Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Parâmetros DS de mosfet e bjt


Posts recomendados

Amigos, estou vendo o que estou encontrando de explicações escritas e de vídeos no Youtube mas... será poderiam me ajudar a entender os parâmetros de datasheet de mosfets e bjts relacionados à saturação?

 

Nos bjt, qual é a sigla do parâmetro que mostra quanta tensão devo aplicar na base para que a corrente entre emissor e coletor corra no máximo? Essa tensão é sempre uma tensão em relação ao emissor? Ou ao coletor? E a corrente na base, não tem importância?

 

E nos fet? A maioria dos ds dos fet traz em destaque 3 parâmetros:

 

Vds

Id

Rds(on)

 

Pelo que entendo, Vds é a máxima tensão que pode haver entre dreno e source, Id é a máxima corrente que pode passar entre dreno e source mas e

Rds(on)? É sempre um valor em ohm, uma resistência, não em volts nem em amperes.

 

Peço desculpas se essas questões são muito básicas ou se eu é que dei uma travada no entendimento mas se puderem dar uma mãozinha, agradeço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

25 minutos atrás, rmlazzari58 disse:

Nos bjt, qual é a sigla do parâmetro que mostra quanta tensão devo aplicar na base para que a corrente entre emissor e coletor corra no máximo?

É sempre 0,7V. 

A tensão é medida sempre entre base e emissor. 

26 minutos atrás, rmlazzari58 disse:

E a corrente na base, não tem importância?

Tem. 

Controlando a corrente na base, se controla a corrente no coletor (a que vai para a carga). 

Resistor muito alto na base limita a corrente no coletor. 

28 minutos atrás, rmlazzari58 disse:

Pelo que entendo, Vds é a máxima tensão que pode haver entre dreno e source, Id é a máxima corrente que pode passar entre dreno e source

Tá certo. 

29 minutos atrás, rmlazzari58 disse:

Rds(on)? É sempre um valor em ohm, uma resistência, não em volts nem em amperes.

 

Pensa no mosfet como um contato de um relé. 

Rds(on) é o valor em ohm que se tem quando o contato está fechado. 

Na maioria das vezes quanto menor melhor. Assim o mosfet esquenta menos, não perdendo muita energia nele. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...