Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Acessar Roteador em outra faixa de IP


Posts recomendados

Pessoal estou configurando um roteador wifi aqui na empresa, e configurei da seguinte forma.

 

WAN - 192.168.1.45 - Esse IP está liberado no Firewall para ter acesso total na internet.

LAN - 192.168.0.10 - Para os dispositivos móveis conectados não usar a mesma faixa de IP dos computadores.

DHCP  - 192.168.0.100 ~ 192.168.0.199

 

A minha dúvida seria como vou acessar esse roteador wifi da minha estão de trabalho (IP 192.168.1.38) para uma eventual configuração??

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Junior Borges Sua pergunta foi bem confusa, não entendi. As configurações que fez, no entanto, poderiam ficar melhores usando a mesma faixa de IP do modem. Se o modem é xxx.xxx.xxx.45, então no roteador use a mesma faixa, mudando apenas o último número (para abaixo de 100 no seu caso). Lembre de observar as configurações que cito no tópico abaixo:

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Desculpa se não fui muito claro com a minha dúvida.

Na verdade não sei se o jeito que configurei seria a melhor solução.

 

Eu tenho liberado no firewall o IP 192.168.1.x para acesso total à internet, mas essa faixa de IP é a mesma dos outros computadores, eu gostaria de configurar uma faixa diferente para os dispositivos móveis.

 

Então configurei a LAN desse roteador wifi na faixa 192.168.0.x, está funcionando perfeitamente, os dispositivos navegando 100%.

 

Mas eventualmente vou precisar acessar esse roteador wifi via browser da minha estação de trabalho que está com IP na faixa 192.168.1.x, queria saber se isso é possível?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Junior Borges Ainda não entendi bem a razão para a diferenciação. Normalmente configura-se todos os dispositivos na mesma faixa de IP e, com isso, tudo funciona normalmente. 

Alguns roteadores tem uma página local (https) para configuração, verifique se o seu tem e isso já solucionará seu problema.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho q não consegui me explicar.

 

Vou enviar os prints da configuração.

 

LAN.png

WAN.png

 

 

 

Meu notebook que está conectado no wifi desse roteador pegou essa faixa de IP, segue no print.

 

notebook.png

 

Perfeito! até então tudo certo.

 

Agora tenho meu desktop, que não está conectado nesse roteador, porém está na mesma faixa de IP da WAN do roteador WIFI.

Eu queria saber se consigo quem sabe fazer um roteamento para acessar esse roteador WIFI através do meu desktop, que está na faixa de IP conforme o print.

 

 

Desktop.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você está confundindo WAN com WLAN. WAN é o IP que seu router terá em relação à internet, não tem qualquer influência sobre como seus aparelhos domésticos funcionarão, tampouco sobre sua rede WIFI (WLAN). O correto era seu WAN estar como IP automático, mas seja fixo ou não não fará diferença na sua rede.

Para acessar seu roteador basta entrar no IP dele, 192.168.0.10, de qualquer dispositivo. Se não conseguir acessar por algum dispositivo basta permitir, nas configurações, que o acesso por wifi seja liberado. 

Sobre sua estação de trabalho, ela está na mesma rede doméstica? Estranho ela estar em outra faixa de IP. O correto era estar na mesma faixa de IP. Essa confusão com o firewall (que é completamente desnecessária) talvez seja a razão. Seja como for, sua estação de trabalho deveria estar com IP automático ou então com IP fixo fora da faixa de IP que o roteador está liberando pro DHCP. Se seu DHCP está entre xxx.xxx.0.100 e xxx.xxx.0.199, então seu IP fixo da estação deveria estar em qualquer endereço fora dessa faixa (100 a 199) e dentro da mesma subrede (0). 

 

Se sua estação estiver em outra rede, em outro local, aí você pode ir nas configurações do seu roteador e liberar acesso remoto de configurações com usuário e senha. Ele vai gerar um endereço que você poderá acessar externamente.

Como isso funciona? Não sei, nunca fiz, até porque acessar meu roteador externamente não traz qualquer benefício a menos que eu tivesse um servidor hospedando algo importante. Se o que você realmente quer é ter acesso remoto a algum de seus computadores, aí o que deveria estar buscando é um sistema de acesso remoto, o que pode ser feito com o teamviewer, por exemplo, e não requer qualquer configuração no roteador.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...