Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Enxugar custos na build, que está no total de R$6.788,00.


Posts recomendados

Olá, pessoal.

 

Estou montando uma build e cheguei nos seguintes componentes:

 

AMD Ryzen 5 3600 R$1.400,00 - Pichau
GTX 1660 Super Ghost Dual R$2.999,00 - Terabyte
Corsair Vengeance RGB DDR4 3000 C15 2x8GB R$749,00 - Kabum
Gigabyte Aorus B450 Aorus Pro Wifi R$899,90 - Kabum
Fonte Corsair CV550, 550W, 80 Plus Bronze  R$369,00 - Pichau

 

Benchamark: https://www.userbenchmark.com/PCBuilder/Custom/S93991-M810675.943573.229920.258851vsS0-M?tab=GPU

 

Estou em dúvida na placa-mãe, uma vez que é necessário atualizar a BIOS dela para suporte da geração desse Ryzen.

 

Meu intuito é poder usufruir da build. Trabalho com computação gráfica e às vezes preciso estressar a GPU, fora que gostaria de eventualmente rodar jogos no ultra/high.

 

Obs.: Alguma indicação de gabinete? Cogitei este: https://www.kabum.com.br/cgi-local/site/produtos/descricao_ofertas.cgi?codigo=94598

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

23 minutos atrás, PapacoAlbino disse:
  1. AMD Ryzen 5 3600 R$1.400,00 - Pichau
  2. GTX 1660 Super Ghost Dual R$2.999,00 - Terabyte
  3. Corsair Vengeance RGB DDR4 3000 C15 2x8GB R$749,00 - Kabum
  4. Gigabyte Aorus B450 Aorus Pro Wifi R$899,90 - Kabum
  5. Fonte Corsair CV550, 550W, 80 Plus Bronze  R$369,00 - Pichau

 

Seus preços estão defasados, aparentemente você os orçou tempos atrás. Preços mudam todos os dias, então você tem que pesquisar novamente quando vai fechar a compra.

  1. O R5 3600 caiu para 1299 na pichau.
  2. A GPU convém pesquisar novamente, priorize as marcas Gigabyte, MSI, Asus, Galax e/ou EVGA.
  3. Memória muito, extremamente cara. Compre esta enquanto ainda tem em estoque: https://www.kabum.com.br/cgi-local/site/produtos/descricao_ofertas.cgi?codigo=110650 - lembre-se de que a QVL do fabricante da placa-mãe é uma LISTA DE REFERÊNCIA e não significa em nenhum momento ou aspecto que as memórias ali listadas são as únicas compatíveis (aposto que você estava achando isso).
  4. placa-mãe mal escolhida. Pegue a B550M DS3H. Não fiquei preocupado com firulas de placa-mãe, 99% não tem utilidade. O importante é ter bons M.2, 4 slots de memória, ser de marca durável e ter bom suporte. A gigabyte tem tudo isso, mas falta um bom chipset. Não justifica comprar B450 para Ryzen 5 3600, especialmente porque B550 é mais estável para memórias acima de 3000 MHz. Fica aí a dica: Placa-Mãe Gigabyte B550M DS3H, AMD AM4, Micro ATX, DDR4 - Mesmo preço.
  5. Com um PC atual eu compraria uma fonte pelo menos Bronze (mentira, hoje só monto PCs com Gold). Recomendo que estude a possibilidade de subir sua fonte para uma Super Flower Leadex III de 550W da Terabyteshop. Além de ter 7 anos de garantia, consome menos e tem melhor filtragem do que essa CV Tier D... A Leadex é Tier A: Fonte Super Flower LEADEX III 550W, 80 Plus Gold, PFC Ativo, Full Modular, SF-550F14HG - R$ 564,63

Ainda faltou observar gabinete, ventoinhas, cooler e SSD/HDD. 

Para escolher e aprender mais sobre fontes sugiro que leia a PSU Tier List: https://linustechtips.com/main/topic/1116640-psucultists-psu-tier-list/

4 minutos atrás, PapacoAlbino disse:

Bom dia, GusGraf. Obrigado!

Então, o teto do meu orçamento fica em R$7.000,00.

Porém, não sei se estarei pagando um valor muito superfaturado, tendo em vista a desvalorização do Real e a falta de chips.

Todos os componentes estão em alta, mas ainda se encontra algumas promoções decentes de vez em quando (como a de memórias que sugeri). Hoje temos todos os componentes mais importantes da sua montagem a bons preços (excepcionalmente) excetuando a GPU. Infelizmente a tendência em relação a preços de GPU é aumentar ainda mais um pouco e só normalizar do meio para o final do ano. Tem GPUs que custavam 1500 reais no início do ano passado custando hoje 3000 até 4500 reais, está um roubo.


Nota, dei a entender que as fontes da linha CV não são bronze, mas oficialmente elas são, mesmo sendo basicamente idênticas por dentro às VS, que são white... vai entender...

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Primeiro, muito obrigado pela resposta, @WOZ Dods. Agradeço pelo detalhamento na sua resposta.

 

Bem, cheguei nesta nova build, após as suas recomendações:

 

  • MBD: Gigabyte B550M DS3H - R$899,90 - Kabum
  • RAM: 2x Memória XPG Gammix D30, 8GB, 3200MHz, DDR4, CL16 - R$ 659,80 - Kabum
  • CPU: AMD Ryzen 5 3600 - R$1.299,04 - Pichau
  • PS: Corsair CV Series CV550 80 Plus Bronze 550W - R$359,91 - Pichau

 

Total: R$3.218,65

 

Em relação à GPU, fiquei em dúvida: afinal, qual devo optar?

 

Minha primeira opção seria a GeForce GTX 1660 Super Ghost. https://www.terabyteshop.com.br/produto/12489/placa-de-video-gainward-geforce-gtx-1660-super-ghost-dual-6gb-gddr6-192bit

 

Ou, compro todas as peças e deixo a GPU de fora e espero acabar essa alta na onda de criptomoedas (maldito Elon Musk)?

 

Nisso, R$ 6.218,65 (não contabilizei o frete) ficaria só com os componentes "principais".

 

Em relação ao gabinete, teria alguma sugestão?

 

Para o cooler ficarei por enquanto com o do próprio processador.

 

SSD eu já possuo, que é um A400 120gb da Kingston (são bem fracos esses SSDs, mas no meu caso ele será provisório)

 

Obs.: Em relação à fonte, cheguei na Corsair CV Series CV550 80 após estes testes realizados pela TecLab:

 

https://adrenaline.com.br/forum/threads/teste-da-fonte-corsair-cx550-realizados-em-livestream.664286/

 

Fiz uns cálculos pelo https://outervision.com/power-supply-calculator.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@PapacoAlbino

1 hora atrás, PapacoAlbino disse:
  • MBD: Gigabyte B550M DS3H - R$899,90 - Kabum
  • RAM: 2x Memória XPG Gammix D30, 8GB, 3200MHz, DDR4, CL16 - R$ 659,80 - Kabum
  • CPU: AMD Ryzen 5 3600 - R$1.299,04 - Pichau
  • PS: Corsair CV Series CV550 80 Plus Bronze 550W - R$359,91 - Pichau

A fonte é razoável, não é boa. Conheço o modelo muito antes de qualquer teste do techlab. A minha questão de indicar a outra é pelo fato de que tem filtragem melhor, o que é melhor para a saúde dos demais componentes, tem proteções melhores e os componentes da fabricação dela são mais duráveis. Fora a questão do consumo, que é menor, então com o tempo a fonte vai se pagando. Pela diferença de preço eu não pegaria a Leadex sem medo, mas vai de você.

Achei estranho o valor da memória. Vai comprar parcelado? À vista sai bem mais barato, compensando às vezes esperar e guardar o dinheiro ou até comprar com empréstimo consignado (vale comparar o valor final).

1 hora atrás, PapacoAlbino disse:

Em relação à GPU, fiquei em dúvida: afinal, qual devo optar?

Minha primeira opção seria a GeForce GTX 1660 Super Ghost. https://www.terabyteshop.com.br/produto/12489/placa-de-video-gainward-geforce-gtx-1660-super-ghost-dual-6gb-gddr6-192bit

Ou, compro todas as peças e deixo a GPU de fora e espero acabar essa alta na onda de criptomoedas (maldito Elon Musk)?

Gainward é marca pequena, não tem mesma durabilidade das das marcas que citei. Vai durar? Sim. Tive uma PNY na época que a marca ainda era jovem e durou até depois do meu upgrade anos depois, ainda sim hoje recomendo investir em outras marcas. A Galax, por exemplo, tem garantia de 3 anos no Brasil. A Gigabyte e MSI usam componentes bem superiores em suas linhas, a Asus trabalha com componentes similarmente bons dependendo da linha. EVGA tem muito tempo de mercado e usa bons componentes, mas costuma ser melhor nos EUA porque lá tem garantia estendida (não sei se é válida aqui). Se essa for a única com preço razoável que achar, aí fica a seu critério.

Comprar todas as peças agora sem a GPU, sem pelo menos uma usada ou antiga, é pior do que não comprar. Se algum componente vier com defeito é importante acionar a garantia de imediato, assim você não terá que ficar esperando 30 dias ou mais para acionar a garantia pelo fabricante depois.

 

 

Sobre o gabinete, hoje o único com bom custo/benefício no mercado que tenho notícia é o Corsair Carbide Spec Delta (na Kabum). Ainda sim, se quiser pesquisar outros modelos, fica a indicação dos melhores em relação a ventilação, durabilidade e qualidade:

 

  • Aerocool Aero 500G RGB BK - 155/374mm - 1F
    Aerocool Aero One - 161/327mm - 1F
    Aerocool Aero One Frost - 161/327mm - 4F
    Aerocool Aero One Mini - 161/327mm - 1F
    Aerocool Aero One Mini Frost - 161/327mm - 4F
    Aerocool Hive - 157/317mm - 1F a 4F
    Aerocool Ore Saturn - 155/371mm - 3F
    Aerocool Zauron Saturn - 166/325mm - 1F
    Cooler Master MasterBox K500 ARGB - 163/400mm - 3F
    Cooler Master MasterBox MB311L (mini) - 166/344mm - 2F
    Cooler Master Masterbox MB511 TG - 165/410mm - 1F
    Corsair Carbide 275R Airflow - 170/370mm - 3F
    Corsair Carbide Series SPEC-DELTA - 160/330mm - 4F
    Corsair Carbide SPEC-04 - 150/370mm - 1F
    Corsair iCUE 220T Airflow - 160/300mm - 3F
    Cougar MX330-G - 155/350mm - 1F
    Cougar MX410 Mesh-G RGB - 165/300mm - 4F
    Deepcool E-Shield - 168/370mm - 1F
    Deepcool Matrexx 55 Mesh - 168/370mm - 0F
    Galax Nebulosa (Micro ATX) - 160/345mm - 0F
    Thermaltake Comander C35 TG ARGB - 180/410mm - 3F
    Thermaltake Core X31 - 180/420mm - 2F
    Thermaltake Versa J24 - 160/330mm - 4F

 

Os números na frente são as alturas e comprimentos de cooler de CPU e de GPU que cada um suporta, com o número de ventoinhas pré-instaladas no final. Comecei a fazer isso e não terminei.

>>Agora terminei.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É, tu tens razão @WOZ Dods. Melhor aumentar e pegar a Leadex. É o famoso barato que sai caro, não deixarei de economizar R$200,00 em relação à fonte de alimentação.

 

Em relação ao pagamento. Farei à vista em decorrência dos descontos. O valor da memória está assim, pois estou considerando dual channel com 16gb.

 

Sobre a placa de vídeo, tem alguma sugestão custo beneficio para a minha build?

 

Cogitei abrir mão da 1660 super e pegar a 1650 Super OC, que dá uma diferença de R$ 1.000,00 aproximadamente.

 

1660 Super - https://www.terabyteshop.com.br/produto/13516/placa-de-video-asus-tuf-gaming-nvidia-geforce-gtx-1660-super-6gb-gddr6-192bit

1650 Super OC - https://www.terabyteshop.com.br/produto/13554/placa-de-video-asus-phoenix-geforce-gtx-1650-super-oc-4gb-gddr6-128bit-ph-gtx1650s-o4g

 

Ou, pegar uma 1050 Ti e esperar para um updgrade no futuro? https://www.kabum.com.br/produto/84137/placa-de-video-gigabyte-nvidia-geforce-gtx-1050-ti-oc-4g-gddr5-gv-n105toc-4gd

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@PapacoAlbino Cara, sobre memórias posso lhe dizer que tem que ficar de olho. Raro as de qualidade na frequência de 3200 MHz ficarem acima de 280 reais. As que postei ontem aqui no fórum todo estavam bem abaixo disso, mas foi uma raridade. Pesquise, observe as marcas, não compre abaixo de 3200 MHz. Infelizmente a janela em que todos os componentes que você precisava estavam com o melhor preço foi ontem, e perdeu-se. Compre tudo que puder hoje a bons preços, as memórias ainda estão boas no modelo que te passei.

Já perdeu a promo das memórias e da MB B450M DS3H. Se não quiser gastar demais, espere algumas semanas monitorando preços e talvez encontre novamente promoções similares.

2 horas atrás, PapacoAlbino disse:

Cogitei abrir mão da 1660 super e pegar a 1650 Super OC, que dá uma diferença de R$ 1.000,00 aproximadamente.

Pois é, tem 1000 reais de diferença em preço, mas não em desempenho! Os jogos que quer jogar devem ser seu guia para escolher GPU. Se não tiverem bom desempenho no modelo que vale a pena comprar hoje, talvez valia a pena esperar até que voltemos à normalidade nos preços de GPUs. Entenda que o lançamento das novas séries tanto da AMD quanto da Nvidia FERRARAM todo o mercado. Quem estava esperando para comprá-las há meses agora está comprando qualquer coisa inferior que puder colocar as mãos pois não há perspectiva de que baixem de preço, e com isso temos todos os demais modelos subindo de preço, especialmente no nosso mercado brasileiro que é extremamente oportunista.

Enfim, hoje eu só compraria uma GPU usada, por bom preço, abaixo do preço de mercado anterior a esse problema atual. Se não pudesse achar usaria qualquer uma das minhas velharias empilhadas ali no laboratório, mas não é todo mundo que tem esse luxo.

2 horas atrás, PapacoAlbino disse:

entre 1050 TI e 1650 eu prefiro 1650, mesmo que perdesse alguns FPS, algo que provavelmente nunca ocorreria já que a 1650 tem basicamente o dobro do desempenho da 1050. Vai de você como quer investir: https://www.techspot.com/review/1945-nvidia-geforce-gtx-1650-super/#:~:text=Power Consumption,the 1650 Super is excellent.

 

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...