Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Excel Desafio de equilibrar ativos em % no Excel

Posts recomendados

Olá amigos, quebrei bastante a cabeça e não consegui pensar em nada muito eficiente, recorri aqui pois vocês são feras, espero que me ajudem, fiquei muito grato :)

(ANEXEI A PLANILHA EM WINRAR)

ms.thumb.png.c3744db6b285c510ca0235cabce00034.png

Na imagem acima, temos uma planilha, cujo objetivo é aplicar o valor acima, R$1000,00 nos ativos existentes, adicionando mais quantidades (QT), e nessa foto temos a coluna de "distorção", como parâmetro para fazer esse ajuste, ou podendo ser utilizada outra coluna caso queiram dar uma ideia, nesse exemplo, o valor negativo, -14,57% é o que precisa ter prioridade pois o mesmo está longe da meta, o valor atual está em 14% apenas, portanto, teria que concentrar todas ás forças nesse valor negativo, incrementando quantidades a ele, naturalmente os que estão sobressalentes, (16,67% acima, iriam descer naturalmente, pois o objetivo não é vender ativos, e sim equilibrar comprando os que mais se distanciarem da meta, quanto maior o valor a ser incrementado, maior será o total, portando, irá abaixar os outros indiretamente, obrigado pela atenção :)

(DETALHE), o cálculo teria que ser aplicado a todas as linhas da coluna "Qnt Aporte", pois conforme a variação da bolsa (cotação), a posição na carteira iria mudar, e ai quando fosse registrar um valor novo, ex: R$500,00, ele já mudaria toda a distorção, e ai o objetivo é distribuir esse valor para que os valores negativos ficam o máximo possível de zero, do maior para o menor valor negativo.

Pasta1 - Copia.rar

Link para o post
Compartilhar em outros sites

@Faire  Para aplicações de valores próximos e maiores do que já tem investido pode usar os percentuais da meta. E para valores menores poderia dividir a distorção de cada um pela distorção máxima.

Aí se por exemplo a aplicação for de 2.250 (mesmo valor do que já tem aplicado) o % ANUAL ficará: 21%, 20% E 58%. E % DISTORÇÃO: -7.29%, -1.05% e 8.33%

E se a aplicação for de 1000 o % ANUAL ficará: 37%, 17% e 46%. Se fosse 500: 27%, 18% e 55%.

A fórmula desses fica assim.

=SE(ABS(H3/MÁXIMO($H$3:$H$5))=1;0;ABS(H3/MÁXIMO($H$3:$H$5)))

H3 é a célula do valor da aplicação e H3:H5 % DISTORÇÃO

• Curtir 1
Link para o post
10 horas atrás, Midori disse:

@Faire  Para aplicações de valores próximos e maiores do que já tem investido pode usar os percentuais da meta. E para valores menores poderia dividir a distorção de cada um pela distorção máxima.

Aí se por exemplo a aplicação for de 2.250 (mesmo valor do que já tem aplicado) o % ANUAL ficará: 21%, 20% E 58%. E % DISTORÇÃO: -7.29%, -1.05% e 8.33%

E se a aplicação for de 1000 o % ANUAL ficará: 37%, 17% e 46%. Se fosse 500: 27%, 18% e 55%.

A fórmula desses fica assim.

=SE(ABS(H3/MÁXIMO($H$3:$H$5))=1;0;ABS(H3/MÁXIMO($H$3:$H$5)))

H3 é a célula do valor da aplicação e H3:H5 % DISTORÇÃO

Por gentileza amigo, consegue aplicar isso na planilha que anexei acima, eu entendi o raciocínio mas aparentemente não vejo como funcionaria bem, eu fiz a sua fórmula  aqui e resultou em um valor gigante, pois é a divisão de 1000 por um valor decimal máximo (a porcentagem, que deu uns 0,13), fazendo a mudança das quantidades na mão eu consigo arrumar quase zerando, com 2 mil reais, agora com fórmula não vai de jeito nenhum, pensei no solver já, enfim, agradeço pela ajuda, me deu um norte.

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Aprenda a ler resistores e capacitores

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!