Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Limpeza Interna Dicas (Poeira)


Posts recomendados

Olá amigos do Clube, tudo bem?

 

Estou precisando limpar alguns componentes (retirar poeira). Para tal, estou pensando em usar um soprador que tenho aqui no serviço, ele sopra o ar (não muito forte mas também não fraco). Minha pergunta é se vocês aqui do Clube acham seguro usar isto pra soprar o hardware, como placa de vídeo, placa-mãe, etc?

 

Segue foto do soprador:

 

 

Soprador.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Gustolinha

3 minutos atrás, Gustolinha disse:

@Saulo Andrade Araújo Mano ponha a mão na frente do Ar, se conseguir aguentar, não for ar quente e nem com tanta preção pode usar de boa, se quiser ter mais certeza Mande um video de teste para a gente com uma folha na frete A4!

hahaha, o ar é de boa, eu fiquei receoso de ter algum problema mesmo (paranoia minha). Quanto ao pincel de limpeza, precisa ser esses anti-estáticos? Eu sempre usei aqueles comuns macios, dou uma passada na calça pra ver se não solta nenhum fio e limpo o hardware com eles...

 

valeu pela dica aí

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Saulo Andrade Araújo Cara sobre pincel anti-estatico hoje em dia é "frescura" ao meu ponto de vista, é difícil algum equipamento de pelo menos 10 15 anos pra ca queimar com um simples toque do dedo, o que eu acho bom para te ajudar a limpar é você comprar pelo menos um álcool isopropilio que é proprio para isso, limpa contato eletrônico, esse soprador seu, uma escova bem macia de modo que não entorte nada ,e trocar as pastas termicas por uma boa!, talvez. Isso é o que pode se usar e o que é bom para limpeza de qualquer eletrônico!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Gustolinha

2 minutos atrás, Gustolinha disse:

@Saulo Andrade Araújo Cara sobre pincel anti-estatico hoje em dia é "frescura" ao meu ponto de vista, é difícil algum equipamento de pelo menos 10 15 anos pra ca queimar com um simples toque do dedo, o que eu acho bom para te ajudar a limpar é você comprar pelo menos um álcool isopropilio que é proprio para isso, limpa contato eletrônico, esse soprador seu, uma escova bem macia de modo que não entorte nada ,e trocar as pastas termicas por uma boa!, talvez. Isso é o que pode se usar e o que é bom para limpeza de qualquer eletrônico!

valeu demais!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Saulo Andrade Araújo A menos que você esteja com máscara de gás e não se importe de fazer a poeira voltar ao ambiente, não recomendo soprador. Acho um hábito meio pedreiro de quem faz uso jogar esse tanto de poeira no ar. Recomendo aspirador, que vai retirar a poeira de circulação. Observe que não é necessário tirar cada micro grão de poeira, mas apenas o acúmulo que contribui para o aquecimento. O lugar onde isso mais acumula é o painel frontal, seguido das ventoinhas, e dependendo do painel frontal você vai ver literalmente uma "lã" de poeira. Isso com soprador é maluquice total, tem que ser aspirador.

Enfim, tome cuidado com os componentes, não esbarre neles, não desconecte eles para fazer a limpeza. O mais comum é que em um PC antigo a desconexão e reconexão de componentes que estão parados há muito tempo cause falhas posteriores. Aí lá vai a novela de diagnóstico.

Mesmo o cooler da CPU em muitos casos não precisa ser removido para extrair a sujeira. As ventoinhas sempre são fáceis de remover (os encaixes ficam entre o suporte e o bloco de alumínio), e elas você pode limpar delicadamente com um pincel ou escova. O bloco pode ser aspirado sem problemas. Se o acúmulo for muito pequeno não justifica sequer removê-la. Se decidir que vai remover o cooler da CPU, lembre-se de torcer o cooler horizontalmente (girar) até que o vácuo da pasta térmica se quebre e ele saia sem dificuldade. Puxar ele com a pasta térmica ainda firme pode danificar sua CPU e sua MB. Lembre-se de que se tirar a CPU vai ter que limpar a pasta térmica antiga inteira (usando unicamente isopropanol e um papel absorvente) e aplicar uma nova, sempre de qualidade (jamais compre genéricas ou implastec). A Arctic MX-4 é uma boa opção, mas qualquer uma não condutiva (pois pasta condutiva/metálica é arriscado e inútil para quem não faz OC) de marcas como Cooler Master, DeepCool, AeroCool, Thermaltake e Arctic também será uma boa opção.

 

Enfim, TL;DR: não saia desconectando tudo dentro do PC, isso pode lhe dar dores de cabeça. Não use soprador a menos que queira ter uma sinusite braba e ainda sujar sua casa. Use isopropanol se quiser lavar a MB, mas não precisa porque o importante é tirar o acúmulo. Pode literalmente lavar a placa com isopropanol, mas pessoalmente prefiro só passar papel embebido onde há acúmulo (painel frontal, parte de baixo do gabinete e sobre os drives e baias). Não agrida componentes com escovas e pincéis desnecessariamente. 

 

Ps.: limpa contatos e desengripantes (WD-40 e similares) não recomendo. Por ter solvente na fórmula eles vão enfraquecer placas de circuito. Foram feitos para "contatos", não circuitos. O epoxi do qual as placas mãe e outros componentes são feitos pode enfraquecer e se tornar quebradiça. Já vi acontecer com aparelhos que tinham recebido esses produtos para limpeza, bem como já li artigos sobre isso nas revistas de eletrônica antigas. Se tem isopropanol, que inclusive é MUITO mais barato, e não causa dano algum, então use apenas isopropanol.

  • Curtir 1
  • Confuso 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@WOZ Dods

21 minutos atrás, WOZ Dods disse:

@Saulo Andrade Araújo A menos que você esteja com máscara de gás e não se importe de fazer a poeira voltar ao ambiente, não recomendo soprador. Acho um hábito meio pedreiro de quem faz uso jogar esse tanto de poeira no ar. Recomendo aspirador, que vai retirar a poeira de circulação. Observe que não é necessário tirar cada micro grão de poeira, mas apenas o acúmulo que contribui para o aquecimento. O lugar onde isso mais acumula é o painel frontal, seguido das ventoinhas, e dependendo do painel frontal você vai ver literalmente uma "lã" de poeira. Isso com soprador é maluquice total, tem que ser aspirador.

Enfim, tome cuidado com os componentes, não esbarre neles, não desconecte eles para fazer a limpeza. O mais comum é que em um PC antigo a desconexão e reconexão de componentes que estão parados há muito tempo cause falhas posteriores. Aí lá vai a novela de diagnóstico.

Mesmo o cooler da CPU em muitos casos não precisa ser removido para extrair a sujeira. As ventoinhas sempre são fáceis de remover (os encaixes ficam entre o suporte e o bloco de alumínio), e elas você pode limpar delicadamente com um pincel ou escova. O bloco pode ser aspirado sem problemas. Se o acúmulo for muito pequeno não justifica sequer removê-la. Se decidir que vai remover o cooler da CPU, lembre-se de torcer o cooler horizontalmente (girar) até que o vácuo da pasta térmica se quebre e ele saia sem dificuldade. Puxar ele com a pasta térmica ainda firme pode danificar sua CPU e sua MB. Lembre-se de que se tirar a CPU vai ter que limpar a pasta térmica antiga inteira (usando unicamente isopropanol e um papel absorvente) e aplicar uma nova, sempre de qualidade (jamais compre genéricas ou implastec). A Arctic MX-4 é uma boa opção, mas qualquer uma não condutiva (pois pasta condutiva/metálica é arriscado e inútil para quem não faz OC) de marcas como Cooler Master, DeepCool, AeroCool, Thermaltake e Arctic também será uma boa opção.

 

Enfim, TL;DR: não saia desconectando tudo dentro do PC, isso pode lhe dar dores de cabeça. Não use soprador a menos que queira ter uma sinusite braba e ainda sujar sua casa. Use isopropanol se quiser lavar a MB, mas não precisa porque o importante é tirar o acúmulo. Pode literalmente lavar a placa com isopropanol, mas pessoalmente prefiro só passar papel embebido onde há acúmulo (painel frontal, parte de baixo do gabinete e sobre os drives e baias). Não agrida componentes com escovas e pincéis desnecessariamente. 

 

Ps.: limpa contatos e desengripantes (WD-40 e similares) não recomendo. Por ter solvente na fórmula eles vão enfraquecer placas de circuito. Foram feitos para "contatos", não circuitos. O epoxi do qual as placas mãe e outros componentes são feitos pode enfraquecer e se tornar quebradiça. Já vi acontecer com aparelhos que tinham recebido esses produtos para limpeza, bem como já li artigos sobre isso nas revistas de eletrônica antigas. Se tem isopropanol, que inclusive é MUITO mais barato, e não causa dano algum, então use apenas isopropanol.

 

Rapaz, preciosas dicas, muito obrigado!

 

Já tive uma péssima experiência uma vez com esses limpa contatos (pra nunca mais), desde então uso álcool isopropílico mesmo (aqueles mais de 99% de pureza) e somente quando precisa. Em uma placa-mãe antiga minha, usei um limpa contato próprio para eletrônicos nos slots de memória RAM, esperei secar bem (ficou pelo menos umas 2 horas pra mais secando), liguei tudo. Daí alguns meses adiante simplesmente a placa-mãe não funcionava mais em Dual Channel, apenas com um único módulo de memória, kkkk. Resultado, tive que trocar a placa-mãe...

 

Quanto à desmontar o PC aqui, de boa, as peças são novas, quero apenas retirar a VGA pra dar uma soprada nela (de leve e com máscara, por conta da COVID e das poeiras, hahaha), também uso luva anti-estática e pegando pelas bordas ainda (frescurite mesmo). Fiquei cismado com o pincel aí, porque tinha dado umas lidas e vi pessoal falando de pincel anti-estático.

 

 Com relação ao Cooler aí, tô ligado nessa de quebrar a pasta térmica dando uma girada leve pros lados e ir tirando, principalmente em processadores AMD em que os processadores são pinos e o slot na placa-mãe é horrível (não igual à Intel, que tem aquelas travas laterais pro processador não sair voando). 

 

Novamente agradeço as dicas aí, forte abraço!

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Saulo Andrade Araújo Já vi uma placa de aparelho de som quebrar ao meio com o próprio peso porque havia tomado banho de limpa contatos meses antes, então imagino que tenha realmente danificado sua placa. No caso de placas de PC é bem mais perigoso porque elas não tem só as trilhas externas, mas tem também contatos internos e atrás. 

 

Eu tenho sempre um frasco borrifador de isopropanol no laboratório. Quando preciso lavar GPUs assim eu levo a GPU para uma pia e borrifo iso nela toda e deixo escorrer sem pegar no lado dos componentes. Algumas borrifadas e pronto, novinho. Pincel eu uso um sim, mas só para tirar o excesso e mesmo assim com muita delicadeza. Já vi transistor sair voando nas mãos de gente bruta, nem sonho em fazer uma cag*** dessas.

 

Boa limpeza aí. Depois repense sobre o aspirador. Eu comprei um potente só para manutenção e é uma mão na roda. Sem ter que tirar o PC da bancada eu termino uma limpeza em minutos.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 minutos atrás, WOZ Dods disse:

@Saulo Andrade Araújo Já vi uma placa de aparelho de som quebrar ao meio com o próprio peso porque havia tomado banho de limpa contatos meses antes, então imagino que tenha realmente danificado sua placa. No caso de placas de PC é bem mais perigoso porque elas não tem só as trilhas externas, mas tem também contatos internos e atrás. 

 

Eu tenho sempre um frasco borrifador de isopropanol no laboratório. Quando preciso lavar GPUs assim eu levo a GPU para uma pia e borrifo iso nela toda e deixo escorrer sem pegar no lado dos componentes. Algumas borrifadas e pronto, novinho. Pincel eu uso um sim, mas só para tirar o excesso e mesmo assim com muita delicadeza. Já vi transistor sair voando nas mãos de gente bruta, nem sonho em fazer uma cag*** dessas.

 

Boa limpeza aí. Depois repense sobre o aspirador. Eu comprei um potente só para manutenção e é uma mão na roda. Sem ter que tirar o PC da bancada eu termino uma limpeza em minutos.

@WOZ Dods Mas a questão do soprador que eu tenho aqui, ele é bem leve... No caso o único perigo seria por conta das poeiras saírem voando no ambiente?

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Saulo Andrade Araújo Mano eu acho que o soprador seria uma boa quando o PC tá muito tempo parado a ponde de formar crostas!, sobre o limpa contato minha sícera desculpa, ainda não tive experiencia sobre limpa contato eletrônico, mais  vale a dica vou ficar esperto!, mas sobre limpar se for só tirar a poeira basica que junta durante o tempo de uso o soprador vai te servir, não vai apresentar qualquer tipo de dano, se o modo de temperatura for sempre no frio em.., se for ar muito quente pode ocasionar diversos tipos de danos!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Gustolinha

2 minutos atrás, Gustolinha disse:

@Saulo Andrade Araújo Mano eu acho que o soprador ´r uma boa quando o PC tá muito tempo parado a ponde de formar crostas!, sobre o limpa contato minha sícera desculpa, ainda não tive experiencia sobre limpa contato eletrônico, mais  vale a dica vou ficar esperto!, mas sobre limpar se for só tirar a poeira basica que junta durante o tempo de uso o soprador vai te servir, não vai apresentar qualquer tipo de dano, de tiver modo de temperatura é sempre no frio em.., se for ar muito quente pode ocasionar diversos tipos de danos!

 

Depois dessa experiência que tive com limpa contato, nunca mais rapaz... hahaha. Não sei se a placa-mãe pode ter vindo com defeito (pode ser uma possibilidade, mas acho difícil), mas arrisco mais não. O soprador que tenho aqui é daqueles simpleszão mesmo, pega o ar ambiente e sopra (tipo um ventilador pequeno), então quanto à temperatura, acho que sem problemas. Quero usá-lo apenas pra soprar a VGA e tirar os pequenos blocos de poeira que reparei ali dentro dela.

  • Haha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Saulo Andrade Araújo Sem problemas então mano, só se você tiver Rinite... kkkkk mas pode ficar de boa, alias limpeza e manutenção é uma a cada 6 meses, geralmente eu pego meu PC a cada 3 meses para tirar poeria e quando compro peças novas Ahhh mais eu dou um baita de um trato kkk,o PC pode ser simples mais o chodó é grande né kkkk boa limpeza, vai dar tudo certo! pode limpar lá de boa!, se possível posta uma foto do antes e depois pra gente ver!!! 

  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Saulo Andrade Araújo disse:

@WOZ Dods Mas a questão do soprador que eu tenho aqui, ele é bem leve... No caso o único perigo seria por conta das poeiras saírem voando no ambiente?

Sim. Tanto por que você vai inalá-la (mesmo com máscara ainda vai pegar um pouco, pode ter certeza) e porque ela vai voltar toda para o ambiente, sendo depositada sobre outros objetos. 

@Gustolinha Faço uma limpeza por ano se muito hoje. Troquei o gabinete antigo por um todo filtrado e não volto atrás. Se usar tule rígido ou meia calça dá para filtrar o seu e geralmente fica melhor do que alguns que já vem com filtros.

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...