Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Water cooler fazendo barulho.


Ir à solução Resolvido por Eder Neumann,

Posts recomendados

Boa tarde! Possuo um water cooler da rise mode 240mm adquirido a pouco tempo, e de vez em quando escuto o fluído correndo através das mangueiras dele. Isso é normal ou devo me preocupar?
E outra dúvida, meu processador aquece até uns 75° em alguns jogos e vi num tópico alguém falando sobre diminuir a tensão da placa-mãe, devo fazer isso?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu acho que é impossível Imakumi, porque as mangueiras vão ser barradas pela placa de vídeo.
E WOZ Dods, eu tentei, já sabia que o ideal dos water coolers é em cima, mas não consegui por conta das memórias ram ali, que impedem de colocar o radiador junto com as ventoinhas em cima.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Felipe Perrella Então deixa eu te explicar o problema: Na posição que ele está ele está aspirando ar, que está no topo do radiador, ao invés de aspirar água. Isso com o tempo vai danificar seu motor, fora o quanto reduz o desempenho. Sua alternativa seria colocar o radiador anexado diretamente ao gabinete e as ventoinhas fora. Fica feio, mas a outra alternativa é comprar um gabinete adequado ou devolver o WC (o que eu sou 100% a favor, pois eu acho WC tipo AIO uma porcaria) e comprar um air cooler de qualidade, provavelmente custando metade do preço por um desempenho BEM melhor do que o que você tem agora.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu também pensei na alternativa de devolver o water cooler e pegar um air cooler de qualidade, que sairia pela metade do preço, mas eu acabei optando pelo wc com o pensamento de que por ser um sistema de refrigeração a líquido, seria moderno e nunca precisaria trocá-lo, mas confesso que estou um pouco arrependido pois foi um grande trabalho montá-lo. Agora estou nessa, pensando se vale a pena desmontar o wc enviar de volta e pegar um air cooler de qualidade. Você tem alguma recomendação de um até 300 reais para um i5-9600kf?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Felipe Perrella Jsuis, é justamente o EXTREMO oposto. WCs não tem sistema de redundância. Tanto a bomba quanto o líquido podem falhar e te deixar na mão com uma CPU fritando, e a durabilidade de ambos é limitada. A média de tempo de troca de WCs de extrema qualidade é de 5 anos, os medianos é de 3. 

Se quer algo durável, compre Air Cooler, pois o único componente num air cooler que pode falhar é a ventoinha, e ela pode ser substituída por qualquer uma de 30 reais e pronto, você tem a vida útil do produto restaurada. Isso sem contar que comumente vemos air coolers de qualidade durando mais de 10 anos antes da primeira substituição de ventoinha. Só é realmente necessário trocá-los quando a plataforma nova, num upgrade, não tem a furação compatível.

 

Vou te falar numa boa, devolve. Se quiser um reforço assista o vídeo do LTT sobre o assunto comparando coolers de faixa de preço similar, três WCs (120, 240 e 360 mm) e um Air Cooler que é campeão em desempenho, mas tem mesmo preço. Isso com produtos na casa de mil reais. Abaixo disso o preço ainda se mantém alto para WCs mesmo quando o desempenho é perdido em faixa de desempenho inferiores, enquanto air coolers mantém boa faixa de desempenho mesmo com os preços mais baixos. 

Spoiler

 

 

Se for optar por air cooler, lembre-se de observar qual é a altura máxima de cooler que seu gabinete suporta. Observado isso, compre o que couber no seu bolso e te agradar, mas que caiba no seu gabinete. Os que indico comumente são esses:

  • DeepCool NEPTWIN V2 - 158mm
  • CM Hyper 212 Black Edition - 158,8mm
  • CM MasterAir MA620P - 165mm
  • CM MasterAir MA410P - 158,5mm
  • CM MasterAir MA410M - 165,1mm
  • CM Hyper 212 Turbo - 163mm

Existem muitos outros modelos, sendo que indico que se atenha às marcas Cooler Master, DeepCool, AeroCool, Thermaltake, Corsair, BE QUIET!, Noctua, Arctic, Lian Li, NZXT e/ou Scythe.

Se puder pegar um modelo que já venha com duas ventoinhas (se ele couber no seu gabinete), melhor. Se não tiver nenhum que caiba com duas ventoinhas (e o modelo escolhido suportar duas), basta comprar uma adicional das dimensões corretas e instalar quando chegar. Geralmente eles vem com o kit de instalação da ventoinha adicional.

Dado o fato de que WC tem tantas chances de falha catastrófica, eu costumo pensar assim: Air cooler é instale e esqueça. WC é instale e reze. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

na verdade a posição que está está bacana (não é a melhor, mas está ok), o que não pode acontecer é a bomba (que fica acoplada ao bloco) ficar para cima da saída de água do radiador, neste caso a bomba se enche de ar e perde a função, se a bomba estiver "cheia" o ar que entra acaba por se acumular na entrada do radiador num espaço previsto pelo fabricante para isto...

 

sugiro apenas que "baixe" um pouco as mangueiras para que não fiquem acima do reservatório, a mangueria não é um lugar bom para manter bolhas de ar.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado os dois que me deram atenção, vou tomar providências para que me pc não "exploda" kkkkkkkkkk, estava precisando sanar essas dúvidas, pois fiquei mt preocupado, mais uma vez obrigado"

Mas Eder, eu só não entendi bem o que você disse, como assim a bomba está pra cima da saída de água?

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

como ela chega na bomba não é importante, contanto que a bomba fique para baixo em relação ao restante do conjunto. o ideal ainda é que as mangueiras saiam por cima (ou pela lateral) da bomba, eu que desenhei errado mesmo... tava na correria aqui

mas no fim das contas o barulho pode ser que não pare, este tipo de ruido é normal nestes equipamentos... os modelos que não fazem ruido são os WC custom onde as bolhas de ar ficam no reservatório

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...