Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Gerenciador de janelas da Área de Trabalho (dwm.exe) consumindo muita RAM


Flipo
Ir à solução Resolvido por Richard Rezende,

Posts recomendados

image.png.8fcb1d6891993a6e34af8e6e4245afe5.png

Desde um tempo o Gerenciador de Janelas da Área de Trabalho, vem consumindo muita ram(em um momento não está consumindo nada, e do nada começa a aumentar o consumo), a unica solução é reiniciar o Pc e usar normalmente até este problema acontecer novamente, alguém tem uma solução? Estou desesperado :C

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

Estava tendo esse problema aqui. Fiz todos os passos (e mais um pouco, tipo atualizar software Intel, Nvidia, rodar malware, etc...), o impossível e tudo o mais.

Mas aí vi em um site gringo, que parece que o problema é recorrente nas versões 2004 20H1 para frente. Tipo, um bug.

Aí eu baixei a versão anterior à 2004 20H1, que seria a 1909 19H2 e instalei. Perfeito!!! Deu 100% certo! Foi a única solução que achei e desde então não tive mais problemas. Em tempo: desativei as atualizações automáticas por precaução enquanto a Microsoft não corrige esse bug, que dizem que vai corrigir nessa 21H1. Veremos!

De resto, a interface não muda nada e não senti nenhuuuuuma diferença entre essa versão que estou usando e a última.

 

Edit: Ficou confuso o que eu escrevi. O que eu quis dizer é que esse problema depende das versões do Windows 10, ok?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...
  • Solução

Recentemente tive o mesmo problema mas depois de entrar em contato com o suporte da Microsoft ele me instruiu a desatualizar meu driver de gráficos da minha placa integrada UHD 630 pra ultima versão de inicio 26 (no caso voltei para 26.20.100.8141) e isso resolveu o problema (de acordo com ele depois das atualizações de inicio 27 começou esse bug de vazamento de RAM), ele também me mandou o link de um tópico no site da Intel sobre esse assunto e aparentemente completou um ano que ainda não resolveram esse problema. Então fica a dica pra quem tiver com esse consumo absurdo do "dwm".

 

Link do tópico na comunidade da Intel: https://community.intel.com/t5/Graphics/BUG-dwm-exe-uses-memory-leakage-with-Intel-HD-Graphics-630/td-p/1222297

Link de onde baixar o driver antigo: https://www.intel.com/content/www/us/en/support/products/126790/graphics/graphics-for-8th-generation-intel-processors/intel-uhd-graphics-630.html

 

Espero ter ajudado!

  • Obrigado 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
Em 21/05/2021 às 15:15, Richard Rezende disse:

Recentemente tive o mesmo problema mas depois de entrar em contato com o suporte da Microsoft ele me instruiu a desatualizar meu driver de gráficos da minha placa integrada UHD 630 pra ultima versão de inicio 26 (no caso voltei para 26.20.100.8141) e isso resolveu o problema (de acordo com ele depois das atualizações de inicio 27 começou esse bug de vazamento de RAM), ele também me mandou o link de um tópico no site da Intel sobre esse assunto e aparentemente completou um ano que ainda não resolveram esse problema. Então fica a dica pra quem tiver com esse consumo absurdo do "dwm".

 

Link do tópico na comunidade da Intel: https://community.intel.com/t5/Graphics/BUG-dwm-exe-uses-memory-leakage-with-Intel-HD-Graphics-630/td-p/1222297

Link de onde baixar o driver antigo: https://www.intel.com/content/www/us/en/support/products/126790/graphics/graphics-for-8th-generation-intel-processors/intel-uhd-graphics-630.html

 

Espero ter ajudado!

Cara, muito obrigado, fiquei até hoje aturando esse problema, aí lembrei que fiz este post, obrigado mesmo me salvou.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...
Em 21/05/2021 às 15:15, Richard Rezende disse:

Recentemente tive o mesmo problema mas depois de entrar em contato com o suporte da Microsoft ele me instruiu a desatualizar meu driver de gráficos da minha placa integrada UHD 630 pra ultima versão de inicio 26 (no caso voltei para 26.20.100.8141) e isso resolveu o problema (de acordo com ele depois das atualizações de inicio 27 começou esse bug de vazamento de RAM), ele também me mandou o link de um tópico no site da Intel sobre esse assunto e aparentemente completou um ano que ainda não resolveram esse problema. Então fica a dica pra quem tiver com esse consumo absurdo do "dwm".

 

Link do tópico na comunidade da Intel: https://community.intel.com/t5/Graphics/BUG-dwm-exe-uses-memory-leakage-with-Intel-HD-Graphics-630/td-p/1222297

Link de onde baixar o driver antigo: https://www.intel.com/content/www/us/en/support/products/126790/graphics/graphics-for-8th-generation-intel-processors/intel-uhd-graphics-630.html

 

Espero ter ajudado!

Tava com o mesmo problema. Uso de 1200MB ou mais...

Atualizei pelo gerenciador de dispositivos e a minha UHD 630 foi para 26.20.100.6911. Agora máximo 41MB.

Ajudou muito!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...
Em 21/05/2021 às 15:15, Richard Rezende disse:

Recentemente tive o mesmo problema mas depois de entrar em contato com o suporte da Microsoft ele me instruiu a desatualizar meu driver de gráficos da minha placa integrada UHD 630 pra ultima versão de inicio 26 (no caso voltei para 26.20.100.8141) e isso resolveu o problema (de acordo com ele depois das atualizações de inicio 27 começou esse bug de vazamento de RAM), ele também me mandou o link de um tópico no site da Intel sobre esse assunto e aparentemente completou um ano que ainda não resolveram esse problema. Então fica a dica pra quem tiver com esse consumo absurdo do "dwm".

 

Link do tópico na comunidade da Intel: https://community.intel.com/t5/Graphics/BUG-dwm-exe-uses-memory-leakage-with-Intel-HD-Graphics-630/td-p/1222297

Link de onde baixar o driver antigo: https://www.intel.com/content/www/us/en/support/products/126790/graphics/graphics-for-8th-generation-intel-processors/intel-uhd-graphics-630.html

 

Espero ter ajudado!

 

Amigo, você poderia explicar como desatualizou seu driver? Estou com o mesmo problema de consumo alto de RAM, e acredito que o problema seja o driver 630, pois atualizei recentemente para a versão 27.20.100.8681. Se puder me enviar o link com a versão 26 e uma explicação de como realizar o procedimento ficarei grato! Obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Rafael Alonso Aperte a combinação de teclas Windows + R e digite devmgmt.msc. Expanda o menu "Adaptadores de vídeo", clique com o botão direito do mouse sobre o adaptador de vídeo do seu computador e clique em Propriedades. Na janela que abriu, clique na aba "Driver" e por fim Reverter driver.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 minutos atrás, Rio McCloud disse:

@Rafael Alonso Aperte a combinação de teclas Windows + R e digite devmgmt.msc. Expanda o menu "Adaptadores de vídeo", clique com o botão direito do mouse sobre o adaptador de vídeo do seu computador e clique em Propriedades. Na janela que abriu, clique na aba "Driver" e por fim Reverter driver.

 

Obrigado pela sugestão, mas eu já havia feito isso, porém, reverte para um driver básico da Microsoft, não sei porquê...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Rio McCloud  Eu sou leigo nesses quesitos, mas acredito que sejam os adaptadores de vídeo do meu PC: Intel (R) HD Graphics 630 e NVIDIA GeForce GTX 1050 Ti.
Dps que atualizei os drivers da Intel começou esse problema da RAM, todos os programas q abro gastam uma RAM absurda... há um item em específico no gerenciador de tarefas, com o nome "gerenciador de janelas da área de trabalho" que chega a gastar 1.5gb de RAM, Fora o chrome quando abro, ele chega a mais de 20 processos no gerenciador de tarefas, gastando por volta de 1gb de RAM... antes de atualizar meu PC não estava ocorrendo esses problemas. Se você souber me ajudar ficaria muito grato.. Obrigado

 

52 minutos atrás, Rio McCloud disse:

@Rafael Alonso Aperte a combinação de teclas Windows + R e digite devmgmt.msc. Expanda o menu "Adaptadores de vídeo", clique com o botão direito do mouse sobre o adaptador de vídeo do seu computador e clique em Propriedades. Na janela que abriu, clique na aba "Driver" e por fim Reverter driver.

 

Obrigado pela sugestão, mas eu já havia feito isso, porém, reverte para um driver básico da Microsoft, não sei porquê...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Rafael Alonso Baixe o DDU, reinicie o Windows no Modo de Segurança (Configurações, Atualização e Segurança, Recuperação, Inicialização Avançada, Reiniciar Agora, Solução de Problemas, Opções Avançadas, Configurações de Inicialização e por fim aperte F4 ao pedir) e execute ele como Administrador. Selecione Intel e clique em Limpar e reiniciar. Ao voltar no Windows, abra o Windows Update e procure por atualizações. Veja se os drivers do Windows Update (que são um pouco mais antigos) resolvem o problema.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Richard Rezende  Amigo não estou conseguindo baixar o driver através deste link, aliás eu não acho em nenhum lugar pra baixar a versão 26, até mesmo no próprio site do meu fabricante só consta drivers da versão 27 para cima... A Intel disponibilizou uma nova atualização (versão 30) do driver mas mesmo assim o problema continua infelizmente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...
  • 2 meses depois...

Recentemente deparei-me com o mesmo problema: cerca de 2GB da Ram estava a ser usada por esse processo.

 

A solução foi simples:

Guardar tudo o que estiver a fazer primeiro;

no gestor de tarefas (CTRL+SHIFT+ESC), terminar esse processo (terá que marcar a caixa "abandonar os dados não guardados", para poder terminar o processo)

O ambiente de trabalho desaparece por uns segundos, depois o windows 10 reinicia o processo automaticamente.

Problema resolvido. Agora a RAM usada está na ordem dos 100 MB.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 meses depois...
  • 4 meses depois...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...