Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Ao trocar a placa-mãe é necessário formatar o PC?


Ir à solução Resolvido por Lucas_Coosta,

Posts recomendados

Ola pessoal, sei que tem muitos tópicos como esse e que o indicado é formatar sim, mas como cada caso é um caso, venho trazer o meu. Recentemente comprei uma outra placa-mãe para meu PC, peguei uma Gigabyte "GA-970A D3P (rev 2.0)" usada, mas em perfeito funcionamento, a que eu tinha era uma Asus "M5A78L-M/USB3". Inicialmente a placa-mãe nova não bipava nem dava video, passei um perrengue até conseguir fazer ligar (no fim só precisei limpar a memória RAM com uma borracha).

Na primeira inicialização, naquela tela do Windows (Windows 10 Pro, versão 20H2) apareceu mensagem (configurando dispositivos), imaginei então, que ele estava se adequando a nova placa-mãe, em poucos minutos o PC estava ligada e pronto para uso, os drivers todos instalados e operando normal.

Para uso simples, youtube e outras tarefas funciona perfeitamente, mas quando abro algum jogo, o PC reinicia, não da tela azul nem nada, simplesmente escurece a tela e reinicia. Acontece com qualquer jogo, enquanto esta no menu fica beleza, mas assim que abre a tela do jogo e aparece o personagem, o jogo trava na hora e escurece a tela, reiniciando imediatamente. Parece que quando "pesa" ele não aguenta a pressão (kkkk) e acaba reiniciando. Se eu volto para a placa-mãe antiga, funciona tudo normal.

Será que pode ser algo relacionado ao windows? Imagino que se fosse isso, o PC nem iria funcionar, não sei mais o que fazer, não quero formatar e correr o risco do problema persistir, vou perder tempo e dados que tenho. Vou ver se consigo um HD emprestado que eu possa formatar sem problemas

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Faz todo sentido mesmo, eu imaginei que não fosse necessária a formatação, pelo fato do sistema ter iniciado sem erros e funcionar normalmente em outras atividades, apresentando erros somente nos jogos, pensei que pudesse ser um problema com a placa-mãe. Consegui um SSD emprestado no serviço, final de semana terei tempo de formatar e ver como se comporta, após isso, trarei os resultados.

Agradeço as respostas!

Desculpem por postar no lugar errado

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

14 horas atrás, Lucas_Coosta disse:

Faz todo sentido mesmo, eu imaginei que não fosse necessária a formatação, pelo fato do sistema ter iniciado sem erros e funcionar normalmente em outras atividades, apresentando erros somente nos jogos, pensei que pudesse ser um problema com a placa-mãe.

Essa possibilidade não está descartada, mas a instabilidade que você experimentou pode se dever sim, e provavelmente é seu caso, ao sistema ter sido instalado para outra MB. Nesse caso há drivers essenciais de sistema que são específicos da MB antiga e causam conflitos na nova, sendo que muitos deles não podem ser reinstalados depois de o sistema ser instalado. 

Lembre-se de instalar os drivers diretamente do site da fabricante da placa-mãe, jamais usando driver booster ou confiando apenas nos drivers padrão do windows. Um PC saudável tem que ter todos os drivers baixados diretamente do site do fabricante da placa-mãe, jamais de outros lugares. Para pegar umas dicas sobre como fazer a instalação do seu sistema de forma mais eficiente e facilitar a manutenção futura, leia o tópico abaixo.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...
  • Solução

Eai galerinha, posso dizer que fui lesado kkkkk

 

Não estava afim de formatar o PC e correr o risco da placa-mãe não funcionar igual, mas começou acontecer outros problemas e precisei formatar a máquina, então já formatei com essa gigabyte mesmo pra ver se resolvia. Durante a formatação correu tudo certo, não teve erro nenhum e instalou super rápido. O PC iniciou instalou todas as ATT's e estava muito estável, atualizei drivers e tudo mais, ai fui testar e me decepcionei kkkk, abri o jogo e carregou de boa, mas no momento que apareceu o personagem a tela escureceu na hora e reiniciou a máquina, sem tela azul, sem erros e nenhum BIP (totalmente decepcionante quando isso acontece kkkk). Desisti, coloquei minha antiga Asus e ela esta firme e forte. Fisicamente a placa-mãe não tem um arranhão se quer, nenhum componente queimado ou algo do tipo, descartei fonte e outras partes do hardware, pois com a placa-mãe antiga da asus funciona muito bem. 

 

Infelizmente demorei tempo demais para ter uma definição e agora não tenho como devolver ao vendedor, mas beleza, ai foi erro meu. Vou colocar pra venda, talvez possam retirar peças ou consertar, deve ser algo mínimo.

 

Agradeço a quem tentou ajudar!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...