Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

placa-mãe marca desconhecida, chipset Intel H61 soquete 1155 tem slot pci x16 ?


Posts recomendados

  • Membro VIP

Boa noite.

 

Tenho um PC com as seguintes peças de hardware e pretendo colocar uma placa de video nela, alguma dentre essas, GT 1060 3GB, GT 1030 2GB ou GT 730 2GB e receio que minha placa-mãe não tenha slot x16 express, gostaria de sanar minha dúvida a respeito.

 

placa-mãe: Marca desconhecida, apenas informação de chipset Intel H61 versão O.E.M.

Processador: Intel Core I5-3570 (3ª Geração)

Mem. Ram: 8GB (2x4GB)

SSD: 480GB Crucial BX500

Fonte: Mtek Modelo: MK-500WF

Gabinete: Mini ATX - Fortrek

 

Ja li algo a respeito de verificação da placa-mãe a respeito de produtos que nem tem marca, alguns tem slot pci x16 mas placa-mãe roda apenas x8, sabendo disto, precisa de ajuda para saber se minha placa-mãe tem slot x16 que rode a x16.

 

Tirei algumas fotos da placa-mãe em funcionamento, e olhando não consegui encontrei alguma menção inscrita na placa-mãe informando x16, pretendo colocar uma placa de video no meu PC, nesta placa-mãe e gostaria de saber se minha placa-mãe tem slot pci express x16, se é apenas pci x16 e rode a x16?

 

O slot que tirei fotos e estão anexados neste tópico que vejo aqui em casa parece slot pci x8, gostaria de saber se isso esta correto ?

 

Obrigado.

image.png

20210407_233609.jpg

20210407_233556.jpg

20210407_233531.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O slot é, fisicamente, um "x16".. Aparentemente, parece ser "x16" elétrico também mas, só vendo a solda na parte de trás da placa-mãe.. De resto

 

1 hora atrás, mome.mafu disse:

pretendo colocar uma placa de video no meu PC, nesta placa-mãe e gostaria de saber se minha placa-mãe tem slot pci express x16, se é apenas pci x16 e rode a x16?

Olha, isso não tem importância, para as placas que pensa em colocar.. Mesmo que rode em "x8", esse slot seria plenamente capaz de extrair tudo que essas placas ofereceriam.. MUITO mais possível, você ter problemas por falta de RAM ou gargalo de processador, do que limitação do slot..

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Mega Blaster tem não, quando troquei rapaz havia acabado de instalar Windows 10, caixa da placa-mãe havia uma menção da marca porém não tem site da fabricante, nem mesmo CD/DVD de drivers da placa-mãe, baixei todos os drivers através do Windows Update.

 

 @RS Faria Pretendo postar uma foto da solda na parte de trás da placa-mãe.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Mega Blaster as fotos estão em anexo.

 

Em 09/04/2021 às 23:03, RS Faria disse:

@mome.mafu

 

É x16 sim.. Mas, como falei antes

 

 

Não havia falado, mas eu ja havia acessado, uma informação útil também foi no site da Intel onde consta todas as especificação do Chipset Intel® H61 Express, veja aqui, simplesmente tem informação sobre numero máximo de linhas  PCI Express que é uma pena pois são no máximo de 6 linhas.

Abaixo printscreen de parte da informações do site da Intel, note que em "Configurações PCI Express" temos a informação de x1, x2, x4, ou seja, não há informação sobre x8 ou mesmo x16, note ainda que em "Nº máximo de linhas PCI Express" temos a informação de 6 linhas, não há possibilidade de o slot funcionar em x8.

image.png.0bbc23c61dc6ba3ccdb7b0b87dbfb43d.png

 

Dessa forma, placa de vídeo não rodaria nem mesmo em x8, não sei nem mesmo se a placa de vídeo funcionaria ao instalar nessa placa-mãe.

 

Na internet/mercado existem vários modelos de placa-mãe Intel chipset Intel H61, algumas tem slot e suporte para PCI Express x16 revisão de PCI Express tambem 2.0.

 

Enfim, terei de trocar a placa-mãe caso queira instalar uma placa de vídeo no meu PC.

 

Obrigado pela atenção pessoal.

20210410_084612.jpg

20210410_084705.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@mome.mafu

 

Isso é do chipset.. O chipset da placa-mãe, controla outras portas PCI-EX, como aquela x1, acima do slot x16..

 

O slot PCI-EX principal da placa-mãe é controlado diretamente pelo processador.. No link abaixo, olhe em "Opções de expansão"

 

https://ark.intel.com/content/www/br/pt/ark/products/65702/intel-core-i5-3570-processor-6m-cache-up-to-3-80-ghz.html

 

O slot NÃO passa pelo chipset.. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
7 horas atrás, RS Faria disse:

@mome.mafu

 

Isso é do chipset.. O chipset da placa-mãe, controla outras portas PCI-EX, como aquela x1, acima do slot x16..

 

O slot PCI-EX principal da placa-mãe é controlado diretamente pelo processador.. No link abaixo, olhe em "Opções de expansão"

 

https://ark.intel.com/content/www/br/pt/ark/products/65702/intel-core-i5-3570-processor-6m-cache-up-to-3-80-ghz.html

 

O slot NÃO passa pelo chipset.. 

Verdade, portanto, posso colocar uma placa de video que ira rodar em x16.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 9 meses depois...
  • 1 ano depois...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...