Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Mineração Estraga placa de vídeo? se sim, de que forma?


Posts recomendados

Olá, pessoal. Recentemente me peguei pesquisando mais a fundo sobre bitcoin e decidi colocar minha placa de vídeo (GTX 1660 6gb - modelo da ZOTAC) pra analisar se compensava. Já vi muitos vídeos de manutenção em placas que foram supostamente usadas em mineração, mas minha dúvida é se realmente é a mineração que causa esses problemas ou se é o fato de fazerem vários BIOS MOD para que a placa desempenhe melhor (overclock) o que acaba acarretando em danos às vezes permanentes nas gpus. Se alguém experiente puder esclarecer pra mim, ficarei grato!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Alessandro Silva dos Santo não é a mineração em si que estraga a placa e sim as temperaturas. você deixar sua placa em stock sem mexer em frequencias não vai dar um bom resultado.

 

Obs: a temperatura que me refiro, além do próprio chip gráfico, é das memórias, coisa que nas nVidia antes das 3000 não tem sensor para o die delas, logo é interessante n deixar numa frequencia muito alta no memory clock e sempre deixar os FANs em pelo menos 50 - 60%

 

e não recomendo minerar em placas que a memória não é conectada no dissipador

 

image.thumb.png.a5a79f05757acc928cdc3170528fc9a0.png

 

na imagem acima, por exemplo, todos os 6 chips de VRAM tem um thermal pad integrando-os ao dissipador, em outras placas pode ser que não tenha.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Yan_ valeu, irmão! respondeu bem em cima da minha preocupação: a temperatura das memórias. A temperatura da GPU está sempre ótima, alcançando no máximo 65° com os fan em 70%, mas as memórias não tenho como monitorar, mas vou ver direitinho como é a estrutura do modelo da placa que tenho aqui e calcular se vale a pena continuar ou não.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

O que estraga é o stress. 100% em full load 24 horas 7 dias por semana. E em rigs de mineração as placas ficam muito próximas umas das outras, o cara tá nem aí se as mesmas pifarem ou não, não há prevenção ou cuidados na maioria dos casos.

Quanto ao BIOS mod, na verdade eles diminuem a tensão do núcleo e aumentam os clocks, pois como a carga não está no bus com as memórias como nos games (texturas, informações pra lá e pra cá) e sim no cálculo do hash, o GPU não fica instável ao ponto de travar (logicamente tem que saber o que tá fazendo, testar).

 

Na minha opinião só vale a pena minerar no BR se você sonegar a conta de luz e possuir grana pra investir em um bom rig. Minerar com seu PC caseiro, uma única placa de vídeo +- (1060 já era fraca pra isso lá em ~2017 por exemplo) nem vale o esforço, vai é perder dinheiro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 6 meses depois...
  • Membro VIP

Placas de vídeo não foram projetadas pra uso em mineração de criptomoedas 24x7. O uso intensivo em mineração de criptomoedas não está relacionado apenas ao controle de temperatura. Os sensores da placa de vídeo registram a temperatura média do DYE, invólucro onde está os componentes e setores do chip gráfico.

As placas de vídeos com construção mais robusta topo de linha podem aguentar o trabalho por mais tempo, porém sua vida útil será drasticamente reduzida, devido ao desgaste natural do produto, acelerado pelo uso intensivo. As memórias e o controlador de memória são os setores da placa q mais sofrem. Se você não é um minerador que vai ganhar muito dinheiro com isso, usando 20 placas em uma farm, acho q vai perder tempo.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Marcos Antonio Domingues Do Amaral disse:

Se você não é um minerador que vai ganhar muito dinheiro com isso, usando 20 placas em uma farm, acho q vai perder tempo.

Meu irmão tem uma 570 8 GB que pagou 700 conto há alguns anos. Vem minerando desde maio (ajudei ele a configurar e ventilar legal o gabinete, a placa não passa de 60 graus mesmo em dias quentes), perto da data de postagem desse tópico, e fez em torno de 3 mil reais até agora (diversificou as criptos e conseguiu aumentar um pouco o lucro fazendo isso). Se ele segurar essa grana e o bitcoin dobrar de preço (o que não acho nem um pouco improvável em um intervalo de 2, 3 anos no máximo), já são 6 mil. E ele continua minerando, fazendo perto de 10 reais por dia já descontando o custo energético. Se a placa der pau hoje, ele praticamente teria grana pra comprar outra melhor de volta, sendo que já usa há uns 3 anos. Não é exatamente o que eu chamaria de "perda de tempo", mas okay... Estou dizendo pra alguém pagar 3, 4k numa placa que custava 700 há alguns anos e se aventurar nessa? Nem a pau. Mas se vale a pena ou não depende do contexto e disponibilidade de cada um.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Shaman93 opá, todo bem? Eu fiquei impressionado com o retorno do seu irmão e TB pelo preço q ele pagou na rx 570, hj é muito difícil achar por menos de 2500k.

Ele deve usar o modelo nitro da Sapphire né? São as melhores placas de vídeo dessa série rx 500.

Pra quem sabe atenuar os impactos da mineração na placa de vídeo, reduzindo o click e a tensão, proporcionar uma boa refrigeração, não é uma má ideia. Vai acabar com a placa, reduzindo seu tempo de vida, mas vai ter um ganho q faz compensar.

No vídeo q postei do kmz tech, ele relata muitos casos de placa de mineração já no fim da vida, chip gráfico e memórias torradas... Dá dó viu, não tenho coragem de fazer isso, kkk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 anos depois...
Em 31/10/2021 às 18:44, Marcos Antonio Domingues Do Amaral disse:

@Shaman93 opá, todo bem? Eu fiquei impressionado com o retorno do seu irmão

É sério que você acha que ganhar 3 mil reais pra minerar durante 6 meses é ganhar dinheiro?

 

Se considerarmos que o irmão do @Shaman93 começou em 1º de maio e até 31 de outubro daquele ano e "REALMENTE" tenha rendido 3 mil reais. É só dividir esse valor por 6 meses e vai dar 500 conto por mês. Perceba que eu usei realmente entre aspas pois nessa conta, daria 16 reais por dia minerando (um pouco acima do que ele disse, mas ainda sim um valor muito baixo). Uma micharia com o risco de estragar as memórias da placa (memórias, não o chip)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

46 minutos atrás, VICTORHUGOBRAZIL disse:

É sério que você acha que ganhar 3 mil reais pra minerar durante 6 meses é ganhar dinheiro?

 

Se considerarmos que o irmão do @Shaman93 começou em 1º de maio e até 31 de outubro daquele ano e "REALMENTE" tenha rendido 3 mil reais. É só dividir esse valor por 6 meses e vai dar 500 conto por mês. Perceba que eu usei realmente entre aspas pois nessa conta, daria 16 reais por dia minerando (um pouco acima do que ele disse, mas ainda sim um valor muito baixo). Uma micharia com o risco de estragar as memórias da placa (memórias, não o chip)

Se a placa foi 700 e rendeu 3k, teve um ROI de mais de 4,3 em poucos meses. E imagina que esses valores é com uma única RX 570... Pensa num rig com dezenas de 2080Ti. No fórum Adrenaline tem relato de gente que fez muito dinheiro essa época. Desde a fusão do ethereum, mineração com GPU parou de valer a pena.

Ah, a mesma placa segue funcionando normal desde então.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...