Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Fonte da Corsair CV450 queimou após pico de energia e estava no filtro de linha


Ir à solução Resolvido por Phoenyx,

Posts recomendados

Bom dia pessoal, é meu primeiro topico aqui, e primeiramente gostaria de explicar o que aconteceu.

 

Eu tenho uma fonte da Corsair CV450 desde dezembro e recentemente houve uma queda de energia rapidamente por aqui porém voltou logo em seguida, eu estava chegando em casa no momento mas sabia que o pc tava ligado na hora, porém eu ligo ele e outros equipamentos em um filtro de linha, quando cheguei não verifiquei se estava ligando e desliguei o filtro de linha, mais tarde houve outra queda de energia e voltou com um tempo depois (mas acredito que essa não tenha afetado).

 

O fato é que depois eu tentei ligar o pc e não queria ligar mais (o meu roteador também queimou porém estava fora do filtro de linha eu ligo ele e o filtro de linha num T), fiz o jump na fonte e nada, então pensei em mandar para a garantia porém fui nos correios e não consegui porque ja estava com muita gente e ia fechar e etc, levei em um técnico e ele disse que poderia ser o fusivel, como eu também pensei, e disse que a garantia não iria cobrir pico de energia, depois de pensar muito eu deixei ele abrir a fonte e ai ele disse que o fusivel estava ok e danificou essa parte da placa e que sera inviavel trocar.

 

A minha pergunta é: é possivel ter queimado só por causa disso dessa queda e retorno de energia mesmo estando num filtro de linha? lembrando que o fusivel do filtro de linha ficou intacto assim como os outros equipamentos como monitor e um outro desktop compacto da Dell, o que me deixa intrigado porque nem o fusivel da fonte que era para proteger estava intacto também

 

146530690_fonte2.png.bdd93e76ceda17470e5924118eb6fdb9.png

 

Parte Danificada

 

fonte.png.4a20519487ea7e5e396d71ca172516ad.png

 

1732083671_fonte3.png.5b27b94416aedebd559647f1d6af9f4f.png

 

Aquie ele disse que a energia está alimentando o capacitor primario e a bobina mas que a para na ponte ali e não deixa passar pro proximo capacitor que é o que distribuir as energias de 5v 12v para saída

1514339966_fonte4.png.87595c72fdb3b6b14321824cea97b365.png

 

Imagens de como ficou o meu roteador que não estava no filtro de linha

 

 

997402257_WhatsAppImage2021-04-06at19_40_11.thumb.jpeg.3c02db7bdd70af78d4102e29326b3568.jpeg

 

362140056_WhatsAppImage2021-04-06at19_40.11(1).thumb.jpeg.07ee361a1b156a1dde1edfa82514bc9f.jpeg

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Qual o filtro de linha? Sim, os fabricantes não cobrem surtos de tensão, mas por ter PFC ativo esta fonte deveria aguentar até ~260V sem queimar, ou simplesmente ter desarmado.

Quanto ao conserto, dá pra fazê-lo sim. Você tmb pode acionar a sua companhia de energia e exigir o reembolso (descontarão os valores em suas próximas faturas, e sim, como tudo no BR este processo pode demorar) em todos os equipamentos avariados por sobretensão, pois é responsabilidade deles.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia, o filtro de linha acredito que seja comum da marca TR LUX, o que me deixa sem entender foi o fato nem dele nem da fonte ter impedido a energia passar, sabe se la se meu pc vai tar funcionando tambem

Referente ao conserto sabe informar se valeria a pena? pois não sei exatamente qual seria o custo pois vi que o mesmo modelo está em promoção no site

cde4a6eb91.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Isso está parecendo muito o resultado de um brownout, porque a fonte de alimentação deve operar com 90 volts (corrente alternada) por requisição da Intel. Quando há picos de baixa tensão, que ficam por volta de 90 volts ou até mesmo abaixo, isso costuma ocorrer: o circuito APFC simplesmente explode, porque os fusíveis são superdimensionados.

 

O Jon Gerow, diretor de engenharia de fontes de alimentação da Corsair, teve esse mesmo problema, mas com outra plataforma. Essa plataforma, no caso, foi a GPX da CWT, onde os MOSFETs da Great Power que estavam no circuito APFC foram completamente destruídos em baixa tensão, porque não eram suficientemente bem dimensionados.

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

O conserto de uma fonte dessas varia de assistência para assistência, muitas nem pegam fontes de pc para arrumar... dependendo do valor pode sim compensar a compra de uma peça nova, agora, eu no seu lugar começaria a pensar em aterramento na rede elétrica e num nobreak para evitar possíveis casos desses no futuro..

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
  • Solução

Bom, este filtro de linha e nada é a mesma coisa, apenas uma extensão com diversas tomadas. Filtro de linha bom aqui no BR somente da Upsai e Clamper, os demais não protegem contra surtos.

Quanto ao valor do conserto irá depender dos itens a serem trocados, trabalho e valor da mão de obra. Só com a fonte em mãos pra saber. Mas no geral acredito que custe bem menos do que a compra de uma nova fonte similar.

 

@Phynsx Se o circuito PFC tiver explodido ferrou, dificilmente terá conserto que valha a pena pagar.

  • Curtir 1
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Entendi, nesse caso foi uma junção de filtro de linha de baixa qualidade com alguma possivel falha na fonte? 

 

Eu vou verificar melhor sobre o conserto as possiveis chances de me dar dor de cabeça no futuro, irei comprar um filtro melhor por enquanto até comprar o no-break, obrigado pessoal

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@MistermVini Se nenhum outro componente do PC queimou, então a fonte operou como devia, protegendo o que está do outro lado. Se tiver queimado algum componente aí era bom você não ter deixado abrir a fonte, pois poderia comprar a briga com a corsair pelas proteções não terem funcionado, mas isso você só vai saber quando plugar outra fonte.

 

Como queimou dois equipamentos, eu acredito que tenha sido um surto mesmo. Pena que não tinha filtro de linha conectado (isso que você tem certamente é só um fusível com tomadas, se muito), nem aterramento para salvar a fonte. Tomara que não tenha deixado passar isso para outros componentes.

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@WOZ Dods eu pensei sobre brigar com a corsair referente a isso, poderia ter sido até algum erro, é possivel. porém eu precisava muito da fonte e queria verificar se era o fusivel, mas acho que o jeito vai ser eu comprar outra ou reparar essa e comprar um filtro de linha de verdade, não consegui realizar o teste com outra fonte realmente funcional, farei isso também.

Obrigador a todos pela a ajuda!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

34 minutos atrás, MistermVini disse:

e queria verificar se era o fusivel

Mas não tem fusível!!! Fusível, na época que tinha, ficava acessível pelo lado de fora, não dentro. 

 

O clamper de 5 tomadas está com preço bom na oficina dos bits aqui em minha cidade. Inclusive vou comprar mais dois para minha casa, já tenho alguns de 8, mas não na casa toda.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...