Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Acionando relé com NPN


Posts recomendados

Amigos, desculpem se estou fazendo errado, quase coloquei mais um post no tópico que está no topo, "Ligando led com transistor NPN", mas não quis atrapalhar porque aqui minha dúvida é com relé e BC337.

 

Montei um circuito com 555 que está acionando um relé, mas o transistor está sempre quente. Dá prá encostar o dedo mas não por muito tempo, não chega a queimar mas fica bem quente, desconfortável. O circuito está funcionando mas... será que vai durar?

 

A R da base é de 10k, a V de alimentação é 12v, a carga é 50mA e o transistor, que ia ser um BC548 acabou ficando BC337, que está novinho em folha (os 548 já tinham sido usados). Eu medi o hFE do 337 no multímetro, antes de soldar e deu 430. Prá dar uma lambuja tô considerando 400:

 

Ib = 0,05 / 400 = 0,000125

12 = R . 0,000125 -> R=96k. Para saturar, valor comercial=91k

 

Será que é arriscado usar o hFE 430, por ser o limite? Usando 430, o Rb fica 103.200ohm, comercial 100k...

 

Será que essas contas estão certas? E será que se eu puser 100k ou mesmo 91k no lugar dos 10k nessa tensão de 12v não vai estragar o 555, na verdade um 555 cmos? E pode fazer o transistor saturar mas esquentar menos?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

41 minutos atrás, rmlazzari58 disse:

E será que se eu puser 100k ou mesmo 91k no lugar dos 10k nessa tensão de 12v não vai estragar o 555, na verdade um 555 cmos?

Corrente 10 vezes menor, melhor ainda pro 555, óbvio que não vai estragar. 

Mas também não funciona...

Esse ganho de 400 não se aplica ao transistor na configuração de emissor comum, assim como foi explicado no outro topico o ganho cai. 

 

Nesse caso é ao contrário, deve diminuir o resistor. Entregando mais corrente na base a Vce diminui fazendo o transistor limitar menos corrente. 

 

Em tempo, eu montei um amplificador de áudio que lá no meio do circuito tinha um BC640 que esquentava bem, mas o amplificador conseguia funcionar bem. Achei que o transistor não estava aguentando a corrente, então coloquei um BD140. 

Pra minha surpresa também esquenta. Talvez eu teria que mexer no resistor de base dele, mas aí vai acabar descalibrando o restante do circuito. Então deixei pra lá, afinal fica o dia todo ligado sem problemas. 

Isso meio que responde sua pergunta:

50 minutos atrás, rmlazzari58 disse:

O circuito está funcionando mas... será que vai durar?

 

Porém tenta diminuir o resistor, põe 4,7k, 2,2k são esses valores que se usa no BC337. Tem casos que usam até 1k. 

O 555 "guenta" de boa. 

  • Curtir 1
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

39 minutos atrás, Ricardov disse:

A alimentação é bem filtrada? O 555 cmos pode fornecer 100 mA.

Não tenho certeza, acho que não conheço suficiente para dizer...

A fonte é PWM, é bem grande, 10cm x 4,5cm. Não é daquelas que vão na parede mas sim das que tem cabo dos dois lados. Não sei de onde era, comprei num desses ferros-velhos, e quando abri para colocar dentro da caixinha de MDF, não lembrei de ver qual a corrente. Ela não esquenta e nem o amplificador "engasga", nem nos "batidões".

 

Mas na saída botei um cap 2200uF/25v.

 

40 minutos atrás, Renato.88 disse:

deve diminuir o resistor

 

40 minutos atrás, Renato.88 disse:

põe 4,7k, 2,2k

Beleza! Se é prá diminuir, 2k2, então. Depois trago o resultado.

 

'brigadão!

 

 

50 minutos atrás, Renato.88 disse:

Em tempo, eu montei um amplificador de áudio que lá no meio do circuito tinha um BC640 que esquentava bem, mas o amplificador conseguia funcionar bem. Achei que o transistor não estava aguentando a corrente, então coloquei um BD140. 

Pra minha surpresa também esquenta. Talvez eu teria que mexer no resistor de base dele, mas aí vai acabar descalibrando o restante do circuito. Então deixei pra lá, afinal fica o dia todo ligado sem problemas.

 

Vai ver, apesar do 337 ficar quente, essa é a temperatura normal de trabalho dele, né?

1 minuto atrás, rjjj disse:

Informe qual é o pico da onda quadrada que alimenta a base do BC337. Sabendo essa tensão, que é a mesma que alimenta o CI 555, dá para estimar o resistor de base que satura corretamente o transistor.

 

Xi, rs...  "Onda quadrada" infelizmente, caro @rjjj, é algo que não me pertence. Sou muito iniciante, cara.

 

Não sei se ajuda mas você falou em tensão... alimento tudo, amplificador, relé, 555 e um playerzinho com 12v vindos de uma única fonte, que falei aí em cima, que deve estar sendo suficiente porque ela não esquenta nem com o amp no máximo. Se quiser, depois posto um foto.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@rmlazzari58

 

 

Fiz as contas e os valores das correntes de base deram praticamente iguais, isto é, 1,1 mA. Tudo certo F5Rua4D.gif.

 

 

 

Como dito pelo @Renato.88, dá para aumentar ainda mais a corrente de base do BC337. Entrando mais fundo na região de saturação, o dispositivo esquentará menos. Conforme a ON Semiconductor, estima-se que o valor máximo permitido a 25 ºC é de 5 mA na base para 50 mA no coletor:

 

 

 

NsCDosh.png

 

 

 

Logo, o novo resistor de base pode ser de no mínimo 2,2 kΩ. Realisticamente, sugiro 3 kΩ F5Rua4D.gif.

 

 

 

Espero ter ajudado GbhmuXl.gif.

  • Curtir 1
  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

46 minutos atrás, .if disse:

nem morna...

Assim vou acabar desacreditando da humanidade :(

 

Joguei fora 4 (quatro) dos 4(quatro) 555 que tinha porque nenhum deles tinha R=15k entre os pinos 1 e 8. Na verdade nem um deles tinha R nenhuma ali, ou melhor, tinha R infinita. Nos 4(quatro), é mole? E agora esse BC337 esquentando...

 

Bom, coloquei 2k7 e tá lá, tocando. Daqui a pouco vou ver como é que tá...

 

O esquema é o mais padrão do mundo, @.if, é esse aqui com uns penduricalhos aí, que falo depois da imagem:

 

unnamed.gif.d23eb2237f847624d4acc106b29c15dd.gif

Os penduricalhos:

 

1 - Tem um resistor de 10k indo do pino 4 ao +12v. Desse mesmo pino 4 sai um capacitor de 10uF, tântalo, que vai ao 0v. (Acrescentei essa RC para garantir que inicie desligado.)

2 - O pino 5 vai ao 0v através de 100nF para estabilizar a tensão aí.

3 - O R entre o pino 3 e a base do transistor ficou com 10k, e o transistor é um BC548.

4 - Tem um cap de 100nF entre o 1 e o 8.

 

Bom... agora a R na base de um BC337 está 2k7. Vamos ver...

 

 

15 minutos atrás, rjjj disse:

Entrando mais fundo na região de saturação, o dispositivo esquentará menos.

 

Aqui é que eu estava pensando errado, tava pensando que era o contrário. Acho que estava pensando em corrente como se fosse tensão. Ou o contrário, kkkk...

58 minutos atrás, .if disse:

bc817 sot23

Muito legal esse transistor! Preço bom (R$ 0,14, vi agora) e o mais importante, é mínimo!

Dá prá colar com silicone, desse comum mesmo, no próprio relézinho. O relé vira quase que um componente: o diodo solda ali mesmo, esse BC817 com o R da base dele, ali tudo junto...

 

Muito bom!

  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 horas atrás, rmlazzari58 disse:

Xi, rs...  "Onda quadrada" infelizmente, caro @rjjj, é algo que não me pertence. Sou muito iniciante, cara.

A onda quadrada aparece no 555 quando se usa as funções PWM ou mesmo o modo astável.

Para o modo Monoestável ou Biestável (o que você usou) desconsidere.

De qualquer forma ele pergunta qual a tensão que sai do 555 quando está em "um".

8 horas atrás, .if disse:

Pro cê ter 1 ideia, aciono relé 12v com bc817 sot23 numa boa desde início deste século / milênio... nem morna...😜

Já vi algumas placas fazendo essa função com transistores iguais a esse ou mesmo equivalentes (afinal nunca fui pesquisar aqueles códigos malucos pra saber qual é).

 

7 horas atrás, rmlazzari58 disse:

Joguei fora 4 (quatro) dos 4(quatro) 555 que tinha porque nenhum deles tinha R=15k entre os pinos 1 e 8

Nunca pensei nisso, então medi um aqui pra ver. Deu 13K, imagino que além dos 3 resistores, o restante do circuito em paralelo influencia. Assim como se medir o pino 5 encontro 4,3k entre 8 e 5. Se a medida for entre o 1 e o 5 encontro 8,7k.

 

7 horas atrás, rmlazzari58 disse:

Nos 4(quatro), é mole?

Tá melhor que eu com os 18 LM308 que comprei numa loja on line, só um veio bom.

Felizmente reclamei com o vendedor e mandaram outros que funcionam (sim, testei todos).

 

2 horas atrás, rmlazzari58 disse:

dei uma verificada no resistor e esse não está esquentando nada.

Esse não esquenta nem se ligar direto na fonte!

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
8 horas atrás, rmlazzari58 disse:

no resistor e esse não está esquentando nada.

Provavelmente ele quis dizer o transistor

 

6 horas atrás, Renato.88 disse:

Esse não esquenta nem se ligar direto na fonte!

 

O que usei era 0603 1/10W

resistor-smd-0603-5-0r0-0-1w-1-60x0-80mm

Nisso a teoria ajudou ==> P=V²/R = ~5²/2200= ... to sem calculadora.

Lei de ohm: a única fórmula que ainda me conecta à teoria 🤪

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...
  • Membro VIP
Em 07/03/2021 às 16:51, rmlazzari58 disse:

 

Em 07/03/2021 às 15:57, .if disse:

bc817 sot23

 

Muito legal esse transistor! Preço bom (R$ 0,14, vi agora) e o mais importante, é mínimo!

 

Dá prá colar com silicone, desse comum mesmo, no próprio relézinho. O relé vira quase que um componente: o diodo solda ali mesmo, esse BC817 com o R da base dele, ali tudo junto...

 

Eu gostaria de ver isso na prática. Você pode abrir um tópico documentando a dica?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...