Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Posso ligar aspirador de pó de 1500w em tomada 110v


Ir à solução Resolvido por WOZ Dods,

Posts recomendados

@Lohran fran A potência, que reflete o consumo, é medida em Watts (W) e nada tem a ver com a tensão de operação, medida em Volts (V). Um chuveiro de 4000 W (potência) pode ser fabricado tanto para a tensão de 110 quanto 220 Volts. O que importa é que o produto adquirido seja fabricado para a tensão correta.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, WOZ Dods disse:

@Lohran fran A potência, que reflete o consumo, é medida em Watts (W) e nada tem a ver com a tensão de operação, medida em Volts (V). Um chuveiro de 4000 W (potência) pode ser fabricado tanto para a tensão de 110 quanto 220 Volts. O que importa é que o produto adquirido seja fabricado para a tensão correta.

@WOZ Dods então eu posso ligar na tomada sem problemas? E posso usar uma extensão também?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Lohran fran Para esse volume de consumo não recomendo nem extensões nem adaptadores. O correto para esse tipo de consumo é ligar o aparelho diretamente à tomada sem mais nada conectado nela. Se colocar em um filtro de linha, por exemplo, queima o fusível na hora.

Meu aspirador doméstico é um black & decker de 1600W. Só ligo ele direto na tomada e o cabo dele tem 6 metros. Mesmo sendo grosso aquece. Não pode ser usado mais que 10 minutos ininterruptos por causa disso, tem que dar uma pausa tanto para esfriar o cabo quanto o motor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@WOZ Dods o cabo do aspirador tem apenas 2 metros, o que vai acabar dificultando um pouco

47 minutos atrás, WOZ Dods disse:

@Lohran fran Para esse volume de consumo não recomendo nem extensões nem adaptadores. O correto para esse tipo de consumo é ligar o aparelho diretamente à tomada sem mais nada conectado nela. Se colocar em um filtro de linha, por exemplo, queima o fusível na hora.

Meu aspirador doméstico é um black & decker de 1600W. Só ligo ele direto na tomada e o cabo dele tem 6 metros. Mesmo sendo grosso aquece. Não pode ser usado mais que 10 minutos ininterruptos por causa disso, tem que dar uma pausa tanto para esfriar o cabo quanto o motor.

@WOZ Dods pode me mandar o modelo do seu ? A minha tomada é de 10a, não sei se pode dar problema.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

39 minutos atrás, Lohran fran disse:

pode me mandar o modelo do seu ? A minha tomada é de 10a, não sei se pode dar problema.

aspiradores usam tomada de 10A. Se usar seu aspirador em uma tomada de 20A pode ter problemas e até derreter o plug do aspirador. Tomadas de 10A e 20A não são intercompatíveis e não devem ser usadas com equipamentos feitos para outro formato. 

 

Não lembro de cor o modelo do meu aspirador e ele é antigo demais (6 anos de comprado), então não o encontrei na internet para ver o nome.

42 minutos atrás, Lohran fran disse:

o cabo do aspirador tem apenas 2 metros, o que vai acabar dificultando um pouco

Tente achar uma extensão com cabo de bitola mais grossa então, ou faça uma comprando o cabo e conectores separados (tem fazer as conexões bem feito para não gerar problemas no futuro). Não vou saber te informar a bitola ideal com precisão, mas a pesquisa que fiz aqui resultou em fios de bitola 1,5 para extensões de até 10 metros. Encontrei algumas à venda que afirmam ser de 1,5 ou até 2,5 de bitola com 5 metros de comprimento, mas não posso abrir o site nem te passar o link agora onde estou. Teria que procurar no mercado livre que foi onde encontrei.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim, extensões com fio 1,5mm podem ser usadas. Mas os plugs devem ser 10A de boa qualidade. É importante usar com no máximo 10 metros de comprimento. Porém de 5 metros já é bem útil dentro de casa. 

 

Eu uso essas extensões aqui pra alimentar máquinas como furadeira, serras e outras ferramentas tudo 110V, nunca tive problemas. 

Com o fio 2,5mm já alimentei trafo para soldas, mas aí é 220V. 

 

 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, WOZ Dods disse:

aspiradores usam tomada de 10A. Se usar seu aspirador em uma tomada de 20A pode ter problemas e até derreter o plug do aspirador. Tomadas de 10A e 20A não são intercompatíveis e não devem ser usadas com equipamentos feitos para outro formato. 

 

Não lembro de cor o modelo do meu aspirador e ele é antigo demais (6 anos de comprado), então não o encontrei na internet para ver o nome.

Tente achar uma extensão com cabo de bitola mais grossa então, ou faça uma comprando o cabo e conectores separados (tem fazer as conexões bem feito para não gerar problemas no futuro). Não vou saber te informar a bitola ideal com precisão, mas a pesquisa que fiz aqui resultou em fios de bitola 1,5 para extensões de até 10 metros. Encontrei algumas à venda que afirmam ser de 1,5 ou até 2,5 de bitola com 5 metros de comprimento, mas não posso abrir o site nem te passar o link agora onde estou. Teria que procurar no mercado livre que foi onde encontrei.

@WOZ Dods @Renato.88 https://www.tramontinastore.com/extensao-multipla-5-tomadas-2p-t-10-a-250-v-tramontina-5-m_57504031/p?idsku=57504031&gclid=CjwKCAjw07qDBhBxEiwA6pPbHkt50hVd2QmY4WaWSuxaAlHjb1fGkCcjPwURy1l96UV0QRoVkOq71xoCU5oQAvD_BwE#&gid=1&pid=1

Essa presta?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O plug do aspirador, que vai na tomada, se não for, deveria ser para corrente > 10A.

 

"Ei, mas o motor não vai puxar 1600w? A gente vai vender com plug para 10A, mesmo?!"

"Vai. O consumidor que perceba quando estiver esquentando."

"E se a gente puser um plug para 20A, que tal?"

"Aí o comprador não vai querer porque não vai entrar na tomada caseira dele porque é mais grosso."

"Mas e se a tomada ficar chamuscada? E se o pino do plug ficar cheio de buraco de faísca?"

"Pois é... já ouviu falar em obsolescência programada?"

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução
16 horas atrás, Lohran fran disse:

Não dá para saber se presta por que o anúncio não tem a especificação mais importante que é a bitola do fio. A bitola tem que ser 1,5mm como citamos lá em cima. Se abrir ESTE LINK de busca do google shopping, verá vários produtos que tem escrito Pp1,5. Pegue um desses com o comprimento que precisa e conector de 10A. O primeiro que me apareceu na lista aqui, marcado na foto abaixo, já é compatível com o que você precisa. tem 5 metros de comprimento, plug de 10 amperes e bitola de 1,5mm.

 

image.thumb.png.006a85c326ca6607d900236720f91dbb.png

@rmlazzari58 Não entendi patavinas do que você falou.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

58 minutos atrás, WOZ Dods disse:

@rmlazzari58 Não entendi patavinas do que você falou.

 

Acho um absurdo uma empresa vender um aparelho que faz passar 13,6A através de um plug que suporta 10A, sem falar no cabo, que o @Lohran fran não mostrou a especificação.

 

É óbvio que quem vende um aparelho assim está ciente de que pode vai prejudicar o plug, a tomada e os cabos, tanto do aparelho quanto da instalação. Tanto quem vende o projeto, talvez até o aparelho montado, quanto quem vende o aparelho ao consumidor, seja o distribuidor ou a loja, todos eles têm responsabilidade sobre eventual dano.

 

Mas o que deve acontecer é que, na medida em que o comprador for usando, se a tomada e a fiação da instalação não queimarem antes, o cabo e o plug estraguem, o que obriga fazer manutenção ou até a comprar outro aparelho. Vender algo já sabendo que vai estragar é a mais vil das formas de obsolescência programada. A outra, menos perigosa, é vender algo que não vai estragar mas que sabida e planejadamente ficará obsoleto.

 

Isso afeta o comprador, tanto quanto, por exemplo, esse negócio de vender estabilizador para ligar PC.

 

Quanto à obsolescência programada, se te interessou quem sabe você gostaria de dar uma olhada aqui.

 

(***)

 

Aqui eu inventei um possível diálogo entre um cara da área técnica e um cara da área comercial da empresa que vende esse aspirador.

 

 

13 horas atrás, rmlazzari58 disse:

"Ei, mas o motor não vai puxar 1600w? A gente vai vender com plug para 10A, mesmo?!"

"Vai. O consumidor que perceba quando estiver esquentando."

"E se a gente puser um plug para 20A, que tal?"

"Aí o comprador não vai querer porque não vai entrar na tomada caseira dele porque é mais grosso."

"Mas e se a tomada ficar chamuscada? E se o pino do plug ficar cheio de buraco de faísca?"

"Pois é... já ouviu falar em obsolescência programada?"

 

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 horas atrás, rmlazzari58 disse:

Acho um absurdo uma empresa vender um aparelho que faz passar 13,6A através de um plug que suporta 10A, sem falar no cabo, que o @Lohran fran não mostrou a especificação.

Acontece que as tomadas especificadas como 10A suportam bem mais corrente. 

Antigamente quando tinha o padrão antigo as mesmas tomadas (digo isso pela espessura do pino) eram especificadas com 15A.

A diferença é que as de 10A usavam um pino oco, as de 15A usavam um pino maciço de latão. 

  • Curtir 2
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Thiago Miotto Concordo contigo, mas depois de ter visto um colega do setor de manutenção de onde trabalho instalando uma tomada na extensão que precisávamos, sem sequer entender que quanto maior o contato e pressão do plug maior a segurança (ele basicamente estava tentando rosquear o fio com 3 mm de exposição na tomada e rosquear no parafuso) eu não confio mais no crivo das outras pessoas. O cara foi contratado para fazer trabalhos elétricos e não entendia esse conceito basal. Tive que tomar da mão dele e ensinar como fazer. A exensão, por sinal, era para ligar uma impressora laser. Imagina o dano se eu não estivesse ali assistindo o pafúncio fazer isso?

  • Curtir 1
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 anos depois...

O que você deveria ter para ligar um aparelho eletrico de consumo maximo de 1500W com tensão de 127V:

  • Tomada tripolar de 20 A (1500W / 127v = 11,81A) ;
  • Fiação desta tomada com seção 2,5 mm2 no minimo (vide Tabela do Eletricista em anexo, de acordo com a norma NBR5410.2004 da ABNT -> https://www.sil.com.br/pt/eletricista/tabelas.aspx);
  • Disjuntor deste circuito de 20A ;

Se possível, evite o uso de extensões neste aparelho e NÃO use tomada de 10A.

19022020 - Tabela do Eletricista 2023.docx

  • Obrigado 2
  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 09/04/2021 às 09:24, rmlazzari58 disse:

Tanto quem vende o projeto

As vezes pode ser diferente, pode ser que o engenheiro entregou o projeto ideal.

Mas outro engenheiro da fabrica que montará o produto, tira isso e aquilo para deixar mais barato.

Tipo aqui na empresa, me pedem a cotação de algumas máquinas, e entrego dentro dos conformes, mas quando chega não é nada do que eu pedi, então dou uma olhada na documentação do processo, e vejo que alguém deu uma interceptada nos papeis e diminuiu as especificações para custar menos.

E no final os usuários cobram de mim, como se eu fosse o culpado. kkkk

Em 09/04/2021 às 18:40, Renato.88 disse:

usavam um pino maciço de latão

Que saudades deste tempo. hoje em dia é quase tudo oco.

Em 10/04/2021 às 11:18, WOZ Dods disse:

rosquear o fio com 3 mm de exposição na tomada

me lembrou a imagem que anexo:

tomada erro.jpg

  • Haha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...