Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Ligando led com transistor NPN


Posts recomendados

  • Membro VIP

Como cálculos e teoria me abandonaram faz tempo, a dica prática que dou é...

Que tal se polarizasse o transistor com um potenciômetro ou trimpot? Algo como...

image-23.png

Dica: pra medir a Ib coloque um R xute duns 100R, meça a V nele e use a lei de ohm.  Com esta montagem simples você tem acesso à todas as características em nível dc de determinado transistor podendo comparar o mundo real com o teórico

😁

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Tito Fisher

Estou usando Rc=100R mesmo 

Tudo medido certinho medido pelo multímetro

No coletor temos o resistor marrom preto e marrom que é de 100R e na base 2 resistores marrom preto e laranja que somam 20k

O positivo está ligado no Led e na base, e o negativo somente no emissor 

Mas medindo no multímetro está dando 1,2mA no coletor 

Mas é porque a tensão neste resistor está bem baixa, 2V está ficando no Led e praticamente o resto entre coletor e emissor IMG_20210307_182111050.thumb.jpg.71467312bddc2466043c1b7604a5e378.jpg

Segue a foto da montagem 

Somente quando a Rb=1k que eu consigo alcançar os 20mA no coletor, mas com isso a corrente da base vai para 4mA

O que eu percebo é que somente quando eu baixo muito o Rb e consequentemente aumento a Ib que fica uma tensão considerável sobre o Rc pois sempre que eu meço a tensão entre emissor e coletor fica praticamente tudo que sobra nela, praticamente 3V 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O resistor que estou usando no coletor é de 100R pois as cores é marrom preto e marrom 

Na base são 20k pois tem 2 resistores em série de 10k nas cores marrom preto e laranja 

O coletor é a base esta onectada no positivo e o negativo esta no emissor, mesmo assim está sendo fornecido 1,2mA no coletor e 0,2mA na base 

Somente quando eu baixo o Rb para 1k que a corrente do coletor chega em 20mA,porém em contrapartida a corrente de base sobe para 4mA o que eu acho alto 

Segue a montagem abaixo 

IMG_20210307_182111050.jpg

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Com quantos V está a alimentar o circuito? (preguiça de ler tudo). Saiba que o led come + de 1V sobre si. Se teu foco for reduzir a Ib, considere...

3 horas atrás, rjjj disse:

aplicar um transistor Darlington de baixa potência, como o BC517

Ok... não tem. Use a imaginação e 'fabrique' um... 😁

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fiz a seguinte modificação 

Vcc=12V

Vbb=5V

Rc=100R

Rb=20k

 

Com isso obtive os seguintes valores medidos no multímetro 

Ib=0,2mA

Ic=18mA

V do Rc 1,8V

V do Led 2V

V do coletor emissor 8,36V

Consegui chegar a um ganho de 80x aumentando o valor da tensão fornecida no coletor 

Mas aquela coisa né, mesmo fazendo os cálculos era para estar batendo tudo antes mesmo de precisar aumentar e tanto a tensão no coletor 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Ismael Garcia Veja, fiz o mesmo circuito que você montou. Infelizmente não tenho um 2N3904, usei um 2N2222 que tem ganho pouca coisa menor

Resultado:

Alimentação 5V

Vled: 1,85V

Vce: 3,18V

Tensão no resistor de 100R: 44mV

Corrente Ice: 440uA

Tensão Vbe: 604mV

Corrente Ibe: 222uA

Veja que deu ganho 2, pois o ganho do transistor usado é menor.

 

Fiz outro teste com um BC547C que tem ganho bem maior. Veja o resultado:

Alimentação 5V

Vled: 2,2V

Vce: 235mV

Tensão no resistor de 100R: 2,65V

Corrente Ice: 26,5mA

Tensão Vbe: 755mV

Corrente Ibe: 215uA

 

O ganho encontrado é de 123. Não mudei nada no circuito. assim como você fez usei um led verde, um resistor de 100R, dois de 10k em serie e fonte de 5V:

 

aVhMhcS.jpg

 

O que deve ser entendido é que os valores de ganho apresentados no datasheet são para as condições apresentadas por lá. O ganho não é fixo, varia conforme os valores de corrente e tensão aplicados. E se usar um Led os resultados se distorcem completamente, pois ele sendo um diodo não tem resistência.

 

No caso do 2N2222 por exemplo, está indicado lá no datasheet que para um ganho de 50 a Ic tem que ser de 150mA e a Vce de 1V.

 

Veja o resultado do exemplo prático e as medições feitas com o multímetro:

Para a carga usei em resistor de 33R, pois para 5V de alimentação este é o que mais se aproxima dos 150mA indicados no datasheet. Usei um resistor de 1500R na base do transistor.

Aí temos:

Ibe: 2,9mA

Ice: 145mA

Se calcular o ganho a partir daí temos exatamente os 50 indicados no datasheet.

 

 

 

  • Curtir 1
  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
9 horas atrás, Ismael Garcia disse:

Mas aquela coisa né, mesmo fazendo os cálculos era para estar batendo tudo antes mesmo de precisar aumentar e tanto a tensão no coletor

Com isso você comprova que com Vcc maior há mais rendimento no sistema. Ou você pensou que se alimentasse com 2V obteria o mesmo resultado da teoria? Seja bem vindo ao mundo real onde há outras teorias.

E de nada...

  • Haha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...