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Incompatibilidade de peças? - Tela azul


Ir à solução Resolvido por André Nardy,

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Olá venho aqui pedir uma ajuda

Em outubro de 2020 comprei um computador. Comprei todas as peças separadas e montei ele.

Após alguns dias de uso ele começou a apresentar tela azul, no inicio desconfiava de ser problema na instalação do Windows, fiz formatação e instalei novamente mas continuou o problema de tela azul. Levei para um técnico testar as peças, ele testou algumas peças e disse que nenhuma apresentou falha e com uma simples formatação ele "resolveu" o problema, só que não. Após alguns dias retornou o problema. Verificamos se era algum driver mas aparentemente não era.

Algum tempo depois levei em outra loja especializada, disseram que podia ser a placa-mãe. Troquei a placa-mãe na garantia e mesmo assim continuou o problema. Essa loja me orientou a trocar todas peças na garantia, mas eu quis levar em outra loja especializada. Nessa outra loja o técnico também fez só uma formatação que resolveu o problema por dois dias, depois disso começou de novo o problema de tela azul. Levei de volta na loja e eles ficaram mês testando as peças. Disseram que fizeram todos os testes possíveis e nenhuma peça apresentou defeito e a tela azul continua. Recentemente peguei meu computador de volta, achei que podia ser o gabinete, desconectei das entradas e botões do gabinete da placa-mãe e o computador funcionou por horas sem dar tela azul, mas depois ele apresentou de novo a tela azul. 

 

Eu já não sei mais o que fazer, se não nenhuma peça que esta com defeito o que pode ser? A bios já foi atualizada também, penso que pode ser algum erro de compatibilidade entre algumas peças. Vou colocar minha configuração aqui embaixo:

 

Placa de video: Galax geforce gtx 1660 super 6gb

processador: amd ryzen 5 3600

placa-mãe: gigabyte ab350m ds3h v2

memoria: 2 pente hyperX 8gb 2666mhz ddr4

armazenamento: ssd kingston 240gb + ssd kingston 480gb

fonte: cooler master elite v3 500w pfc ativo

gabinete: cougar mx331 mesh

 

Por favor me ajudem kkkk preciso do computador para a faculdade, utilizo muitos programas para fazer meus trabalhos. Estou no ultimo ano de arquitetura 

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@Brc @edgar_ Eu perdi as fotos que eu tinha mostrando todos os erros, mas ja apareceram diversos erros, nunca é o mesmo. Alguns aparecem com mais frequência que outros.

esse são os que lembro de aparecem (os dois primeiros foram os últimos a aparecerem até agora):

APC_INDEX_MISMATCH

KERNEL_SECURITY_CHECK_FAILURE

CRITICAL_PROCESS_DIED

IRQL_NOT_LESS_OR_EQUAL

PAGE_FAULT_IN_NONPAGED_AREA

SYSTEM_SERVICE_EXCEPTION

DPC_WATCHDOG_VIOLATION

DRIVER_IRQL_NOT_LESS_OR_EQUAL

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1 hora atrás, André Nardy disse:

Olá venho aqui pedir uma ajuda

Em outubro de 2020 comprei um computador. Comprei todas as peças separadas e montei ele.

Após alguns dias de uso ele começou a apresentar tela azul, no inicio desconfiava de ser problema na instalação do Windows, fiz formatação e instalei novamente mas continuou o problema de tela azul. Levei para um técnico testar as peças, ele testou algumas peças e disse que nenhuma apresentou falha e com uma simples formatação ele "resolveu" o problema, só que não. Após alguns dias retornou o problema. Verificamos se era algum driver mas aparentemente não era.

Algum tempo depois levei em outra loja especializada, disseram que podia ser a placa-mãe. Troquei a placa-mãe na garantia e mesmo assim continuou o problema. Essa loja me orientou a trocar todas peças na garantia, mas eu quis levar em outra loja especializada. Nessa outra loja o técnico também fez só uma formatação que resolveu o problema por dois dias, depois disso começou de novo o problema de tela azul. Levei de volta na loja e eles ficaram mês testando as peças. Disseram que fizeram todos os testes possíveis e nenhuma peça apresentou defeito e a tela azul continua. Recentemente peguei meu computador de volta, achei que podia ser o gabinete, desconectei das entradas e botões do gabinete da placa-mãe e o computador funcionou por horas sem dar tela azul, mas depois ele apresentou de novo a tela azul. 

 

Eu já não sei mais o que fazer, se não nenhuma peça que esta com defeito o que pode ser? A bios já foi atualizada também, penso que pode ser algum erro de compatibilidade entre algumas peças. Vou colocar minha configuração aqui embaixo:

 

Placa de video: Galax geforce gtx 1660 super 6gb

processador: amd ryzen 5 3600

placa-mãe: gigabyte ab350m ds3h v2

memoria: 2 pente hyperX 8gb 2666mhz ddr4

armazenamento: ssd kingston 240gb + ssd kingston 480gb

fonte: cooler master elite v3 500w pfc ativo

gabinete: cougar mx331 mesh

 

Por favor me ajudem kkkk preciso do computador para a faculdade, utilizo muitos programas para fazer meus trabalhos. Estou no ultimo ano de arquitetura 

@GabrielLV pro senhor que sabe tudo de tela azul ......

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Existe alguma incompatibilidade entre as peças do meu computador? configuração abaixo:

 

Placa de video: Galax geforce gtx 1660 super 6gb

processador: amd ryzen 5 3600

placa-mãe: gigabyte ab350m ds3h v2

memoria: 2 pente hyperX 8gb 2666mhz ddr4

armazenamento: ssd kingston 240gb + ssd kingston 480gb

fonte: cooler master elite v3 500w pfc ativo

gabinete: cougar mx331 mesh

 

Montei esse computador faz quase 5 meses e desde então ele está dando tela azul. Já levei em 3 técnicos e nenhum deles encontrou defeito nas peças. 

Bios já foi atualizada e os drivers acredito que estejam atualizados também e o problema de tela azul continua, sempre em momentos aleatórios. Nunca deu tela azul enquanto eu estou jogando, somente deu tela azul quando estou mexendo no navegador, vendo um vídeo, mexendo nos documentos, quando o pc esta parado sem ninguém mexer nele. 

 

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32 minutos atrás, André Nardy disse:

Existe alguma incompatibilidade entre as peças do meu computador? configuração abaixo:

 

Placa de video: Galax geforce gtx 1660 super 6gb

processador: amd ryzen 5 3600

placa-mãe: gigabyte ab350m ds3h v2

memoria: 2 pente hyperX 8gb 2666mhz ddr4

armazenamento: ssd kingston 240gb + ssd kingston 480gb

fonte: cooler master elite v3 500w pfc ativo

gabinete: cougar mx331 mesh

 

Montei esse computador faz quase 5 meses e desde então ele está dando tela azul. Já levei em 3 técnicos e nenhum deles encontrou defeito nas peças. 

Bios já foi atualizada e os drivers acredito que estejam atualizados também e o problema de tela azul continua, sempre em momentos aleatórios. Nunca deu tela azul enquanto eu estou jogando, somente deu tela azul quando estou mexendo no navegador, vendo um vídeo, mexendo nos documentos, quando o pc esta parado sem ninguém mexer nele. 

 

Tela azul possui várias causas. Dando uma breve olhada em sua configuração, não há nada que cause incompatibilidade com o sistema.

1- Uma das causas prováveis seja o mau instalamento do sistema operacional, já tentou formatar? já tentou fazer um teste utilizando outro sistema op?

2- Outra provável causa seja o HD. Verifique a saúde dele no CrystalDiskInfo e mande uma print aqui. 

3-Temperaturas altas também são causadoras. Quando montou seu pc, aplicou a pasta térmica certinho? conferiu a pasta da gpu e td?

4-Memórias rams também causam a tela azul da morte. Teste pente por pente, conexão por conexão.

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8 minutos atrás, Otávio Furoni disse:

Tela azul possui várias causas. Dando uma breve olhada em sua configuração, não há nada que cause incompatibilidade com o sistema.

1- Uma das causas prováveis seja o mau instalamento do sistema operacional, já tentou formatar? já tentou fazer um teste utilizando outro sistema op?

2- Outra provável causa seja o HD. Verifique a saúde dele no CrystalDiskInfo e mande uma print aqui. 

3-Temperaturas altas também são causadoras. Quando montou seu pc, aplicou a pasta térmica certinho? conferiu a pasta da gpu e td?

4-Memórias rams também causam a tela azul da morte. Teste pente por pente, conexão por conexão.

Já eu desconfio sempre das memórias, pelo histórico da AMD com memória.

Setar latência manualmente junto com tensão e frequência, sempre resolveu par mim.

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@Otávio Furoni Olá Otávio, agradeço desde já pela ajuda

Respondendo as suas perguntas

1 - Já fiz algumas formatações, fica 1 ou 2 dias sem dar tela azul e depois começa de novo. (não tentei instalar outro sistema op)

2 - baixei esse programa, as prints dos 2 ssd estão anexadas

3 - Sim apliquei pasta térmica no processador. Baixei alguns programas para verificar as temperaturas e parece estar tudo normal (CPU fica entre 40° a 60°)  

4 - Já fiz alguns testes eu mesmo com as memorias e o problema continuou. Além de elas também terem sidos testadas pelos técnicos, que também não identificaram defeitos ou falhas

image.png

image.png

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@Otávio Furoni Não aparece muita coisa. vou mandar uma foto da tela que aconteceu agora enquanto te respondia. 

Se quiser saber um pouco mais ontem criei um outro tópico explicando melhor https://www.clubedohardware.com.br/forums/topic/1526169-computador-com-tela-azul-a-5-meses-e-ninguém-descobre-o-que-é/

Não conheço muito isso de overclock, e como desde que montei o pc ele está com este problema nem fui atrás de pesquisar sobre

WhatsApp Image 2021-03-02 at 20.34.27.jpeg

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21 horas atrás, André Nardy disse:

@Brc @edgar_ Eu perdi as fotos que eu tinha mostrando todos os erros, mas ja apareceram diversos erros, nunca é o mesmo. Alguns aparecem com mais frequência que outros.

esse são os que lembro de aparecem (os dois primeiros foram os últimos a aparecerem até agora):

APC_INDEX_MISMATCH

KERNEL_SECURITY_CHECK_FAILURE

CRITICAL_PROCESS_DIED

IRQL_NOT_LESS_OR_EQUAL

PAGE_FAULT_IN_NONPAGED_AREA

SYSTEM_SERVICE_EXCEPTION

DPC_WATCHDOG_VIOLATION

DRIVER_IRQL_NOT_LESS_OR_EQUAL

Parece ser a placa de vídeo, você usa um monitor ?

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16 minutos atrás, André Nardy disse:

@Otávio Furoni Não aparece muita coisa. vou mandar uma foto da tela que aconteceu agora enquanto te respondia. 

Se quiser saber um pouco mais ontem criei um outro tópico explicando melhor https://www.clubedohardware.com.br/forums/topic/1526169-computador-com-tela-azul-a-5-meses-e-ninguém-descobre-o-que-é/

Não conheço muito isso de overclock, e como desde que montei o pc ele está com este problema nem fui atrás de pesquisar sobre

WhatsApp Image 2021-03-02 at 20.34.27.jpeg

Comentei no outro tópico sem querer, mas me parece ser a placa de vídeo pelas mensagens que comentou. Você usa dois monitores?

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agora, André Nardy disse:

@Otávio Furoni Uso apenas 1 monitor

O que recomenda fazer? trocar a placa? existe algum teste para fazer?

todas as peças estão na garantia, a maioria somente com o fabricante

Como seu processador não tem vídeo integrado, sugiro testar trocando por outra placa, mas uma placa bem básico, apenas para dar vídeo. (seria melhor se algum técnico de confiança te ajudasse nisso). 

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@Otávio Furoni Bom, vou ver se consigo alguém de confiança para testar com outra placa.

Lembrando que meu pc ficou 1 mês em uma loja grande de minha cidade e o técnico disse que nenhuma peça apresentou defeito, mas sei lá se da pra confiar se ele testou tudo mesmo

Se tiverem outras sugestões mandem aqui por favor, obrigado!

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5 horas atrás, Otávio Furoni disse:

1- Uma das causas prováveis seja o mau instalamento do sistema operacional, já tentou formatar? já tentou fazer um teste utilizando outro sistema op?

Leia: 

 

 

4 horas atrás, Otávio Furoni disse:

@André Nardy Consegue tirar uma foto dessa tela azul e postar no tópico? As vezes contém algumas frases essenciais para descobrir o problema. 

Outra coisa, está usando tudo em stock? (não fez overclock).

Somente o código de parada (stopcode) não é o suficiente para determinar o causador de uma tela azul. Problemas diferentes podem gerar o mesmo código.

 

@André Nardy

Prezado usuário,
 
De forma a auxilia-lo na resolução do problema que pode estar causando as telas azuis, preciso das seguintes informações:

 

  • Não responda essa pergunta se seu aparelho for um notebook: Qual a marca e modelo da sua fonte de alimentação? (MARCA e MODELO, não apenas potência);
  • Você usa o PC diretamente na tomada ou no estabilizador/nobreak/filtro de linha?;
  • Periféricos avulsos (se você usa adaptadores Wi-Fi e/ou Bluetooth, se usa algum tipo de HUB, etc);
  • Você faz overclock no seu PC?
  • Você usou/usa algum "atualizador de drivers" no seu PC? Se sim, então abra-o, veja se existem opções para reverter as atualizações realizadas e então remova esse software do seu PC. Drivers devem ser baixados obrigatoriamente do site do fabricante e não de atualizadores de drivers, pois eles muitas vezes são os responsáveis por gerar problemas no Windows;

 

Preciso, também, que você faça os seguintes procedimentos para podermos coletar informações no seu computador que nos ajudarão no diagnóstico, permitindo que encontremos mais rapidamente o culpado pelas telas azuis.

 

Você deve executar os procedimentos EXATAMENTE como estão descritos aqui para coletar as informações da maneira correta.

 

Clique em "expandir" para ver os procedimentos.

 

Citação

1- Baixe o arquivo LogsCdH.zip:

LogsCdH.zip

2- Abra este arquivo e mova a pasta LogsCdH que está dentro dele para a área de trabalho.

Esta pasta deve OBRIGATORIAMENTE estar na área de trabalho, do contrário, o procedimento não irá funcionar.

É para mover A PASTA que está DENTRO do arquivo LogsCdH.zip para a área de trabalho. NÃO É para colocar o arquivo LogsCdH.zip na área de trabalho, mas sim, é para abri-lo, e mover a PASTA QUE ESTÁ DENTRO DELE para a área de trabalho.

Te3Ul9U.png

 

3- Abra a pasta e dê um duplo-click no arquivo "Meu PC e 32 ou 64bits.bat", ele irá dizer se a arquitetura do seu Sistema Operacional é 32bits ou 64bits.

 

4- Com o resultado do arquivo acima, clique com o botão direito no arquivo "ColetarLogs (32 bits)" ou "ColetarLogs (64 bits)", dependendo da arquitetura do seu Sistema Operacional, e selecione "Executar como administrador" e aguarde, o script irá coletar alguns logs e isso pode levar até 2 minutos.

 

5- Existirão diversas mensagens na tela que será exibida (prompt de comando) lhe informando alguns detalhes sobre o procedimento. Atente-se a essas mensagens.

 

6- Um dos programas responsável pela coleta de logs poderá exigir que você aceite algumas telas de confirmação. Aceite todas elas para que as informações sejam coletadas corretamente.

 

7- Finalizado os procedimentos, uma pasta chamada "LogsColetados" será criada na sua área de trabalho. Você deve salvar esta pasta como .zip ou .rar (A PASTA com todos os arquivos dentro, NÃO É PARA SALVAR ARQUIVO POR ARQUIVO!) e anexa-la na sua próxima resposta.

Quando a pasta "LogsColetados" for criada, certifique-se de que existem 6 arquivos e uma pasta dentro dela, como na imagem abaixo. Se não existirem, apague a pasta e execute o script novamente.

4iAvusF.png

 

8- Baixe e instale o Speccy, esse software lista a marca e modelo de todas as peças do seu computador. Após instala-lo, abra-o, tire uma print APENAS da tela inicial (NÃO É PARA ENVIAR prints de todas as telas, somente da tela inicial) e envie-a no seu próximo post:

https://www.ccleaner.com/speccy/download

 

----

 

Estou no aguardo das informações para resolução do caso 👍

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@GabrielLV Olá Gabriel, obrigado pela reposta e ajuda

 

Vamos lá, respondendo suas perguntas:

 

1 – cooler master elite 500 ver.3 (modelo: MPW-5001-ACAAN1)
2 – Uso o computador direto na tomada (uso um adaptador junto com o monitor. Ja testei o pc ligado em outra tomada sozinho)
3 – antes eu usava adaptador wifi, mas agora eu passei um cabo ate meu quarto e estou usando direto no cabo de rede (percebi que no cabo de rede a tela azul demora mais para aparecer do que com o adaptador)
4- Não fiz overclock
5 – um tempo atrás um dos técnicos baixou um atualizador de driver (driverHUB), mas depois disso o pc já passou por formatação e não uso mais esse programa

 

Segui o passo a passo que você mandou, o arquivo e imagem estão em anexo (avise se faltar algo)

 

Agradeço novamente pela ajuda!

image.png

LogsColetados.zip

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  • Membro VIP

@André Nardy

 

image.png

O que você estava fazendo no seu PC quando me enviou os logs? estava jogando?

 

image.png

Remova o WiseSystemMonitor e evite qualquer software desse desenvolvedor. Caso queira monitorar seu sistema, o monitor de recursos nativo do próprio Windows é muito mais completo do que o gerenciador de tarefas.

 

image.png

 

image.png

 

Você chegou a realizar o chkdsk? Se não fez, faça-o indo em Iniciar > CMD > Executar como administrador > chkdsk /r > reinicie o PC. Esse procedimento pode levar algumas horas (geralmente não passa de 1hr em SSDs).

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  • Membro VIP
11 horas atrás, André Nardy disse:

Quando te enviei os logs eu havia acabado de ligar o computador, estava mexendo apenas no navegador.

Considere fazer uma limpeza e troca de pasta térmica. É algo extremamente anormal o PC chegar a 61ºC somente com o navegador aberto...

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@GabrielLV

 

Eu fiz o chkdsk, foi bem rápido (uns 30min)

Quanto ao WiseSystemMonitor eu desinstalei ele, havia baixado apenas para verificar a temperatura. Como faço para acessar o monitor de recursos nativo?

 Eu também já tinha feito a troca de pasta térmica, mas vou realizar de novo e ver se diminui a temperatura. Se não diminuir será que devo pensar em instalar um fan?

 

A tela azul continua, estou pensando em mandar todas peças para garantia se possível

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