Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Fonte com chave seletora no 135V em tomada de 220V


Ir à solução Resolvido por Bruno Alves.,

Posts recomendados

Enquanto eu estava fora de casa meu irmão foi usar o computador e moveu a chave seletora da fonte para a ddp de 135V sendo que o ddp da minha cidade é de 220V. Ele disse que ouviu um estalo e ao tentar ligar o computador, não girou fan nem acendeu LED, ou seja, apertou pra ligar mas não deu curto na placa. Eu chuto que só estourou a fonte e nenhum componente fora esse foram danificados. Alguém poderia me dar uma luz?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se for uma fonte de qualidade apenas a fonte foi pro saco, as vezes nem isso! Porém só pelo fato de ter seletor de tensão significa que não é uma fonte com especificações muito robustas. O ideal seria testar as tensões do seu equipamento antes de fazer um novo teste, mas você também pode liga-la fora do computador e ver como ela reage, pra isso é so fechar um curto entre o PWR e qualquer terra da fonte. (NORMALMENTE verde + qualquer preto). É algo que não tem como ninguém aqui dar certeza até testar, mas creio que só a fonte é o problema.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Bruno Alves. cara tu deve ser tipo o guru dos componentes de hardware. o que tu me passou se eu passar pra qualquer técnico ele consegue usar o multímetro pra testar, certo?

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@lofi beats to Sim, eu não confiaria ligar o PC na tomada com todos os componentes sem primeiro GARANTIR que a fonte não sofreu alterações de funcionamento. E isso você só vai conseguir medindo as tensões da sua fonte. +12V, -12V, +5V, etc...etc. Pode ser que não tenha acontecido nada, e ela esteja em perfeito funcionamento. Porém também pode ser que não.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Bruno Alves. então o que tá me recomendando é levar pro técnico fazer os testes, me dar um diagnóstico dos componentes e então fazer a instalação ou não de uma nova fonte?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

@lofi beats to Sim, levar a fonte a um técnico se não souber fazer as medições. É algo bem simples mesmo, você mesmo consegue fazer isso em 5 min com um multímetro e o técnico também. No máximo ele vai te falar que sua fonte ja era.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

@lofi beats to Se a fonte tem chave seletora, então provavelmente é genérica. Já que ela estourou, melhor é sacar fora, pois com certeza sofreu algum dano.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Redes-Wi-Fi-capa-3d-newsletter.png

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!