Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

3060 ti dando boot apenas na segunda tentativa (+ tela azul intermitente)


Posts recomendados

Boa tarde pessoal!

 

Não sou um expert em configurações avançadas de bios e coisas do tipo, mas recentemente passei a enfrentar um problema com o boot do meu pc.

 

Fiz um upgrade de uma 1050 ti 4GB da Galax pra uma 3060 ti 8GB também da Galax, e a partir de então percebi que após ligar o pc pela primeira vez no dia, o mesmo não tem entrado na tela do Windows a menos que eu resete e tente um segundo boot. Percebi também que as ventoinhas da 3060 ti não giram no primeiro boot. Somente após o segundo boot é que eu consigo visualizar a tela do Windows. Não realizei nenhuma formatação no Windows pra esse upgrade. 

 

Além disso, em algumas vezes, após o primeiro boot o pc apresenta tela azul. Daí dou o segundo boot e o mesmo carrega o Windows normalmente.

 

Edit: além disso também, após o upgrade, o pc passou a sempre apresentar 4 beeps ao invés de apenas 1 beep em todos os boots, tanto o que funciona quanto o que não funciona. Não sei dizer se isso poderia estar relacionado com o problema também.

 

Sobre os monitores, uso 2 monitores 1080p em duas portas DP e uma tv 1080p na porta HDMI da placa. Uma porta DP da placa permanece livre.

 

A config do meu pc é a seguinte:

 

CPU: Core i7 7700k

MEMÓRIA: 24GB memória (8 + 16) (estranho eu sei, mas sempre usei assim rs)

placa-mãe: Gigabyte H110M-H (https://www.gigabyte.com/Motherboard/GA-H110M-H-rev-1x#ov)

GPU: 3060 ti 8GB Galax (https://www.galax.com/en/graphics-card/30-series/3060ti-series/geforce-rtx-3060ti-ex-b.html)

COOLER CPU: Deepcool Gammaxx l240t

FONTE: EVGA 600W

 

Vale ressaltar que a bios da placa-mãe está atualizada pra última versão possível e o driver da NVIDIA também está atualizado.

 

Agradeço demais se puderem me dar uma força com esse probleminha. Muito obrigado desde já! 

Link para o post
Compartilhar em outros sites
  • Membro VIP

Boa tarde.

Rode o bluescreenview e poste aqui as informações de cada tela azul e também os arquivos de dump (tem uma extensão .DMP).

Link para o post
Compartilhar em outros sites
  • Membro VIP

@GabrielLV como ler isso aí?

Link para o post
Compartilhar em outros sites
  • Moderador

@Math.Pi Há algum tempo deixei de confiar somente nos arquivos .dmp. Prefiro complementar a análise com logs do visualizador de eventos, por isso, sempre envio um script que coleta todos os logs necessários automaticamente para que o usuário execute no PC e envie aqui no fórum 👍

 

@bill_lima16

image.png

 

Os logs estão apontando para drivers do próprio Windows (dxgkrnl, dxgmms2, que são drivers do DirectX e o watchdog.sys, que também pertencem ao Windows). Dificilmente o próprio Windows será o culpado pelo problema, pois nesses casos, o que ocorre em 95% das vezes é algum defeito de hardware fazer com que os drivers do Windows deem algum erro. Nesses casos, é necessário uma análise além de somente os arquivos .dmp para chegar ao culpado do problema.

 

 

Prezado usuário,
 
De forma a auxilia-lo na resolução do problema que pode estar causando as telas azuis, preciso das seguintes informações:

 

  • Não responda essa pergunta se seu aparelho for um notebook: Qual a marca e modelo da sua fonte de alimentação? (MARCA e MODELO, não apenas potência);
  • Você usa o PC diretamente na tomada ou no estabilizador/nobreak/filtro de linha?;
  • Periféricos avulsos (se você usa adaptadores Wi-Fi e/ou Bluetooth, se usa algum tipo de HUB, etc);
  • Você faz overclock no seu PC?
  • Você usou/usa algum "atualizador de drivers" no seu PC? Se sim, então abra-o, veja se existem opções para reverter as atualizações realizadas e então remova esse software do seu PC. Drivers devem ser baixados obrigatoriamente do site do fabricante e não de atualizadores de drivers, pois eles muitas vezes são os responsáveis por gerar problemas no Windows;

 

Preciso, também, que você faça os seguintes procedimentos para podermos coletar informações no seu computador que nos ajudarão no diagnóstico, permitindo que encontremos mais rapidamente o culpado pelas telas azuis.

 

Você deve executar os procedimentos EXATAMENTE como estão descritos aqui para coletar as informações da maneira correta.

 

Clique em "expandir" para ver os procedimentos.

 

Citação

1- Baixe o arquivo LogsCdH.zip:

LogsCdH.zip

2- Abra este arquivo e mova a pasta LogsCdH que está dentro dele para a área de trabalho.

Esta pasta deve OBRIGATORIAMENTE estar na área de trabalho, do contrário, o procedimento não irá funcionar.

É para mover A PASTA que está DENTRO do arquivo LogsCdH.zip para a área de trabalho. NÃO É para colocar o arquivo LogsCdH.zip na área de trabalho, mas sim, é para abri-lo, e mover a PASTA QUE ESTÁ DENTRO DELE para a área de trabalho.

Te3Ul9U.png

 

3- Abra a pasta e dê um duplo-click no arquivo "Meu PC e 32 ou 64bits.bat", ele irá dizer se a arquitetura do seu Sistema Operacional é 32bits ou 64bits.

 

4- Com o resultado do arquivo acima, clique com o botão direito no arquivo "ColetarLogs (32 bits)" ou "ColetarLogs (64 bits)", dependendo da arquitetura do seu Sistema Operacional, e selecione "Executar como administrador" e aguarde, o script irá coletar alguns logs e isso pode levar até 2 minutos.

 

5- Existirão diversas mensagens na tela que será exibida (prompt de comando) lhe informando alguns detalhes sobre o procedimento. Atente-se a essas mensagens.

 

6- Um dos programas responsável pela coleta de logs poderá exigir que você aceite algumas telas de confirmação. Aceite todas elas para que as informações sejam coletadas corretamente.

 

7- Finalizado os procedimentos, uma pasta chamada "LogsColetados" será criada na sua área de trabalho. Você deve salvar esta pasta como .zip ou .rar (A PASTA com todos os arquivos dentro, NÃO É PARA SALVAR ARQUIVO POR ARQUIVO!) e anexa-la na sua próxima resposta.

Quando a pasta "LogsColetados" for criada, certifique-se de que existem 6 arquivos e uma pasta dentro dela, como na imagem abaixo. Se não existirem, apague a pasta e execute o script novamente.

4iAvusF.png

 

8- Baixe e instale o Speccy, esse software lista a marca e modelo de todas as peças do seu computador. Após instala-lo, abra-o, tire uma print APENAS da tela inicial (NÃO É PARA ENVIAR prints de todas as telas, somente da tela inicial) e envie-a no seu próximo post:

https://www.ccleaner.com/speccy/download

 

----

 

Estou no aguardo das informações para resolução do caso 👍

  • Curtir 1
Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Aprenda a ler resistores e capacitores

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!