Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

SSD SATA vs NVME. Tem muita diferença na instalação de programas?


Posts recomendados

Estou à procura de um SSD e no meio das pesquisas pensei se valeria a pena um NVME ao invés de um SATA. Vi que na prática Loading de jogos e boot do Windows dá quase na mesma, mas não achei nada em relação a instalação de programas ou de jogos. Alguém saberia me dizer se existe uma diferença prática perceptível nesses quesitos de um SATA para um NVME??

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pode haver diferenças, mas o SSD normal já é rápido o suficiente, levando em consideração que após a instalação, a velocidade da mesma pouco importa. Sem falar que o NVME apenas será mais rápido caso seja um modelo mais caro com velocidade maior. Eu particularmente acho o NVME melhor pois você ocupa um slot SATA a menos, e isso é vantajoso principalmente no caso de notebooks.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve @Guilherme Santana Fagundes ;

A arquitetura SATA3 é limitada à 600 MB\s, isso porque precisava ser compatível com discos HDD mecânicos.

SSD SATA3 chegam nesse limite e são "segurados", formando uma fila.

NVME usa o protocolo PCI-e que tem limites bem maiores, por exemplo, um SSD em PCI-e 3.0 X1 já teria 980 MB\s, mas boa parte da placas-mãe oferecem em X4 (3.94 GB\s).

Ou seja, leitura e escrita muito mais rápida comparado ao SATA3, e como a escrita é bem maior, a "instalação" é beneficiada.

 

Porém...

Pode parecer que 600 MB\s Vs 980 MB\s é grande, mas não é tanto. Um HDD padrão (sim, aquele tijolo), tem em media 200~250 MB\s, ou seja, bem abaixo dos 600MB\s que um SSD SATA3 pode chegar. Os SSDs SATA3 já atendem bem um usuário comum que joga, navega, e faz umas edições "aqui-e-ali", se esse for o seu caso.

Se os preços forem equivalentes, escolha o NVME.

 

*Observação: Os valores são os limites máximos dos tipos, e não a real velocidade, veja na descrição do produto. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

14 minutos atrás, zopek disse:

Salve @Guilherme Santana Fagundes ;

A arquitetura SATA3 é limitada à 600 MB\s, isso porque precisava ser compatível com discos HDD mecânicos.

SSD SATA3 chegam nesse limite e são "segurados", formando uma fila.

NVME usa o protocolo PCI-e que tem limites bem maiores, por exemplo, um SSD em PCI-e 3.0 X1 já teria 980 MB\s, mas boa parte da placas-mãe oferecem em X4 (3.94 GB\s).

Ou seja, leitura e escrita muito mais rápida comparado ao SATA3, e como a escrita é bem maior, a "instalação" é beneficiada.

 

Porém...

Pode parecer que 600 MB\s Vs 980 MB\s é grande, mas não é tanto. Um HDD padrão (sim, aquele tijolo), tem em media 200~250 MB\s, ou seja, bem abaixo dos 600MB\s que um SSD SATA3 pode chegar. Os SSDs SATA3 já atendem bem um usuário comum que joga, navega, e faz umas edições "aqui-e-ali", se esse for o seu caso.

Se os preços forem equivalentes, escolha o NVME.

 

*Observação: Os valores são os limites máximos dos tipos, e não a real velocidade, veja na descrição do produto. 

Obrigado pela explicação detalhada. Você tocou em um ponto interessante em relação aos preços, pretendo comprar um SSD com grande espaço de armazenamento, 2TB por exemplo. Pelos modelos que pesquisei, os SATA e NVME de 2TB estão na mesma faixa de preço, porém aí entra outra questão que os NVME são bem mais esquentadinhos... em gravação de grandes volumes de dados por exemplo chegam facilmente à 70ºc ou mais, pelos testes que vi. Então outra dúvida que eu teria em relação a isso seria se essas altas temperaturas afetariam drasticamente a vida útil do meu NVME...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...