Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Ligar lâmpada 12v 55w h3 em uma fonte de notebook é possível?


Ir à solução Resolvido por Willian_Souza,

Posts recomendados

Olá gostaria de saber se é possível ligar uma lâmpada 12v 55w h3 em uma fonte de notebook 19v 3a, pois estou criando uma estação de ar quente caseira para solda e dessolda SMD e é a única fonte forte o suficiente que tenho, e lembrando que o ar ficaria responsável pela ventilação constante. á alguma forma de utilizar essa fonte sem queimar a lâmpada? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Modificar a fonte para sair 12V ou próximo disso é outra alternativa. Só que a fonte vai fornecer os mesmos 3A que não é suficiente para esta lâmpada. 

 

A possibilidade de usar reguladores step down pode lhe fornecer os 5A ou próximo disso pra acender a lâmpada corretamente. Mas encarece o projeto. 

 

Uma outra solução barata é o uso de fontes de PC, mesmo as mais antigas acendem uma lâmpada dessas com folga. 

 

E por último, já cogitou a utilização de uma resistência qualquer que pode ser retirada de alguma coisa que esquenta, como torradeira, aquecedor, secador de cabelo ou algo do gênero? 

Elas aceitam uma gama maior de tensão sem queimar, diferente da lâmpada. E ainda, podem espalhar o calor com mais facilidade e sem aquela luz toda. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

... e tem mais: a lâmpada fria tem resistência bem baixa o que impediria a fonte de partir devido à sobrecorrente. Ainda não acabei... se tiver pensando que ela vai ser responsável pelo aquecimento do ar pra sua estação fundir a solda, esquece. Num vai nem mornar (pelo menos na minha visão remota e embaçada). Mas nada te impede de nos mostrar algum caso de sucesso que tenha visto 😁

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, .if disse:

ela vai ser responsável pelo aquecimento do ar pra sua estação fundir a solda

A resistência que me serviu pra isso foi a de chuveiro 220V. 

Peguei a maior (verão/morno) e liguei em 110V. 

No 220V o ventilador não fazia vento o suficiente pra manter a resistência antes do ponto de fusão. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...