Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

GPT OU MBR ? qual escolher ?


Posts recomendados

Boa tarde galera. 

comprei um SSD e ele não foi reconhecido inicialmente pelo Windows. 

então logo notei que precisava inicia-lo

entretanto quando fui iniciar ele o sistema perguntou qual estilo de partição eu desejo GPT ou MRB 

como faço pra saber qual é adequada pro meu sistema ? 

 

acabei de descobrir que a bios do meu pc ta como legacy mesmo sendo windows 10 então será que sou obrigado a instalar em MRB ? 

no site do fabricante da minha placa-mãe a bios consta como UEFI 

32Mb AMI UEFI Legal BIOS with GUI support
- Supports "Plug and Play"
- ACPI 1.1 Compliance Wake Up Events
- Supports jumperfree
- SMBIOS 2.3.1 Support

 

( todas as informações do CPU-Z  logo abaixo caso sirva de algo ) 

Captura de tela 2021-04-05 115814.png

Captura de tela 2021-04-05 115853.png

Captura de tela 2021-04-05 115918.png

Captura de tela 2021-04-05 120001.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@cajuina Se você vai instalar o windows 10 nele então é GPT e tem que colocar sua BIOS em UEFI (aproveite para colocar o armazenamento em AHCI antes de começar a instalação). 

Iniciando pelo pendrive em UEFI vai fazer com que o windows se instale no formato GPT, que é mais eficiente e seguro.

Se inicializar o HD, opte por não formatar e não particionar, faça isso de dentro da instalação do windows separando uma partição de 150 GBs para o windows se não tiver um HD auxiliar e se o SSD tiver mais de 250 GBs. Se tiver HD auxiliar, use as dicas do tópico abaixo para deixar seu PC mais redondo e facilitar manutenções futuras.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@WOZ Dods e um ssd de 240 vou sofrer um pouco pra fazer esses procedimento pois sou leigo no que diz respeito a eles.

vou começar tentando modificar a questão da bios e armazenamento se tiver algum tutorial ou alguma postagem a qual eu poderia ler pra facilitar essa caminhada eu ficaria muito grato. 

outra questão:

esqueci de mencionar que já uso um hd de 500 será que não da apenas pra modificar a bios e depois  fazer um clone do sistema operacional pra dentro do ssd utilizando o macrium reflect visto que eu gostaria que o windows estivesse instalado no ssd ? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@cajuina Se o sistema já estiver presente no HD e você quiser reaproveitá-lo, pode usar sim o macrium. Terá que redimensionar a partição do windows na hora de restaurar e só poderá ser feito se tiver uma partição secundária para armazenar o backup no HD.

Pessoalmente acho mais fácil fazer a instalação direto no SSD, nova e limpa, e aproveitar para customizá-la e criar um backup no final com o macrium. Lembrando que o HD tem que estar desconectado do sistema para o windows não achar que você quer fazer dual boot e reaproveitar a partição de boot do windows antigo. 

 

Para criar o pendrive de instalação do windows use a ferramenta oficial da microsoft: https://www.microsoft.com/pt-br/software-download/windows10

Não precisa baixar a ISO, só a ferramenta. Ela baixa a ISO automaticamente na hora de criar o pendrive.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...