aí.

3 - O R entre o pino 3 e a base do transistor ficou com 10k, e o transistor é um BC548.

4 - Tem um cap de 100nF entre o 1 e o 8. Não coloquei 100uF paralelo a ele porque não tem lugar na plaquinha mas... será que é importante? Olha que a poucos centímetros da plaquinha, na saída da fonte, tem 2200uF... Se você recomendar, troco o cap de 100nF cap por um de 100uF, só não cabem os dois. Na verdade só coloquei esse 100nF para imitar o filtro que vai nos LM358 e no CD4013... Que você acha?

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2 horas atrás, rmlazzari58 disse:

Pensando agora, talvez devesse ter descarregado a capacitância do 2N7000 e do 100nF entre cada teste...

Acho que o problema não é esse... 

2 horas atrás, rmlazzari58 disse:

Já com o IRFZ44N, funciona normal com 10k no R3. Funciona até com 5k6. Com 2k4 até funciona mas não de primeira: precisa ficar segurando o botão. E durante essa segurada, acontece de ligar e desligar em seguida, ficar repicando.

Pois é, entre os dois transistores existem mais coisas diferentes do que a tensão de Gate. 

2 horas atrás, rmlazzari58 disse:

Talvez o insucesso tenha a ver com a carga: em vez da dupla diodo-relé usei led-resistor

Isso sim pode atrapalhar (mas não muito) a tensão positiva que aciona o fet vem justamente da carga. 

Se usou led, ela diminui. 

2 horas atrás, rmlazzari58 disse:

Não coloquei 100uF paralelo a ele porque não tem lugar na plaquinha mas... será que é importante?

Nesse caso não. 

2 horas atrás, rmlazzari58 disse:

Olha que a poucos centímetros da plaquinha, na saída da fonte, tem 2200uF... Se você recomendar, troco o cap de 100nF cap por um de 100uF, só não cabem os dois

O de 100nF é mais importante. 

2 horas atrás, rmlazzari58 disse:

Na verdade só coloquei esse 100nF para imitar o filtro que vai nos LM358 e no CD4013... Que você acha?

Em qualquer ci que trabalha com pulsos esse capacitor é interessante. 

Ele ajuda a evitar repiques. 

Uma vez eu abri um computador antigo que tinha uns 60 integrados desse tipo (eram muitas portas lógicas, flip flop, contadores e memórias) cada um com o seu capacitor de 100nF ao lado. 

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