Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Sensor de corrente para vários fios


Ir à solução Resolvido por .if,

Posts recomendados

  • Membro VIP

Olá.

Neste caso uma opção seria um multiplex analógico (clique) e claro um sistema inteligente que seleciona-mede-guarda-mostra.

Outra opção seria você saber mais sobre seu próprio projeto. P.ex. vai que sua rede tem um ponto em comum e você tem o controle da corrente de cada resistor individualmente. Assim sendo basta enviar a corrente pra cada e medir sua corrente naquele ponto comum.

  • Curtir 1
  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@.if Muito obrigada pela sua resposta, vou pesquisar melhor o multiplexador. 

A questão do projeto é que queremos saber quando um desses resistores queima, não sei se a ideia de medir a corrente em um ponto comum solucionaria. Também não sei se o sensor de corrente seria a melhor alternativa para esse caso, se tiver alguma outra sugestão de sensoriamento para essa situação, eu ficaria grata :)

 

@.if Esqueci de citar outra questão importante, a corrente que irá passar pelos resistores é de aproximadamente 40A, não sei se existe no mercado um multiplex que suporte esse nível de corrente.

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Tenho sim.

Suponho que o projeto consiste em monitorar a vida de alguma resistência ou do gênero né?

Como o quesito custo não entrou na pauta portanto nem sei quanto pode investir, há alternativas como sensor de corrente não invasivo.

IMG_2909.png

Existe também opção baixo custo mas requer algum conhecimento e criatividade. P.ex. um pequeno núcleo toroidal algo como

Screenshot-15.png

sendo passado por um fio pode ser usado pra capturar corrente ac.

 

O multiplex é um trabalho à parte portanto não se enquadra na questão da corrente suportada ok? Ele seria um braço (ou uma mão) do sistema cujo cérebro ainda me permanece um mistério🤔

😁

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@.if então, a ideia seria usar algo de baixo custo mesmo haha mas como é um sistema pra industria, que teria comunicação com um CLP, teria que ser robusto. Só nao entendi a parte em que você diz que o multiplex não se enquadra na corrente suportada. O que eu tinha entendi do circuito seria: em cada entrada do multiplex entraria a saída dos resistores e ele mediria a corrente de cada um e na sua saída unica ele exibiria essa corrente de acordo com a resistencia que tivesse selecionando no momento, igual a imagem abaixo.
Eu sou bem nova nessa questão de eletrônica, então me desculpa se eu tiver falando alguma besteira haha

image.png.b4df9dd161451fdfb59a61b465a69f0f.png

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
  • Solução

Ah sim ... sua ideia foi boa e sua intuição está certa. Neste caso você mediria a corrente de cada um como foi a proposta que fiz. No entanto vai complicar por teria que usar relés ou contatores ou algo bem parrudo além do fato de ter que ficar ligando e desligando as (supostas) resistências pra individualizar a medição. Quando falei multiplex imaginei o sistema do sensor não invasivo e o multiplex seria na sua saída isolada, entende? A corrente vai continuar fluindo em todos mas vou medir apenas o que quero. Numa varredura rápida por todos vai até parecer que foi simultâneo 😁. Pra conversar com o clp o buraco é mais em baixo

 

Baixo custo e robusto e com precisão que se aproxima muito da aceitável, o lance dos toroides é uma opção. Mas antes estude o funcionamento de um alicate amperímetro p.ex.

Ah.. há tambem o sensor de corrente efeito hall que lhe é +1 opção. P.ex. deste "frutinha" mas que pode quebrar o galho...

sensor_decorrente_1.jpg

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...