Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

RAM Cache, existe essa possibilidade?


Ir à solução Resolvido por Imakuni,

Posts recomendados

Galera, bom dia. Tenho um PC aqui e recentemente fiquei sabendo sobre RAM Cache e fui procurar no Google sobre o que era. Pelo que entendi, ela trabalha em conjunto com o processador.

Se puderem me explicar melhor sobre ela também, ficarei muito grato =D

Eu queria saber se existe essa possibilidade para fazer no meu PC e se houver, como faço?

Minha configuração:

placa-mãe: STI 012887

Processador: i5 3330

Memória RAM: 2x 4GB Corsair Value Select (Uma é 1600Mhz e outra é 1333Mhz)

Placa de Vídeo: Integrada do processador (Intel HD Graphics 2500)

HD: 500GB Seagate

Fonte: STI 250w

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 minutos atrás, Tavaares00 disse:

Memória RAM: 2x 4GB Corsair Value Select (Uma é 1600Mhz e outra é 1333Mhz)

Memorias Ram em frequencias diferentes é um risco porque se dar pico de energia ou queda e queimar alguma coisa uma dessas memorias vai queimar, sempre pegue memorias da mesma frequencia

 

 

14 minutos atrás, Tavaares00 disse:

RAM Cache

(a pronúncia correta é “cash”, e não “cachê”)... O objetivo é potencializar o desempenho do chip de processamento, evitando que fique ocioso por longos períodos.

 

Antes de falar sobre a memória cache é preciso entender o funcionamento básico do processador. A CPU (Central Processing Unit) trabalha diretamente com a memória RAM. Assim, todos os dados processados pelo chip são enviados pelos módulos de memória RAM.

 

Acontece que a memória RAM é muito mais lenta do que o processador. Em outras palavras, ele processa dados mais rápido do que a memória RAM pode enviar. Isso resulta em longos períodos de ociosidade e, consequentemente, desperdício de capacidade do processador.

 

Para resolver esse problema e fazer com que a CPU trabalhe com a força máxima possível, foi criada a memória cache. Ela é muito mais rápida que a memória RAM e tem a função de fornecer as informações mais cruciais para o processador.

  • Confuso 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução
6 minutos atrás, Jonatas_Tc disse:

Memorias Ram em frequencias diferentes é um risco porque se dar pico de energia ou queda e queimar alguma coisa uma dessas memorias vai queimar, sempre pegue memorias da mesma frequencia

Meu amigo... essa foi uma abobrinha nervosa. @Tavaares00, pode ignorar isso aqui.

 

7 minutos atrás, Jonatas_Tc disse:

Antes de falar sobre a memória cache é preciso entender o funcionamento básico do processador. A CPU (Central Processing Unit) trabalha diretamente com a memória RAM. Assim, todos os dados processados pelo chip são enviados pelos módulos de memória RAM.

 

Acontece que a memória RAM é muito mais lenta do que o processador. Em outras palavras, ele processa dados mais rápido do que a memória RAM pode enviar. Isso resulta em longos períodos de ociosidade e, consequentemente, desperdício de capacidade do processador.

 

Para resolver esse problema e fazer com que a CPU trabalhe com a força máxima possível, foi criada a memória cache. Ela é muito mais rápida que a memória RAM e tem a função de fornecer as informações mais cruciais para o processador.

Eu acho que ele não está falando do cache do processador, e sim usar a RAM como cache do disco rígido / ssd.

 

Se for isso... bem, é tecnicamente possível, mas é perda de tempo. Primeiro que você tem muito pouca RAM para valer a pena, comece a pensar nesse tipo de recurso só depois que tiver pelo menos uns 32gb. E segundo que para funcionar, você vai ter que colocar essas informações na RAM, e elas tem que estar guardadas em algum lugar: se estão no HD, vai demorar uma vida até passar tudo; e se estão no SSD, já tem uma taxa de transferência relativamente alta e praticamente não vai ter benefício de jogar na RAM, fora alguns casos bem específicos.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Imakuni Então é bom esquecer né? Tem algo que eu possa fazer nesse meu PC (coisas gratuitas kkkk) que melhore o desempenho? Jogo bastante Minecraft e tenho poucos FPS quando estou em um local com muitas cores (coisa de 35 ~ 50 fps).

Já em áreas mais neutras e com poucas cores (rodo a 150 fps ou mais)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...