Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Placa de Video trilhas dos capacitores em curtos


Posts recomendados

Boa Noite amigos, montei um pczinho pro meu filho jogar Genshin Impact pc básico mesmo , hj ele tava jogando e eu do lado

vendo como estava porém com uns 30 min de jogo o pc desligou e subiu um cheiro de queimado

suspeitei da fonte uma corsair CX430 porém quando desmontei o pc olhei e vi que uma parte da placa estava com um ponto preto 

notei que tinha queimado , fui fazer a manutenção pra salvar a placa de video pois e antiga mas ainda da pra jogar com ela

uma hd6870 notei que nesse ponto onde carbonizou esta em curto pino com pino do capacitor , ao meu ver não era pra estar em curto

essa área não chegou a derreter a pcb nem a trilha apenas queimou a parte do verniz da placa seguem fotos

não estou em condições de comprar outra placa de video pra ele agora então vou tentar ao máximo recuperar essa 

ate tenho outra porém não estava funcionando então eu decidi colar essa

 

segue fotos

 

agradeço a todos

 

IMG_20210308_183343.jpg

IMG_20210308_183407.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Thiago Miotto ok, não e oxidação é a parte de cobre da trilha e obrigado mais uma vez vou retirar o restante do estanho

estava olhando agora a foto e reparei que no capacitor de cima existe uma diferença dos pinos repara

o pino não faz contato com a trilha carbonizada , referencia do capacitor de cima que também fica na mesma trilha de onde pegou fogo se estiver errado me corrija por favor

 

desculpe nao estou conseguindo fazer upload da imagem

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Não dá pra ver nada. Tem que ser do outro lado mesmo. Faça em https://imgur.com/upload copie e cole o link. Se o capacitor estiver intacto, pode ser curto ou fuga internos na pci... algo inédito pra mim mas perfeitamente plausível. (Inédito pra produto em campo mas em fábrica já aconteceu comigo no século passado 😁)

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@.if de fato também achei estranho esse curto segue a foto eu fiz um circulo 

https://imgur.com/a/VmoW2T1

do outro lado esta tudo normal sem carbonização alguma ,tirei o capacitor fora aparentemente estava normal mas não tenho como testa-lo não tenho capacimetro

 

 

 

@Eder Neumann sim eu sei que a placa tem varias camadas, esse e meu medo kkkkk  vou fazer uma limpeza e tirar um pouco dessa trilha pra ver obrigado desde já a todos que esta me ajudado agradeço de coração

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Off ...

Clique na imagem no imgur e a veja na tela do navegador. Clique com a direita e 'copiar endereço da imagem' ou do gênero. Cole aqui.

6OCd6qc.jpg

 

On...

Mancha sinistra que pode ter várias causas. Uma suposta delas é falha na metalização interna - aqueles furinhos miudinhos - onde ocorre maucontato agindo como resistência. Basta uma corrente quase alta e ferveu.

Incorrigível para leigos mas para semi experts há mínima chance desde que se conheça o circuito com relativa profundidade. Algo como soldar fios por fora unindo os pontos. Se der sorte são apenas 2 layers aí é menos difícil. Mas se for multicamadas - e parece que é - complica 1 pouco. Nem pense em furar.

 

Ah.. uma foto do outro lado (que por algum motivo você não quis tirar) pode ajudar na identificação da peça a qual você julga ser um capacitor. Mas pode também ser um indutor. Este sim ao passar corrente alta e mau contato nos terminais pode aquecer. Mas confiemos na seu conhecimento técnico ok? Vamos de capacitor mesmo com a teoria supramencionada.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cada ponta onde coloquei as flechas?
Eu apostaria que aquele negócio branco está conduzindo para fora.
Na  foto que tu postou c/ um círculo vermelho, repara que existe uma "falha" e não vai o contato até o pino.
Eu acredito que aquele pino c/ o negócio branco é igual, e aquilo está fazendo contato entre negativo e positivo dos capacitores.

 

image.png.b8ba61b40a2fbff2a113b8bb680cbc96.png

 

 

Obs: A não ser que o flash tenha escondido alguma trilha, não vi trilha indo ao positivo do capacitor, o que indica que essa placa tem + de 2 trilhas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

pois e galera arrumei um jeito de usar o celular da minha esposa aqui pra poder colocar bem proximo a trilha, e o que houve foi que a trilha se fundiu com o pino do capacitor não sei qual foi o motivo deve ter soldado trilha com solda, deve ter alguma explicação para tal feito que no momento não sei dizer , não sei se foi defeito na placa ou na fonte sei lá mas vou tentar recuperar essa trilha , ao meu ver e só tirar um pedaço dela em volta do pino e ver se o curto some

vou fazer isso amanha e volto a postar se deu certo ou não, agradeço a atenção de todos muito obrigado

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O capacitor retirado está ligado em paralelo com aquele que está presente.

As trilhas que a gente consegue ver dos dois lados da placa são o positivo.

O negativo está por dentro, na multi camada. Pra testá-lo é só medir com a carcaça dos conectores.

O positivo está em contato com a carcaça dos transistores ali do lado.

 

O curto parece que ocorreu justamente pela trilha ali do capacitor, uma limpada ali nas "bolotas" de solda resolve.

Torça pra que nenhum outro componente tenha ido junto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Renato.88 OK grato a todos vcs por dedicar um tempo no meu caso , confesso, estou muito feliz pela ajuda de vcs todos amanha mesmo já vejo isso, ta complicado meu filho ficou tão feliz de estar jogando ai acontece uma coisa dessa kkk mas obrigado mesmo

@Renato.88 alguma ideia de como limpar essa inhaca toda sem levar a solda ao cobre ?? obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Devido à alguma limitação local não consegui ver a foto... parece que você não fez como sugeri mas enfim.

Caso haja contato interno e pelo terminal do capacitor, eu (eu hein) meteria uma broca(*) - de tamanho certo, claro - no furo do capacitor e soldaria o negativo - que supostamente está por dentro - com fio até o terminal do capacitor.

Em 10/03/2021 às 03:54, Jeferson De Jesus Teixeira disse:

alguma ideia de como limpar

Só limpar não deve resolver o provável contato interno.

Boa sorte

 

44 minutos atrás, Jeferson De Jesus Teixeira disse:

furei o lado positivo do capacitor foi onde gerou o curto

(*)de nada...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 horas atrás, Jeferson De Jesus Teixeira disse:

alguma ideia de como limpar essa inhaca toda sem levar a solda ao cobre ?? obrigado

Coloca um pouco de solda nova por cima e boa pratica com o ferro de solda e o sugador. 

Se tiver uma lente de aumento vai ajudar. 

 

Outra solução é descascar um pouco daquela parte de cobre que soltou a tinha, pois o contato dela é com o outro terminal. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caros amigos venho atualizar o post , retirei um pouco da trilha e nada resolveu , ai fui inventar de ligar a placa no pc e pegou fogo de novo kkkkk já tava lascada mesmo, ai eu peguei e retirei mais a parte da trilha preservando o restante , só que o curto ainda continuava , ai peguei minha ponta de prova e com cuidado furei o lado positivo do capacitor foi onde gerou o curto nem foi no negativo ai fiz os teste de curto e nada sem curto , ai resolvi ligar no pc kkkk e xablau a placa não pegou mais fogo e deu video , agora fica minha pergunta pros amigos como vou fazer pra colocar outro capacito ai

 

obrigadoooo

 

 

IMG_20210311_134325.jpg

IMG_20210311_134337.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...