Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Upgrade para PC antigo?


Ir à solução Resolvido por gutopereira,

Posts recomendados

Olá leitor, preciso da sua ajuda se possível!

Sou leigo no assunto mas tenho algumas informações.

Tenho um computador antigo, que não funciona tão bem, não consegue rodar atividades básicas como iniciar, abrir um programa, utilizar o navegador ou até mesmo o sistema operacional.

Estas são as configurações:

 

placa-mãe Boston (MS-7525)

Processador Intel Pentium Dual-Core E2200

Memória ram dual channel 1gb (2x1gb)

HD de 250 GB

Fonte de 300w

 

Queria fazer uma mudança que seja boa para o meu uso, para que ele tenha um “bom” desempenho pois necessito dele para atividades básicas. o que eu faço ??

 

Mudo o processador?

(de acordo com o site, compatíveis)

Core 2 Duo E7xxx (Wolfdale-M) 

Core 2 Duo E4x00 (Conroe)

Pentium série E2xxx (Conroe) 

Celeron Dual Core série E1xx0 (Conroe)

Celeron série 4xx (Conroe)

 

Aumento a ram?

Compro um ssd? 

 

Quando eu estiver com um bom orçamento, futuramente farei uma mudança radical, com uma placa am4 para overclock!

 

Aguardando Resposta.........

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia , amigo , compre um SSD pelo menos e coloque mais uma memória que ajuda , ele ativa o Dual Channel  , e guarde dinheiro pra comprar um PC melhor e ainda reutilize seu SSD , da kingiston mesmo(ou outra marca que você queria) !! Mais dúvidas ,pode perguntar !!! Se tiver ao meu alcance !!!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, na minha opinião, você deveria comprar um core 2 quad q6600, é um processador barato, achei ele por 49 reais + frete grátis, é um 4/4 com 2.4ghz e overclockavel (isso não significa um super desempenho, mas vai ser infinitamente melhor do que o seu core 2 duo, podendo rodar jogos como gta 5, mas precisaria de placa de vídeo, é só pra ter um nível de performance dele), se é só esse pc q você tem, eu acho bom comprar um core 2 quad a princípio, pelo preço e ganho de performance

 

você tem um dual-channel de 1gb somando 2gb, isso me leva a crer que provavelmente sua placa-mãe é ddr2, então, provavelmente, o máximo que você conseguiria é 4gb de ram, aqui achei uma memória de 2gb por 27 reais + frete de 18 reais

 

considerando que você vá comprar o core 2 quad + uma memória de 2gb, gastaria:
49 + 27 + 18 = 94 reais

também pode aplicar o desconto de primeira comprar no aliexpress, assim, sairia por 77 reais

ainda assim, acho melhor comprar só o core 2 quad com o desconto, saindo só 32 reais (49 - 17 = 32)

não concordo muito com a sugestão do SSD por conta do preço, fui pesquisar um SSD de 240GB da Kingston e achei por 340 reais! se quiser gastar, claro, pode comprar, mas eu não compraria no seu caso (o de um pc antigo que daqui a pouco vai ser trocado e só quer umas peças pra quebrar um galho)

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@cleiton2040 Obrigado pela resposta ;) comprando um core 2 quad q6600, eu teria compatibilidade com minha placa mesmo ele não estando citado no site da fábrica ?

tem alguma recomendação de placa de vídeo disponível e compatível?

@Elton DP Obrigado Pela Resposta ;)

 Vou dar uma investida no processador, talvez uma placa de video, e memória, vou descartar o SSD por  enquanto, por não utilizar tanto armazenamento assim, sei que com um SSD ganho desempenho também, mas meu HD da conta.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O chipset G31 teoricamente suporta Core2Quad, mas se no site da sua placa-mãe diz que os únicos processadores suportados são esses Core2Duo, então provavelmente não houve atualização de BIOS dando esse suporte.

 

Tente aumentar a memória RAM para 4Gb e coloque tambem um SSD, isso já irá melhorar bastante o desempenho do computador! Depois de feito isso se voce quiser comprar o Core2Quad e tentar instalar pra ver se funciona...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Lirou12 disse:

@cleiton2040 Obrigado pela resposta ;) comprando um core 2 quad q6600, eu teria compatibilidade com minha placa mesmo ele não estando citado no site da fábrica ?

A principio deveria, o q6600 é um processador 12 meses mais velho do que o seu E2200, então incompatibilidade por "geração" não deve ter, mas é sempre bom testar, leva numa técnica de informática, alguma pessoa que tenha um core 2 quad, é um processador bem comum por ser acessível, em toda técnica que vi tem algum

 

2 horas atrás, Lirou12 disse:

tem alguma recomendação de placa de vídeo disponível e compatível?

A primeira coisa e mais importante: veja se sua placa-mãe tem slot PCIe x16, na foto a seguir mostra todas as entradas PCI que tem, você precisa de exatamente a PCIe x16image.png.a367d89aeb23a42989fcb7758a203180.png

 

Tem a entrada? então pode prosseguir, se não tiver, não faça nada do que eu digo abaixo.

 

bom, em teoria, você poderia botar qualquer placa que seja PCIe x16 no seu PC, de uma GT 210 até uma RTX 3090, mas (não sei como), algumas placas mãe que são PCIe 2.0 não suportam PCIe 3.0, como é o caso da minha H61, então recomendo que, antes de comprar uma placa, pede pra testar, e sobre minha recomendação de placa: depende, se vai comprar algo novo, eu poderia recomendar que pegue uma RX 550, é uma placa que custa 500 reais, mas ai já foge da ideia de "gastar pouco", e além do mais, tem um grande limitante: a sua fonte que é de 300w, e se baseando nas configurações do PC, provavelmente é genérica e não capaz de suprir uma boa placa de vídeo, e bem capaz de dar algum problema, por isso, acho melhor deixar a ideia de placa de vídeo um pouco de lado nesse PC (a menos que compre uma fonte nova, mas quer ter mesmo esse custo pra botar uma placa de vídeo e fonte nova em um processador de quase 15 anos atrás? se for assim, melhor pegar um novo)

 

Mas, se quiser arriscar, recomendo que pegue algo usado, como não tem como eu saber o que vende na sua cidade, minha única dica é: escolher uma faixa de valor que quer gastar na placa, pesquisar na OLX, FB Marketplace, qualquer site de usados, e botar o nome das placas, preço e link em um bloco de notas, pode ser o notepad do PC mesmo, e depois de terminar de listar as placas que achou interessante na sua faixa de preço, começa as eliminatórias

 

1. Pesquise <nome da placa> consumo (Ex: GT 1030 consumo) no google, vai retornar o consumo da placa em wattsimage.png.ab82d0c7f56131fe1db12fc80c51ebb4.png

Toda placa que você achar com mais de 30W (estourando uns 50W), já descarta, chuto que sua fonte não aguentaria algo com mais de 50W (quando digo de aguentar, é de funcionar com folga)

 

òtimo, sobrou só placas com menos de 30w, ou estourando, 50w e na faixa de preço que você quer, agora você só precisa pesquisar <nome da placa> benchmarks no youtube (ex: gt 1030 benchmarks), e fazer uma classificação de desempenho entre as placas, da mais potente até a mais fraca, depois só ver qual das placas vale o seu dinheiro e comprar, se tiver indeciso em relação a potencia entre uma e outra, pode pesquisar algo como <nome da placa 1> vs <nome da placa 2> (Ex: gt 1030 vs rx 550), nem sempre tem, mas é bom quando você tá em dúvida, se não achar, pode tentar pesquisar "GT 1030 vs rx 550" no google, vai aparecer uns sites de benchmarks, mas recomendo só em último caso

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

38 minutos atrás, cleiton2040 disse:

bom, em teoria, você poderia botar qualquer placa que seja PCIe x16 no seu PC, de uma GT 210 até uma RTX 3090, mas (não sei como), algumas placas mãe que são PCIe 2.0 não suportam PCIe 3.0, como é o caso da minha H61, então recomendo que, antes de comprar uma placa, pede pra testar

Na verdade o problema não é esse. Eu tenho uma GTX750ti que é PCIe 3.0 e ela esta funcionando normalmente numa placa-mãe LGA 775 que é PCIe 1.1

 

o que acontece é que algumas placas de video mais novas são "UEFI only" ou seja só funcionam em placa-mãe que já possuem o sistema UEFI. Se voce tentar colocar numa placa-mãe que possui BIOS tradicional, ela não vai dar video...

Parece que as placas AMD série RX 5xx como a RX550, RX570, etc, não funcionam nesse tipo de placa-mãe. Foi justamente nas placas H61 para 2° e 3° geração que houve a transição de BIOS para UEFI, então existirão placas H61 com UEFI e placas H61 com BIOS. E mesmo nas placas que possuem apenas BIOS, algumas delas "migraram" para UEFI através da ultima atualização de BIOS. Eu tenho uma H61 assim aqui em casa, é o modelo DH61BR da Intel. Originalmente ela utilizava BIOS tradicional, mas na última atualização ela passou para o sistema UEFI.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, cleiton2040 disse:

A primeira coisa e mais importante: veja se sua placa-mãe tem slot PCIe x16, na foto a seguir mostra todas as entradas PCI que tem, você precisa de exatamente a PCIe x16

Sim, ela tem a entrada, e é compatível com qualquer placa de vídeo PCIe x16, porém o que realmente me limita é a fonte, a minha é uma Liteon Ps 5301 de 300w,  posso até comprar uma que gere energia o suficiente porém vou sair do plano de gastar pouco com uma configuração bem antiga. Qual placa de vídeo para uma fonte de 300w que funcione numa boa se possível? 

1 hora atrás, gutopereira disse:

 

O chipset G31 teoricamente suporta Core2Quad, mas se no site da sua placa-mãe diz que os únicos processadores suportados são esses Core2Duo, então provavelmente não houve atualização de BIOS dando esse suporte.

 

 

Sim essa foi a minha dúvida, mas como dito o quad tem compatibilidade porém não é certeza, vou procurar uma técnica para fazer o teste.

mas voltando ao foco, mantenho então  o Pentium Dual core e2200 que ja tenho ou invisto num Icore 2 duo E7500? com uma placa de vídeo que funcione a 300w...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução
26 minutos atrás, Lirou12 disse:

mas voltando ao foco, mantenho então  o Pentium Dual core e2200 que ja tenho ou invisto num Icore 2 duo E7500? com uma placa de vídeo que funcione a 300w...

Não acho que vale a pena migrar de um Core2Duo para outro Core2Duo. Acho que só valeria a pena se fosse para um Core2Quad...

 

Eu acho que o upgrade que mais vale a pena fazer é o SSD, até mesmo porque voce consegue reaproveitar ele numa futura troca de computador.

Se colocar tambem os 4Gb de RAM voce consegue até rodar o Windows 10 com alguma tranquilidade(desde que use SSD).

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...