Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

PC "gamer" custo benefício


Ir à solução Resolvido por whalef,

Posts recomendados

Olá, estou montando um PC pela primeira vez (sem experiência/muito conhecimento) e gostaria da opinião e ajuda de vocês

Meu orçamento para CPU é de R$3000 montando do zero. Sei que pelo preço alto de tudo atualmente não vou conseguir algo muito bom mas desde que eu consiga um fps 'jogável' já estarei satisfeito, qualidade gráfica pra mim vem em 2º lugar.

 

Pesquisei bastante e a igpu do 3400g me pareceu boa no momento pras minhas necessidades então montei ele basicamente assim, tentando pegar tudo no mesmo lugar:

 

Processador: Ryzen 5 3400g R$ 1.189,90 https://www.kabum.com.br/produto/102249/processador-amd-ryzen-5-3400g-cache-6mb-3-7ghz-4-2ghz-max-turbo-am4-yd3400c5fhbox

placa-mãe: Gigabyte B450M S2H R$ 499,90 https://www.kabum.com.br/cgi-local/site/produtos/descricao_ofertas.cgi?codigo=103415

Memória: 2x8 DDR4 Crucial Ballistix 3000mhz R$ 249,90 (cada) https://www.kabum.com.br/cgi-local/site/produtos/descricao_ofertas.cgi?codigo=133505

SSD: PNY 240gb R$ 279,90 https://www.kabum.com.br/cgi-local/site/produtos/descricao_ofertas.cgi?codigo=115051

Fonte: Corsair 450W 80 Plus Bronze CX450 R$ 329,90 https://www.kabum.com.br/cgi-local/site/produtos/descricao_ofertas.cgi?codigo=91021

Gabinete: Aerocool Cylon RGB LED MID Tower ATX R$ 279,90 https://www.kabum.com.br/cgi-local/site/produtos/descricao_ofertas.cgi?codigo=94598

 

Esse setup funcionaria bem junto? Consigo algo melhor nessa faixa de preço?
Vi recomendações de utilizar 1600 AF/i3 10100F + GPU dedicada ao invés do 3400g porém tanto a 1050 ti quanto a 1650 atualmente passam do meu orçamento de 3k no valor final.

 

Esse PC me dá margem pra no futuro fazer um upgrade ou tenho que trocar algo?

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Troque o 3400g pelo 3200g, no final o desempenho não passa de 8~10 frames além de custar quase R$400 a menos.

3200g R$890 aqui

 

A placa-mãe está ok.

 

Memória ok também. (apenas se atente se vão estar esse valor mesmo quando for fazer a compra porque a kabum muda os preços diariamente).

 

SSD absurdamente caro. Com o orçamento curto, se eu fosse você investiria em armazenamento e deixaria SSD para um futuro, principalmente porque você irá utiliza-lo para jogar e hoje em dia os jogos estão absurdamente pesados...

HD 1TB Toshiba - R$245 aqui.

Caso queira estrapolar um pouco o orçamento: SSD WD Green 240GB por R$216 aqui.

 

Fonte péssima escolha. Passe longe dos modelos CX e TX da Corsair por estarem explodindo. Já faz um tempo isso mas procure evitar por precaução e evitar dores de cabeça no futuro. Fonte EVGA 500W W1 por R$299 aqui.

 

Péssima escolha de gabinete. Já perdi as contas de quantos tópicos vi de pessoas reclamando de estar sofrendo com aquecimento no processador e gpu por conta da falta de airflow do gabinete. Esse gabinete aí é totalmente lacrado. Evite gabinetes assim e SEMPRE OPTE por gabinetes com a frente em mesh pois eles são os melhores para airflow.

Gabinete Pichau Darth por R$269 aqui.

 

Tópico explicando sobre os modelos CX e TX estarem explodindo:

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, IgorAlexandre disse:

Troque o 3400g pelo 3200g, no final o desempenho não passa de 8~10 frames além de custar quase R$400 a menos.

3200g R$890 aqui

 

A placa-mãe está ok.

 

Memória ok também. (apenas se atente se vão estar esse valor mesmo quando for fazer a compra porque a kabum muda os preços diariamente).

 

SSD absurdamente caro. Com o orçamento curto, se eu fosse você investiria em armazenamento e deixaria SSD para um futuro, principalmente porque você irá utiliza-lo para jogar e hoje em dia os jogos estão absurdamente pesados...

HD 1TB Toshiba - R$245 aqui.

Caso queira estrapolar um pouco o orçamento: SSD WD Green 240GB por R$216 aqui.

 

Fonte péssima escolha. Passe longe dos modelos CX e TX da Corsair por estarem explodindo. Já faz um tempo isso mas procure evitar por precaução e evitar dores de cabeça no futuro. Fonte EVGA 500W W1 por R$299 aqui.

 

Péssima escolha de gabinete. Já perdi as contas de quantos tópicos vi de pessoas reclamando de estar sofrendo com aquecimento no processador e gpu por conta da falta de airflow do gabinete. Esse gabinete aí é totalmente lacrado. Evite gabinetes assim e SEMPRE OPTE por gabinetes com a frente em mesh pois eles são os melhores para airflow.

Gabinete Pichau Darth por R$269 aqui.

 

Tópico explicando sobre os modelos CX e TX estarem explodindo:

 

 

@IgorAlexandre Primeiramente obrigado pela atenção e pelas dicas, foi bem claro nas correções.
Sobre o Gabinete, o mencionado da Pichau está indisponível mas se entendi bem este / este ou este aqui serviriam o mesmo propósito?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Apesar do desempenho em jogos do 3400g(Vega 11) não ser muito superior ao 3200g(Vega 8), como processador ele é bem melhor por ter 4 núcleos e 8 threads enquanto o 3200g é apenas 4/4.

Num futuro upgrade onde voce coloque uma placa de video dedicada, ter um processador mais forte fará diferença...

 

De qualquer forma, se for pra economizar no processador eu indicaria o 2200g que esta por 649 reais na Kabum e tem praticamente o mesmo desempenho do 3200g. 

 

Ao invés do 3400g por 1.189 reais eu estava indicando o 1600AF por 689 reais junto com uma RX 550 2Gb por 479 reais. Teria um processador de 6 núcleos e 12 threads, e a RX550 com desempenho proximo da Vega11. Assim no futuro quando passar a febre das criptomoedas e o preço das placas de video normalizarem voce poderia vender a RX550 recuperando parte do valor, enquanto no 3400g não tem como vender o video integrado, ele ficará lá inutilizado...

Porém vi agora que subiram o preço do 1600AF para 800 reais, aí ja começo a achar mais vantagem o Intel i3 10100F por 649 reais, ele possui 4 núcleos e 8 threads e ainda aguenta muita coisa, aliás consegue entregar mais FPS que o 1600AF.

Sobre a fonte, pegue a Mancer Thunder 500W na Pichau, ela esta por 279 reais e já foi testada pelo TecLab...

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

7 minutos atrás, gutopereira disse:

Apesar do desempenho em jogos do 3400g(Vega 11) não ser muito superior ao 3200g(Vega 8), como processador ele é bem melhor por ter 4 núcleos e 8 threads enquanto o 3200g é apenas 4/4.

Num futuro upgrade onde voce coloque uma placa de video dedicada, ter um processador mais forte fará diferença...

 

De qualquer forma, se for pra economizar no processador eu indicaria o 2200g que esta por 649 reais na Kabum e tem praticamente o mesmo desempenho do 3200g. 

 

Ao invés do 3400g por 1.189 reais eu estava indicando o 1600AF por 689 reais junto com uma RX 550 2Gb por 479 reais. Teria um processador de 6 núcleos e 12 threads, e a RX550 com desempenho proximo da Vega11. Assim no futuro quando passar a febre das criptomoedas e o preço das placas de video normalizarem voce poderia vender a RX550 recuperando parte do valor, enquanto no 3400g não tem como vender o video integrado, ele ficará lá inutilizado...

Porém vi agora que subiram o preço do 1600AF para 800 reais, aí ja começo a achar mais vantagem o Intel i3 10100F por 649 reais, ele possui 4 núcleos e 8 threads e ainda aguenta muita coisa, aliás consegue entregar mais FPS que o 1600AF.

Sobre a fonte, pegue a Mancer Thunder 500W na Pichau, ela esta por 279 reais e já foi testada pelo TecLab...

@gutopereira Pro 10100F com a Rx 550 que placa eu deveria pegar? Não precisaria trocar outros componentes do PC pra que funcionem corretamente? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, whalef disse:

 

@gutopereira Pro 10100F com a Rx 550 que placa eu deveria pegar? Não precisaria trocar outros componentes do PC pra que funcionem corretamente? 

A única coisa que voce teria que trocar é a placa-mãe. As outras peças podem ser as mesmas...

Por exemplo, voce pode pegar essa ASUS B460 V5 por 499 reais.

 

A RX 550 mais barata tem na Terabyte por 499 reais, esse modelo da Biostar.

Ou então voce pode pegar uma GT 1030 na Kabum pelo mesmo valor. Elas são equivalentes, em alguns jogos a RX550 é um pouco superior e em outros a GT 1030 fica um pouco acima, mas na média acho que a RX550 deve ganhar na maior parte dos jogos.

Se voce procurar comparativos no youtube, em videos de 2017 e 2018 a GT1030 levava vantagem na maioria dos jogos, mas nos videos de 2020 com os drivers mais novos a RX550 passou a ter essa vantagem...

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Citação

Processador: Ryzen 5 3400g R$ 1.189,90 https://www.kabum.com.br/produto/102249/processador-amd-ryzen-5-3400g-cache-6mb-3-7ghz-4-2ghz-max-turbo-am4-yd3400c5fhbox

 

"iGPU" esta na moda, mas:

 

i3-10100F - 636,00 (Magalu, frete grátis) + RX550 XT 2gb - 500,00 (Pichau) = 1.136,00 um pouco mais barato e vai dar um desempenho gráfico similar ao 3400G - em alguns jogos melhorsendo uma combinação mais mais flexível, a qualquer momento pode vender a RX 550 e comprar uma VGA melhor, lógico se aparecer alguma por preço "normal". ;) 

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução
4 horas atrás, 1lokos disse:

 

"iGPU" esta na moda, mas:

 

i3-10100F - 636,00 (Magalu, frete grátis) + RX550 XT 2gb - 500,00 (Pichau) = 1.136,00 um pouco mais barato e vai dar um desempenho gráfico similar ao 3400G - em alguns jogos melhorsendo uma combinação mais mais flexível, a qualquer momento pode vender a RX 550 e comprar uma VGA melhor, lógico se aparecer alguma por preço "normal". ;) 

@1lokos @gutopereira 

Ajustei o setup aqui pra um 

i3 10100f 

asus b460m ,

2x8gb 3000mhz ballistix

fonte mancer thunder 500w

hd 1tb

RX 550

Gabinete Mancer com a tela Mesh, como indicado

Essa config estaria boa no momento para o orçamento de R$3000?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, gutopereira disse:

@whalef
Nesse orçamento acho que é o melhor que dá pra montar. Mais pra frente coloque um SSD mesmo que apenas de 120Gb, isso não vai te dar mais performance em jogos mas vai deixar o Windows 10 muito mais rápido, vale a pena!

Com essas peças eu precisaria me preocupar com alguma configuração/atualização? Ou depois de montar é só ligar e colocar o sistema?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...