Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Ryzen 5 1600 Af Superaquecendo


Posts recomendados

Recentemente comprei um 1600 af na kabum e percebi que estava superaquecendo, chamei a garantia, mas me disseram que levaria até 2 meses para me mandarem uma nova peça. Como estudo e trabalho pelo computador não poderia ficar tanto tempo sem ele.

Fica em idle a 60 graus, multitarefa a 70, jogos a 85 e quando faço atividades que estressam ele (como uma renderização) fica até 95 graus.    

Percebi que ele consome até 75w e está com EDC entre 90% e 100% o tempo todo (mesmo mexendo nos planos de energia)  

Já tentei desligar o smt, limitar até 1.1 volts no Ryzen Master, limitar o fps, mas nada funciona, tenho 7 fans no gabinete, mas mesmo assim quando abro as tampas laterais desce uns 5 graus.

Comprei um Gammaxx 400 V2 e um controlador pwm para as fans, vão chegar dia 9. Tem algo que eu poderia fazer para melhor a situação?

a320m-hd, hyperx rgb 3000mhz.

image.png

image.png

image.png

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tem duas suspeitas aí. A primeira é o gabinete porcaria que não tem entrada de ar; jogue fora o painel frontal para ter alguma chance de que tenha airflow no seu PC.

 

E a segunda é do cooler estar mal encaixado, que é a mais provável. Tire e monte de novo.

 

Ah, outra coisa, não use o Ryzen master para lidar com tensão e frequência, faça isso diretamente pela BIOS.

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tem quantos FAN nesse gabinete?Ví sua configuração, e com uma RX580 e um R5 1600 realmente o gabinete esquenta mesmo.Deveria ter pelo menos 2 FAN na frontal e mais um FAN de topo extra, além do traseiro que já vem, isso porque esse gabinete é muito compacto e tem problemas de circulação de ar.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 minutos atrás, Imakuni disse:

Tem duas suspeitas aí. A primeira é o gabinete porcaria que não tem entrada de ar; jogue fora o painel frontal para ter alguma chance de que tenha airflow no seu PC.

 

E a segunda é do cooler estar mal encaixado, que é a mais provável. Tire e monte de novo.

 

Ah, outra coisa, não use o Ryzen master para lidar com tensão e frequência, faça isso diretamente pela BIOS.

Já testei, pra ver se a pasta térmica estava bem colocada, meu gabinete é um Aerocool bolt, tenho noção da qualidade, mas mesmo assim não era pra chegar a esse nivel afinal tenho 7 fans e vi que a temperatura media do pricessador é uns 60~70 graus. Minha placa-mãe é uma a320, nao tenho nada alem de xmp na parte de tweks.

 

1 minuto atrás, PedraX disse:

Tem quantos FAN nesse gabinete?Ví sua configuração, e com uma RX580 e um R5 1600 realmente o gabinete esquenta mesmo.Deveria ter pelo menos 2 FAN na frontal e mais um FAN de topo extra, além do traseiro que já vem, isso porque esse gabinete é muito compacto e tem problemas de circulação de ar.

Gabinete Aerocool bolt, 3 fans frontais, 2 superiores, 1 traseiro, 1 na parte de baixo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

agora, S_Robson disse:

Já testei, pra ver se a pasta térmica estava bem colocada,

Não é questão da pasta térmica, é da montagem do cooler e garantir que esteja corretamente encaixado e com pressão suficiente. De novo, tire e remonte algumas vezes.

 

agora, S_Robson disse:

meu gabinete é um Aerocool bolt, tenho noção da qualidade, mas mesmo assim não era pra chegar a esse nivel afinal tenho 7 fans e vi que a temperatura media do pricessador é uns 60~70 graus.

Esse claramente não é o caso: é óbvio só de olhar que o design não presta por não ter entrada de ar, e eu ainda fui ver um vídeo para ter noção de perspectiva e garantir que a batida de olho estava correta. Não adianta colocar fans se não tem por onde eles puxarem ar, a não ser que você tenha instalado errado de forma que ficasse meio certo.

 

5 minutos atrás, S_Robson disse:

Minha placa-mãe é uma a320, nao tenho nada alem de xmp na parte de tweks.

É, realmente aí complica... paciência, você pegou uma placa-mãe que capa o desempenho do processador. Tudo bem que esse não é o problema imediato, mas depois que resolver a questão da temperatura, vai passar a ser.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 minutos atrás, Imakuni disse:

Não é questão da pasta térmica, é da montagem do cooler e garantir que esteja corretamente encaixado e com pressão suficiente. De novo, tire e remonte algumas vezes.

 

Esse claramente não é o caso: é óbvio só de olhar que o design não presta por não ter entrada de ar, e eu ainda fui ver um vídeo para ter noção de perspectiva e garantir que a batida de olho estava correta. Não adianta colocar fans se não tem por onde eles puxarem ar, a não ser que você tenha instalado errado de forma que ficasse meio certo.

 

É, realmente aí complica... paciência, você pegou uma placa-mãe que capa o desempenho do processador. Tudo bem que esse não é o problema imediato, mas depois que resolver a questão da temperatura, vai passar a ser.

Irei tentar reencaixar, mesmo sem esperança. Acha que vale a pena trocar de gabinete ou analisar melhor a situação e esperar o Gammaxx? Se fosse trocar, que gabinete é bom até uns 350 reais? (gostaria que fosse menos já gastei muito no cooler e controlador) Estava de olho nos gabinetes da pichau que parecem ter um bom custo/benefício.

Não pretendo fazer oc nesse processador, até porque Zen 1 e + são horriveis pra isso, acho que quando o throtteling acabar não terei perda de desempenho.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, S_Robson disse:

Sólido com uma abertura razoável de ar.

Bom, voce tem uma CPU aquecendo, e a VGA, não superaquece também?

Além do cooler BOX que não aguenta muito voce tem uma VGA que está "puxando bem" a CPU, é bem equilibrado o conjunto.

O que eu suspeitaria é a VRM da placa-mãe não estar aguentando, experimente colocar dissipadores nessas VRM para ver.As temperaturas podem ser verificadas também usando o programa HWinfo64 que mede a temperatura das VRM.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, PedraX disse:

Bom, voce tem uma CPU aquecendo, e a VGA, não superaquece também?

Além do cooler BOX que não aguenta muito voce tem uma VGA que está "puxando bem" a CPU, é bem equilibrado o conjunto.

O que eu suspeitaria é a VRM da placa-mãe não estar aguentando, experimente colocar dissipadores nessas VRM para ver.As temperaturas podem ser verificadas também usando o programa HWinfo64 que mede a temperatura das VRM.

Não a rx 580 não superaquece, uso uma sapphire pulse e as temperaturas nunca passaram de 77 graus mesmo a 1460mhz, 2200mhz nas memorias com 970 milivolts também nas memorias (não uso assim, foi apenas um teste).

Eu testei a temperatura do vrm e em media fica a 60 graus a principio nada alarmante.

8 minutos atrás, 1lokos disse:

 

Muitos fans pode mais atrapalhar do que ajudar, gerando turbilhonamento e não fluxo uniforme de ar, poderia tentar diferentes configurações dos fans.

O gabinete só suporta até mais um fan, se fosse mudar as posições, seria uma diferença minima.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Imakuni Estou com medo agr, irei comprar uma RX580 mesmo vendo diversos comentários sobre superaquecimento no próprio site... Não sei se vale mais a pena investir numa placa de video q n exija tanta burocracia com gabinete e fans adequados para o mesmo, ou só me jogar.

 

Perdão pela marcação precoce, estava sem óculos e n percebi q já tinha apertado para comentar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 minutos atrás, S_Robson disse:

Acha que vale a pena trocar de gabinete ou analisar melhor a situação e esperar o Gammaxx?

Não. Apenas retire o painel frontal (que impede o fluxo de ar) e coloque o filtro do topo na parte da frente. 3 fans frontais jogando ar para dentro e os de cima e de trás para fora, em rotação menor que a dos da frente.

 

Ah, e aproveitando, tire o fan que está encaixado em baixo que ele não serve para nada.

 

12 minutos atrás, S_Robson disse:

Não pretendo fazer oc nesse processador, até porque Zen 1 e + são horriveis pra isso, acho que quando o throtteling acabar não terei perda de desempenho.

Zen+ não é tão ruim assim, dá uma melhora razoável.

 

10 minutos atrás, PedraX disse:

O que eu suspeitaria é a VRM da placa-mãe não estar aguentando, experimente colocar dissipadores nessas VRM para ver.As temperaturas podem ser verificadas também usando o programa HWinfo64 que mede a temperatura das VRM.

VRM da placa-mãe não aguentando causa queda de clock e perda de desempenho do processador, o que faria diminuir a temperatura dele, não aumentar e chegar no limite.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 minutos atrás, Olivei disse:

@Imakuni Estou com medo agr, irei comprar uma RX580 mesmo vendo diversos comentários sobre superaquecimento no próprio site... Não sei se vale mais a pena investir numa placa de video q n exija tanta burocracia com gabinete e fans adequados para o mesmo, ou só me jogar.

 

Perdão pela marcação precoce, estava sem óculos e n percebi q já tinha apertado para comentar.

Na verdade a 580 foi a melhor compra que pude fazer, tenho uma Sapphire Pulse 8gb, nunca deu nenhum problema, alem de um ou outro de driver q so foi atualizar que resolveu, se puder comprar ela recomendo.

10 minutos atrás, Imakuni disse:

Não. Apenas retire o painel frontal (que impede o fluxo de ar) e coloque o filtro do topo na parte da frente. 3 fans frontais jogando ar para dentro e os de cima e de trás para fora, em rotação menor que a dos da frente.

 

Ah, e aproveitando, tire o fan que está encaixado em baixo que ele não serve para nada.

 

Zen+ não é tão ruim assim, dá uma melhora razoável.

 

VRM da placa-mãe não aguentando causa queda de clock e perda de desempenho do processador, o que faria diminuir a temperatura dele, não aumentar e chegar no limite.

O painel frontal é removivel, mas não "desmontavel", é nele que está o power então ele não pode ficar mais de 2 cm de distancia do pc, infizmente. O unico motivo dele sair é pra limpar as fans, mais nada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 minutos atrás, Brc disse:

Certeza que é cooler mal encaixado ou algo do gênero. Você mesmo montou?

 

1.1v mesmo com gabinete ruim não bateria em 95c com o cooler box 

Já reencaixei e verifiquei a pasta umas 5 vezes, não é a montagem.

5 minutos atrás, Olivei disse:

@S_Robson @S_Robson Infelizmente o meu orçamento para placa de video n pode passar de R$2.000 e a q você indicou é R$3.000 com 8GB, pois estou à procura de uma placa de video com 8GB e q eu n precise trocar a minha fonte de 500W

Uma fonte de 450 aguenta de boa uma rx 580, pode entrar no site psu calculator pra fzr os testes.

6 minutos atrás, Brc disse:

@S_Robson o gabinete não é de todo ruim. Serve pra qualquer coisa simples sem OC. Tipo seu 1600af com rx580...

É o que eu acho, mas contra fatos nao há argumentos, abaixam 5 graus quando abro as tampas laterais.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

22 horas atrás, S_Robson disse:

Já reencaixei e verifiquei a pasta umas 5 vezes, não é a montagem.

 

21 horas atrás, S_Robson disse:

Não troquei a pasta, comprei o processador a menos de um mês, é a padrão.

Colega, tem certeza que essa pasta térmica ainda está lá e a camada é uniforme? Ainda mais que esse sistema de encaixe do coolerbox AMD não é lá essas coisas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pelo que entendi você tirou o cooler várias vezes e não substituiu a pasta térmica? Toda vez quando for retirar o cooler precisa obrigatoriamente trocar a pasta térmica.

 

Se estiver fazendo over é melhor desativar porque as A320 (ou qualquer placa sem dissipador) vai esquentar muito e pode no futuro danificar. Você pode colocar 10 coolers no gabinete se eles não tiverem um bom CFM (vasão de ar) ou o gabinete for todo fechado sem entrada e saida vai esquentar igual um ventilador num quarto quente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, S_Robson disse:

@PedraX @JorgeGus @Brc @Olivei @Imakuni @1lokos @Vitor Bubols

Atualização, quando tiro xmp da ram (Hyperx Fury Rgb) a temperatura desce mais 5 graus.

Totalizando 7~11 graus de diferença sem xmp e com as tampas laterais abertas.

 

Cara você substitui a pasta térmica? Senão compre uma do tipo prata de boa marca e passe no processador (um pingo igual caroço de feijão). Esta fazendo algum over?

3 minutos atrás, S_Robson disse:

@PedraX @JorgeGus @Brc @Olivei @Imakuni @1lokos @Vitor Bubols

Atualização, quando tiro xmp da ram (Hyperx Fury Rgb) a temperatura desce mais 5 graus.

Totalizando 7~11 graus de diferença sem xmp e com as tampas laterais abertas.

Com 95ºc era para o seu processador reduzir a velocidade ou até reiniciar, tem alguma coisa muito estranha nessas medições.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...