Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Tem diferença de desempemho da Rx 550 2gb vs rx 550 4gb


Posts recomendados

Tô fazendo orçamento do Pc e inicialmente e escolhi a GTX1650, porém subiu, e fui escolhendo placas mais baratas conforme o preço aumentava (1650 → 1050 → Rx550 4gb → Rx550 2gb), então escolhi a rx550 como última opção, porém a de 4gb está custando por volta de R$800, enquanto a de 2gb por volta de R$600, queria saber se t alguma diferença de desempenho entre as duas, ou só a memória que é reduzida.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

18 minutos atrás, Pedro_olvv disse:

Tô fazendo orçamento do Pc e inicialmente e escolhi a GTX1650, porém subiu, e fui escolhendo placas mais baratas conforme o preço aumentava (1650 → 1050 → Rx550 4gb → Rx550 2gb), então escolhi a rx550 como última opção, porém a de 4gb está custando por volta de R$800, enquanto a de 2gb por volta de R$600, queria saber se t alguma diferença de desempenho entre as duas, ou só a memória que é reduzida.

 

Diferença de desempenho em FPS creio que não terá poís possuí o mesmo chip gráfico mas poderá por os gráficos mais fortes por ter mais vram porém o chip gráfico não é tão forte porém se for coisa de R$130~170 vale a pena.. agora tem que ver a quanto esses R$130~170 sairia no cartão né kk.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Pedro_olvv disse:

Tô fazendo orçamento do Pc e inicialmente e escolhi a GTX1650, porém subiu, e fui escolhendo placas mais baratas conforme o preço aumentava (1650 → 1050 → Rx550 4gb → Rx550 2gb), então escolhi a rx550 como última opção, porém a de 4gb está custando por volta de R$800, enquanto a de 2gb por volta de R$600, queria saber se t alguma diferença de desempenho entre as duas, ou só a memória que é reduzida.

 

Vou ser sincero, esta RX 550 por R$800 é jogar dinheiro fora. Ela é antiga e com desempenho muito fraco para a demanda atual, sendo que até o vídeo integrado de um processador recente sai mais em conta.

Mesmo assim, entra as RX 550, 2GB ajuda a suportar maiores resoluções e texturas, porém na prática o desempenho em si não faria muita diferença devido a capacidade do chip da placa.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@WOZ Dods @Lost Byte entendo que comprar placa de vídeo nesse momento é nada menos que uma burrice, mas sempre quis montar meu Pc e esse meu tá ultrapassado dms, não quero esperar por mais tempo, entao vou continuar jogando jogos mais leves (Lol, csgo, r6, etc) e como eu vou usar um kit Xeon não tem como pegar o gráfico integrado, então acho que vou na rx550 2gb e quando melhorar os preços eu dou um up na gpu. valeu ai rapaziada

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

15 horas atrás, Pedro_olvv disse:

então acho que vou na rx550 2gb

Detroit become human, horizon zero dawn, GTA V, RDR2, e vários outros jogos nessa linha vão sofrer com 2GBs. Recomendo 4GBs se quiser jogar esse tipo de jogo.

Só pra constar, Detroit: Become Human e Cyberpunk 2077 falham regularmente com tão pouca VRM.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aqui uma print do Cyberpunk rodando numa GTX 750ti 2Gb.

 

Repare que a utilização da vram esta em 1,4Gb ou seja ainda esta sobrando...

Isso acontece porque para rodar em 30 FPS eu tive que colocar em 720p e graficos no Low.

Se voce considerar que uma RX550 é ainda mais fraca que a GTX 750ti, então para usufruir desses 4Gb de vram voce teria que colocar os graficos do jogo no médio e aumentar a resolução para 900p, o que iria derrubar os FPS para 20 ou até menos que isso...

 

Resumindo: a RX550 não possui força bruta para conseguir empurrar gráficos que demandem 4Gb de vram.

Cyberpunk2077_2020_12_18_19_23_30_135.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 minutos atrás, gutopereira disse:

Aqui uma print do Cyberpunk rodando numa GTX 750ti 2Gb.

 

Repare que a utilização da vram esta em 1,4Gb ou seja ainda esta sobrando...

Isso acontece porque para rodar em 30 FPS eu tive que colocar em 720p e graficos no Low.

Se voce considerar que uma RX550 é ainda mais fraca que a GTX 750ti, então para usufruir desses 4Gb de vram voce teria que colocar os graficos do jogo no médio e aumentar a resolução para 900p, o que iria derrubar os FPS para 20 ou até menos que isso...

 

Resumindo: a RX550 não possui força bruta para conseguir empurrar gráficos que demandem 4Gb de vram.

Cyberpunk2077_2020_12_18_19_23_30_135.jpg

Eu também acho que não vale a pena.. iria rodar no máximo a 20 fps se for usufruir realmente os 4gb de vram..

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, gutopereira disse:

 

 

Repare que a utilização da vram esta em 1,4Gb ou seja ainda esta sobrando...

Isso acontece porque para rodar em 30 FPS eu tive que colocar em 720p e graficos no Low.

Se voce considerar que uma RX550 é ainda mais fraca que a GTX 750ti, então para usufruir desses 4Gb de vram voce teria que colocar os graficos do jogo no médio e aumentar a resolução para 900p, o que iria derrubar os FPS para 20 ou até menos que isso...

 

Resumindo: a RX550 não possui força bruta para conseguir empurrar gráficos que demandem 4Gb de vram.

Do que diabos você está falando? 90% do que falou foi presunção, o resto foi baseado em vídeo do youtube? Sério???? Cara, por favor, se não tiver o hardware na mão para testar, se não tiver um teste realmente pertinente para usar como comparativo, não fale. Estou com 3 GPUs de 2GBs aqui no meu laboratório uma GTX 960, uma GTX 560 e uma 760. Todas elas acusam dificuldade de rodar os jogos que citei por terem pouca VRAM. Insistir causa crash e freeze a todo instante. Por outro lado, uma GTX 960 roda os mesmos jogos citados sem qualquer dificuldade. Inclusive, o mais exigente deles que é o Detroit, não roda mais do que 10 min em qualquer uma das citadas antes de falhar, mas com 4GB de VRAM roda sem crash nenhum. Se quiser provar seu ponto de vista pelo menos seja mais consistente.

2 horas atrás, Aldionor Souza disse:

Eu também acho que não vale a pena.. iria rodar no máximo a 20 fps se for usufruir realmente os 4gb de vram..

O volume de VRAM é diretamente relacionado ao volume de texturas disponíveis em uma tela. Se as texturas não podem ser alocadas, a GPU tem que apagar as desnecessárias da memória e daí carregar as necessárias. Isso acarreta em perda de desempenho mesmo se a qualidade gráfica tiver sido selecionada como LOW em alguns jogos. Não é mágica, é um recurso objetivo e simples de entender. Quanto maiores as resoluções, maior o espaço na VRAM que as texturas vão ocupar, por sinal. A 1080p 4GB de VRAM já é pouco para muitos jogos hoje, mesmo com os gráficos no mínimo. Se vai rodar ou não é outra história. O único que conheço que simplesmente não roda é o Detroit, mas Cyberbug e outros vão sofrer por causa da constante reciclagem de texturas. Se tiver duas GPUs de mesmo chip com diferentes volumes de VRAM aí na mão, recomendo que teste.

 

Para quem é fã de vídeos de youtube (que eu acho ridículo por sinal por raramente ter uma metodologia de teste consistente) e quer uma comprovação do que falei, por favor observem um teste em jogos que realmente carregam muitas texturas constantemente: 

 

Spoiler

 

 

It's not rocket science!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@WOZ Dods

Esse print não é de Youtube, fui eu quem tirou! 

Nunca causou crash algum aqui por falta de vram, nem no Cyberpunk, nem em jogos tipo The Witcher 3, GTA V, METRO EXODUS, FORZA 4, etc... 

Basta voce respeitar os limites da placa e não querer forçar algo que ela não aguenta.

 

A GTX 960 é bem mais forte, e nela realmente faz falta ter mais vram pois ela tem força pra conseguir rodar esses jogos em full hd com texturas no médio/alto, e aí com 2Gb ela fica limitada. Eu mesmo não consigo colocar a textura do GTA V no alto ou ultra porque o jogo não permite devido ao limite da vram, mas no baixo ou médio ele vai tranquilo sem causar crash algum. Esse print do GTA V esta com tudo no médio e resolução 1050p (1680x1050).

 

A RX550 é mais fraca que a GTX 750ti, então de que iria adiantar usar os 4Gb de vram dela pra colocar os graficos e as texturas no ultra se os FPS iriam cair abaixo de 30? Foi isso eu disse, ela NÃO possui força bruta para se beneficiar de 4Gb de vram, gastar 200 reais a mais com isso é jogar dinheiro fora!

 

Rodo todos esses jogos aí em baixo sem nunca ter tido problema de crash. No METRO EXODUS as vezes ocorrem quedas de FPS abaixo de 30 porque o jogo é pesado, mas nunca tive crash!

Não tenho o Detroit aqui pra testar...

 

GTA5_2020_02_07_21_57_29_585.jpg

witcher3_2020_02_07_22_31_05_373.jpg

MetroExodus_2020_02_07_21_17_40_298.jpg

1756074704_Forza4alto.jpg.d99eb14ea457c96505f38180b0601f0a.jpg

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@gutopereira Detroit: become human, é um jogo à parte, devo admitir. Ele simplesmente se recusa a rodar bem abaixo de 4GB de VRAM, isso mesmo no low. GTA V e outros jogos "open world" vão só perder frame rate quando tiverem que carregar texturas (já reparou nas quedas?). Detroit, no entanto, vai dar crash. Enfim, jogos diferentes, mas entendo sua postura. Tem alguns que são jogáveis com 2GB, mas tem outros, especialmente os que serão lançados em novas engines, que simplesmente não vão rodar corretamente. Por essa razão recomendo 4GBs, o que nessa GPU, com o pouco poder que de processamento 3D que tem, não é tão relevante quanto seria em uma de maior desempenho. Ainda sim não recomendo que ninguém compre, hoje, GPUs de 2GBs. Tanto por causa dos jogos atuais quanto dos futuros. Se a pessoa não se importar com os framedrops constantes e crashes em alguns jogos, então ok, pode muito bem optar pelos 2GB de VRAM sem problemas. Tudo cabe a quem vai comprar e a quanto está disposto a sacrificar, no final. Com os preços atuais é meio difícil de escolher, mais ainda quando se tem tão poucas ofertas até para uma GPU tão básica, mas se a pessoa pretende usar essa GPU até o mercado voltar à normalidade, as chances são de que a perda entre a compra inicial e a venda posterior seja a mesma para ambas. 

Compreendi seu ponto de vista, espero que compreenda o meu. Não defendo que a RX 550 tenha poder de processamento gráfico suficiente para se beneficiar de 4 GBs de VRAM todo o tempo, mas sim em alguns títulos específicos, em especial os que usam a mesma engine do "detroit". Em outros títulos pode-se bem baixar a densidade de NPCs e AI e ter a mesma jogabilidade. 
Acima de tudo, se o preço de uma RX 550 4GB chegar perto de uma GPU superior, seja qual for, vale mais a pena investir na superior independentemente da VRAM, a menos que a pessoa queira rodar jogos muito específicos.

Ps.: o vídeo que mostrei ainda deixa bem claro o fato de que em muitos jogos a GPU com mais VRAM, ao menos em FHD é melhor, mesmo no nível de entrada. Capisco? Viu o vídeo?

 

Peço desculpas por ter sido agressivo na última postagem. Estava tentando jogar Horizon: zero dawn com minha GTX 960 2GB naquele momento e a frustração estava muito acumulada, pois é um jogo que quis jogar desde o lançamento, mas não tenho console e tive que esperar até sair para PC. Quando finalmente saiu, fiquei ainda mais frustrado por que meu hardware não aguentou, então tive que fazer muito "fine tuning" para ficar jogável. Agora estou jogando a 30~60 FPS, mas a experiência ainda não está perfeita. Um jogo desse nível de qualidade merece tanto investimento quanto o Witcher 3, onde fiz um ugprade completo na máquina quando comecei a jogar. Hoje, no entanto, não posso em sã consciência fazer o mesmo nível de upgrade simplesmente porque não tenho grana para gastar em uma GPU melhor que a minha sem reduzir tanto minha capacidade de upgrade em CPU, MB e RAM, que não anular a possibilidade de upgrades paralelos. Prefiro então continuar com minhas GPUs atuais e presumir que eventualmente o mercado voltará ao normal à tempo de curtir os jogos das próximas gerações.

Detalhe: Horizon: Zero Dawn, rodou sem slow downs na GTX 960 4GBs que tinha aqui para testes, mas não era minha, então continuo sem uma GPU capaz de rodar esse jogo com bom desempenho.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@gutopereira @WOZ Dods

Quando há escassez de VRAM, a tecnologia de hoje permite que o sistema faça a memória virtual entrar em ação para tentar evitar os crash. Contudo, mesmo nesta questão há detalhes como a velocidade e quantidade da memória RAM, velocidade do dispositivo de armazenamento (HD ou SSD). Quanto mais VRAM melhor, claro, mas nem sempre impede de aproveitar um jogo se configurado corretamente e não extrapolar a demanda exigida.

Outro fator é que cada jogo possui uma otimização que pode ou não lidar bem com a memória virtual. E como tentei explicar antes, em questão da placa de vídeo em si, não adianta por exemplo uma GTX 950 ter 32GB de VRAM se o restante do conjunto da peça não ajudar a aproveitar esta quantidade de memória. Lembro que a briga entre GTX 1060 de 6GB e uma RX 580 8GB em muitos casos a RX era inferior no desempenho geral, e mesmo que o extra de VRAM da RX tinha mais êxito em lidar com altas resoluções, o FPS não acompanhava direito.

A questão geral é a capacidade real da placa de vídeo, tanto é que a VRAM por si só não serve para medir o desempenho, e empresas sabendo que muitos olham mais nestas especificações, acabam por lançar modelos com mais VRAM, mesmo não esperando resultados de desempenhos bons, afinal podem vender por um preço maior.

Todavia isto não é uma regra a seguir, pois pode haver casos isolados onde faz diferença, o que somente testes reais podem dizer.

 

Enfim, em consideração ao autor do tópico @Pedro_olvv , eu recomendo que procure modelos usados no mínimo com desempenho similar as RX 550 por um preço abaixo de R$500. Sei que pode ser complicado devido ao aumento do valor no mercado, mas sempre pode aparecer alguém com preço justo ou que está necessitado da grana.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...