Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Mosfet superaquecendo e posição de capacitor


Ir à solução Resolvido por MUNIZI,

Posts recomendados

olá para todos, este tópico é mais para tirar uma dúvida e ver um possível diagnóstico.

Tenho uma placa p8h61-m lx3 r2.0

vou tentar resumir o máximo.

Comprei ela bem barata pois está com defeito, olhando por cima dava pra ver que 2 capacitores estavam estufados.

Fiz a troca de ambos e a placa liga, mas não da video e nem o processador esquenta.

Lavei ela umas 2x e nada.

Coloquei sem memória e o speaker não bipava.

Descobri sem querer que um mosfet está esquentando muito, a ponto de queimar o dedo em uns 2s.

Procurei o esquema elétrico da placa e não achei. (inclusive se alguém tiver eu aceito XD)

Sei que isto não é normal e deve ser feita a troca deste mosfet, todavia se eu efetuar a troca irá funcionar?

o mosfet fica localizado próximo a ponte norte, em frente a bios.

o modelo dele é p0603bdl.

Não vou efetuar a troca imediatamente porque ainda não tenho esse modelo, e por agora tudo está fechado.

A ponte norte esquenta normal quando liga.

Outra coisa que eu fiz foi o seguinte, depois que troquei os capacitores, tem alguns lugares que não tem capacitores, porém quando olhei imagens da placa tinha um capacitor entre as duas PCI, então coloquei um lá de 6.3V e 820 uF. Não tenho certeza se ele é o correto para aquele local.

Agradeço desde Já

IMG_20210406_150346.jpg

IMG_20210406_150259.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...
  • Solução

Então, descobri que o que estava aquecendo era a bios e não o MOSFET, ela estava invertida... Coloquei na posição correta e parou de aquecer, porém ela liga, roda os fãns em 100% por alguns segundos e dps reinicia... Fica em um looping... Então eu irei abrir outro tópico para essa situação, mas agradeço a atenção de cada um... 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...