Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Uma fonte com PFC ativo se mantém ligada em um nobreak semi senoidal?


Posts recomendados

Boa tarde a todos.

 

Me valho de informações do clube a alguns anos, inclusive tinha quase certeza que já era cadastrado, mas não encontrei minha conta e acabei de me cadastrar.

Tenho essa questão que não achei resposta direta pra ela.

Comprei sexta passada um nobreak TS Share UPS Compact X Pro de 1200VA e carreguei por mais de 24 horas.

Meu PC tem uma fonte EVGA de 600W com PFC ativo.

Conectei alguns aparelhos no nobreak, TV de 32', console PS4, torre do PC, 1 monitor AOC de 22' e 1 modem da NET, mas ligados e funcionando simultaneamente, estão apenas a torre do PC, o monitor de 22' e o modem.

Pelos meus cálculos o PC consome uns 330W (processador, memória, HD, placa de vídeo, etc), 22W a AOC informa sobre este monitor e o consumo do modem é irrisório.

Ao tirar o Nobreak da tomada instantaneamente a torre apaga.

É normal esse comportamento, o nobreak semi senoidal não segura absolutamente nada de uma fonte com PFC ativo, não importa de quantos VA ele seja?

Só preciso saber se é assim mesmo, ou se esse nobreak veio com algum problema de fábrica, que justifique entrar em contato com eles.

 

Agradeço a atenção :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Onda semi-senoidal é eufemismo para onda quadrada e isso é extremamente prejudicial para fontes com PFC ativo, sendo completamente contra-indicado seu uso.

https://www.clubedohardware.com.br/forums/topic/1400321-tópicos-em-destaque-tudo-sobre-estabilizadores-filtros-de-linha-e-no-breaks/

 

Agora quanto a não segurar a carga pode ser um defeito do no-break, teste com outros equipamentos.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Ricardov obrigado por sua colocação.

O fato de não ser bom para fontes com PFC ativo, eu já havia lido em outros posts até aqui mesmo, esse assunto já foi exaustivamente discutido, mas não segurar nada, nem 1 ou 2 minutos, isso que estava me incomodando.

Testei com a TV, o videogame e o monitor 22 AOC e segurou.

Desliguei tudo, só deixando a torre ligada e apagou instantaneamente.

Se não é um problema diretamente ligado ao PFC ativo, o PC teria que estar gastando sozinho mais de 600 watts (o que acho impossível pelas configurações que tenho), ou realmente o nobreak está com algum defeito.

Vou reportar a TS Shara para ver o que eles falam.

Obrigado pela atenção.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

@Xandó Arau Quando passa para a bateria ele não tem nenhuma autonomia? Desliga na hora? Normalmente short breaks são apenas para dar tempo de desligar, mas se é da forma que você diz aí pode ser um defeito de fábrica.

Quanto a questão do PFC, o próprio manual do short break fala por si só:

Capturar.PNG.616b05d1e4668cc89229ab970c51a3fb.PNG

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Frib 2K4 , pois é, eu li isso, e no início interpretei o "não devem ser usadas", como "não é legal, mas funciona por alguns minutos".

Só que do jeito que acontece, desligando tudo instantaneamente, comecei a achar que estava mais pra "não vai funcionar de forma alguma".

Por isso queria tirar a dúvida e pelo que vocês falaram, o nobreak teria que segurar alguns minutos.

Vou acionar o suporte da TS Share.

Valeu a atenção.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...