Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Qual o nome desse conector e onde comprá-lo (microondas)


jvdbosa

Posts recomendados

Olá!

 

Meu microondas parou de funcionar e após abrir ele, descobri que um dos conectores estava totalmente queimado, necessitando a troca. Alguém sabe o nome desse conector da imagem e algum site que venda ele? Talvez eu tenha que comprar essa peça redonda preta também, então se souberem o nome dela também iria ajudar muito.

 

Obrigado

 

 

IMG_20210302_123914388.jpg

IMG_20210302_130513237.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

não sei o nome ao certo, mas talvez não valha a pena, pois precisaria de um alicate para crimpar ele..

talvez (se não trabalhar direto com isso) seja mais interessante cortar o pedaço afetado do fio, lixar o terminal do componente (se ele estiver bom), e soldar o fio diretamente na perninha.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

É, ou melhor,era um terminal faston femea isolado (clique). Mas comprá-lo não deve te ajudar muito sem comprar também o termostato para microondas visto que o seu detonou. Meu voto inicialmente vai para...

20 minutos atrás, Blumer Celta disse:

lixar o terminal do componente (se ele estiver bom), e soldar o fio diretamente na perninha.

 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá @Blumer Celta e @.if, muito obrigado pelas respostas!

 

Entendi o ponto de vocês e acho que faz sentido. Lixei a perninha e parece que ela está boa para soldar. Como não conheço muito, vcs podem me confirmar se ela está boa?

 

Eu tenho a máquina de solda aqui em casa para soldar o fio. Só para ter certeza, vcs estão sugerindo pegar o fio azul e soldar ele diretamente nessa perninha que lixei (foto abaixo)?

 

Existe algo que devo me preocupar por estar soldando ela em vez de usar o conector? Por exemplo, não vou ter essa capinha verde/azul para proteger. 

 

Obs: Testei o termostato com um multímetro e está dando continuidade. Tem mais algo que preciso testar ou só com isso já garanto que está funcionando normalmente?

 

Obrigado novamente

IMG_20210302_135126020~3.jpg

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
34 minutos atrás, jvdbosa disse:

Testei o termostato com um multímetro e está dando continuidade

Isso já é um bom indício de bom.

 

34 minutos atrás, jvdbosa disse:

a máquina de solda aqui em casa para soldar o fio

Se com isso você quis dizer ferro de soldar ou soldador aí tudo bem. Tem que ter o estanho - que eu chamo de solda mesmo.

D_NQ_NP_794442-MLB32217347343_092019-W.j

 

Também não vejo problema algum em soldar direto. Um quase pouco provável seria se ele esquentar muito, derreter a solda, soltar o fio e encostar o fio na carcaça. Use a imaginação/criatividade e providencie pra que isso não ocorra.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Sim por enquanto ta bom. Faça o teste, vê se funciona, fique (fiquemos) feliz, e ve se não esquenta muito.... Acho que nem morna.

 

Ideia (de jirico:) decape mais e dê uma volta completa ou +. Isso é pro caso de derreter pra não soltar o fio. Dica: dobre 90º (torça pra não quebrar) pra não encostar na carcaça da peça. Ou nem... se passar pelo teste acima, já era. Simplesmente isole e prenda o fio de modo que se soltar ele não vai a lugar nenhum.😁

Mas antes, mostre seu trabalho de solda. Quero ver se aprovo 🙂

  • Curtir 1
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

25 minutos atrás, .if disse:

Mas antes, mostre seu trabalho de solda. Quero ver se aprovo

Parece (na foto), que ele soldou os contatos daquela outra peça do lado, me parece o soquete da luz... também costumo fazer isso nestes pontos onde os conectores são encaixados por pressão tipo rebite... me parece que se adicionar um pouco de solda ali (desde que bem soldado, melhora a conexão.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Realizei a solda! Acham que está aceitável? Não tenho experiência com solda

 

O microondas já está ligando! Parece que funcionou, só não testei esquentar algo nele ainda. Vou esperar alguém comentar sobre a solda. 

 

Acabei soldando sem dar mais uma volta completa no fio por esquecer desse ponto mesmo... mas de qualquer jeito, na última foto vcs podem ver que eu deixei o fio num formato que ele não consegue encostar na carcaça do microondas. Com os testes que fiz e por o fio ser até que bem duro, parece que já está suficiente. Agora só falta isolar o local pra ter uma segurança a mais. 

 

Mas antes disso, poderiam me confirmar se posso seguir com essa solda realizada? Ou melhor refazer? Obrigado!

IMG_20210302_142811587.jpg

1092113049_ScreenShot2021-03-02at16_05_32.png

Screen Shot 2021-03-02 at 16.06.10.png

IMG_20210302_160351993.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Tá 1/2 cagadinha. Geralmente a solda deve ficar homogênea sem aquele buraco da 3ª foto. Quem tenta fazer isso é o fluxo que tem dentro da solda. O indício de sua atuação é a fumacinha que sai quando você solda. Pra ele atuar melhor e não se perder no caminho, você deve levar simultaneamente o fio de solda e a ponteira e seu calor nos objetos a serem soldados.

Se não tiver 3 mãos pra manter o fio no lugar enquanto solda, tente treinar e treinar o intelecto pra esta missão. P.ex. em vários casos (p.ex. o seu) eu (eu) consigo segurar a solda e objeto a ser soldado ao mesmo tempo 🤪

Mas liga aí pra gente ver que merdadá 😁

Ah.. já ligou.. então tá

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, .if disse:

Tá 1/2 cagadinha. Geralmente a solda deve ficar homogênea sem aquele buraco da 3ª foto. Quem tenta fazer isso é o fluxo que tem dentro da solda. O indício de sua atuação é a fumacinha que sai quando você solda. Pra ele atuar melhor e não se perder no caminho, você deve levar simultaneamente o fio de solda e a ponteira e seu calor nos objetos a serem soldados.

Se não tiver 3 mãos pra manter o fio no lugar enquanto solda, tente treinar e treinar o intelecto pra esta missão. P.ex. em vários casos (p.ex. o seu) eu (eu) consigo segurar a solda e objeto a ser soldado ao mesmo tempo 🤪

Mas liga aí pra gente ver que merdadá 😁

Ah.. já ligou.. então tá

 

Imaginei que não estava muito bom mesmo rsrs

 

Obrigado pelas dicas. Testei aqui e o microondas está funcionando perfeitamente! Acho que não vou me arriscar mais na solda com suas dicas e do @Blumer Celta, com o perigo de eu piorar o que já foi feito que está funcionando hehe 

 

Obrigado a todos pela ajuda! Me fizeram economizar uma boa grana e ainda aprendi muita coisa no caminho. 

  • Curtir 1
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Preocupe-se com sua vida! 😁 kk brinc. claro. É bem válida sim 👍

O amigo autor foi alertado sobre. Só não lhe dei a ideia que vou dar agora: coloque um espaguete termorretrátil ou do gênero cobrindo toda a soldagem e terminal. Caso a solda se solte, não vai sair de dentro da isolação.

🙂

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...