Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Eu montei um novo computador, gostaria de saber se escolhi bem


Posts recomendados

Aqui está as configurações:

 

Processador AMD Ryzen 5 3600 3.6GHz;

placa-mãe Gigabyte A520M AORUS Elite, Chipset A520, AMD AM4, mATX, DDR4;

Cooler para Processador Raijintek LETO PRO Black, 120mm;

x2 Memória DDR4 Geil Orion, 8GB 3600MHz;

Placa de Vídeo Asus, TUF Gaming GeForce, GTX 1660 SUPER, 6GB, GDDR6, 192Bit;

SSD WD Green 480GB, Sata III;

Fonte SuperFrame, 700W, 80 Plus Bronze, PFC Ativo;

Também gostaria de saber se ele vai esquentar muito, com essa configurações. Obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Tavaares00 Muito obrigado! pode deixar, vai ser meu novo filho kkkk

@Hardwarering Achei achei a potência ótima, eu coloquei de 700w pois pretendo dar uns upgrades no futuro ainda, sobre o gabinete é um Gabinete Gamer T-Dagger G25B com 3 Coolers Corsair AF120, pretendo colocar mais 3 Coolers no futuro. Obrigado!

  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, DAVl disse:

@Imakuni Eu gostaria de saber do porque ela é ruim, pois eu estava pensando em pegar uma B450 AORUS M, mas acabei pegando essa no lugar

Porque é uma A520. Simples assim. Uma B450 teria sido muito melhor, pois tem o multiplicador do processador liberado (e em geral, mais controle no OC de RAM), e de brinde ainda é compatível com mais processadores caso você queira fazer um dowgrade por qualquer razão.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Imakuni Eu ouvi falar que a A520 não é muito boa quando o assunto é OC (Que não é minha área), eu comprei a A520 por ser uma placa de entrada e poder atualizar meu computador no futuro... Eu pretendo deixar meu PC stock, do jeito que veio, você acha que vai afetar a perfomance do meu computador por ser uma A520? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 minutos atrás, DAVl disse:

@Imakuni Eu ouvi falar que a A520 não é muito boa quando o assunto é OC (Que não é minha área), eu comprei a A520 por ser uma placa de entrada e poder atualizar meu computador no futuro... Eu pretendo deixar meu PC stock, do jeito que veio, você acha que vai afetar a perfomance do meu computador por ser uma A520? 

Não. Você só está deixando de ganhar desempenho de graça, mas não está "perdendo".

 

2 minutos atrás, DAVl disse:

@Imakuni Enfim, valeu pela ajuda! vou ficar de olho quando alguém mencionar sobre essa placa!

Não vale a pena gastar o dinheiro duas vezes e trocar de placa. Você já comprou essa A520; paciência, fique com ela agora.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Imakuni No site da Terabyteshop onde eu comprei dá para trocar bem facinho, só enviar um Ticket pedindo a troca que eles enviam a conta para depositar a diferença, eu não estou precisando do computador urgente.

(Desculpe editei e deletei a msg sem querer)

 

Enfim, eu já fiz a troca para a B450 AORUS Elite... obrigado pela ajuda @Imakuni !

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@DAVl Sobre ter perguntado se a configuração está boa só depois de comprar eu concordo em gênero, número e grau com o @Imakuni . Nosso ponto de concordância é apenas esse, no entanto.

 

Se não sabe fazer OC, como a maioria esmagadora dos gamers, se nunca lhe apeteceu aprender (e não é fácil nem hands free como a maioria faz parecer), posso lhe garantir que com o 3600 vai querer menos ainda. Você tem uma CPU monstra para tudo que quiser fazer hoje e vai durar muitos anos. A Gigabyte A520M DS3H é uma MB que defendo para quem não sabe nem o que é uma BIOS e não faz questão nenhuma de OC. Muitas pessoas defendem que você poderia ganhar desempenho se soubesse fazer OC, mas eu não vejo qualquer um dos meus clientes que usa o PC para jogar e não para brincar de LEGO (eu gosto de PCs porque acho eles LEGO de adulto, mas a maioria não cai na categoria geek) fazerem isso. A MB é boa, durável, vai atender suas necessidades. Permite uso de memórias na frequência que você comprou sem qualquer dificuldade e sua CPU é overkill a menos que vá fazer streaming.

 

Ah, e memória pode receber OC na Aorus Elite, mas é quase garantido que vai ter que fazer ajustes manuais para rodar com essas memórias de 3600 MHz para ter estabilidade, quando a A520M é muito mais estável para memórias de alta frequência. Se algum dia vir seu PC desligando sozinho ou tendo crashes do sistema, lembre do que leu nesse parágrafo.

 

Os problemas que eu vi de fato na sua montagem foram a fonte de qualidade mediana (potência e qualidade são coisas distintas, sendo a qualidade o mais importante) e o cooler da CPU que é basicamente genérico (nunca ouvi falar da marca). Se pelo menos cumprir o papel, ótimo, apesar de custar o mesmo que outros de marcas consagradas e muito duráveis. 

 

O gabinete poderia ser melhor, mas também poderia ser muito pior. Gabinete bom tem que ter filtro na frente, em cima e em baixo, instalação de fonte inferior, painel de vidro (se você sequer se importa com a aparência dele ao longo do tempo, pois acrílico é péssimo) e, claro, painel frontal em mesh para melhor ventilação. Se esse tiver tudo isso, ótimo. Se não tiver filtragem completa, complemente-a (tule rígido e meia calça fazem milagre). Lembre-se de que boa ventilação tem que ter números de ventoinhas par no gabinete, uma para admissão de ar para cada uma em exaustão. Use as imagens abaixo para entender onde cada uma vai:

 

image.thumb.png.e7ed36ecfcf9fa53ffdddca9a9b43902.pngimage.thumb.png.e53bafb039629cf943328cdb32f11cde.pngimage.thumb.png.33963e23bd82b5f743b740e26fb1ad3d.png

 

Sério, eu tenho um catálogo quase infinito de jogos que nunca joguei e quero jogar, que já joguei e quero jogar novamente, de filmes, documentários, desenhos e 30000 outras coisas que eu não vou viver o bastante para fazer. Vou eu gastar meu tempo mexendo em configurações chatas e que podem deixar o PC instável quando poderia estar fazendo outras coisas? Isso para ter uns poucos FPS a mais em um jogo???????? Jamais!!!! Meu PC tem que ser funcional e durável. A diversão "hands on" eu tenho quando monto ou faço upgrade, e só.

  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@WOZ Dods streaming eu com certeza irei fazer, eu concordo com você na parte do Gabinete, peguei visando em economizar um pouco, se eu ver que está esquentando muito eu compro mais 3 coolers para aumentar mais ainda o fluxo (tem apenas 3 Coolers Corsair AF120). Sobre o Cooler do processador vamos ver, quando o computador chegar aqui eu te falo se é bom! mesmo assim eu vi algumas reviews no YT e os resultados são bastantes positivos, em geral acho que o PC no máximo pode esquentar um pouco por conta do gabinete que confesso que pequei! Obrigado pela mensagem, isso ajuda de mais. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, DAVl disse:

mais 3 coolers para aumentar mais ainda o fluxo

Veja se o gabinete suporta tantos ainda mantendo o fluxo equilibrado (mesma quantidade de ar entrando e saindo).

3 minutos atrás, DAVl disse:

Sobre o Cooler do processador vamos ver, quando o computador chegar aqui eu te falo se é bom! mesmo assim eu vi algumas reviews no YT e os resultados são bastantes positivos, em geral acho que o PC no máximo pode esquentar um pouco por conta do gabinete que confesso que pequei! Obrigado pela mensagem, isso ajuda de mais. 

Vai aquecer, já estou avisando, mas não por causa do cooler. Quando chegar verá que sua CPU, se estiver com o turbo boost ligado, vai ter picos de temperatura periódicos. Vai saltar 10 graus para cima, depois descer lentamente até o patamar anterior, depois saltar novamente e assim em diante. Normal isso, mas dá para evitar. É só desligar o TB e definir a frequência da CPU manualmente na BIOS... Isso se você tiver saco para esses detalhes. No geral é bom conferir as configurações que a loja fez para você, se o AHCI está ligado, a BIOS configurada para UEFI, XMP ligado, etc.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

40 minutos atrás, WOZ Dods disse:

Vai aquecer, já estou avisando, mas não por causa do cooler. Quando chegar verá que sua CPU, se estiver com o turbo boost ligado, vai ter picos de temperatura periódicos. Vai saltar 10 graus para cima, depois descer lentamente até o patamar anterior, depois saltar novamente e assim em diante. Normal isso, mas dá para evitar. É só desligar o TB e definir a frequência da CPU manualmente na BIOS... Isso se você tiver saco para esses detalhes. No geral é bom conferir as configurações que a loja fez para você, se o AHCI está ligado, a BIOS configurada para UEFI, XMP ligado, etc.

Eu vi pessoas falando que o Ryzen 5 3600 aquece bastante e que o Cooler box não aguenta, salvo com um bom Cooler/Watercooler. Eu não sei como os técnicos vão configurar o meu computador (eles não mencionam nada sobre isso, provável que seja as configurações padrões).  E sobre o Turbo Boost, se eu deixar ele desligado vai diminuir muito o desempenho nos jogos? 


 

41 minutos atrás, WOZ Dods disse:

Veja se o gabinete suporta tantos ainda mantendo o fluxo equilibrado (mesma quantidade de ar entrando e saindo).

O gabinete tem suporte para 6 fans (3 Frontais, 2 Topo e 1 Traseiro), tem alguma forma de saber se o fluxo está fluindo normalmente e equilibrado?

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

18 horas atrás, DAVl disse:

Eu vi pessoas falando que o Ryzen 5 3600 aquece bastante e que o Cooler box não aguenta, salvo com um bom Cooler/Watercooler. Eu não sei como os técnicos vão configurar o meu computador (eles não mencionam nada sobre isso, provável que seja as configurações padrões).  E sobre o Turbo Boost, se eu deixar ele desligado vai diminuir muito o desempenho nos jogos? 

Não tem isso de AMD aquece mais, isso é mito que muita gente difunde por não saber como as coisas funcionam. Quando falei que verá oscilações térmicas isso é uma função do processador (turbo boost) que aumenta o desempenho enquanto tem folga térmica. Desligar o turbo boost não causa perda de desempenho notável em nada, especialmente se você configurar a frequência de operação do processador manualmente como sugeri. 

E esquece water cooler. Esses WC tipo AIO são piores do que air coolers de mesma faixa de preço. Veja o vídeo abaixo para saber mais.

Spoiler

 

 

18 horas atrás, DAVl disse:

O gabinete tem suporte para 6 fans (3 Frontais, 2 Topo e 1 Traseiro), tem alguma forma de saber se o fluxo está fluindo normalmente e equilibrado?

Quantas ventoinhas estão instaladas? Em quais posições? Com quais orientações? As imagens que postei orientam como elas devem estar orientadas, observando-se que as setas indicam a direção que o ar tem que fluir.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...