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Panasonic TC-29fx30l com imagem muito larga


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Pessoal... Bom dia!

 

Encontrei um TV do modelo acima citado dando sopa na casa de uma tia e resolvi pegá-lo pra usar como monitor do meu fliperama. Liguei e percebi que a imagem está muito mais larga do que o normal. Abri o TV (percebi que ele já havia sido mexido) e tentei posicionar melhor a bobina defletora, uma vez que a imagem também estava um pouco deformada na parte inferior. Não adiantou muito.

 

Entrei no menu de serviço e tentei ver se alguém não havia desajustado as configurações do TV, de fato, estava tudo uma bagunça em relação ao manual de serviço. Enquanto fuçava o menu de serviço, percebi algo interessante... Consegui alterar através do menu de serviço todos os valores referentes ao vertical do TV (V-POS, V-ZOOM, etc), mas quanto aos valores horizontais, a numeração mudava no OSD do TV enquanto eu pressionava os botões, mas a tela não apresentava alteração alguma. O único valor referente ao Horizontal (peço perdão se estiver usando uma terminologia errada, mas comecei a estudar muito recentemente sobre o assunto) do TV que variava era o H-POS, mais nenhum.

 

Decidi remover os componentes do tubo (neck board, anéis de convergência e por fim, a bobina defletora). Limpei tudo da melhor maneira que pude pra poder enxergar melhor o que se passava. Eis o que eu encontrei no interior da bobina defletora:16144895320361005513419.thumb.jpg.fffd4a15723f375afe4461c8ece3c748.jpg

 

Obs: Separei um pouco as espiras para uma melhor observação.

 

Algumas espiras estão claramente carbonizadas. Decidi testar com o multímetro em busca de um possível curto, já que numa análise mais profunda dos filamentos da bobina, pude perceber que algumas espiras chegaram a perder o esmalte nessa área mais escurecida, o que poderia causar o problema. Eis os valores encontrados:

 

16144897626311211545310.thumb.jpg.bdc6f1758b87bc0bd18c6b3df0c11c2a.jpg

Entre o vermelho e o azul (perdão... não sei se essas cores são referentes à bobina vertical, ou horizontal) 1,5 ohms.

 

16144899651191715662877.thumb.jpg.c75fa5e33c3600a72513773e938ec7a5.jpg

Entre o amarelo e o verde: 7,8 ohms.

 

Não faço ideia se esse são os valores ideais para esse televisor. Olhei todo o manual de serviço do aparelho e não encontrei nenhuma informação sobre isso. Entretanto, pela carbonização das espiras, creio que ao menos uma dessas resistências (ou impedância, não sei qual termo usar para essa ocasião), deva estar inadequada.

 

Dito tudo isso... Lá vão as minhas perguntas:

 

1- Essa carbonização poderia ser a causadora dessa deformação horizontal na imagem? (Suponho que a bobina interna do yoke seja a horizontal).

 

2- Por quê não consegui alterações na imagem modificando os valores de algumas especificações relacionadas ao horizontal do TV, com exceção do H-POS? Seria pelo mesmo problema de carbonização? Seria algum problema na memória EEPROM?

 

3- Como são poucas espiras carbonizadas, seria possível separá-las, limpar as partes carbonizadas e aplicar algum verniz com resistência a temperaturas mais altas, afim de recuperá-las, ou é melhor partir para uma defletora "nova"?

 

4- Eu poderia substituir essa bobina defletora por outra de um TV de 29" de outra marca? Quais seriam compatíveis com esse modelo?

 

E por último...

 

5- O que poderia causar esse tipo de aquecimento e derretimento do esmalte? Acho prudente verificar todo o circuito, na intenção de evitar que depois do reparo a carbonização se repita. Alguém pode me dar uma luz do que eu devo investigar no circuito? 

 

Agradeço imensamente pela atenção!

 

Espero que alguém possa me ajudar!

 

 

 

 

 

 

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Como não consegui editar o post, gostaria de fazer mais uma pergunta:

 

Devo considerar rebobinar ao menos a parte danificada da bobina defletora? Alguém tem alguma dica quanto à esse assunto? Poderiam me indicar algum tutorial? Link?

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  • Coordenador

@Danewlo Não tem como rebobinar essas defletoras sem as máquinas especiais, se você não conseguir isolar elas, (use esmalte de unha caso não tenha um verniz aí) "pinte as espiras escurecidas" e deixe-as um pouquinho separadas, não tanto quanto esta na foto... Depois do esmalte seco, coloque uma fita isolante sobre as espiras pintadas para que não entre em contato com o tubo de imagem.

 

Sobre a troca, confesso que nunca consegui um bom resultado trocando eles nem mesmo usando uma bobina de outra TV da mesma marca e tamanho, tem que ser do exato modelo e mesmo assim dá um trabalho danado para colocar a convergência no lugar certo!

 

Sobre a imagem esta muito larga, pode ter capacitor ruim no circuito horizontal, remova um a um e teste fora da placa, em último caso, experimente reduzir o valor os capacitores de largura, (C559 e C561) ambos vão interferir na largura da imagem.

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@BCP muito obrigado pela resposta!

 

A partir de amanhã começo a verificar os componentes do circuito horizontal do TV. Vou repassando as informações assim que os procedimentos forem realizados.

 

Se não se importa, você poderia me responder mais algumas perguntas?

 

1- O que você acha dos valores encontrados na medição das bobinas vertical e horizontal da defletora? Parecem alterados pra você?

 

2- É preferível resolver o problema das espiras da bobina defletora primeiro, ou vasculhar o circuito horizontal em busca de algum componente danificado, pra que a bobina não volte a aquecer de novo depois de reparada?

 

3- O que você acha do fato de que mexer nos valores das configurações referentes ao horizontal no menu de serviço do TV não causa mudança nenhuma no aspecto da imagem? Poderia ser uma indicação de problema na memória do TV, ou poderia simplesmente ser causado por ter alguma(s) espira(s) em curto?

 

Mais uma vez, muito obrigado!

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  • Coordenador

@Danewlo

1 - Os valores ômicos que você mostra na foto estão dentro do normal, as alterações que apresentam são porque a frequência dos pulsos horizontal são razoável altas ai qualquer alteração (Não percebida pelo multímetro) provoca um resultado meio exagerado na imagem.

 

2 - Primeiro tente resolver o problema das espiras escurecidas, (separando-as e envernizando/esmaltando), pois elas podem estar provocando curto-circuito e alterando a largura.

Depois verifique /altere os valores dos capacitores que mencionei, altere para menor, (Quanto maior o valor, maior a largura da imagem).

 

3 - Os ajustes no modo se serviço para esse TV são: H-AMP e EW-AMP na janela do modo de serviço 1

Na janela de serviço 2 não tem ajuste para a largura, na janela de serviço 3 os ajustes seriam H-AMP e EW-AMP...

Vou colocar uma foto das janelas mais abaixo:

 

 

"COMO ENTRAR MODO DE SERVIÇO DO CHASSI GP41"
PARA ENTRAR NO MODO DE SERVIÇO 1: (O que eu chamo de "Janela 1")
1. Ajustar o “OFF TIMER” para 15, 30 minutos.
Pressione a tecla “RECALL” do controle remoto simultaneamente com a tecla “VOLUME –“ do painel frontal do aparelho .
    PARA ENTRAR NO MODO DE SERVIÇO 2: (Janela 2) não tem nenhuma opção a ser alterada.
1. Entre no “MODO DE SERVIÇO 1”.
2. Pressione a tecla de canal “1” para entrar no “MODO DE SERVIÇO 2”.
    PARA ENTRAR NO MODO DE SERVIÇO 3: (Janela 3) mais dois ajustes...)
1. Entre no “MODO DE SERVIÇO 2”.
2. Pressione a tecla de canal “1” para entrar no “MODO DE SERVIÇO 3”.

Obs.: Sempre, ao término dos ajustes, pressionar a tecla “NORMAL” ou a tecla “POWER” do controle remoto, para sair do
modo de serviço e voltar ao modo normal de TV.

 

Tabelas:

Janela 1

 

janela 1.png

 

Janela 3:

 

Janela 3.png

 

Nunca esqueça de anotar o valor do parâmetro que estava antes da alteração.

Assim você sempre poderá retornar para o jeito que estava...

 

Um outro detalhe é que nem sempre todos esses ajustes estão implementados na memória do TV, ai nesse caso parta direto para a alteração do valor dos capacitores  C559, C561 e eventualmente C565, esse último só se ele estiver alterado mesmo...

Já vi em um único caso que a bobina L557 estava cosida também, na época até condenei o TV por falta desses peças!

Boa sorte ai...

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@BCP Boa noite!

 

Como eu disse anteriormente, não consigo modificar o aspecto da tela no que se refere ao horizontal da imagem pelo modo de serviço. Os números se alteram no OSD, mas a tela não estreita. A única coisa relacionada ao horizontal que consigo modificar é o H-POS. Digo isso porque talvez possa servir de dica para o que há de errado com o horizontal do TV.

 

Comecei a investigar o circuito horizontal do meu TV e achei duas coisas bem estranhas...

 

1- O capacitor C566, simplesmente não está na placa. Isso pode ser a causa do problema? Fico me perguntando o que mais removeram!

 

2- Há uma discrepância entre as capacitâncias especificadas no esquema e na lista de peças elétricas do capacitor C561. Enquanto a lista de peças elétricas informa que deve ser um capacitor de 2700pF, no esquema vê-se um capacitor de 2000pF, que é inclusive o componente que se encontra na placa do meu TV. Qual é o certo?

 

Obrigado mais uma vez!

 

 

print 1.jpg

print 2.png

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  • Coordenador

Não se preocupe por não alterar a largura pelo modo de serviço, provavelmente não esta implementado como mencionei acima...

Alguns capacitores  faltam na placa porque na linha de produção notaram que ele era dispensável ou atrapalhava o circuito, então é normal o C566 não estar na placa, no mínimo ele foi compensado pelo C560 que esta em paralelo com ele.

Para o valor do C561 ocorre o mesmo, certamente notaram que com um valor maior a imagem não ficava enquadrada. Se ele estiver bom pode deixar esse de 2000pF mesmo, para tentar corrigir, a largura diminua agora o valor do C559 de 12nF para 11n (coloque dois de 4n7 ou 5n6 em paralelo) e se não diminuir o suficiente, coloque um de 9n8... e ai por diante...

 

 

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@BCP Boa tarde!

 

Não tenho nem como agradecer pela ajuda que você tá me dando aqui!

 

Tudo o que você falou sobre o capacitor faltando, a capacitância supostamente errada e a impossibilidade de modificar alguns aspectos do horizontal do TV estão mais do que claros pra mim. 

 

Estive relendo todo esse post, pra ver se tinha deixado algo escapar, e vi que você falou sobre um único TV que condenou por causa de uma bobina queimada. Pois bem, decidi investigar as bobinas... E o fato é que a bobina L705 do meu TV está carbonizada.

 

Agora a pergunta é:

 

Como vou substituir essa bobina de 12mH? Onde encontro pra vender? Vou precisar procurar em sucata? Eu não trabalho com isso. Sou apenas um hobbysta que gosta de entender como funciona os seus aparelhos. Alguma sugestão?

 

Obrigado mais uma vez!

 

 

IMG_20210302_130810.jpg

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Essa é a medição apresentada na bobina que deveria ser de 12mH...

Tá normal? Já nem sei mais...

 

 

16147153819131290005572.jpg

1614715471378559830206.jpg

1614715557922843672381.jpg

16147156195061877249138.jpg

1614715655630531217949.jpg

 

Aqui a medição da bobina l557 que deveria ser de 32,000uH

 

 

16147163685951772590816.jpg

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  • Coordenador

É! Seu problema deve estar nessa bobina! (12mH)

 

A medida dessa bobina de 12mH esta muito fora, pelo seu aparelho ela esta dando 0,15mH, tinha que dar algo bem perto de 12,0mH ou até mesmo 15,0mH mas não 0,xx....

 

A outra bobininha não esta muito fora não, ela é de 32uH (0,03mH) e esta dando 0,02mH, isso não é uma diferença muito significante como a primeira....

 

Na época eu condenei o TV porque era difícil encontrar esses TVs sucateadas e essas bobinas não são vendidas na lojas...

Hoje você tem duas opções para resolver o problema ai; Uma delas seria procurar por um TV de 29" que tenha uma bobina em série com o Yoke, e verificar se ela apresenta medidas próximas a que deveria ser a sua 12mH.

Ou se você conhecer um técnico rebobinador, leve essa bobina para ser rebobinada...

E ainda! Se você tiver muita paciência! Vá desenrolando ele e contando as espiras... Não perca a conta! KKK, depois procure um trafo com fios semelhantes (acredito uns 300 ou 400 mA) e rebobine você mesmo essa bobina.

Tomara que consiga! Boa sorte ai....

 

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@BCP Boa tarde!

 

Vamos às atualizações... Decidi descansar alguns dias, porque como eu disse, não trabalho na área, mas trabalho em outras coisas e estava ficando cansado.

 

Rebobinei a bobina L705. Mas como não tenho muita sucata, encontrei apenas dois tipos de fio esmaltado... Ou mais grosso, ou mais fino do que o fio da bobina original. Como não sei a corrente que a bobina lida, resolvi usar o fio um pouco mais grosso. Resultado, consegui dar um número de voltas que me ofereceram apenas 7mH de indutância. Bem melhor do que o número anterior, mas ainda, quase 50% abaixo do valor desejado. Amanhã estou pensando em ir à cidade mais próxima procurar fio esmaltado para refazer a bobina, na intenção de atingir os 12mH.

 

A largura da imagem melhorou consideravelmente... Mas ainda estou percebendo alguns problemas. É como se no canto esquerdo (direito de quem olha para a tela) a imagem estivesse dobrando sobre ela mesma... Não sei como se chama esse problema, mas é como se a imagem, depois de um certo ponto no ajuste H no menu de serviço (ah, esqueci de falar... Agora eu consigo mexer nas configurações referentes ao Horizontal do TV), a imagem começa a se sobrepor, mesmo sem ainda ter atingido o limite da tela. Fora isso, tenho outros problemas na geometria da imagem... É como se o os elementos do lado direito da tela (esquerdo de quem vê), estivessem maiores do que os do lado esquerdo. Por exemplo, num jogo de luta, a barra de energia do primeiro jogador é bem mais larga do que a do segundo. No menu de serviço eu consigo ajustar a linearidade vertical, mas não consigo ajustar a linearidade horizontal, se é que essa função existe. Outro defeito na geometria da imagem, fica na parte superior... É como se os pixels deformassem a imagem para a esquerda de quem olha. A imagem segue retinha, até perto do topo da tela, quando bruscamente se inclina pra esquerda.

 

Outra coisa estranha... Quando ligo o TV sem nenhum sinal conectado a ela, aparece o efeito taça, ou almofada. Quando ligo o sinal, o efeito some e o TV volta ao normal, mas com os defeitos citados acima.

 

@BCP Sei que esses televisores tem um circuito que ajusta a largura, chamado de circuito EW. Vasculhei o esquema eletrônico e não achei esse circuito. Numa pesquisa mais minuciosa na internet, descobri que no esquema do modelo 29fx32L, esse esquema está representado. Não sei se você está acompanhando pelo esquema, mas se for o caso, no esquema do 29fx32L tem o diagrama do circuito EW. Tô começando a desconfiar dele.

 

https://www.electronica-pt.com/esquema/tv/panasonic-esquemas-tv/panasonic-tc-29fx32l-chassis-gp41n-3969/

 

Outra coisa... Medi as tensões nos pinos do micronas e encontrei dois comportamentos estranhos:

 

1- A tensão no pino da saída horizontal (pino 60) está em 1.4v, quando o correto seria 2.2v.

 

2- Coincidentemente, a tensão no pino 83, do circuito EW tá marcando 4.4v, quando deveria marcar 4.8v. Pode parecer pouco, mas esses TVs Panasonic não me parecem muito tolerantes à variações nas tensões de funcionamento.

 

E, por último, como se não bastasse, quando a tela tende a ficar muito iluminada, geralmente em imagens com muito branco, em um espaço de tempo de quatro ou cinco segundos depois da imagem surgir, o branco dá lugar ao amarelo. A imagem fica amarelada. Medi as tensões na neck board nessa ocasião e o circuito do azul está funcionando estranho. O vermelho e o verde se mantém em uma tensão em torno dos 137v... Mas no azul, já cheguei a medir 196v e até 88v. Medi também o TPL5 na neck board e está com 1.8v, quando o mínimo tolerado seria 2,1v.

 

Dito tudo isso, lá vão as perguntas...

 

1- A corrente e tensão na bobina L705, me permitiriam usar um fio AWG 36, pra que eu não precise me deslocar pra outra cidade pra procurar fio esmaltado?

 

2- Quanto ao fato de a imagem parecer maior de um lado do que o outro... Há alguma função no modo de serviço que permita ajustar a linearidade horizontal? Porque eu não encontrei. Além disso, vi que nos TVs CRT a varredura ocorre em duas fases que dividem a tela ao meio. Será que há algum problema no circuito que faz isso? Seria o circuito EW? Peço desculpas se estiver falando alguma bobagem.

 

3- Porque a imagem dobra sobre si mesma nos cantos tela, mesmo sem ter atingido o limite lateral do cinescópio? EW de novo?

 

4- Essas tensões discrepantes no micronas estariam indicando um defeito do próprio chip? Pode ter algo a ver com a memória EEPROM?

 

E por último...

 

5- Quanto a esse problema no azul do circuito RGB... Devo desconfiar do TDA6108JF? Meu tubo estaria indo pro saco? E quanto a essa tensão TPL5 baixa, poderia estar causando isso?

 

6- Pra que servem esses trimpots na bobina defletora? Eles podem ajudar nesse problema de geometria?

 

16151435257862092972310.jpg

 

Peço desculpas pelo milhão de perguntas e agradeço mais uma vez!

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Bem... Continuo com os testes por aqui, mas por agora, estou investigando essa questão do RGB. Aqui estão as informações sobre o IC351, responsável pelo RGB.

 

Essas marcações que fiz em vermelho, são as voltagens que precisam estar presente nesses pinos do IC351?

 

16151478049461615746177.jpg

 

Eis as voltagens que encontrei nos pinos do IC351

 

1: 2,68v

2: 2,63v

3: 2,68v

4: 0v

5: 6,73v

6: 220v

7: 122,7v

8: 119,8v

9: 102,9v

 

Isso quer dizer que o IC do RGB está com problema? Essa tensão no pino 5 (REF) não está muito acima do ideal?

 

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  • Coordenador

Bom, de baixo pra cima....

As tensões do Ci RGB podem variar um pouco mesmo sem causar prejuízo a imagem,

o fato da cor alterar um pouco com o brilho da tela pode estar relacionado ao screen do flyback e do circuito ABL, mas não se preocupe com eles agora.

Os trimpots ajudam na geometria das imagens sim, Nunca precisei mexer neles (quando existem).

Se for alterar eles faça uma pequena marca da posição original, pois eles podes afetar também a convergência e ai o defeito vai piorar um bocado.

Quanto aos valores fornecidos pelo Micro, também não refletem na geometria da imagem, é mais para a largura (amplitude do pulso horizontal), essa deformação em dos cantos da tela esta mais para falha na bobina Yoke que pode ser por conta das espiras em curto que você encontrou, ou até mesmo pela bobina que você rebobinou estar ainda um pouco fora.

Quanto a corrente da bobininha, acredito que não passe de 1,5A a 2A. não conheço os fios pelo AWG deles. mas você pode se basear pela medida do fio do Yoke, o fio da bobininha deve ser um pouco mais grosso que ela (Yoke), isso se não for da mesma medida...

 

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