Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

LCD 16x2 se comunicar com um nível lógico de 3.3v em arduino


Vinicius0808

Posts recomendados

Olá,

Tem algum jeito de fazer um LCD 16x2 (https://wiki.dfrobot.com/LCD_KeyPad_Shield_For_Arduino_SKU__DFR0009) se comunicar com 3.3v com um arduino? Estou alimentando ele com 5V, mas descobri que meu arduino chinês ( https://www.pcboard.ca/wavgat-arduino-uno-r3 ) que utiliza um atmega328p-au, tem um nível lógico nos pinos de 3.3v, estou achando que é por isso que o lcd fica e branco. E confirmei essa tensão com um multímetro. Também testei o LCD com um arduino que utiliza um atmega328p-pu, e neste que tem 5v funcionou. 

Então, a alimentação do LCD está em 5V, mas a tensão de comunicação dele (através dos pinos do "arduino") é de 3.3v.

 

Acho interessante que dei uma olhada no datasheet desse modelo de microcontrolador e não encontrei nada que dissesse sobre essa tensão das portas. E outra coisa estranha, é que a leitura analógica dele é de 12bits, mesmo o datasheet dizendo que é 10. Por acaso essas coisas são controladas por algum CI fora do uC? Será que esse atmega é falso? 😁

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

ok... escolheste o caminho fácil.

Não achei o esquema deste tal wavgate (e seu link não funciona) mas dando uma olhadela por cima...

wavgat-arduino-r3-with-accessories-800x8

não vejo nada d+ nem estranho. Basicamente o arduino consiste em simples conexões dos pinos do ci - mc que pode ser qualquer um: veja quel é o seu - nos terminais. Mas sim já passei por isso com um tal modelo blue pill da linha stm32xxx: um da china não opera a contento.

Se preferir não descartá-lo, ve se ele pelo menos pisca leds.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

   O link: https://www.pcboard.ca/wavgat-arduino-uno-r3

 

   No link tem um "mapa" dos pinos, mas nem o site do fabricante encontrei kkkk. Mas o que eu digo estranho é a leitura analógica dele de 12bits que não vejo ninguém falando sobre isso de nenhum modelo atmega328p. E tem que baixar um driver próprio pra gravar o programa nele, além de uma biblioteca de placas.

   Não vou descarta-lo, eu consigo acionar as saídas, então para algum projeto ele vai ser útil.

 

   Na verdade, você me deu uma ideia....

 

   Funcionou! kkkkk 

   Lembrei que uns meses atrás eu fiz um projetinho pra um amigo usando um arduino desses do mesmo lote, e acabei descobrindo que tinha um pino que não funcionava, aí agora resolvi testar todas as saídas com um led, aí vi que no pino 4 o led ficava muito fraco, quase não acendia, e vi que o LCD utiliza esse pino, aí troquei por outro e funcionou.

   O multímetro mostrou a tesão de 3.3v no pino 4, o que me leva a pensar que por algum motivo esse pino não tem potência o suficiente pra nada... Vai ver por isso foi tão barato, deve ter sido um lote com falhas e venderam pra essa fabrica chinesa haha. 

 

   Mas agora to satisfeito que descobri o defeito. Já viu algo assim, um pino não funcionar? (E sim, coloquei ele como output e digitalWrite HIGH).

WhatsApp Image 2021-02-28 at 16.52.39 (2).jpeg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Não sei qual é este mc. Talvez um paralelo ao atmega. Há hipóteses:

- os pinos têm várias funções além da simples I/O. Talvez este nasça com uma delas e tem que setar manualmente pra I/O. A digitalwrite() talvez não saiba disso.

- este pino é open drain: tem que colocar pullup externo ou considerar apenas o zero como ativo.

- este pino é só entrada

Não fique no escuro. Dá uma lida no manual do mc do seu precioso ou uma no manual do atmega328 mesmo:

https://ww1.microchip.com/downloads/en/DeviceDoc/ATmega48A-PA-88A-PA-168A-PA-328-P-DS-DS40002061B.pdf

Leia, entenda, confira, faça testes e nos reporte os resultados: um bom valor agregado à comunidade 🙂

 

Ah e já ia esquecendo, perdão... de nada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...