Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Notebook com CPU e GPU em 100ºC: Tem solução?


Posts recomendados

Fala pessoal!!!

 

Tenho um notebook Dell Inspiron 5570 e desde o início observei bastante ruído com o cooler (mas este problema eu já tinha ciência de reviews que tinha visto antes de comprar). Porém depois de alguns meses de uso (já no final da primavera e início do verão, ou seja, calor) notei que o cooler ruidoso se devia ao aquecimento na superfície próximo ao display onde fica a CPU e GPU (e não era possível perceber muito bem até então porque era inverno), porém eu não havia notado prejuízo no uso e desempenho. Nessa altura do campeonato acabei fazendo um upgrade e colocado um SSD deixando o notebook híbrido com HD e SSD, aproveitei que ele estava aberto e chequei se não havia acúmulo de sujeira no interior, o que não tinha, então montei o equipamento de novo e continuei usando. Mas foi chegar o verão mesmo que o bicho pegou: em uso intenso dele a superfície fica até difícil de tocar de tão quente que fica! Então coloquei uma base com cooler (que eu já possuía) para ver se amenizava um pouco este superaquecimento, mas por toque na superfície, não parecia melhorar em nada, mas o fluxo de ar quente dissipava um pouco mais. Aqui fiz testes de estresse usando o HWMonitor e cheguei em temperaturas nada mais, nada menos que 100ºC em menos de 15 segundos... sim, 15 segundos!! Imaginei que trocando a mesa com cooler melhoraria, já que a posição do cooler da mesa até então instalada não favorecia a posição do fluxo de ar que estava no centro do notebook, e a região mais quente estava mais perto do display, na parte de trás. Troquei a mesa e não obtive resultados satisfatórios, a temperatura da GPU e CPU continuavam nos 100ºC em estresse, porém aumentou o fluxo de ar quente dissipado. O que melhorou foi em estado de uso moderado, que chegou a reduzir a temperatura em até 5º (de 75 para 70ºC, em média). Cheguei até a comprar uma pasta térmica de maior condutividade para trocar da CPU e GPU, porém não tive coragem de abrir o notebook para fazer a troca com receio de ter o trabalho de abrir todo o equipamento e me decepcionar com o resultado.

 

Bem, depois de contar a novela... cheguei a fazer várias pesquisas internet afora e até achei algumas gabiarras com water cooler em notebook, porém não sei se compensaria o trabalho e o risco de danificar o notebook, além dos custos elevados para fazer a adaptação.

Outra coisa que pensei foi em fazer pequenos furos na parte superior da tampa, na região onde fica a CPU e GPU para facilitar o fluxo de ar, porém não sei se resolveria, já que a motherboard "estaria no caminho", talvez eu só estragaria e deixaria a estética zuada.

Tentei contato com a Dell questionando se era normal o equipamento funcionar em 100ºC quando exigida alta performance da CPU e GPU, e eles disseram que eu não deveria exigir muito do mesmo, pois não é um notebook gamer, mas que eu poderia alterar algumas configurações para reduzir e limitar o desempenho para que a temperatura não passasse dos 90~95ºC... mas cá entre nós, como não exigir de um i7 com GPU dedicada? Se fosse pra ter baixo desempenho teria comprado um equipamento menos robusto.

 

Enfim questiono:

Tem alguma alternativa para tentar reduzir a temperatura sem perder desempenho?

Vale a pena o trabalho de trocar a pasta térmica para ver se ajudaria?

 

Especificações:

Dell Inspiron 5570

CPU i7 8550U 1.80GHz (1.99GHz)

8GB RAM (Single Channel)

GPU AMD Radeon 530 4GB

HD 2TB + SSD 512GB

Windows 10 Pro x64 (Veio com Ubuntu)

 

Obrigado!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@marceloyudi Vou te falar uma coisa, até Macbook esquenta e MUITO quando colocado em estresse. O fato é que notebook de alto desempenho sofre muito com altas temperaturas. O que eu recomendo é você utilizá-lo naquelas bases com cooler mesmo.

 

Sobre chegar em 100 graus em 15 segundos realmente tem algo estranho. Eu recomendo você levar em uma assistência para uma limpeza no sistema de refrigeração e troca da pasta térmica (por uma de boa qualidade). Colocar aquelas pastas da Implastec de 10 R$ é pedir para dar mer*@.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@marceloyudi Notebooks com GPU dedicadas foram projetados para operar em altas temperaturas sem muitos problemas, em grande  parte da minha vida usava um notebook para estudo/trabalho/jogos, e durante uso muito intenso ele bate os 90ºC no processador (o que é aceitável, considerando que a temperatura limite é 105). Mas no seu caso, 100ºC constantes é muito alto, principalmente na velocidade em que ele atinge isso, tem algo de errado aí. Caso esteja na garantia, acione-a que irão consertar o problema ou então te dar um novo produto, caso não esteja, leve em uma assistência técnica e peça para olharem e trocarem a pasta termica e principalmente a ventoinha, que como você disse é um problema já conhecido desse modelo, pois existe a probabilidade de ele estar com algum defeito e não estar conseguindo expelir o calor de forma eficiente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado @XDRZ  e @JeanLN

Acredito que a melhor tratativa será trocar a pasta térmica mesmo, se eu conseguir que se mantenha no máximo 95ºC em pleno uso já está ótimo!

 

 

16 horas atrás, XDRZ disse:

@marceloyudi Vou te falar uma coisa, até Macbook esquenta e MUITO quando colocado em estresse. O fato é que notebook de alto desempenho sofre muito com altas temperaturas. O que eu recomendo é você utilizá-lo naquelas bases com cooler mesmo.

 

Sobre chegar em 100 graus em 15 segundos realmente tem algo estranho. Eu recomendo você levar em uma assistência para uma limpeza no sistema de refrigeração e troca da pasta térmica (por uma de boa qualidade). Colocar aquelas pastas da Implastec de 10 R$ é pedir para dar mer*@.

Pois é... não sei se quando comprei o notebook chegava nos 100ºC neste mesmo tempo, porque só fui notar o aquecimento de fato depois de uns 6 meses de uso e no verão. Quando abri o note para instalar o SSD, foi mais ou menos nesta mesma época (6 meses), e não notei acúmulo de sujeira nem nada, estava limpo!

Quanto à pasta não economizei muito, a que eu comprei foi a Cooler Master Gel Make de condutividade 11 W / mK, só não tive a coragem de abrir o notebook de novo pra aplicá-la e não ter resultado satisfatório

 

16 horas atrás, JeanLN disse:

@marceloyudi Notebooks com GPU dedicadas foram projetados para operar em altas temperaturas sem muitos problemas, em grande  parte da minha vida usava um notebook para estudo/trabalho/jogos, e durante uso muito intenso ele bate os 90ºC no processador (o que é aceitável, considerando que a temperatura limite é 105). Mas no seu caso, 100ºC constantes é muito alto, principalmente na velocidade em que ele atinge isso, tem algo de errado aí. Caso esteja na garantia, acione-a que irão consertar o problema ou então te dar um novo produto, caso não esteja, leve em uma assistência técnica e peça para olharem e trocarem a pasta termica e principalmente a ventoinha, que como você disse é um problema já conhecido desse modelo, pois existe a probabilidade de ele estar com algum defeito e não estar conseguindo expelir o calor de forma eficiente.

Infelizmente não está mais na garantia e só fui observar um pouco de perda de desempenho depois que acabou a mesma. 

Em uso moderado, usando Excel, Word e funções básicas que não seja um jogo ou AutoCAD e outros programas que exigem mais processamento de dados e vídeo, ele não passa dos 90ºC. Mas é startar algum desses programas que já vai pra 100ºC

 

 

A propósito, hoje rodei um emulador de Android com um jogo que exige bastante da CPU e GPU

Temperatura ambiente aproximadamente 28ºC

Temperatura da CPU estava entre 93º e 98º

Talvez a troca da pasta melhore realmente

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

38 minutos atrás, marceloyudi disse:

Em uso moderado, usando Excel, Word e funções básicas que não seja um jogo ou AutoCAD e outros programas que exigem mais processamento de dados e vídeo, ele não passa dos 90ºC.

Em tarefas simples assim um notebook não deveria passar dos 70ºC,  pois não são intensivas na CPU e muito menos na GPU, e mesmo em CAD e jogos, 100ºC é uma temperatura preocupante. Existe também a possibilidade de você ter mal encaixado alguma área, parafuso ou algo do tipo perto da ventoinha quando o abriu pela primeira vez, impedindo que a ventoinha funcionasse como planejado, ou até mesmo desencaixando algum heat pipe de cobre ou algo assim.

Dei uma olhada e seu notebook abre por baixo, onde é possível observar o funcionamento da fan, talvez abrindo-o e ligando (com muito cuidado !) para observar a fan em funcionamento possa entregar algum problema, como ela funcionando em baixa velocidade, pegando em alguma área, ou até mesmo o fato de ela não estar funcionando.

Caso esteja funcionando normalmente, pode ser que a pasta térmica que você colocou possa estar causando o problema, apesar de ser de uma ótima marca e boa condutividade, então pode ser que você tenha colocado pasta térmica demais ou pouca da mesma. De qualquer forma, acho que uma assistência técnica qualificada seja a melhor solução para seu problema.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, JeanLN disse:

Em tarefas simples assim um notebook não deveria passar dos 70ºC,  pois não são intensivas na CPU e muito menos na GPU, e mesmo em CAD e jogos, 100ºC é uma temperatura preocupante. Existe também a possibilidade de você ter mal encaixado alguma área, parafuso ou algo do tipo perto da ventoinha quando o abriu pela primeira vez, impedindo que a ventoinha funcionasse como planejado, ou até mesmo desencaixando algum heat pipe de cobre ou algo assim.

Dei uma olhada e seu notebook abre por baixo, onde é possível observar o funcionamento da fan, talvez abrindo-o e ligando (com muito cuidado !) para observar a fan em funcionamento possa entregar algum problema, como ela funcionando em baixa velocidade, pegando em alguma área, ou até mesmo o fato de ela não estar funcionando.

Caso esteja funcionando normalmente, pode ser que a pasta térmica que você colocou possa estar causando o problema, apesar de ser de uma ótima marca e boa condutividade, então pode ser que você tenha colocado pasta térmica demais ou pouca da mesma. De qualquer forma, acho que uma assistência técnica qualificada seja a melhor solução para seu problema.

@JeanLN de fato Excel, Word e atividades mais simples realmente a GPU dedicada não é solicitada, e sim a onboard, mas usar AutoCAD acaba por exigir um pouco, mas não tanto quanto jogos 3D

Quanto a chegar em 90ºC não é a todo momento, foram picos... não cheguei a monitorar todo momento que fiz uso das atividades menos exigentes, então não sei dizer a média de temperatura durante o uso destes programas

Em relação à primeira abertura do equipamento, não mexi em nada além de instalar o SSD, então se houve alguma falha de instalação, ficou por conta da Dell... mas achei interessante sua sugestão de ligar o equipamento sem a tampa inferior. Vou verificar se existe algum apoio para ligá-lo com segurança... existe algum problema em ligar o notebook de ponta cabeça? Sei que o HD é muito sensível aos impactos devidas peças mecânicas, mas e quanto ao funcionamento dos demais componentes? Questiono porque caso seja possível ligar nesta posição será mais fácil de ver as peças em funcionamento e observar alguma possível falha de componente

E referente à pasta térmica ainda não fiz a troca... como eu disse, não tive coragem de reaplicar e não ter um resultado satisfatório, mas farei isso assim que puder. A pasta térmica ainda é a original de fábrica.

Quanto à ventoinha não acredito que seja ela o problema, pois o ruído dela é constante em momentos que exige alta performance da CPU e GPU... assim mesmo quando eu abrir para fazer a troca da pasta térmica vou realizar uma limpeza nela e aplicar limpa contato na mesma

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@marceloyudi De fato, discos rígidos são equipamentos sensíveis a choques, mas principalmente HD para notebooks tem uma certa tolerância a leves choques fisicos e chacoalhadas, pois foram projetados para mobilidade com isso já em mente. Eu não recomendaria segurar ele com as próprias mãos e ligar para observar seu funcionamento, apesar de ainda ser difícil ele quebrar sem algum choque direto no armazenamento ou algo do assim, se o seu SO estiver no SSD, é menor ainda as chances de um leve choque corromper arquivos ou danificar o componente. O ideal é fazer isso em algum suporte estável e com muito cuidado. eu mesmo já fiz isso diversas vezes sem problemas, mas todas com certo cuidado (já ocorreu de eu derrubar o celular bem acima da área onde fica o HD causando um forte impacto com a maquina ligada, e mesmo assim abriu a tela de reparação do windows que durou 3 horas, mas após isso, funcionou normalmente). você pode também tentar entrar na BIOS dele e ver se ele aceita alterações na Curva da Fan, apesar de que eu acho que a configuração é fixa de fabrica e não aceita alteração, mas quem sabe..

1 hora atrás, marceloyudi disse:

Em relação à primeira abertura do equipamento, não mexi em nada além de instalar o SSD, então se houve alguma falha de instalação, ficou por conta da Dell...

De fato, se você fez apenas a instalação do SSD, deve ser um defeito da Dell, principalmente pois existe varias reclamações parecidas com a sua, sempre com 6 meses a 1 ano de uso com modelos com um i5 ou i7. Ainda assim, vale a pena ficar atento para ver se nenhum canal de passagem de ar foi obstruído durante a remontagem, ao apertar demais algum parafuso ou algo do tipo. É algo tosto, mas que pode causar esse problema.

 

1 hora atrás, marceloyudi disse:

E referente à pasta térmica ainda não fiz a troca... como eu disse, não tive coragem de reaplicar e não ter um resultado satisfatório, mas farei isso assim que puder. A pasta térmica ainda é a original de fábrica.

Ah sim, perdão pela minha má interpretação, nesse caso, ao invés de trocar a pasta por si só, eu tentaria falar com a Dell e ver quanto eles cobram a assistência técnica deles, pois 6 meses de uso não é o suficiente para ser necessario a troca da pasta térmica. Ou caso você conheça alguma assistência técnica especializada de confiança, leva para darem uma olhada, as vezes pode ser uma coisa bem simples que não percebemos ou algo mais complexo, como a troca por uma fan mais forte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...