Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Ryzen 5 PRO 4650G ou Ryzen 5 1600AF?


Dorihn

Posts recomendados

Visto que na atual situação é inviável a compra de uma VGA, e eu acredito que esse cenário vai permanecer por pelo menos uns 2 anos (pois estamos no Brasil), seria o Ryzen 5 PRO 4650G com os seus 6 núcleos e 12 threads + a sua placa integrada, o melhor dos 2 mundos?

 

Já montei o meu setup bem modesto e só falta o processador, mas eu não quero pegar um 1600af pois preciso da placa integrada, por mais fraca que ela seja. Por conta disso o R5 4650G vem despertado o meu interesse.

O que pensam sobre?

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 minutos atrás, Husardo disse:

Acho ótima opção.

 

Tem um review interessante do Adrenaline, consegue rodar até o Red Dead Redemption 2 com mais de 30FPS, em 900p no low. É bem importante ter memórias com frequências altas, já que gráfico integrado se beneficia disso.

@Husardopois então, os 6 núcleos e 12 threads dele são perfeitos pois não é um processador que vai ficar defasado com tanta rapidez e deve aguentar bem alguns anos até os valores das VGAs voltarem ao "normal". Estou realmente tentado a pegar

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@PlayerUzumaki

11 horas atrás, PlayerUzumaki disse:

@Dorihn É um processador bem legal, mas tem que ver se sua placa-mãe suporta ele, precisa usar Dual Channel com velocidade boa além dos essências como fonte e gabinete bons.

No caso é uma B450 básica, mas sei que ela tem suporte, eu só teria de atualizar a bios. As rams são 3000hz, foi o máximo que consegui e a fonte é uma cx430 bronze. Não é das melhores, mas talvez sem a placa de vídeo dê conta?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quanto esta pagando nesse R5 4650g?

Eu vi ele na Terabyte por 1.700 reais, por esse valor eu iria preferir pegar um R5 3600 com uma RX550 2Gb. Ou se não encontrar o 3600 por 1.200 reais(parece que acabou a promoção), então eu mudaria pra Intel e pegaria o i5 10400F por 1.088 reais

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O Vega 7 desse 4650g é um pouco inferior ao Vega 11 do 3400g. Pra falar a verdade ele é bem semelhante justamente ao desempenho da RX550 2Gb.

A vantagem de pegar a RX550 é poder vender ela num futuro upgrade e poder recuperar parte do valor investido. No caso do Vega 7 do R5 4650g, voce não poderá "vender" o video integrado num upgrade de placa de video, e ele simplesmente ficará lá inutilizado...

Alem disso esse 4650g é um Ryzen PRO que é bloqueado pra overclock.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@gutopereira

2 minutos atrás, gutopereira disse:

A vantagem de pegar a RX550 é poder vender ela num futuro upgrade e poder recuperar parte do valor investido. No caso do Vega 7 do R5 4650g, voce não poderá vender o video integrado, ele ficará lá inutilizado...

Vendendo a RX 550 você perderia dinheiro, já colocando uma GPU no 4650G você só desativaria algo que em um futuro (caso dê defeito na GPU) possa ser utilizado, além de APUs terem um preço melhor de revenda.

 

3 minutos atrás, gutopereira disse:

Alem disso esse 4650g é um Ryzen PRO que é bloqueado pra overclock.

Apenas no Ryzen Master, pela BIOS é liberado, no canal do Casual Gamers ele diz isso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 minutos atrás, PlayerUzumaki disse:

@gutopereira

Vendendo a RX 550 você perderia dinheiro.

Como assim perderia dinheiro?

Se voce comprar por 500 reais e vender por 300 reais, terá recuperado 300 reais.

Já no caso do 4650g, ele vai pagar 500 reais a mais nesse processador e não vai poder recuperar nada em caso de upgrade de placa de video. Ele vai ficar com esses 500 reais parado, inutilizado...

 

Se quer mesmo pegar um Ryzen com video integrado, o que tem mais desempenho é o 3400g, e ainda custa 500 reais a menos:

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@gutopereira

3 minutos atrás, gutopereira disse:

Como assim perderá dinheiro?

Você mesmo disse, compra por 500 vende por 300, 200 reais perdidos, enquanto a iGPU do 4650G vai estar sempre la.

 

4 minutos atrás, gutopereira disse:

Já no caso do 4650g, ele vai pagar 500 reais a mais nesse processador e não vai poder recuperar nada em caso de upgrade

E ? Ele nem vai precisar, o 4650G já é um bom processador por si só, não vai precisar de um upgrade nele (a não ser se for comprar um 56000X ou um 5800X).

5 minutos atrás, gutopereira disse:

 

Se quer mesmo pegar um Ryzen com video integrado, o que tem mais desempenho é o 3400g, e ainda custa 500 reais a menos:

????, perde 2 núcleos menos desempenho em processador no geral e o Vega 11 é basicamente o mesmo que o Vega 7, nenhum desempenho a mais, apenas perdendo a chance de pegar algo melhor, além dos ryzen 4000G serem fabricados em zen 2 que da uma margem de OC maior e capacidade da velocidade da RAM maior que é bem importante em APUs.

Para mim 4650G é a melhor opção.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

57 minutos atrás, PlayerUzumaki disse:

@gutopereira

Você mesmo disse, compra por 500 vende por 300, 200 reais perdidos, enquanto a iGPU do 4650G vai estar sempre la.

Isso mesmo, perde 200 e recupera 300 reais.

Ja no caso do 4650G ele perderá 500 reais, o Vega7 ficará lá inutilizada, sem possibilidade de poder "vende-la".

 

Enfim, o video que eu postei já deixou bem claro que esse 4650g é inferior ao 3400g.

Eles melhoraram sim o processador, mas pioraram o video integrado retirando 4 núcleos dele. Definitivamente não vale os 500 reais a mais que cobram dele sobre o 3400g. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@gutopereira

1 hora atrás, PlayerUzumaki disse:

apenas perdendo a chance de pegar algo melhor, além dos ryzen 4000G serem fabricados em zen 2 que da uma margem de OC maior e capacidade da velocidade da RAM maior que é bem importante em APUs.

^

E de novo o Vega 7 ficara desativado, mas caso tenha um defeito na GPU será bem mais útil do que nada, não há nenhum motivo para economizar 500 e perder boa parte do desempenho de CPU.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ué, se ele quiser ter esse backup, então basta não vender a RX550(o que eu acho besteira)...

 

Eu continuo achando muito mais vantagem um 3600 + RX550. Agora, se ele quiser economizar então é só pegar o 3400g que lhe dará mais performance que esse 4650g custando 500 reais a menos.

 

Sobre o Vega7, esse 4650g mesmo tendo CPU de 6 núcleos e 12 threads, ainda sim ele perde para um processador de 4 núcleos e 8 threads com Vega11. 

Ou seja, é bem provável que o conjunto do 3600 + RX550 seja ainda mais superior...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@PlayerUzumaki @gutopereira me deixando confuso :muro: hahah

Eu entendi o ponto do @gutopereirae vi exatamente o mesmo comparativo entre os processadores. O 4650g perde em desempenho em alguns games mesmo. Toda a minha questão foi baseada na quantidade de núcleos e threads do processador, por isso eu vi o 4650 como uma boa alternativa. Um processador com mais núcleos e threads que vai me durar mais tempo e ainda assim com um desempenho comparável ao 3400g. Realmente, a diferença no valor não é animadora, mas no momento que fiz o post o 4650g estava saindo por R$1499,00, e comparando com o 3400g por R$1189,00 até que fazia sentido no momento a diferença. 

@gutopereira Quanto ao Ryzen 3600, no atual momento o combo dele com a 550 sairia bem mais caro que o 4650g ou 3400g. E a mudança para a Intel não é uma opção viável pra mim pois já tenho a placa-mãe. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 minutos atrás, Dorihn disse:

@PlayerUzumaki @gutopereira me deixando confuso :muro: hahah

Eu entendi o ponto do @gutopereirae vi exatamente o mesmo comparativo entre os processadores. O 4650g perde em desempenho em alguns games mesmo. Toda a minha questão foi baseada na quantidade de núcleos e threads do processador, por isso eu vi o 4650 como uma boa alternativa. Um processador com mais núcleos e threads que vai me durar mais tempo e ainda assim com um desempenho comparável ao 3400g. Realmente, a diferença no valor não é animadora, mas no momento que fiz o post o 4650g estava saindo por R$1499,00, e comparando com o 3400g por R$1189,00 até que fazia sentido no momento a diferença. 

@gutopereira Quanto ao Ryzen 3600, no atual momento o combo dele com a 550 sairia bem mais caro que o 4650g ou 3400g. E a mudança para a Intel não é uma opção viável pra mim pois já tenho a placa-mãe. 

 

 

É, se fosse querer economizar ao máximo, tendo ainda um processador 6/12 poderia ir de R5 1600 AF + RX 550. Teria um pouco mais desempenho que a Vega 7 do 4650G no quesito gráfico, mas na parte de processamento talvez devesse um pouco.

 

Eu não compraria placa de vídeo agora. Os preços estão estupidamente altos. Tem RX 550 sendo vendida até por 700...

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Dorihn disse:

Realmente, a diferença no valor não é animadora, mas no momento que fiz o post o 4650g estava saindo por R$1499,00, e comparando com o 3400g por R$1189,00 até que fazia sentido no momento a diferença. 

 

onde voce viu o 4650g por 1.499? O único lugar que achei ele pra vender foi na Terabyte por 1.699 a vista ou 1.949 parcelado.

 

Sobre a RX550, acho que só valeria a pena a versão de 2Gb por 499 reais. Essa de 4Gb por 700 reais esta cara demais...

Esse é o comparativo que eu vi entre o Vega7 do 4650g e a RX550 2Gb. Em jogos mais antigos como CS GO a diferença ficou menor, a RX550 ganha por uns 10%, mas em jogos mais novos como Battlefield V ou GTA V a diferença chega a ser de 30 a 40% em favor da RX550, achei bastante significativo!

https://www.youtube.com/watch?v=AE4paUugNtM

 

Sobre o CPU, apesar do 4650g ser 6/12 ele não é exatamente igual ao 3600. Ele tem apenas 8Mb de cache enquanto o 3600 tem 32Mb, existe uma diferença de performance...

https://www.youtube.com/watch?v=LoyG-f6hepA&t=273s

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...