Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Como preparar seu PC após a montagem - Instalação do sistema, configurações, etc


Posts recomendados

O objetivo desse tópico é agregar orientações para a configuração do sistema, instalação de programas (e do próprio sistema) que devem ser realizados logo após a montagem do computador. Apesar de muitas orientações aqui dizerem respeito ao windows, não criei o tópico no setor Windows por se tratar de orientações de manutenção preventiva, e customização do sistema e do computador para evitar problemas e bugs posteriores à sua instalação. Seguindo todos os passos abaixo você se certifica de que seu sistema está bem configurado, dinâmico, e preparado para futuras manutenções.

 

Instalação do sistema:

  1. Entrar na BIOS, ativar o XMP (se cabível).
  2. Particionar HD/SSD – Deixar uma partição de pelo menos 150 GBs para o sistema, o restante para jogos e arquivos de usuário. Se a unidade tiver 250 GBs ou menos, não recomendo o particionamento.*
  3. Instalar o Windows usando pendrive de 8 GBs ou mais. Para a criação do pendrive use o link https://www.microsoft.com/pt-br/software-download/windows10, baixe a ferramenta e execute.
  4. Baixar todos os drivers pelo site dos fabricantes, nunca por programas externos ou o Windows update. Para maior compatibilidade e para evitar bugs, instale um a um, reinicie o PC quando solicitado.**
  5. Rode o windows update, faça todas as atualizações. Ele vai pedir para reiniciar ocasionalmente, mas isso não quer dizer que as atualizações acabaram. Após reiniciar, abre novamente o Windows update e clique para procurar atualizações novamente. Hoje temos uma atualização opcional importante que é para a versão 20H2, que em alguns computadores acaba com o terrível problema de excesso de uso de disco. Recomendo a instalação desta atualização opcional específica.
  6. Atualizar BIOS (se cabível/necessário). Sempre que for atualizar sua BIOS, prefira usar o utilitário de windows da fabricante. Asus, MSI e Gigabyte dispõe de tais utilitários (cada um com seu respectivo nome) e isso traz um pouco mais de segurança para o processo.***

 

* O particionamento do SSD eu recomendo que seja feito dependendo do tamanho do SSD e da presença de outras unidades de armazenamento. O propósito de ter duas unidades de armazenamento (sejam partições na mesma unidade ou unidades físicas distintas) é para facilitar a manutenção do sistema (caso seja necessário reinstalar o windows) e dar mais seguranças para seus dados. Se tiver duas unidades (SSD e HDD, por exemplo), basta usar uma para o sistema e outra para os dados do usuário. Para facilitar o processo recomendo que mova as subpastas do seu usuário (área de trabalho, documentos, downloads, etc.) para esta unidade secundária, confirmando qualquer pergunta que o windows fizer. Com isso todos os arquivos que gravar nas pastas de usuário vão automaticamente para a unidade secundária, longe da partição de sistema. Se a configuração for feita corretamente o usuário poderá restaurar o sistema através de um Ghost criado previamente sem risco de perda de arquivos.

** Mais especificamente, entre no site do fabricante, procure sua placa-mãe (atente para a revisão exata dela), abra o link de suporte dentro dessa página, vá em drivers, baixe chipset, áudio e LAN (observe se tem mais algum driver importante, da Intel sempre tem). Instale tudo um a um, sem rodar nada em segundo plano, ao terminar todos reinicie o PC. Entre no site da fabricante da GPU (Nvidia ou AMD apenas) e baixe o driver completo para seu modelo específico. Não recomendo o uso do Geforce experience por diversas razões. CDs de instalação que vem com esses componentes devem ser evitados, pois muitas vezes contém drivers anteriores a correções importantes que ocorrem após o lançamento do produto. Se sua rede não funcionar após a instalação do sistema, use o CD apenas para esse driver e depois atualize ele também no site do fabricante.

*** Só recomendo se necessário (ou se você estiver acostumado). Geralmente tem na descrição das versões o que foi alterado. Qualquer melhoria de estabilidade ou compatibilidade é bem vinda.

 

Configuração o sistema:

  1. Use o site https://ninite.com/ para instalar os programas de uso comum. Sim o site é seguro e agiliza esse processo.
  2. Desligue as notificações do windows - clique no balão de notificações ao lado do relógio na barra de tarefas do windows, clique em "gerenciar notificações", desmarque a opção "obter notificações de aplicativos...", bem como as duas opções que ainda ficarão ativas abaixo.
  3. Clique com o botão direito sobre a barra de tarefas, vá em configurações, selecione "nunca" para a opção "combinar botões na barra de tarefas".
  4. Configurar a lixeira para solicitar confirmação antes de excluir - clique com o botão direito sobre a lixeira, vá em propriedades, ative a referida opção.
  5. Para quem joga - Instale o MSI Afterburner, configure a curva de velocidade das ventoinhas para 50% a 50º C e 100% a 70º C. Configure ele para iniciar com o windows. Opcionalmente configure as opções de monitoramento para exibir informações importantes durante o jogo, como temperaturas, uso de memória e até relógio de sistema. Dá para configurar na tela de monitoramento para as letras ficarem cinza e discretas, bastando selecionar o modo clássico de cores ou uma opção similar.*
  6. Direcione as pastas de usuários para outra unidade/partição - basta ir no C:\usuários\[seu nome] e mover as pastas área de trabalho, contatos, documentos, downloads, favoritos, imagens, jogos salvos, links, músicas e vídeos, para outra unidade (o HDD, por exemplo), confirmando a sobreposição dos arquivos win.ini se o windows perguntar.
  7. Desligue o Windows Gaming Mode, desligue o Xbox Game Bar, ambos são problemáticos e podem reduzir seu desempenho.

 

*O MSI Afterburner pode causar conflitos em alguns jogos caso seu modo de monitoramento com OSD (on screen display) esteja ativado. Sistemas anticheat podem confundir o programa e trazer transtornos. Se experimentar qualquer problema ou anomalia, feche o programa e teste seu jogo com ele fechado. 

 

Como fazer o "ghost" do sistema para recuperar seu computador em caso de falha, contaminação por vírus ou troca de disco:

  1. Instalar o Macrium Reflect – Instale a ferramenta de resgate dele em um pendrive (preferencialmente que ficará reservado exclusivamente para isso, pois você vai precisar dele no futuro).
  2. Ligue o PC carregando pelo pendrive do Macrium, use a opção de fazer backup de unidades/partições, fazer backup das partições do Windows (as unidades sem letra são todas do Windows).
  3. Salve o ghost em outra partição/unidade. O arquivo terá aproximadamente 20 GBs se todos os passos tiverem sido seguidos corretamente. Mantenha esse arquivo escondido/reservado para que não seja deletado acidentalmente, mas sempre tenha a localização dele em mente ou anotada.

 

Restauração do Ghost:

  • Se precisar restaurar o ghost, seja amanhã ou daqui há anos, basta iniciar o PC pelo pendrive do Macrium, ir na opção de restauração e lá selecionar o ghost que foi criado anteriormente.

 

Recomendações adicionais:

  1. Ligue exibição de extensões de arquivos, expandir até a pasta atual e pasta inicial como "meu computador", tudo isso no explorador de arquivos.
  2. Use o netplwiz (abra o iniciar e escreva isso) para desligar o pedido de senha toda vez que ligar, desligando o pedir senha ao despertar no método de entrada de configurações complementarmente.
  3. Ligue a opção de exibir todos os ícones de sistema em configurações da barra de tarefas.
  4. Desligue execução automática para evitar vírus de pendrive.
  5. Mantenha seu Windows no modo equilibrado ou "ryzen balanced" sempre. Jamais use o modo alto desempenho se não quiser aumentar sua conta de luz e fazer seu equipamento superaquecer, isso tudo sem qualquer ganho efetivo de desempenho. O modo alto desempenho na verdade significa "sempre ligado".
  6. Ative a exibição dos ícones "meu computador" e "usuário" na sua área de trabalho.
  7. Sobre o Macrium Reflect: Faça o seu ghost depois de absolutamente tudo, incluindo a ativação do Windows e o login em sua conta Microsoft (no caso de windows OEM). Ele tem que ser o último passo depois de tudo que você deseja que esteja pronto, instalado e configurado quando tiver restaurar o backup. Até o Steam e outros clientes de jogos podem ser instalados antes de fazer o backup. Por sinal eu gosto de direcionar o Steam e programas de jogos para outra unidade, assim quando o ghost for restaurado, os programas conseguem aproveitar até os jogos instalados.
  8. Use o https://ninite.com/ para instalar as versões mais recentes dos programas de uso comum como antivirus, processador de texto, navegadores, etc. Ele é gratuido e as instalações todas em streamline sem ter que baixar programa por programa ou ficar instalando um por um. É seguro e não instala vírus.
  9. SEMPRE salve todos os seus arquivos em pastas de usuário padrão do windows. Não crie pastas na unidade C para esta finalidade, pois isso criará o risco de perda de arquivos na ocasião de manutenção, seja ela realizada por você ou por terceiros.
  10. Hoje não recomendo mais a instalação de um antivirus externo ao Windows. O antivirus nativo do windows é eficiente, leve e menos propenso a problemas.
  • Curtir 18
  • Obrigado 7
  • Amei 6
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, WOZ Dods disse:

2. Ligue o PC carregando pelo pendrive do Macrium, use a opção de fazer backup de unidades/partições, fazer backup das partições do Windows (as unidades sem letra são todas do Windows).

A unidade C : também é do windows, claro. Falou falar para que os leigos não se percam.

1 hora atrás, WOZ Dods disse:

3. Salve o ghost em outra partição/unidade. O arquivo terá aproximadamente 20 GBs se todos os passos tiverem sido seguidos corretamente. Mantenha esse arquivo escondido/reservado para que não seja deletado acidentalmente, mas sempre tenha a localização dele em mente ou anotada.

Pode-se fazer esse backup com certa regularidade se a pessoa perceber que instalou algum programa importante posteriormente. Pessoalmente eu só faço um backup por ano e somente se meu sistema estiver 100% saudável.

1 hora atrás, WOZ Dods disse:

Use o netplwiz (abra o iniciar e escreva isso) para desligar o pedido de senha toda vez que ligar, desligando o pedir senha ao despertar no método de entrada de configurações complementarmente.

Quem estiver com o windows atualizado pode perceber que a opção de não pedir password para ligar desapareceu. Para solucionar o problema existem vários meios, mas vou preferir passar para vocês o link por ainda não ter testado nenhum dos métodos: [Fix] “Users Must Enter a User Name and Password to Use This Computer” Checkbox Missing in Windows 10

Lembrando que esta opção deve ser utilizada com critério, já que permite a qualquer pessoa acesso total do conteúdo de seu usuário.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

[quote]

Desligue o Windows Gaming Mode, desligue o Xbox Game Bar, ambos são problemáticos e podem reduzir seu desempenho.

[/quote]

 

Curioso, neste vídeo sobre as configurações do Painel de Controle da NVidia, o Ziebert (NVidia Brasil) recomenda que a partir do Windows 1909 o Modo de Jogo (do Windows) deve ser mantido ativado.

 

Spoiler

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@1lokos Reparo computadores todos os dias. Regularmente tenho que fazer troubleshooting de PCs de clientes e com isso tenho que pesquisar. Tanto em fóruns quanto em troubleshoots da própria microsoft é comum ver reclamações sobre o gaming mode e recomendações de desativa-lo. Recomendo que pesquise, há muito conteúdo online. 

@1lokos Por isso é sempre bom pesquisar. Uma busca no google por "windows 10 gaming mode problems" me trouxe uma enxurrada de artigos sobre o assunto, a maioria datados DEPOIS do lançamento da atualização à qual você se refere. Recomendo muito que observe com carinho o que aprende em canais do youtube, por vezes a informação é incompleta ou rasa, requerendo mais pesquisa. 
Fica aí um artigo simples por uma revista conceituada: https://www.pcgamer.com/try-turning-off-windows-10s-game-mode-if-your-games-are-stuttering-or-freezing/

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Após a lida sobre a nova versão do Windows que ajuda na questão do HD, resolvi atualizar o sistema do meu notebook, porém direto pelas configurações, o download ainda não aparecia. Recorri ao assistente de atualização oferecida no site da Microsoft. Ok, estava tudo preparado para atualizar, e então após iniciar o processo ao reiniciar, rapaz, ficou mais de 3h e mal chegou a 30% de conclusão.

Infelizmente fui obrigado a desligar o notebook e mais tarde quando fui ao menos tentar ver se seguia a atualização, surpresa, no boot havia uma mensagem que o sistema estava tentando se recuperar e reverter as mudança, logo então começou um loop infinito de reiniciar.
Peguei um pendrive com a build mais recente do Windows 10 e fiz dar boot, na esperança que com ele eu poderia recuperar o sistema, porém a reparação não podia ser feita. Única saída era fazer uma instalação limpa...
O problema ficou que na partição do SO havia uns 5 arquivos importantes e não poderia resolver depois. Por sorte, tirei o HD do notebook, e consegui passar os arquivos para meu PC usando um HD Dock. Fiquei até tarde da noite apenas em função disto...

O que aprendi:

-Nunca mais usar o assistente de atualização. Melhor instalar tudo do zero.

-O motivo do HD Dock funcionar apenas em situações específicas e de forma aleatória, além de ser a primeira vez que ele foi de fato útil.

 

----------------------------

 

Em relação ao tópico, não seria melhor tentar atualizar o BIOS antes de realizar o procedimento de instalação do sistema e depois de fazer o backup de arquivos?

 

22 horas atrás, WOZ Dods disse:

SEMPRE salve todos os seus arquivos em pastas de usuário padrão do windows. Não crie pastas na unidade C para esta finalidade, pois isso criará o risco de perda de arquivos na ocasião de manutenção, seja ela realizada por você ou por terceiros.

Eu já daria uma dica de que se possível usar alguma outra partição para esta finalidade, principalmente para arquivos de multimídia e downloads, até para evitar lotar a partição do sistema. Geralmente só deixo arquivos que normalmente não tem opção de mudar o diretório, e isto sempre pode ajudar e muito a amenizar perdas, como a situação que passei acima (praticamente 99,9% dos arquivos importantes ficaram intactos por usar as outras partições)

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Lost Byte Sobre a BIOS, não sei. Geralmente eu atualizo a BIOS apenas se houver qualquer sinal de instabilidade ou incompatibilidade. Quando há dificuldade de usar o XMP ou Dual Channel, por exemplo, ou quando a placa-mãe é de um modelo recente que teve alterações importantes pós lançamento. Recomendo, no geral, que a atualização da BIOS seja feita apenas se a pessoa já tiver alguma experiência nisso, pois usuários domésticos comuns correm certos riscos se não forem orientados corretamente. Fico aqui imaginando a pessoa fazendo atualização de BIOS com programas pesados rodando em segundo plano e rolando aquele "freeze" que ocorre comumente durante a atualização. Imagina se essa pessoa assustar e, no desespero resetar a máquina? Enfim, a dica é ficar atento à questão da BIOS e atualizar pelo aplicativo da fabricante. Pelo menos ele costuma avisar dos cuidados e geralmente faz na inicialização e não em tempo real.

 

Sobre a questão de partições, eu mencionei a forma que considero ideal de direcionar seus arquivos pessoais para outra partição. Não recomendo que SSDs com menos de 250 GBs sejam particionados por questão de longevidade do dispositivo, mas acima disso recomendo sempre, especialmente se for o único disco do sistema (o que eu presumo não ser o caso da maioria).

Ocorre que quando você direciona todas as pastas do usuário para outra unidade (como mencionei no tópico), tudo que você salvar na área de trabalho (mania do povo, como bem sabemos) vai parar na outra unidade. O windows mapeia essas pastas em tempo real, então ao movê-las o windows acompanha e muda os endereçamentos no registro automaticamente. Então se movemos a pasta desktop, documents, etc. para outra unidade/partição, tudo que gravarmos nessas pastas, na área de trabalho ou pelo atalho do usuário, vai ser gravado na outra unidade/partição, não na unidade de sistema. 

Faço isso com todos os PCs de clientes, e anos depois quando recebo o PC para manutenção vejo que os arquivos do usuário estão todos lá na unidade D, ou E, do jeitinho que eu direcionei, me poupando de horas perdidas fazendo backups e recuperando arquivos.

E claro, com essas medidas a partição de sistema fica sempre limpa.

 

Sobre sua experiência eu lamento muitíssimo pelo ocorrido. Acho que você ter relatado sua experiência é importante para ajudar a quem for fazer essa atualização de um sistema mais desgastado, pois não tive problema com ela em sistemas limpos e novos. Bom também que o povo observa que é sempre ideal fazer esses updates quando você não estiver precisando do PC para nada, pois se for precisar e der problema, aí complica.

 

Ah, e sobre os % de update, observe que o windows, mal programado como sempre foi, muito comumente relata errado a etapa/progresso de download e atualização. Muito comumente, desde o windows XP, eu via o update parado em X%, aí de um instante pro outro pulava para instalando ou finalizando. Sério, é idiótico desse tanto.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 15/03/2021 às 10:47, WOZ Dods disse:

Atualizar BIOS (se cabível/necessário)

Quando é necessário atualizar a BIOS?

 

Em 15/03/2021 às 10:47, WOZ Dods disse:

* O particionamento do SSD eu recomendo que seja feito dependendo do tamanho do SSD e da presença de outras unidades de armazenamento. O propósito de ter duas unidades de armazenamento (sejam partições na mesma unidade ou unidades físicas distintas) é para facilitar a manutenção do sistema (caso seja necessário reinstalar o windows) e dar mais seguranças para seus dados. Se tiver duas unidades (SSD e HDD, por exemplo), basta usar uma para o sistema e outra para os dados do usuário. Para facilitar o processo recomendo que mova as subpastas do seu usuário (área de trabalho, documentos, downloads, etc.) para esta unidade secundária, confirmando qualquer pergunta que o windows fizer. Com isso todos os arquivos que gravar nas pastas de usuário vão automaticamente para a unidade secundária, longe da partição de sistema. Se a configuração for feita corretamente o usuário poderá restaurar o sistema através de um Ghost criado previamente sem risco de perda de arquivos.

Aproveitando para dizer que já me aconteceu 2 vezes em 2 meses de meu windows corromper e eu perder meus dados sem conseguir recuperar, e eu não sei o que é e se pode acontecer de novo

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

47 minutos atrás, RodrigoR5 disse:

Quando é necessário atualizar a BIOS?

Sempre que a nova versão oferecer algo objetivamente útil para você. Melhora o desempenho? Melhora a compatibilidade? Corrige algum bug? BORA ATUALIZAR!!!

Se só adiciona compatibilidade com um componente que você não tem ou tem perspectiva de adquirir, então não há a menor necessidade. Saiba que novas versões de BIOS podem acrescentar novos bugs, e se não tem nenhum ponto objetiva e imediatamente positivo, certamente você estará em desvantagem com o update.

47 minutos atrás, RodrigoR5 disse:

Aproveitando para dizer que já me aconteceu 2 vezes em 2 meses de meu windows corromper e eu perder meus dados sem conseguir recuperar, e eu não sei o que é e se pode acontecer de novo

Diagnóstico de sistema é algo delicado que requer tempo, pesquisa e, claramente, algum nível de expertise. Hoje mesmo estou fazendo o diagnóstico de uma máquina HP que apresentou falha de disco depois de 8 anos de uso. Está dentro do que eu consideraria "adequado" para a vida útil de um HD, mas depois que eu substituí-lo talvez descubra que a fonte está com filtragem ruim e poluindo/saturando a linha que alimenta ele. Posso descobrir que a interface SATA está danificada, ou até que a placa-mãe está comprometida de alguma outra forma. Diagnóstico é algo dinâmico e interdependente. Muitas pessoas acham que PCs oferecem uma ciência exata e inequívoca, quando a menos que você tenha pelo menos uns 300k de investimento em equipamentos de teste (e tenha retorno financeiro proporcional a isso pelo respectivo diagnóstico de cada componente), sempre estará vulnerável a percalços. 

Sério, se está impaciente com o diagnóstico de um único PC, então nunca procure trabalhar com isso. Já passei semanas debruçado sobre fóruns e textos técnicos só para diagnosticar um ÚNICO HD de um cliente, para no final não poder cobrar porque a máquina estava superaquecendo e queimou durante a reinstalação do sistema, isso eu já tendo avisado e aconselhado (inutilmente) o cliente de antemão sobre o superaquecimento. Simplesmente não pude cobrar porque não era justo, mas também não foi justo o trabalho que tive sem compensação. Como sou um profissional pelo menos razoável, não me senti no direito de cobrar. Pensa aí na frustração.


Vi seu post anteriormente. Como já estava bem evoluído e bem guiado pelos colegas, não tive nada a acrescentar. O que lhe digo é que para um diagnóstico correto e sem dores de cabeça desnecessárias, precisamos de equipamentos especiais, geralmente caros demais para um usuário comum adquirir, algumas peças de hardware adicionais (que também não compensa adquirir) e bastante expertise. Descobrir um problema com eficiência sem investimento considerável é basicamente uma questão de sorte e muita, extrema perspicácia. Eu pessoalmente já tive esse nível de perspicácia (e sorte) quando consertava PCs só tendo minhas ferramentas básicas para atuar, mas hoje prefiro economizar meu tempo com todo o hardware adicional que tenho à minha disposição. 

TL;DR: Se quiser fazer o diagnóstico sem ferramentas adequadas, vai gastar tempo, suor e neurônios no processo. Se não estiver animado a passar por isso, procure um técnico competente, de confiança (importante isso) e torça para ele ter a competência necessária. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 meses depois...

Truques para a montagem do PC, migrando para cá de outro tópico que respondi:

(Dicas pessoais minhas)

 

 

  • Cuidados no manuseio dos componentes:
    Só tire da caixa o componente que você vai usar na hora, não saia tirando tudo como o retardado do Linus 😆
    Use uma mesa ampla, firme, longe de umidade e de animais de estimação, de preferência que você possa deixar tudo parado uns minutos para fazer uma pausa sem que ninguém passe perto.
    Fique descalço se for piso que não acumula estática. Se for piso que acumula estática (cerâmica e carpete), então arranje uma pulseira anti-estática e mantenha ela conectada ao gabinete o tempo todo ou a um objeto de metal de grande volume. 
    Não mantenha água ou objetos pesados na mesma mesa, nada que possa causar acidentes.
    Sempre tenha isopropanol (álcool isopropílico) à mão. Ele facilita na limpeza e é o único produto 100% indicado para limpeza de circuitos (ao contrário do que alguns vão dizer). 

 

  • Ordem da montagem:
  1. Prepare o gabinete primeiro, instalando ventoinhas, a fonte (pode ser com ele em pé ou deitado, mas prefiro a primeira) e mudando os suportes da placa-mãe para as posições corretas (vide manual ou apenas observe as posições na MB se tiver olho bom). Use a ferramenta que ajuda a fixar os suportes com chave de fenda ao invés de alicate (é uma espécie de adaptador), mas não aperte demais. Sempre aperte até não rodar mais e depois aplique uma pequena pressão extra para garantir que não vai soltar sozinho.
  2. Prepare a placa-mãe instalando as memórias primeiro, sempre nos slots A2 e B2 se forem apenas duas. Instale a CPU, sempre aperte ela no meio e segure com o dedo pressionando levemente enquanto desce a alavanca para garantir bom encaixe. Remova o backplate se necessário e instale o novo do cooler Noctua, configure o cooler como no manual para seu socket. Na hora de instalar aplique a pasta térmica na quantidade similar a uma ervilha ou um pouco menos, bem no meio da CPU. Retire a proteção de plástico do cooler e posicione ele diretamente sobre a CPU na posição correta de instalação. Pressione ele para baixo para espalhar a pasta igualmente, observando lateralmente se obteve boa dispersão (pode sobrar um pouco nas bordas, normal). Somente então fixe ele com os parafusos, mas com cuidado para não deixá-lo descolar da pasta térmica. Segure firme com uma mão enquanto aparafusa com a outra. Se tiver M.2 para instalar, instale agora.
    Se for usar o dissipador de M.2 da placa-mãe deverá retirar a proteção do adesivo antes. Sempre insira ele em ângulo de 45°, onde haverá zero esforço para inserir. Somente então você o abaixa sobre o standoff e aparafusa a ele. Tem que preparar o standoff antes disso em algumas placas mãe, seja reposicionando-o ou retirando o parafuso antes.
  3. Instale o HD, não tem muito segredo aí, mas não custa avisar que HD frouxo é HD que vai balançar e isso vai estragá-lo prematuramente, garantido.
  4. Revise o posicionamento dos fios do painel frontal e das ventoinhas.
  5. Instale a MB com o gabinete deitado. Segure ela sempre pelo cooler da CPU ou pelas laterais (prefiro a segunda opção para placas pesadas). Insira ela em ângulo de 45° com o painel traseiro primeiro, somente depois de alinhá-lo com a abertura do gabinete você baixa a MB. Muitos gabinetes hoje tem um dos suportes com um anel metálico interno que segura a placa-mãe no lugar em quanto você a aparafusa. Não mova a placa-mãe sobre os suportes sem erguê-la levemente antes, pois se tiver algum fora do lugar ou você deslocar ela demais pode arranhar as trilhas. Aparafuse ela com os parafusos corretos (veja no manual do gabinete e teste a rosca com os standoffs que sobrarem). Faça como fez com os standoffs (suportes), aparafusando até parar de rodar, daí aplicando uma pressão mínima adicional na chave para garantir que não vai soltar depois.
  6. Instale a GPU com o gabinete deitado, mas observe que as aberturas atrás do gabinete tem alinhamento diferente do que o olho percebe. Geralmente você tem que retirar os covers do gabinete um pouco acima do que você imagina. MUITO cuidado ao removê-los, pois chave de fenda e os próprios covers podem danificar a placa-mãe se manuseados sem delicadeza. Antes de inserir a GPU certifique-se de que a trava do slot está na posição aberta. Insira ela verticalmente, alinhando o espelho traseiro antes. Segure ela firme pelas laterais da placa para não escapulir e acertar a MB. Aparafuse com delicadeza como fez com todos os outros pontos, pois apertar de menos ela solta, demais você espana a rosca e fica pior do que se estivesse mal apertado.
  7. Conecte os cabos da fonte à MB primeiro, começando pelo de 24 pinos, depois o da CPU, em seguida os da GPU. Conecte o painel frontal. Tem guia na própria MB para facilitar sua vida, sendo que a seta do conector sempre deve ser conectada ao - (negativo) da placa-mãe. Por fim conecte USB, audio, etc. Use as abraçadeiras que vem com o gabinete para organizar os cabos. Se tiver RGB e outros frufrus, essa é a hora de instalar.
  8. Vire a chave de força da fonte para o "O" (desligado). Confira tudo que fez, mas não feche o gabinete ainda. Se tiver certeza de que não esqueceu nada, então conecte o cabo de força já conectado previamente à tomada ou filtro de linha (se tiver estabilizador em casa aproveite para jogá-lo no lixo, sério), se não tiver filtro compre um clamper pelo celular antes de terminar (troque sua tomada se for antiga, nunca use adaptadores), então vire a chave de força para a posição ligado e aperte o botão de power do gabinete. Espere o PC fazer os testes automáticos que faz na primeira vez. Se falhar, resete a BIOS e tente novamente. Se falhar novamente, aí tem que ir para o troubleshoot.

 

Obs.: Se sua MB tem a função de update da BIOS sem CPU, memórias ou GPU e você vai precisar fazer isso para aceitar CPUs de 4ª e 5ª gerações Ryzen. Como em nenhum lugar vi menção de que esse update funciona se os componentes estiverem conectados, recomendo que antes de começar a montagem, antes de fazer tudo, desempacote a fonte, a placa-mãe, posicione a placa-mãe sobre a própria caixa, conecte a fonte a ela (presumo que tanto o 24 pinos quanto o 8 pinos, mas consulte o manual), pegue seu pendrive preparado segundo indica o manual (tem forma correta de formatar, preste muita atenção), contendo sua BIOS (também tem instruções no manual) e faça o update. Siga o manual à risca, pois errar essa parte pode te fazer perder a MB. Depois disso siga o passo a passo.

Obs.2: Nunca manuseie componentes pelos dissipadores. Segurar uma placa pelo dissipador ou carenagem (no caso de GPUs) pode descolar a pasta térmica que os une e isso causará problemas de desempenho ao longo da vida útil inteira do produto.

 

Tem uns mil truques de manuseio de peças e instalação delas, mas esses acima são os mais básicos e garantidos. Sem fazer malabarismos você monta seu PC bem montado para ele durar até acabar.

 

 

MB: placa-mãe (motherboard)

Standoffs: Pinos de suporte da placa-mãe que são instalados sob ela no gabinete.

CPU: Central Processing Unit (processador)

GPU: Graphics Processing Unit (placa de vídeo)

Reset de BIOS: deve ser feito pelo jumper CLR_CMOS da placa-mãe. Não faça pela bateria, pois pode ser mal sucedido. Sempre desconecte o PC da tomada.

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
Em 17/08/2021 às 13:50, WOZ Dods disse:

Fique descalço se for piso que não acumula estática. Se for piso que acumula estática (cerâmica e carpete), então arranje uma pulseira anti-estática e mantenha ela conectada ao gabinete o tempo todo ou a um objeto de metal de grande volume. 

Opa boa noite. Tem alguma outra solução de evitar a energia estática sem a utilização desses equipamentos? Eu tinha visto na internet que posso descarregar a energia estática tocando no gabinete de 15 em 15 minutos, é de fato verdade? E quais seriam os pisos que não acumulam essa energia estática?

 

Há também uma ressalva, pois minha placa-mãe que é uma A320 Prime da ASUS, ela diz ter proteções ESD ( Energia Estática ), posso confiar nesse tipo de proteção que a fabricante está dizendo?

 

Muito bom o tópico, irá tanto me ajudar em alguns quesitos, como também vai ajudar diversas outras pessoas que precisam montar um PC e podem não ter algum conhecimento amplo.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 horas atrás, Guilherme OL disse:

Opa boa noite. Tem alguma outra solução de evitar a energia estática sem a utilização desses equipamentos? Eu tinha visto na internet que posso descarregar a energia estática tocando no gabinete de 15 em 15 minutos, é de fato verdade? E quais seriam os pisos que não acumulam essa energia estática?

Pisos de pedra, madeira e outros. Não sei quais exatamente, mas sei que cerâmica por ser isolante aumenta a tendência a acúmulo de estática, especialmente em climas secos. Já carpete aumenta a carga estática significativamente independentemente do clima.

 

Colocar as mãos no gabinete e manter por alguns segundos reduz sua carga estática sim. O mesmo é válido para qualquer objeto metálico grande, bem como torneiras que conectam a tubulações de cobre. Antigamente falava-se manter as duas mãos espalmadas na parede por um minuto também. Sobre ter que fazer isso a todo instante não vejo razão se estiver trabalhando na montagem ou reparo de um PC, pois nesse caso você provavelmente estará em constante contato com o gabinete.

6 horas atrás, Guilherme OL disse:

Há também uma ressalva, pois minha placa-mãe que é uma A320 Prime da ASUS, ela diz ter proteções ESD ( Energia Estática ), posso confiar nesse tipo de proteção que a fabricante está dizendo?

Todo equipamento tem algum tipo de proteção contra descargas hoje. Se a proteção é ativa ou passiva, se eficiente ou não, é outra história. Pelo que vemos na comunidade acredito ser quase impossível você danificar um componente com descargas do tipo hoje. Veja o vídeo sobre o assunto no canal LTT, eles tentam ativamente danificar componentes com descargas estáticas e não conseguem, isso mesmo com os mais delicados.

 

Como eu disse lá no começo, o importante é normalizar sua carga estática apenas para desencargo de consciência. Assim você não vai ficar desesperado quando o PC não ligar achando que o matou com uma descarga quando na verdade você só esqueceu de conectar um cabo ou inseriu mal um componente, que são os erros de montagem mais comuns.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!