Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Devo usar capacitor em dimmer com motor 1,5HP


Posts recomendados

Olá pessoal bom dia, estou com um probleminha aqui:

 

Tenho um motor de esteira, ele tem 1,5HP e funciona com 90VDC eu quero ligar ele usando uma ponte retificadora Kbpc5010 e usar um dimmer desses de 3000W para controlar a rotação dele já vi alguns videos no youtube usando dessa mesma forma e funciona bem, a ideia é colocar ele na furadeira de bancada, usando o dimmer dá pra controlar a rotação o que é ideal para brocas de tamanhos diferentes.

 

Liguei esse motor usando uma fonte de PC de 5 e 12V funciona bem mas essa tensão é bem estabilisada, se eu usar a ponte retificadora não vai ser uma tensão continua ideal, vai ser pulsante porque só tem os diodos retificando, aí pensei em colocar uns capacitores ali, creio que isso vai ajudar para que o motor tenha mais torque quando a tensão do dimmer estiver baixa, mas quais capacitores devo usar? Tenho fontes de alimentação de PC aqui, será que tirando aqueles capacitores grandes que essas fontes tem e ligando em paralelo com o motor já vai ter um resultado bom?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na verdade, motores DC de potência nominal considerável já apresentam efeitos indutivos capazes de filtrar uma corrente contínua pulsante derivada da rede elétrica. Para entender isso, saiba que a rotação de um motor DC não é relacionada exatamente com a tensão aplicada, mas sim com a força contra-eletromotriz que surge internamente na máquina em funcionamento GbhmuXl.gif.

 

 

 

gi7spc4.png

 

 

 

Acima, um circuito para controle da rotação de um motor DC. Capacitores são desnecessários se a filtragem natural é suficiente. Isso pode ser confirmado medindo a corrente de entrada de um motor DC por meio de um sensor de corrente e um osciloscópio.

 

 

 

Espero ter ajudado GbhmuXl.gif.

 

  • Curtir 1
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ola.

 

Posso compartilhar minha experiência com um dispositivo semelhante que 'fabriquei' :

 

Também tinha sobrando aqui um motor de esteira , 90VDC ,  1.6 HP , 12A , 3000 RPM.

Fiz uma lixadeira de bancada , com controle de velocidade na linha  DC através de um PWM .

 

O primeiro passo foi usar um dimmer 4000W , mas tirando o potenciometro e colocando no lugar um resistor que deixasse a saida AC em aproximadamente 60 V

 

Depois passando essa saída 60VAC pela ponte KBPC5010   e um capacitor para filtragem . A saida DC ficou ali pelos 90V que eu precisava, já que se ligasse o dimmer no  'volume' máximo iria exceder a tensão permitida pelo motor .

 

Depois disso um controlador PWM de 90V para ligar e acelerar o motor .

 

Esse controlador PWM teve seu potenciometro analógico retirado e coloquei um potenciômetro digital para que o controle de rotação fosse similar ao usado na esteira , com  botões UP/DOWN .

 

 Funciona !

 

Tive uma grande ajuda deste forum no projeto,   @Renato.88 e @.if foram pacientes e prestativos , e mais pessoas que não lembro agora !

 

'_'

 

'_'

 

 

 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@rjjj Beleza adusou sim! E isso mostra que minha ideia vai funcionar e não vou precisar esquentar a cabeça com capacitores, eu já tenho um motor de 1/2 CV na furadeira, mas ele só tem uma rotação então usando esse motor DC vai facilitar bastante o controle de velocidade. Pra ligar  e desligar vou ver se arrumo ou faço um pedal, assim pisando no pedal liga o motor e tirando o pé desliga ele, acho que dessa forma vou precisar de contator porque esses relê 12v acho que não vão aguentar...

 

@Tito Fisher Bem bacana seu projeto, mas O controle de PWM tem mais vantagem pra ligar o motor DC ou você fez isso só pra não ter risco de colocar uma tensão maior de 90V no motor? esse meu motor tem 2800RPM e isso é demais até mesmo para brocas mais finas, então dificilmente vão acelerar muito o potênciometro até chegar em 90V, mas vou medir com multimetro em qual "volume" o potênciometro passa de 90V aí vou ver se faço uma trava mecânica no potênciometro ou uma marca em vermelho nesse ponto, para não aumentar mais o "volume" daquele ponto, só trabalha eu meu pai e meu irmão aqui então acho que eles vão ter um bom senso...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, ComandateGustavo disse:

O controle de PWM tem mais vantagem pra ligar o motor DC ou você fez isso só pra não ter risco de colocar uma tensão maior de 90V no motor?

 

Ola

 

O controle PWM tem vantagem sim, porque teoricamente ele entrega o torque ao motor mesmo em baixa rotação, mas o motivo principal desse estágio foi porque depois de alguns testes a ponte foi pro vinagre com a corrente exigida para o arranque do motor a plena carga, que no meu caso a nominal é 12A mas a corrente de partida vai acima de 60A  !!!

 

voce disse que vai usar um pedal para ligar e desligar, então se o potenciometro do dimmer já estiver travado na posição maxima ,  uma kbpc5010 pode pipocar, já que esse 50A seria o limite, mas o uso recomendado é uns 60% da especificação nominal.

 

Olhei o preço de uma mdq100a1600V ( para 100 amperes ) e o controlador PWM era bem mais barato, além de me permitir a implementação de um acelerador digital !

 

'_'

 

 

nao-sim.jpg

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Tito Fisher disse:

O controle PWM tem vantagem sim, porque teoricamente ele entrega o torque ao motor mesmo em baixa rotação, mas o motivo principal desse estágio foi porque depois de alguns testes a ponte foi pro vinagre com a corrente exigida para o arranque do motor a plena carga, que no meu caso a nominal é 12A mas a corrente de partida vai acima de 60A  !!!

 

entendi mas ela só vai acima de 60A se já estiver com a tensão de 90V né? Se a tensão for menor que a nominal do motor então ele vai ter uma corrente de partida menor, certo?

 

2 horas atrás, Tito Fisher disse:

voce disse que vai usar um pedal para ligar e desligar, então se o potenciometro do dimmer já estiver travado na posição maxima ,  uma kbpc5010 pode pipocar, já que esse 50A seria o limite, mas o uso recomendado é uns 60% da especificação nominal.

 

então o ideal é deixar o dimer abaixo da posição máxima certo? A rotação desse motor é alta para furadeira acho que ele raramente vai estar com o "volume" máximo...

 

2 horas atrás, Tito Fisher disse:

Olhei o preço de uma mdq100a1600V ( para 100 amperes ) e o controlador PWM era bem mais barato, além de me permitir a implementação de um acelerador digital !

 

Eita se for a mesma que eu vi está caro mesmo, eu comprei esse motor no ferro velho e com o preço dela daria pra comprar mais de um kkkkkk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...