Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Rádio de sucatas com implementações


Posts recomendados

@rmlazzari58 aliás, tô vendo que esse projeto é sempre o mesmo de um amplificador que você está sempre encrementando coisas novas. :lol:

 

 

É meio igual às coisas que eu faço, lá pra 2007/2008 eu tive a ideia de montar um rádio simples com umas sucatas que estavam sobrando. 

Em 2009 eu montei o tal radio e a partir daí eu fui melhorando, atualmente quase nem peças de sucatas tem mais.... 

Acabou se transformando nisso:

iVi9bcu.jpg

 

z7QjEAF.jpg

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

56 minutos atrás, alexandre.mbm disse:

crie um tópico para nos mostrar mais desse seu rádio!

Já pensei nisso, mas sei lá se pode....

Tenho até o esquema completo desse aparelho que eu desenhei a pouco tempo, além de muitas fotos que foram tiradas durante a montagem.

Além desses, tenho outras coisas que eu fiz. Algumas bem simples e outras complicadas, pena que teve outras coisas que eu não terminei ou acabei desmanchando por não funcionar corretamente.

56 minutos atrás, alexandre.mbm disse:

Estou ciente de que o seu é um projeto "moderno". Mas a interface homem-máquina, olhando de longe, parece antiga, o que o torna ainda mais interessante.

A ideia foi justamente essa

Eu gosto dos sons antigos, da maneira que eram feitos e de sua aparência. Aí tentei fazer parecido, só que com os materiais de hoje e que fosse possível fazer em casa de maneira artesanal.

Por dentro ele mescla projetos antigos, contemporâneos e atuais.

39 minutos atrás, rmlazzari58 disse:

E parabéns antecipados!

Obrigado!

39 minutos atrás, rmlazzari58 disse:

(Digo assim, "antecipados" porque tomara que você faça o que o Alexandre aí em cima disse: mostre-nos o rádio, conte a história toda, não nos esconda nada, hehe...)

Esconder, eu não vou esconder... :lol:

Mas contar a história, aí vai demorar pois afinal juntando todo vai e vem são quase 14 anos de história!

Como eu disse acima tem muitas fotos, esquemas etc. Eu posto depois.

Mas eu já andei falando desse rádio em outros tópicos e desses dois anos pra cá muita coisa rolou parte do que tem nas fotos nem está mais no rádio pois eu acabei mexendo na parte do amplificador e do sintonizador, vejam está diferente da foto postada acima:

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
42 minutos atrás, Renato.88 disse:

Já pensei nisso, mas sei lá se pode....

 

Por que não poderia? Não entendo.

 

42 minutos atrás, Renato.88 disse:

Esconder, eu não vou esconder... :lol:

Mas contar a história, aí vai demorar pois afinal juntando todo vai e vem são quase 14 anos de história!

 

Isso iria acontecendo aos poucos, naturalmente, durante a conversação.

 

Vejo algumas descrições no imgur. Seria por aí...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, alexandre.mbm disse:

 

Por exemplo?

99% dos tópicos desse subfórum é relacionado a dúvidas em elétrica/eletrônica ou a manutenção de algum aparelho que seja. 

O 1% restante é sobre algum projeto simples, algo como fonte ou amplificador que alguém encontra na net e monta e acaba postando por aí. Os tópicos desse tipo na maioria das vezes ficam avulsos e somem em meio às centenas de páginas. 

 

Um tópico sobre esse rádio talvez seria interessante se eu mostrasse cada pedacinho de maneira detalhada, pois tem umas soluções interessantes nele, tanto as criadas por mim, quanto as copiadas de livros, revistas ou mesmo de aparelhos vendidos por aí. 

 

O tópico poderia mostrar também outras montagens minhas, algumas soluções úteis em outras coisas que são fáceis de montar. 

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
27 minutos atrás, Renato.88 disse:

O tópico poderia mostrar também outras montagens minhas, algumas soluções úteis em outras coisas que são fáceis de montar. 

 

Eu opino que "para cada assunto, um tópico".

 

Falar o que o imgur não conseguiu falar; estaria de bom tamanho. Bastaria começar com aquelas mesmas imagens e títulos. Um raio X na foto do gabinete aberto; outro no painel. Conexões entre módulos e controles.

 

O resto seria por conta da troca de mensagens.

 

Não há por que os moderadores censurarem.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quem sabe se os coordenadores achassem bacana criar um sub-fórum para servir de galeria? Galeria DIY, que tal?

 

Talvez pudesse ter várias aplicações eletrônicas que tenho visto aqui. Além de aparelhos de som, me lembro de um limpador de cartucho usado de bala de revólver, que funcionava vibrando, de um alimentador de galináceos, que joga comida? água? de tempos em tempos numas cubas, com alguma coisa parecida com um parafuso dentro de um cano de PVC dando N voltas... coisas admiráveis.

 

Que tal?

  • Amei 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bem, então já que o tópico foi desmembrado vou postar o restante das fotos e explicar alguns detalhes...

A começar pela parte traseira e a caixa de madeira:

Frr9Zm9.jpg

As laterais como pode reparar é apenas o pedaço de uma porta de guarda roupa, assim como a tampa que era parte do fundo.

A parte traseira trata-se de uma plástico comum branco, porém foi pintado de preto.

O soquete para as caixas acústicas, as entradas RCA foram retiradas de um video K7. A tomada ali é daquelas comuns de parede enquanto que as inscriçóes foram impressas em papel e coladas com fita tipo "durex".

 

Já para a parte da frente, de início usei o restante do plástico usado atrás. Deixei assim por um tempo, mas numa oportunidade em que apareceu uma chapa de acrílico acabei substituindo:

gd0s4zo.jpg

O plástico pintado de prata com o tempo começou a encardir.

 

Abaixo o acrílico quando foi cortado, antes da pintura:

iZ0BmJ3.jpg

 

 

Já a parte dos botões prateados foi retirada de um velho Tape Deck da CCE, o raríssimo DX30:

KX-30+CCE.jpg

Quase irreconhecível, mas dá pra reparar nos botões push bottons e no botão de volume. A parte dos leds indicadores de função foi modificada parcialmente, pois o VU Meter se manteve (inclusive com o mesmo circuito eletrônico). O local onde estava o teclado com 4 botões, deu lugar ao Dial de display LCD que foi retirado de um MiniSystem importado.

EkUmtkQ.jpg

Como é possível ver ali temos as inscrições "TUNER" e "LOUD" (Loudness) acesas, as outras são: CD, AUX (auxiliar), TAPE e MONO. Foram feitas com um papel fino impresso de maneira invertida e iluminado por Leds de alto brilho. Ali no centro do painel é possível ver o Sensor Infra Vermelho

 

 

Do outro lado veio o equalizador, inicialmente usei uma placa retirada de uma outra sucata da CCE que desconheço o modelo, porém os potenciômetros começara a falhar, então resolvi comprar outros novos.

Como os potenciômetros novos são maiores dá pra se notar a diferença no corte entre o plástico prata e o acrílico preto:

hEkVAIL.jpeg

Os cortes dessa parte foram bem trabalhosos, pois o acrílico racha com muita facilidade. Eles foram feitos com um disco de corte para metais adaptado numa furadeira. O acabamento foi feito com uma lima.

 

Abaixo a placa do equalizador, foi aproveitado o mesmo circuito do System da CCE que utiliza o CI BA3822L, mas também foi adicionado um pré amplficador simples com um transistor na mesma placa:

jzGLgER.jpg

Os botões todos feitos artesanalmente em acrílico contém um Led na parte de trás deixando-os acesos quando o aparelho é ligado.

 

Ze7bc6D.jpg

O botão de volume também ganhou um led indicador (originalmente no Tape Deck era só uma pinta preta).

O Led se apaga quando a função Mute é acionada. Abaixo temos uma saída pra Fone de ouvido e o botão de Balanço dos canais.

_______________________

Outra hora começo a "dissecar" as partes internas.

  • Curtir 2
  • Amei 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

30 minutos atrás, Renato.88 disse:

Como é possível ver ali temos as inscrições "TUNER" e "LOUD" (Loudness) acesas, as outras são: CD, AUX (auxiliar), TAPE e MONO. Foram feitas com um papel fino impresso de maneira invertida e iluminado por Leds de alto brilho. Ali no centro do painel é possível ver o Sensor Infra Vermelho

Poderia detalhar um pouco mais desse mostrador, Renato?

 

Quando você diz "invertida" fiquei imaginando que você imprimiu tudo o que não é letra em preto, ficando o que é letra da cor do papel, é isso mesmo?

 

E se for, como você fez para as opções não selecionadas não aparecerem em branco quando iluminadas pela frente, como o flash?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

19 minutos atrás, rmlazzari58 disse:

Quando você diz "invertida" fiquei imaginando que você imprimiu tudo o que não é letra em preto, ficando o que é letra da cor do papel, é isso mesmo?

Exatamente. Foi o mesmo método usado nas letras da parte de trás.

20 minutos atrás, rmlazzari58 disse:

E se for, como você fez para as opções não selecionadas não aparecerem em branco quando iluminadas pela frente, como o flash?

Tem um plástico vermelho na frente.

Foto abaixo sem o papel e o plástico vermelho, mostrando os Leds na placa:

GJrKNiq.jpg

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Renato.88, e as caixas acústicas? Pelo que tô estudando aqui e no tópico do kit da Ibrape, o amplificador é para 50w, o que dá um belo volume...

 

E aqueles conectores no painel traseiro, no extremo lado oposto ao seletor de tensão, para que são?

 

Não sei se você deu esse trabalho por encerrado - às vezes eu dou e aí não quero mais mexer - mas uma sugestão: quem sabe se você não usa alguma das entradas, colocar uma plaquinha de bluetooth MH-M18, dessas mínimas, atrás do painel?

 

f225543d-4af2-49c6-a21c-20f73a703dfc.jpg.32286c40484af45f5a76283cfd8676ac.jpg

pl.jpg.20920a21ec43aa4373f77ec07726df94.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

21 minutos atrás, rmlazzari58 disse:

e as caixas acústicas? Pelo que tô estudando aqui e no tópico do kit da Ibrape, o amplificador é para 50w, o que dá um belo volume...

Sobre isso eu vou comentar em detalhes depois. Originalmente o kit da ibrape era 50W em 4R, mas minhas caixas são de 8R. 

Então alterei o projeto para que fosse 50W em 8R também. 

 

24 minutos atrás, rmlazzari58 disse:

E aqueles conectores no painel traseiro, no extremo lado oposto ao seletor de tensão, para que são?

Se for o conector com pinos preto, branco e vermelho é o conector de antena externa do rádio. 

 

26 minutos atrás, rmlazzari58 disse:

Não sei se você deu esse trabalho por encerrado

Não sei, as vezes dá vontade de mexer em algo kkkk 

27 minutos atrás, rmlazzari58 disse:

quem sabe se você não usa alguma das entradas, colocar uma plaquinha de bluetooth MH-M18, dessas mínimas, atrás do painel?

Já pensei nisso, e inclusive porta USB e cartão de memoria quando o Bluetooth não era tão popular. 

Mas não tem mais espaço pra fazer isso, aí não coloquei e teria que mudar algumas coisas muito complexas também. 

 

Mas não faz falta, pois eu tenho um transmissor de FM "xing ling" que é só conectar no celular e faz praticamente a mesma coisa. 

 

Ao longo do tópico vai perceber que me sobrou peças suficientes pra montar outro aparelho desse, aí nesse novo posso colocar esses recursos de maneira definitiva e bem pensada. 

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A começar explicar a parte eletrônica, irei mostrar a parte do sintonizador de rádio. Em todo o período houve 4 tentativas com circuitos diferentes.

 

De início, pensei usar parte de um rádio automotivo. Como eles são feitos pra andar num carro em movimento, o desempenho deles em casa torna-se excelente:

KPcYiZ5.jpg?1

SXoQmQI.jpg

Frente e verso do circuito que seria usado a princípio (como não foi usado se tornou sucata e acabei retirando várias peças). Embora seja um circuito comum com um capacitor variável mecânico e um CI do tipo TA2003, esse circuito tinha uma particularidade:

O botão era comum acionado pelo cordão, porém o Dial era digital pois tinha um display LCD com um CI dedicado que lia a frequência sintonizada.

 

Bom, aí pensei: "Se o dial é digital, porque não sintonizar de maneira digital também?"

Continuando, tive uma ideia meio maluca: Um motor poderia girar o variável e ser controlado através de dois push bottons onde cada um faria o motor girar num sentido!

 

Foi assim e construí a engenhoca, peguei uma parte de um mecanismo de Video K7 onde tinha um motor com uma redução, a engrenagem maior foi parafusada naquele variável, enquanto que o motor era controlado pelo mesmo CI driver ponte H retirado do Vídeo K7, o BA6238. Os botões iriam acionar dois temporizadores com o 555, isso iria garantir que o passo do motor seria o mesmo independente de quanto tempo fossem apertados os botões. O tempo deveria ser o suficiente pra alterar aproximadamente 0,1MHz na sintonia FM ou 10KHz na sintonia AM.

Acabei montando todo o circuito na época e funcionou, embora aparecera vários ruídos no som quando o Motor era acionado, mas não seria problema, já que transistores iriam cortar o som no momento que fosse mudar as estações.

 

O que colocou tudo a perder foi uma trinca no frágil LCD na hora da montagem no painel. Ele ficava preso a uma moldura de metal junto com a pequena PCI onde estava seu circuito eletrônico.

GJrKNiq.jpg

O espaço onde atualmente encontra-se os 10 Leds indicadores de função seria para o tal LCD que quebrou. De início os leds que eram verdes ficaria com o espaço onde atualmente está o LCD atual que foi concebido depois.

 

Depois disso o rádio ficou parado por uns meses, quase 1 ano. A engenhoca com o circuito mostrado acima e o tal motor foi retirada e fiquei a procura de um circuito que fosse digital de verdade com Prescaller e diodos varicap. Pois eu queria aproveitar o painel do Tape Deck e não estava a fim de um Dial analógico.

 

Passou um tempo e encontrei o rádio abaixo num ferro velho, ele não tinha um amplificador embutido, a conexão a este módulo era feita através de um cabo próprio:

(O restante mostrado no spoiler):

kWofVuF.jpg

Esse era o rádio, tinha também um toca CD que não funcionava, porém o que me interessava era o circuito do rádio que tinha a sintonia digital. Posteriormente aproveitei a caixa pra fazer esse carregador de baterias automotivo/fonte de alimentação 12V.

Spoiler

 

NTG2NDB.jpg

ofEc8Jg.jpg

Foto do circuito do painel, os varios fios cinza seguiam para o Display LCD (pois originalmente ele ficava ali). Os botões originais também foram retirados e as ligações foram para os botões do painel da foto acima. Do outro lado da placa (na direção do cristal de quartzo) fica o processador, o Toshiba TC9309F106 ele controla as funções do rádio, o LCD e ainda faz a leitura dos sinais do controle remoto.

cKs35cf.jpg

Essa é a placa do receptor do rádio (se nota que muitos componentes também foram retirados, mas nesse caso eram coisas relacionadas ao Toca Discos Laser que foi eliminado do projeto.

 

Pois bem, com um circuito de rádio que seria funcional dei continuidade ao projeto. Em pouco tempo concluí, afinal o restante (fonte, amplificador, e a maior parte da caixa e painel) estavam prontos no final do ano 2009, inclusive me deu um certo trabalho em adaptar essas placas pois eram bem maiores do que eu esperava.

Mas embora apertado deu certo:

sm90Phf.jpg

A placa do rádio ali a direita, a do sintonizador mais ao centro por baixo da placa do pré amplificador.

 

No arquivo abaixo os diagramas esquemáticos dessas duas placas, foi desenhado em engenharia reversa apenas olhando para os componentes e trilhas ali presentes, anotei num papel e depois passei ao computador:

imagem35.thumb.PNG.3038718719bf7fef4f735cd212b64062.PNG

Usei assim por um tempo, mas não gostei muito o som não era lá aquelas coisas sempre tinha algum zumbido ou chiado, principalmente no rádio. Por se tratar de um circuito de sucata suspeitei que tivesse problemas, mas nunca encontrei onde seria, cheguei até a substituir o decodificador TA8132AN (que afinal foi barato), mas o chiado continuou.

 

Na próxima postagem irei comentar sobre outra modificação feita em 2010, onde iria mudar o projeto do amplificador indo de 10W por canal para 30W.

O equalizador também foi modificado, pois este tinha mal contato nos potenciômetros eu precisava substituir.

  • Curtir 1
  • Amei 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Renato.88 Com esse gabinete de madeira, você chegou a ter problemas com ruídos de 60hz no som? achei um transformador no lixo com secundários de 15-0-15 e 28-0-28, e primário de 4 fios, testei com um ebulidor de agua, um resistor de 27 Ohms 500W que foi ligado nas pontas do enrolamento principal, a tensão caiu de 56 pra 52V e o Trafo entregou 100W por 2 horas direto ficando apenas morno ao toque...

 

Dai resolvi usar ele pra tocar uma plaquinha com 2 TDA 7293 e fonte na própria placa, além de uma placa equalizador, o cooler foi usado um Box AM2 com 300g de alumínio e ventoinha de fonte, aguentou bem,  por praticidade acabei fazendo uma caixa de madeira pra ele, mas tenho tendo o zumbido de 60Hz no som quando o volume esta baixo, já usei cabos blindados,  e mesmo assim o ruído persiste, será que um gabinete de lata tiraria o ruído?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, F4b10 disse:

@Renato.88 Com esse gabinete de madeira, você chegou a ter problemas com ruídos de 60hz no som?

Sim, tive muitos problemas.

Descobri que o maior causador de ruídos era o próprio transformador.

 

1 hora atrás, F4b10 disse:

mas tenho tendo o zumbido de 60Hz no som quando o volume esta baixo, já usei cabos blindados,  e mesmo assim o ruído persiste, será que um gabinete de lata tiraria o ruído?

Talvez.

 

Ainda falta muito a comentar sobre esse aparelho, nas próximas postagens vou falar do amplificador, pré e equalizador e também sobre os zumbidos de 60Hz.

 

Os motivos e como resolver eram bem complicados, uma coisa não tão óbvia a quem é apenas hobbista.

Ainda a pouco comentei sobre o assunto em outro tópico:

https://www.clubedohardware.com.br/forums/topic/1535895-qual-a-largura-certa-para-trilha/?do=findComment&comment=8154544

https://www.clubedohardware.com.br/forums/topic/1535895-qual-a-largura-certa-para-trilha/?do=findComment&comment=8154735

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 16/04/2021 às 21:57, F4b10 disse:

o duro é fazer isso sem acabar criando um "enrolamento" extra em curto e pondo fogo nele...

O campo magnético do trafo é criado apenas por dentro dele, tem que passar o fio por dentro do ferro.

Por fora é nulo, antigamente os trafos de som vinham com umas tampas de ferro aterradas pra não espalhar a onda eletromagnética, depois substituíram por uma folha de cobre que costuma vir em alguns aparelhos nos dias de hoje.

__________________________________________________________________________________

 

Mas voltando ao meu som...

Como eu dizia antes o amplificador que eu usei de início era do tipo transistorizado com 10+10W por canal, foi retirado de um velho 2 em 1 da CCE, o SHC2100.

gUmgjVU.png

Foto que eu encontrei na internet do tal amplificador. A minha já foi destruída há muito tempo.

Na época eu recortei a placa ali na mesma direção do fio azul e ali no canto onde está o capacitor laranja grande próximo ao dissipador dos transistores de saída, eliminando todo o painel com os botões e circuitos referentes ao rádio e toca discos.

 

A minha placa dessa estava muito ruim, com várias trilhas se soltando e componentes meio podres.

Percebi que isso poderia se a causa do som ruim, então decidi fazer uma placa nova com o mesmo circuito que pode ser visto na foto abaixo:

b7ul1YQ.jpg

Fiz a nova placa, mas o som continuou ruim além desse amplificador ser bem fraquinho para os alto falantes e a fonte que eu estava usando.

Então decidi não usar esse amplificador no meu Receiver e acabei montando esse outro projeto mostrado nessa foto. Vi que esse trafo aí video K7 estava de bom tamanho pra ele, e foi aí que percebi que o problema não estava no amplificador, pois esse novo projeto o ruído é zero (claro que a caixa metálica ajuda bastante nisso). Mas este é assunto pra outro tópico.

 

Comecei a procurar na Internet projetos que fossem mais condizentes com o que eu realmente precisava, e encontrei este:

http://www.ezuim.com/pdf/amp_pot50w.pdf

Logo descobri que se tratava de um daqueles amplificadores dos Kits da Ibrape vendidos nos anos 70, cujo modelo era o M150A (existiu também um M150, mas este era com transistor de germânio). Eu já tinha visto em propagandas de revistas antigas, mas nunca tive contato antes com eles.

Por ser kit logo vi que seria um bom projeto e não teria problemas de mal funcionamento.

Comprei alguns transistores que eu não tinha e montei no restante da placa perfurada do outro amplificador:

IPlpc2v.jpeg

Logo de cara coloquei aqueles transistores 2N3055 falsos com um logo vermelho da Toshiba (paguei barato, cerca de R$0,80 por cada um), achei que funcionariam assim mesmo. Mas foi só passar o volume da metade que um deles entrou em curto.

Ali na foto é possível ver o resistor escurecido por causa do problema. Então abortei o projeto por um tempo até achar transistores decentes, tentei até colocar uns TIP35 que tinha aqui mas não deu certo.

smvEQY4.jpeg

Um tempo depois encontrei uma outra sucata com esses 2N3055 originais que inclusive vieram com aqueles soquetes bacana mostrados na foto acima, é até possível ver a data de fabricação "semana 8 de 1981".

E mesmo com seus "40 anos nas costas" posso abrir o volume até o máximo que funciona perfeitamente, segui a montagem com eles.

 

O amplificador funcionou bem dessa vez, melhorou muito o som. Vi que parte do problema era o outro amplificador trabalhando com tensão a mais vinda da fonte, o projeto do toca discos tinha fonte de 40V, acabei usando uma de 48V (a única que tinha) achando que não teria problemas.

O projeto da ibrape foi feito pra trabalhar com 45V, mas não teve problemas com os 3V a mais.

 

 

Dessa vez o som ficou limpo, com bom volume pouca distorção e os ruídos não diminuíram em 100% mas ficou melhor.

Porém apareceu outro problema, o som ficou muito agudo o equalizador ali presente tinha pouca influência nos sons graves. Vi que poderia ser algum problema com circuito do pré amplificador ou do equalizador que por se tratar de uma coisa que demorei bastante pra resolver vou contar depois.

  • Curtir 1
  • Obrigado 1
  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 minutos atrás, Renato.88 disse:

O campo magnético do trafo é criado apenas por dentro dele, tem que passar o fio por dentro do ferro.

Por fora é nulo, antigamente os trafos de som vinham com umas tampas de ferro aterradas pra não espalhar a onda eletromagnética, depois substituíram por uma folha de cobre que costuma vir em alguns aparelhos nos dias de hoje.

 

As linhas do campo se expandem em volta do Trafo também, claro que a intensidade é bem menor, mas se você enrolar um fio ligar em um multímetro e aproximar da pra medir uma tensão nesse fio...

 

As tampas de ferro deveriam fazer o mesmo que aquelas tampas em alto falantes de TV que tinham "blindagem magnética"

 

Quanto ao amplificador que você montou, na primeira foto do amplificador original deu pra ver uns 2 pontos vermelhos no dissipador que eu imagino que sejam diodos de polarização, eles funcionariam como uma "segurança" no caso do amplificador aquecer eles derrubam a polarização fazendo o transistor conduzir menos e salvando o transistor, nas fotos dos seus amplificadores não deu pra ver esses diodos no dissipador...

 

Pessoalmente eu ainda não arrisco montar um transistorizado, é capaz de eu causar um curto em um lado e torrar os alto falantes, ao menos os integrados tem proteções pra evitar isso...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, F4b10 disse:

As linhas do campo se expandem em volta do Trafo também, claro que a intensidade é bem menor, mas se você enrolar um fio ligar em um multímetro e aproximar da pra medir uma tensão nesse fio...

Sim, tem mesmo mas é muito fraco. 

Meu pai tinha um amplificador bem antigo onde o trafo ficava dentro de uma peça metálica com o exato formato de uma lata redonda, provavelmente pra esconder os ruídos. 

3 horas atrás, F4b10 disse:

As tampas de ferro deveriam fazer o mesmo que aquelas tampas em alto falantes de TV que tinham "blindagem magnética"

 

Sim, é isso mesmo. 

3 horas atrás, F4b10 disse:

Quanto ao amplificador que você montou, na primeira foto do amplificador original deu pra ver uns 2 pontos vermelhos no dissipador que eu imagino que sejam diodos de polarização, eles funcionariam como uma "segurança" no caso do amplificador aquecer eles derrubam a polarização fazendo o transistor conduzir menos e salvando o transistor, nas fotos dos seus amplificadores não deu pra ver esses diodos no dissipador...

No amplificador da CCE usavam sensores do tipo NTC, quando eu peguei a sucata só tinha metade de um lá na placa. 

Testei sem por vários dias, devido a baixa potência do amplificador os transistores só ficavam mornos. 

 

No amplificador da ibrape existe sim os diodos, só não dá pra ver na foto. Estão atrás do BD140 e do capacitor eletrolitico azul. 

Esse é outro amplificador que tem um aquecimento mínimo, só aquecia mais quando usava as caixas de 4R. 

Mas as que costumo usar são de 6R. 

 

3 horas atrás, F4b10 disse:

Pessoalmente eu ainda não arrisco montar um transistorizado, é capaz de eu causar um curto em um lado e torrar os alto falantes, ao menos os integrados tem proteções pra evitar isso...

A primeira vez que montei um amplificador transistorizado eu tinha 12 anos, mas era a coisa mais simples do mundo. 

Era um amplificador de 1W com apenas dois transistores, um BC548 e um TIP31. O som dele era até razoável usei num alto falante desses de TV e ligava num walkman a alimentação com uma fonte 12V dessas de parede. 

Depois montei vários outros com CIs até montar esses projetos prontos aí das fotos. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...