Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Upgrade Para Jogos Pesados


Ir à solução Resolvido por WOZ Dods,

Posts recomendados

Boas,

A minha config. atual
Placa-Mãe: HP IPM 17-DD

Memória Ram: 1 x Micron Technology MT16KTF1G64AZ-1G9P1 DDR3L 8GB

processador: Intel Core i5 6400 2.70GHz

Placa de Vídeo: NVIDIA GeForce GTX 1650 4GB

 

Não sei se deva investir em memória RAM e uma RTX 2060.

Ou em uma nova placa-mãe, pois a que eu tenho atualmente aceita apenas memória RAM DDR3 e não DDR4.

 

Sendo que talvez fosse melhor investir em nova tecnologia penso eu.

Alguém me consegue dar uma luz?

 

Orçamento de 700€ (4600 Reais)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, AfonsoMira disse:

 Intel Core i5 6400 2.70GHz

Compra um kit do ryzen 7 ou do i7, e compra um kit de 32gb de ram pra você nunca mais ter problema com ram, vou procurar pra você... Sua placa de vídeo não é tudo aquilo mas aguenta os jogos pesados :)

 

Ryzen 7 3700x (R$ 1900) https://www.kabum.com.br/produto/102436/processador-amd-ryzen-7-3700x-32mb-3-6ghz-4-4ghz-max-turbo-am4-sem-video-100-100000071box

placa-mãe: b550m gaming (R$900) https://www.pichau.com.br/hardware/placa-m-e/placa-mãe-gigabyte-b550m-gaming-ddr4-socket-am4-chipset-amd-b550

Memoria ram: 32gb (2x16) (R$ 1000) https://www.pichau.com.br/memoria-team-group-t-force-dark-z-32gb-2x16-ddr4-2666mhz-vermelha-tdzrd432g2666hc15bdc01?gclid=Cj0KCQjwi7yCBhDJARIsAMWFScOncGxHTkudqvjheR6a73l-v7b7ACrFbfWnddOuQDgT1IgYLSjjZh0aAqmsEALw_wcB

 

Se te ajudei de um like no meu comentario e marque como solução

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, AfonsoMira disse:

Boas,

A minha config. atual
Placa-Mãe: HP IPM 17-DD

Memória Ram: 1 x Micron Technology MT16KTF1G64AZ-1G9P1 DDR3L 8GB

processador: Intel Core i5 6400 2.70GHz

Placa de Vídeo: NVIDIA GeForce GTX 1650 4GB

 

Não sei se deva investir em memória RAM e uma RTX 2060.

Ou em uma nova placa-mãe, pois a que eu tenho atualmente aceita apenas memória RAM DDR3 e não DDR4.

 

Sendo que talvez fosse melhor investir em nova tecnologia penso eu.

Alguém me consegue dar uma luz?

 

Orçamento de 700€ (4600 Reais)

Seria ótimo começar trocando este processador ele já é bem ultrapassado e sua frequência de 2.7 vai sofrer pra rodar jogos pesados como RDR ou Warzone e lançamentos, é de EXTREMA necessidade de você adicionar mais uma memória RAM de 8 gb, pra formar 16 gb, pois com apenas 8 o pc vai engasgar muito rodando esses jogos.

 

Lhe recomendo um Ryzen 5 3600

Mais uma memória RAM, o melhor seria trocar as duas por 2x 8 GB de T-FORCE 3000mhz (se couber no orçamento voce troca porque sua memória atual é mais default e antiga)

Placa de vídeo não está valendo a pena investir agora, pela mineração tá tudo extremamente acima de seu preço normal, recomendo esperar um pouco, com o Ryzen 5 a Gtx 1650 vai trabalhar com mais folga e será possível jogar em uma taxa legalzinha um jogo pesado

 

não esqueça de guardar dinheiro para a placa de vídeo, não gaste tudo agora, pois uma 4gb 1650 não é uma RTX

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 minutos atrás, Cabral Cabrone disse:

não esqueça de guardar dinheiro para a placa de vídeo, não gaste tudo agora, pois uma 4gb 1650 não é uma RTX

Cara, eu acho que vai dar uma abaixada no preço somente em 2022, ele pode gastar um pouco mais em 2022 ele vai ter o dinheiro novamente...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 minutos atrás, Manga disse:

Cara, eu acho que vai dar uma abaixada no preço somente em 2022, ele pode gastar um pouco mais em 2022 ele vai ter o dinheiro novamente...

não acho que demorará tanto, mesmo com a mineração em alta as placas estão voltando na produção, um exemplo é a nvidia que voltou a produzir a 1050 ti depois de um tempo por causa da escassez, é claro que o preço tá alto, mas a mineração não pode ficar tanto tempo em alta, quanto mais gente competindo eles vão ter que investir em placas melhores, o provável é que as linhas 4gb voltem ao mercado aos poucos 

2 minutos atrás, AfonsoMira disse:

O que acham deste "kit" , não sei se fiz bem por conta de compatibilidade, mas juntei algumas digas que me deram e cheguei nestes componentes. 
O que acham ?

 

A fonte que já possuo é de 500w esqueci mencionar.

image.thumb.png.aade041af9db2fe0e1551a19767f0765.png

ótimo kit, só é necessário adicionar mais uma memória ram dessa, pois a diferença dela pra que você tem é extremamente grande, até a tecnologia DDR é divergente, então melhor você não mistura-las pelo bem da vida útil do pc @AfonsoMira

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 minutos atrás, Cabral Cabrone disse:

só é necessário adicionar mais uma memória ram dessa

Essa que está na imagem é um kit de 2 de 8Gb.

Mas obrigado por mencionar. Pensava que poderia juntar memórias diferentes que não dava problema.

 

Só duas dúvidas, a minha fonte de 500w aguenta essa configuração, ou preciso pegar uma de 700w ?

Qual a melhor marca de SSD no mercado? Para um SSD de 120Gb.
Obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 minutos atrás, AfonsoMira disse:

Essa que está na imagem é um kit de 2 de 8Gb.

Mas obrigado por mencionar. Pensava que poderia juntar memórias diferentes que não dava problema.

 

Só uma pequena dúvida, a minha fonte de 500w aguenta essa configuração, ou preciso pegar uma de 700w ?
Obrigado!

500w aguenta de boa, mais que isso só pra um super PC kkk, sobre misturar 2 memórias diferentes depende, se forem 2 memórias de mesma frequência e tecnologia é de boa até uma pequena diferença de memória, mas a sua antiga é muito inferior e isso daria um provável problema no funcionamento delas e da placa-mãe 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Meio que eu não entendi exatamente o que você quis dizer com "jogos pesados", visto que uma RTX2060 definitivamente não aguenta jogos pesados de verdade.
E, mesmo que aguentasse, o seu processador faria um gargalo gigantesco nela.
Em resumo: só trocar a GPU não vale à pena e não te trará resultado.

Como dito pela galera aí em cima, o melhor passo seria trocar o kit inteiro de CPU+MB+RAM e, posteriormente, trocar a GPU. Um kit mais potente já te traria algum resultado.

GPU, para que você sinta resultado, necessariamente deverá vir acompanhado da troca do kit do CPU. Entretanto, GPUs estão tão caras no momento que a montagem de um novo PC inteiro fica totalmente fora de questão, exceto para quem tem muito dinheiro para colocar nisso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 minutos atrás, Lilisandro disse:

Meio que eu não entendi exatamente o que você quis dizer com "jogos pesados"

Jogos como Fortnite, Valorant, de vez em quando um RDR, Warzone, GTA V.

 

Após vários concelhos aqui, penso que cheguei ao "Kit" final.
image.thumb.png.b65fd5a89e2b57be70fa19728d9d9df8.png
 

E irei poupar para daqui a uns anos comprar um RTX 2060 ou até mesmo uma RTX 3060.

 

Opiniões? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, AfonsoMira disse:

Jogos como Fortnite, Valorant, de vez em quando um RDR, Warzone, GTA V.

 

Após vários concelhos aqui, penso que cheguei ao "Kit" final.

 

E irei poupar para daqui a uns anos comprar um RTX 2060 ou até mesmo uma RTX 3060.

 

Opiniões? 


Tirando o RDR2, nenhum jogo aí é pesado. Além disso, todos eles demandam mais processador do que GPU. Sendo assim, a escolha do kit foi a certeira. Essas peças sugeridas para o kit não só dão conta de sobra para o que você precisa como também estão preparadas para receber uma GPU forte no futuro.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

@AfonsoMira Não, para jogos não vai ter muita diferença do Ryzen 5 para o 7, especialmente porque a diferença não é tão simples de comparar. No geral o ganho máximo que terá em jogos, dependendo da sua GPU, será inferior a 10%. Inclusive eu considero mais interessante, hoje, adquirir um Ryzen 5 5600 do que um Ryzen 7 3700, pois o 5600 tem melhor IPC (instructions per clock) e com isso tem desempenho melhor em jogos, isso sendo de arquitetura mais recente, mais eficiente e melhor. 

 

Observe que as placas mãe B550 estão com problema de desconexão de USB. Recomendo sim que compre B550, mas saiba que quando for montar seu sistema pode se deparar com esse problema. Hoje a solução imediata é desligar o PCIe 4.0 na BIOS (deixando em modo 3.0, QUE NÃO MUDARÁ SEU DESEMPENHO). A AMD já identificou o problema e já está para liberar atualizações de BIOS que o corrigem. As B550 valem mais a pena por diversas razões, dentre elas compatibilidade de memória e recursos especiais.

 

Memórias eu recomendo que observe preços das marcas G.Skill, Geil, Patriot, Corsair, Crucial e/ou Adata/XPG também, sempre priorizendo velocidades acima de 3200 MHz se for optar pelo Ryzen 5 3600, ou de 3600 MHz ou mais se for optar por Ryzen 5 5600. E não compre 32 GBs de memória, pois nenhum sistema usa mais do que 16 GBs hoje a menos que você trabalhe com design ou edição.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@AfonsoMira Não tem problema algum usar ele só para o SO e alguns jogos, muito pelo contrário. Só observe alguns truques para facilitar sua manutenção posteriormente. O tópico abaixo tem uma série de dicas e truques que eu recomendo para toda pessoa que está instalando seu sistema para facilitar a manutenção e para melhorar o funcionamento do sistema.

 

@Manga Em qual país? Aqui no Brasil não é, pois o preço aqui é geralmente 30% superior, e em Portugal, onde o criador do tópico reside, também não já que lá a diferença é inferior a 20%.

@Manga Entendo que você está começando agora no fórum e recomendo que observe mais o mercado antes de fazer esse tipo de afirmação.

Nota, a diferença de preços aqui no Brasil, em promoção, pode ficar abaixo de 15%, pois o modelo Swordfish de 250 GBs de 250GBs estava custando 30 reais a mais que um SSD comum de mesma capacidade, isso sendo um NVMe da marca Adata.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Troquei o ssd para um de M.2 como o amigo @WOZ Dods recomendou.
Troquei também as memórias para outra marca e velocidade.

 

Alterei o processador do r7 3700x para o r5 3600 visto que não iria ser muito grande o ganho e seria um pouco mais caro.

 

E mantive a MB, mesmo sabendo do problema informado pelo amigo @WOZ Dods.

 

Sendo assim cheguei agora a este "kit", poderia ter as vossas opiniões?
image.thumb.png.80b1378bb96e4ad59d035573e5898de7.png

 

Obrigado e peço desculpas pelo incomodo! :)

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@AfonsoMira Esse SSD que você pegou é SATA, não é NVMe, talvez não seja o que você estava procurando de fato. O restante está bom, mas sua placa de vídeo atual não consegue rodar jogos pesados. Pretende trocá-la? E qual é a resolução do seu monitor? Uma RTX 2060 Super vai bem se for rodar em 1080p.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@AfonsoMira Ficou equilibrado. Não me lembro se esse kit Aegis de memória tem dissipadores de calor. Se não tiver e houver outro modelo na mesma faixa de preço com dissipadores, prefira ele. O Ryzen 5 3600 é um excelente processador, sendo suficiente até para fazer streaming com bom desempenho, não vai se arrepender. Esse SSD da WD é bom, gosto dele, mas se achar o SN500, é ainda melhor (e geralmente tem bom preço). A MB está com ótimo preço e acho que será uma excelente aquisição. 
Já faz uso de cooler aftermarket para sua CPU atual? Seu gabinete é bem ventilado?

Lembrei que o Ryzen 5 3600 usa turbo boost. Em alguns sistemas isso significa uma oscilação na temperatura um pouco agressiva. Se isso ocorrer no seu, basta ir na BIOS e definir a velocidade manualmente para a CPU e ela vai se manter fria e com desempenho ainda um pouco melhor.

 

Lembrei de mencionar algo que observei no início do tópico. Não conheço Warzone, mas de todos os jogos que mencionou o único pesado é o RDR2. Esse realmente vai gastar recursos. A troca de CPU trará um ganho substancial em todos os jogos, certamente, mas no caso desse jogo específico você ainda pode ficar insatisfeito. Futuramente programe-se para fazer upgrade de sua GPU, mas se puder esperar a passagem desse período de alta de preços, poderá economizar bastante.

@Anononon Bem observado. Não vi que era SATA. Da WD o primeiro modelo PCIe/NVMe de entrada deles é o SN500 então, pois pensei que tivesse PCIe da série blue também.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Seria este uma melhor opção de SSD
 

25 minutos atrás, Anononon disse:

Pretende trocá-la?

Sim pretendo colocar uma 2060 ou até uma 3060 mas daqui a uns anos, o tempo de poupar mais algum dinheiro e esperar que baixe os preços do mercado.
Atualmente não possuo nenhum monitor, mas sim uma televisão entre as 25 e as 30 polegadas penso.
 

29 minutos atrás, Anononon disse:

Esse SSD que você pegou é SATA, não é NVMe

Consegue me explicar a diferença que assim a olho não consegui perceber?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...