Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Escolhendo roteador para uso corporativo


Posts recomendados

Bom dia, amigos!

Trabalho numa clinica medica a alguns anos, cuidando da tecnologia da informação. O tamanho das nossas operações cresceu exponencialmente nos últimos tempos e a infra de rede que eu e outros colegas aqui sem muita experiência não está dando conta. Num futuro próximo, quero contratar uma empresa profissional pra refazer a rede do zero, mas enquanto isso, preciso resolver um problema master, que aumentou agora: uma dor de cabeça com o modem da Vivo e DHCP:

Já é de meu conhecimento que o modem Vivo Fibra, pelo menos aqui, é bem ruinzinho. Vira e mexe, temos que trocar ele, tem vários bugs, mas o que mais tem me incomodado no momento e trazido transtorno é a incapacidade de operar bem o DHCP. Ele está definindo os IPs para os clientes da rede de forma totalmente confusa, apresentou problemas legal. E um técnico me indicou colocar um roteador BOM pra que ele cuide do DHCP e deixe o modem da fibra somente em bridge. 

1. Qual o roteador mais indicado pra essa situação, visto que a minha rede possui aproximadamente 35 computadores, uma meia dúzia de impressoras, telefones IPs e alguns outros equipamentos, fora os celulares? Ah, e dentro da clinica, tenho alguns outros roteadores ligados ao modem principal. 

2. Como eu posso deixar configurado tanto esse roteador master (que vai ficar junto com o modem fibra) quanto os secundários? Há uma indicação correta?

 

Obrigado pela paciência em ler todo o texto e agradeço desde já pelas respostas! :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tem várias opções com custos bem diferentes. Há vantagens e desvantagens em cada um. Precisa analisar custo X benefício e sua capacidade técnica de configurar sua rede, pois é necessário separar o que é interno do que é público. 

 

Linksys WRT AC1900 de banda dupla

TRENDnet AC3200

Cisco RV110W-A-NA-K9 Wifi com VPN

NETGEAR Nighthawk X10 Wi-Fi

D-Link AC3200

 

Não esqueça que o switch é extremamente importante nesse caso, pois é ele quem vai distribuir todo o tráfego bem como seu servidor deve ser bem robusto. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Mega Blaster Esse seria uma boa opção? Roteador Wireless TP-Link MU-MIMO AC1900

Custando R$ 589,90 na Kabum: https://www.kabum.com.br/produto/117887/roteador-tp-link-1300-mbps-4-antenas-archer-c80?gclid=CjwKCAjw6qqDBhB-EiwACBs6x6Pan1gvLRToJ9MpFBenhOGNkEOv8M-mUo9hIuJvJ6H4bnf4hI4rNhoCULkQAvD_BwE

 

4 portas Gigabit, Beamforming, CPU 1.2 GHz, garantia de 5 anos... Fora os recursos de configuração.

 

@psyke83 Conhece o sistema de mesh? Para os aparelhos portáteis poderia ser ideal no seu caso (se ainda não tiver uma solução do tipo).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, WOZ Dods disse:

Esse seria uma boa opção? Roteador Wireless TP-Link MU-MIMO AC1900

Não acho apropriado. É voltado ao uso doméstico. Para alto desempenho é necessário um mais "parrudo". 

2 horas atrás, WOZ Dods disse:

Conhece o sistema de mesh?

Redes corporativas já usam essa tecnologia. 

 

2 horas atrás, WOZ Dods disse:

poderia ser ideal no seu caso (se ainda não tiver uma solução do tipo).

Se aplica a redes domésticas, fazendo-as similares às corporativas no quesito alcance de sinal, onde se tem repetidores ou APs espalhados pela casa. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa,


Cara, acho que no seu caso, um kit Mikrotik RB750Gr3 (considerando a alteração do modem da Vivo para bridge, e fazer a autenticação no Mikrotik), e, dependendo do tamanho da clinica 1 ou 2 Unifi´s (pode ser o AC Lite), para a rede sem-fio.

Utilizo essa solução em todos clientes que posso, e te afirmo com 200% de certeza, que depois de implantado, zero dor de cabeça.

 

O MK é chatinho de configurar, mas não é difícil, e sinceramente, a gerencia dele da de 10 a 0 nesses roteadores, principalmente no quesito estabilidade. Os Unifis, são até mais simples de configurar/implantar, e são igualmente estáveis.


Trabalhei num escritório de advocacia, tinhamos 6 salas, e algo em torno de 80 maquinas (70% usando cabo), mas o restante, 100% wi-fi. Instalei 2 Unifi´s em pontos estratégicos, retirando nesse projeto, 6 D´links (!!!). Era problema atrás de problema, uma luta pra funcionar... depois disso, o negocio flui tão bem, que nem parede que tinha me dado tanta dor de cabeça.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, WOZ Dods disse:

não conheço muito os da classe corporativa. Se importaria de me explicar a diferença?

Tem vários itens que diferenciam. A capacidade de carga, onde se tem dezenas ou centenas de acessos simultâneos. Aí entra a capacidade do gerenciamento do DHCP. Outra diferença é o processador e memória RAM, que são maiores e melhores para poderem executar o firmware, dar boot e executar tarefas com mais estabilidade. Tem controles de banda mais eficazes e escaláveis, vpn virtual, redes virtuais, entre outros diferenciais. Mas a maior diferença é a segurança mais aprimorada. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olha passei por isso agora em minha clínica e casa.. Acabei optando por vários xiaomi ax1800 cabeados em mesh e o ax3600 como central, aqui vão algumas dicas:

1. Colocar seu modem vivo em bridge e liga lo a um bom roteador com cpu de vários clocks como central e os outros mais simples em mesh, veja as opções que os colegas recomendaram, acabei de escrever o Review aqui nesse fórum da linha xiaomi, mas os colegas deram também boas opções e mais baratas.

2. Troca dos cabos se eles forem cat5e, depois de alguns metros eles limitam a rede a 100mbits, vai para CAT6 se tem a tubulação só para cabos de rede, ou CAT6A se vai passar junto com outros cabos pois eles tem proteção eletrostática e um cabo grosso de cobre para dissipar excesso de energia. Lembrando que as pontas RJ45 e alicate crimper para cat5e e cat6 são parecidas, mas se for de CAT6A são outras pontas e outro alicate, confirme antes de instalar com quem for trocar seus cabos, geralmente eles só estão equipados para cat5e e cat6 normal.

3. Dependendo do roteador que você for usar, você pode diminuir a quantidade de roteadores se tiverem antenas de boa qualidade no alcance, pesquise...

4. Ao fazer vídeo chamadas, para atendimento online, sempre use rede wi-fi 5ghz ou cabo, caso os notebooks não tenham conexão 5ghz disponível, troque a plaquinha wireless por um wifi6, recomendo a intel ax200 m.2, é barato e fácil de instalar, mas alguns notebook antigos usam placa wireless mpcie, verifique antes de comprar.

 

  • Curtir 1
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...