Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

(DIY) Adaptador redutor de ruídos para fans (Low Noise Adapter)


Posts recomendados

Fala galera!

Creio que muitos de vocês já tiveram problemas com fans de rotação fixa barulhentos, principalmente os de alto RPM. No mundo ideal (aka PC Master Race) usaríamos fans com controle por PWM, porém estes costumam ser bem caros. Infelizmente não dá pra confiar nas especificações, mesmo quando se tratam de marcas confiáveis. Por exemplo, tenho um DeepCool RF120R de declarados 21.9 dB(A) que sozinho faz mais barulho que outros três C3 Tech que dizem ter 23,4dB(A), sendo que esse DeepCool gira apenas 100RPM mais rápido que os C3 Tech.

Em tese podemos resolver isso adquirindo cabos adaptadores do tipo "Low Noise Adapter", que basicamente reduzem a tensão que chega ao fan, fazendo este girar mais lentamente. Mas aqui também há um problema, pois cada fan tem uma rotação e um consumo de energia, e o uso de um adaptador X qualquer traria resultados inconsistentes, podendo baixar pouco a tensão mantendo o fan barulhento, ou até baixando demais e impedindo o fan de funcionar. Aqui entra esse DIY, porque vamos fazer o nosso próprio cabo adaptador Low Noise Adapter, que vai ter o efeito que desejarmos.

O funcionamento desse cabo é bem simples, apenas é adicionado um resistor no fio 12v (vermelho) para reduzir a tensão que chega para o fan. A questão principal é que cada fan possui uma rotação e consumo, além da operação não ser linear, por exemplo reduzir a tensão em 10% não necessariamente reduzirá a rotação em 10%, é necessário trabalhar na tentativa e erro. Felizmente existe uma forma de calcular o resistor que precisaremos para atingir uma certa tensão, que pode ser feita no site abaixo:

 

Reducing Fan Speeds


Geralmente para reduzir o ruído de fans a tensão usada fica entre 7~9v. Portanto, considerando uma fan de 12v e 0,2a, poderíamos testar resistores de 43ohms, 30ohms e 20ohms. Se atente para a energia dissipada pelo resistor, e adquira sempre o modelo logo acima para evitar a sua queima (geralmente o modelo de 1W é suficiente).

Agora vamos fazer o cabo adaptador que vai conter esse resistor. O nível de habilidade necessário é básico, já que são poucas soldas e a complexidade é mínima.

O QUE SERÁ NECESSÁRIO
-ferro de solda
-resistor (hum, é mesmo?)
-fios de cor amarela, preta e vermelha (podem ser todos pretos para deixar o visual mais sóbrio, porém é preciso muita atenção para não ordenar incorretamente)
-espaguete termo retrátil de larguras pequena e média
-conectores macho e fêmea padrão JST para fans

O esquema desse conector é o seguinte:
-fio preto: GND (TERRA)
-fio vermelho: 12V
-fio amarelo: SENSOR

Começando do começo, vamos soldar os três fios no conector macho, e usar o espaguete termo retrátil mais fino para isolar cada terminal. Vejam a ordem de cada fio:

 

https://i.ibb.co/MhLsT3V/20210326-202530.jpg

Agora soldamos o resistor no fio central, de cor vermelha. Se você for testar alguns modelos de resistor, é mais interessante emendar antes de soldar, evitando retrabalho.

https://i.ibb.co/ftmsZV6/20210326-205227.jpg

Depois soldamos as ponteiras metálicas do conector fêmea nos fios. Não use solda demais, caso contrário vai prender a parte móvel metálica que irá ser encaixada no conector plástico:

https://i.ibb.co/28BK4RH/20210326-202621.jpg

Aqui já podemos passar o espaguete termo retrátil mais largo para dar o acabamento. Pode ser um pedaço pequeno apenas para esconder o resistor, ou um grande para esconder toda a fiação, fica a seu critério. Depois disso, basta encaixar as ponteiras metálicas no conector fêmea, deixando o minúsculo pino voltado para o lado que possui uma janela, que é onde ele irá travar. Siga a ordem abaixo:

https://i.ibb.co/mqh9gcP/20210326-225408.jpg

Agora já temos o nosso cabo adaptador Low Noise Adapter pronto, basta testar para vermos se vai funcionar, ou se irá queimar o PC caso você tenha colocado os fios na ordem incorreta hehe. Eu fiz os dois cabos abaixo:

https://i.ibb.co/6H5ZQkm/20210326-200537.jpg

https://i.ibb.co/cTjXFcG/20210326-205601.jpg

E aqui vemos o resultado efetivo:

Antes
spacer.png

Depois:
spacer.png

No meu caso o fan utilizado foi o DeepCool RF120R, com um resistor de 33ohms de 1W, que reduziu a tensão para algo na casa dos 8,6v. Notei que os leds vermelhos dele ficaram levemente mais fracos, o que pra mim é algo positivo pois eu achava o brilho exagerado.

É isso aí galera, valeu!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...