Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

O Cooler incluído no i5-10400 é suficiente?


Posts recomendados

Mano é o seguinte se voce não vai ficar fazendo overclock e ficar usando toda hora 100% do processador por 24hr é suficiente ''MAS um detalhe recomendo a compra desses Air cooler https://www.pichau.com.br/cooler-para-processador-pichau-corax-c-2-fans-led-branco-pg-cr2-white?gclid=CjwKCAjw6qqDBhB-EiwACBs6x9vpB6QZ1b8MpROVn35SNrgZU9vvTSXgXqZBk8-ilFycvYiVVHB0kxoCz9gQAvD_BwE

Esse sim atende a demanda de Overclock e uso constante no dia dia. Espero ter ajudado!

no caso você vai usar a gpu integrada dele, bem ai vai melhorar um pouco a circulação de ar, recomendo q você tenha um gabinete grande o suficiente e deixa-lo aberto em dias quentes

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

21 minutos atrás, Jonatas_Tc disse:

Mano é o seguinte se voce não vai ficar fazendo overclock e ficar usando toda hora 100% do processador por 24hr é suficiente ''MAS um detalhe recomendo a compra desses Air cooler https://www.pichau.com.br/cooler-para-processador-pichau-corax-c-2-fans-led-branco-pg-cr2-white?gclid=CjwKCAjw6qqDBhB-EiwACBs6x9vpB6QZ1b8MpROVn35SNrgZU9vvTSXgXqZBk8-ilFycvYiVVHB0kxoCz9gQAvD_BwE

Esse sim atende a demanda de Overclock e uso constante no dia dia. Espero ter ajudado!

no caso você vai usar a gpu integrada dele, bem ai vai melhorar um pouco a circulação de ar, recomendo q você tenha um gabinete grande o suficiente e deixa-lo aberto em dias quentes

Obrigado amigo, vou pegar um air cooler então.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@DanielBraga81o cooler que a intel envia é suficiente para o processador que o acompanha, mas se quiser reduzir ainda mais a temperatura de trabalho do processador (principalmente se for fazer overclock), passa a ser pertinente considerar a compra de um cooler mais eficiente. Outra coisa também que pode fazer diferença é a questão de ruído. Não sei se ainda é assim hoje em dia, mas no passado os coolers da Intel emitiam muito ruído se comparado a outros coolers comprados separadamente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, DanielBraga81 disse:

Olá, bom dia.

O Cooler que vem com o i5-10400 é suficiente ou precisa me preocupar em comprar um outro cooler?

Já tenho o processador e vou usar apenas com a GPU dele.

 

O cooler padrão da Intel é o suficiente para conseguir ligar o PC e usar em aplicações básicas. Agora, para uso contínuo por horas em aplicações onde força o processador, não é o indicado.

  • Curtir 1
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@DanielBraga81 Recomendo que tente usar o original Intel e veja se lhe basta. Se as temperaturas ficarem insatisfatórias (acima de 70° em jogos ou atividades pesadas) aí recomendo que adquira outro, mas não antes de melhorar a ventilação do seu gabinete. Se o gabinete tem má ventilação todos os componentes sofrem e ter sua CPU rodando em temperaturas baixas enquanto seu chipset e VRM fritam é simplesmente uma bobagem. Seu gabinete tem que ter no mínimo duas ventoinhas, idealmente quatro ou mais, com metade puxando ar frio para dentro (no painel frontal) e a outra metade jogando ar quente para fora (cima e trás), isso tudo com o painel frontal preferencialmente em mesh para garantir melhor fluxo de ar. 

 

Se seu gabinete for bem ventilado e mesmo assim essa CPU ficar quente, aí recomendo qualquer um dos coolers abaixo (observe qual servem em seu gabinete antes de comprar).

 

  • DeepCool NEPTWIN V2 - 158mm

    DeepCool Gammaxx 400 V2 - 155mm
    CM Hyper 212 Black Edition - 158,8mm
    CM MasterAir MA620P - 165mm
    CM MasterAir MA410P - 158,5mm
    CM MasterAir MA410M - 165,1mm
    CM Hyper 212 Turbo - 163mm

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O cooler que vem junto com o i5 10400 é mais do que o suficiente para este processador. Ele só não te atenderá se o seu gabinete estiver muito obstruído para a circulação de ar.

A única justificativa para instalar outro cooler no lugar dele seria a busca por silêncio. Esses air coolers são relativamente bem barulhentos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

43 minutos atrás, Brc disse:

- acalmar seu coracao

- diminuir o ruído do cooler box substituindo por um de maior eficiência 

Ou se ele quiser que o PC dele dure. 80° é uma temperatura limite, não é uma temperatura "normal" em nenhuma situação. A maioria das GPUs e CPUs já fazem throttling nessa temperatura. Muitas pessoas acham que por estar escrito nas especificações de um componente que ele "suporta" até temperatura X, então presume imediatamente que rodar com qualquer temperatura abaixo disso está ok. Não está ok simplesmente por que todo componente que trabalha em altas temperaturas vai durar menos, isso é fato. Eu considero que temperaturas de 70° ainda são aceitáveis em situações extremas (gabinete mal ventilado, cooler de CPU velho), mas mesmo nesses casos eu ainda recomendo melhorar a ventilação do gabinete e arrefecimento da CPU. Temperaturas na faixa ideal para uso diário e jogos são entre 50 e 60° sob stress, abaixo disso em idle. Isso pode ser obtido até com o cooler stock em muitos casos, desde que o gabinete seja bem ventilado e a função turbo boost (ou similar) seja desativada e a frequência alvo seja definida manualmente (o que é benéfico para o VRM por sinal).

Turbo boost, a propósito, não deixa a CPU ultrapassar 80° quando o "boost" acontece. O alvo térmico está justamente abaixo de 80°. 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Meu gabinete é bem ventilado e estou falando dessas temperaturas antes de eu comprar o WC e mesmo com as 4 ventoinhas que tem com o meu gabinete o cooler box chegava isso jogando minecraft, imagina o 10400F que tem 6 núcleos. Aqui onde eu moro é quente a não ser que você tenha um ar condicionado que deixe seu quarto a 20° você não precisaria de um cooler.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

em um uso anormal em um cinebench, o 10400F de fato chega nos 80C, mas nenhum jogo conseguiria fazer isso

 

 

 

"Room temperature was 22 degrees celsius

The 2 case fans were running.

There were a few dry runs before this one.

MAX temps of those runs can be seen @ the start of the video.

Cinebench R20 Result was 3174"

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

45 minutos atrás, Normal user disse:

Estranho meu 10100F ter chegado nisso então

 

i3-10100F montado com cooler box, e testado dentro de gabinete, veja que em jogos online a temperatura ficou na casa dos 60º.

 

Spoiler

 

 

 

Outros testes com o mesmo processador.

 

Spoiler

 

 

Fans do gabinete posicionados errado, muita pasta térmica... podem causar aumento de temperatura.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Normal user Observe o perfil de ventilação configurado na BIOS, a orientação das ventoinhas do gabinete e quantidade delas. Sobre a quantidade o ideal é sempre ter o mesmo número de ventoinhas para admissão e exaustão, as de admissão na frente e as de cima e de trás em exaustão. Se tiver um fluxo positivo (mais admissão que exaustão) seu gabinete vai reciclar ar quente. Se for negativo vai admitir poeira pelas frestas (péssimo se ele for filtrado) sem melhorar substancialmente a ventilação. Priorize então o fluxo neutro.

Lembre-se de que se tiver ventoinhas ligadas diretamente à fonte elas vão rodar na velocidade máxima, enquanto as ligadas à placa-mãe vão usar o perfil de ventilação estabelecido na BIOS. Se forem de marcas e modelos diferentes também terão diferentes velocidades e fluxos de ar.

Sobre o posicionamento observe as imagens abaixo.

 

image.thumb.png.e7ed36ecfcf9fa53ffdddca9a9b43902.pngimage.thumb.png.e53bafb039629cf943328cdb32f11cde.pngimage.thumb.png.33963e23bd82b5f743b740e26fb1ad3d.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 7 meses depois...

@Leandro Lázaro  Isso é verdade! Eu uso o meu i510400 e o cooler padrão é muito barulhento. Em questão da temperatura eu não sei os valores exatos mas mesmo exigindo do processador e em um ambiente climatizado o cooler mantém a temperatura baixa razoavelmente bem. Porém é importante atentar que o i5 tem temperatura limite de 72°, então o indicado é ficar 30° graus a menos ou o mais próximo disso, em títulos como GTA V o meu processador chega próximo aos 80°

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...