Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Diferença entre um SSD particionado ou SSD+HD?


Posts recomendados

Atualmente no meu PC tenho um SSD de 120GB para o sistema/programas leves e um HD de 1TB para meus arquivos e jogos. Pretendo vender estes e comprar um SSD de 2TB, particionando de forma que em uma partição fique o Windows e na outra meus jogos, arquivos... (Essa partição faria o papel do HD se fosse comparar). Minha dúvida é a seguinte: Posso ter alguma perda de desempenho particionando um único SSD dessa forma? Seria mais recomendável usar duas unidades separadas? Ou não faz diferença alguma?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, Guilherme Santana Fagundes disse:

Posso ter alguma perda de desempenho particionando um único SSD dessa forma? Seria mais recomendável usar duas unidades separadas? Ou não faz diferença alguma?

Em teoria pode perder desempenho em cenários onde requerem muito uso da unidade quanto a velocidade de escrita e leitura (coisa de segundos em um processo que leva minutos), porém ainda assim seria muito superior a um HD convencional.
No geral, em uso diário não haverá diferença notável, considerando que este novo SSD seja no mínimo igual em velocidade em relação ao SSD atual.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, Guilherme Santana Fagundes disse:

Atualmente no meu PC tenho um SSD de 120GB para o sistema/programas leves e um HD de 1TB para meus arquivos e jogos. Pretendo vender estes e comprar um SSD de 2TB, particionando de forma que em uma partição fique o Windows e na outra meus jogos, arquivos... (Essa partição faria o papel do HD se fosse comparar). Minha dúvida é a seguinte: Posso ter alguma perda de desempenho particionando um único SSD dessa forma? Seria mais recomendável usar duas unidades separadas? Ou não faz diferença alguma?

Minha recomendação é que use o SSD antigo para seu arquivo de paginação e arquivos. Fora isso terá o mesmo desempenho se as velocidades de leitura e escrita forem similares como o @Lost Byte disse. Se o novo for NVMe, aí haverá uma grande diferença de desempenho, mas principalmente porque não estará compartilhando do barramento SATA que é muito limitado.

 

Sobre o particionamento, recomendo muito que crie uma partição de 150 a 200 GBs para o sistema. Ele não precisa dessa capacidade (consome 20 a 40 GBs no máximo), mas é bom reservar tudo isso para que seu SSD não seja desgastado rapidamente. O desempenho e a durabilidade dele são determinados pelo volume de escritas, e se deixar pouco espaço para o sistema verá uma queda no desempenho em pouco tempo de uso, e se for extremamente pequeno pode ver até a falha prematura do SSD.

Para outras informações de como gerenciar seu sistema e de como otimizar a manutenção futura, recomendo que leia a lista que fiz neste tópico: 

 

Nota: nessas recomendações tem o método para mudar a pasta padrão de arquivos do usuário para outra unidade/partição. Faça isso sem falta. A instalação do Steam e outras plataformas/jogos é mais simples de redirecionar.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...