Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Computador congelando em jogos com barulho robótico


Posts recomendados

Venho fazer este post após meses tentando reparar esse problema, diversas viagens com o PC até assistências de informática em minha cidade e até mesmo contas e acessos roubados (provavelmente por conta dos técnicos muito qualificados)

 

Espero não só conseguir uma luz para sanar isso, mas também poder ajudar outras pessoas que procurem como eu a solução e não encontrem.

 

Vou colocar as configurações atuais do PC:

placa-mãe - Gigabyte Aorus Gaming Z370M 

Processador -  i5 9600k

Memória RAM -  2x8GB HyperX Fury 2400Mhz CL 15

Placa de Vídeo - RTX 3060 Ti

Fonte - Corsair CX 550

Armazenamento SSD 480 GB Kingston A400

 

Primeiramente gostaria de expor o problema:

O problema de congelamento acontece 99% das vezes quando estou jogando (me lembro por alto somente de uma vez ter acontecido fora) jogos ESPECÍFICOS (Não são jogos pesados, que consomem bastante do PC.  São alguns jogos que por algum diabo de motivo não querem funcionar) onde a tela do computador trava totalmente e um barulho de zumbido alto e robótico fica saindo de onde quer que meu som esteja ligado (tenho o fone e uma caixinha da Logitech e troco entre ambos. Os dois fazem o mesmo barulho da morte).

 

Como dito, o fato do travamento com certeza não é puxar muito desempenho, visto que jogos como Red Dead Redemption 2 não apresentam NENHUM problema enquanto jogos mais leves como CS GO e Valheim tem problemas constantes. Além do que a configuração do PC é além do ideal para rodar esses.

 

Um pouco do histórico:

Há quase dois anos comecei a reformar o meu PC Frankenstein por conta do PC ficar reiniciando sozinho o tempo todo. Minha cidade como disse no início do post é bem ruim de técnico de TI (não conheço nenhum bom, pelo menos) mas aceitei uma recomendação de um amigo e enviei. O mesmo me informou que não tinha encontrado o problema, mas que provavelmente seria algo relacionado a fonte de alimentação. Comprei uma fonte nova (a atual CX 550) e meti no PC todo feliz achando que ia resolver, obviamente me decepcionando. P*** da vida que não encontrava o problema e aproveitando uma graninha a mais, decidi comprar de uma vez a placa-mãe, processador e memórias atuais e começar um PC novo pra resolver essa treta. Após gastar esses rios de dinheiro e AINDA o ter reiniciando automático, finalmente descobri que o culpado era O BOTÃO DE FORÇA (maldito botão).

 

Pouco tempo depois, não me lembro exatamente quando, estava com tudo resolvido no PC e ele agora estava funcionando que era uma maravilha, mas daí começou o problema atual, do congelamento, em alguns games. Recorri ao mesmo técnico, achando que o raio não acertaria duas vezes o mesmo lugar e o mesmo disse que tinha reduzido o problema à placa de vídeo (Na época uma GTX 1060 6GB). Novamente eu, juntando meus poucos trocados para investir no meu entrentenimento, decidi comprar uma RTX 3060 Ti que me duraria por mais tempo. Não preciso nem descrever a cara de tonto que fiquei quando liguei a placa nova na máquina e ela continuou apresentando o mesmo problema, né?

 

Nesse meio tempo, por mim mesmo, fui trocando tudo que podia com peças do PC velho. Troquei a fonte CX 550 pela anterior, mudei HDs e SSDs, formatei a máquina, comprei uma fan diferente da CoolerMaster para o processador, gabinete novo para melhorar o "airflow", rodei todo tipo de stress test que encontrei pras peças individuais listadas acima (tendo um ótimo desempenho em todos), atualizei BIOS, regredi BIOS, enfim, tudo dentro do limite do meu cagaço de leigo total em peças.

 

Finalmente essa história nos trás há 1 mês atrás quando decidi enviar para um novo técnico que me foi recomendado, só para o cara virar pra mim e mandar o clássico "testei tudo que era possível, só vi problemas de vírus". Pessoal da velha guarda que só sabe mexer em PC de escritório e acha que cracks de games são literais vírus que podem destruir o computador. O cara ficou esse um mês com meu PC lá, sabe-se lá Deus se não usou minha placa de vídeo acima da média para mineirar BitCoin ou outras paradas e a cereja do bolo é que provavelmente os funcionários dele acessaram diversas contas minhas (pois entreguei com tudo logado, bem doença da minha parte) e até roubaram contas minhas de jogos de quase 10 anos de existência.

Esse PC que era pra ser uma fonte de diversão pra eu poder jogar uns jogos se provou um verdadeiro PESADELO e por isso venho pedir a ajuda de quem puder me auxiliar, visto que não terei uma ajuda de um técnico local sem me preocupar com qual ***** o cara vai fazer desta vez.

 

 

Link para o post
Compartilhar em outros sites

@Erizai Rapaz, talvez um galho de arruda e umas pedrinhas de sal ajudem.

Brincadeiras a parte, exatamente em quais jogos esse problema acontece? Cite todos por favor.

Qual a resolução e qualidade gráfica usada em todos eles?
Usa directx 11 ou 12?

 

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Como anda a parte elétrica da sua casa? Aterramento etc... Tem uns relatos desse tipo que no fim o problema se provou não ser o pc. (Mexe nisso em último caso)

 

Isso não me parece ser problema do computador em si.

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Acredito que possa ser várias coisas,algo com a alimentação de energia, já tentou ligar ele em outros cantos da casa? CS GO e Valhalen não utilizam muito da placa de Vídeo, dão mais trabalho para o Processador(no qual o seu e o mais que suficiente) se eu fosse você, testaria ligar o Pc sem a placa de vídeo , se o processador n for dos que exigem uma placa de vídeo para exibir vídeo, como você citou problemas com áudio, aconselho comprar uma placa de som USB externa (tem na Amazon por 30 reais) e ver se continua, eu acredito que seja algo desse tipo amigo.

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pessoal, vamos lá. Agradeço a todos que estão tentando auxiliar:

 

@NIGHT FALL Está triste mesmo a situação, estou quase me benzendo! Que eu me lembre os que consigo travar com frequência são o CS GO, Valheim, Assassin's Creed Origins, Assassin's Creed Valhalla, League of Legends e Valorant. Sempre tento rodar os jogos no Very High, daí depois de travar descia pra High ou Medium. Tirava alguns efeitos pra ver se diminuia as travadas. Percebi somente redução quando colocava os jogos em modo janela em configurações bem baixas. Realmente o índice de travamento caía bastante. Quanto a DirectX, o PC utiliza o 12, talvez alguns jogos utilizem a tecnologia do 11 (Lembro que o ArcheAge permite escolher entre o 9 e o 11).

 

@Normal user Cara, não entendo muito de parte elétrica, mas eu me mudei 2 vezes nesse meio tempo e, apesar de não serem casas muito distantes, acho meio difícil todas estarem apresentando problemas... Mas claro, sempre é possível. Não manjo nada disso pra testar, mas outros aparelhos na casa não apresentam nenhum problema de funcionamento.

 

@Andrecaetano André, esqueci de informar, boa informação que você lembrou. O PC trava mesmo no vídeo onboard. Tentei jogar o CS:GO, visto que ele é muito leve e travou do mesmo jeito. Quanto a usar outras tomadas da casa, cheguei a testar ligar ele, mas não tentei jogar pra ver se travava, até porque minha casa é um cubículo hoje, rsrs. Não testei também placas de som externas, teria que comprar uma pra ver.

 

O que precisarem de teste, etc do PC, eu consigo puxar. Só não sei bem os programas pra fazer isso. Valeu pessoal fico no aguardo de quem mais puder dar uma luz nessa maldição kkk.

Link para o post
Compartilhar em outros sites
23 minutos atrás, Erizai disse:

Pessoal, vamos lá. Agradeço a todos que estão tentando auxiliar:

 

@NIGHT FALL Está triste mesmo a situação, estou quase me benzendo! Que eu me lembre os que consigo travar com frequência são o CS GO, Valheim, Assassin's Creed Origins, Assassin's Creed Valhalla, League of Legends e Valorant. Sempre tento rodar os jogos no Very High, daí depois de travar descia pra High ou Medium. Tirava alguns efeitos pra ver se diminuia as travadas. Percebi somente redução quando colocava os jogos em modo janela em configurações bem baixas. Realmente o índice de travamento caía bastante. Quanto a DirectX, o PC utiliza o 12, talvez alguns jogos utilizem a tecnologia do 11 (Lembro que o ArcheAge permite escolher entre o 9 e o 11).

 

Alguns jogos não se dão bem com directx12, ele ainda está muito bugado, recomendo que remova a versão 12 e instale a versão 11, em seguida faça os testes e retorne com o resultado.

Link para o post
Compartilhar em outros sites

@Erizai bom, eu acredito que seja o Processador, indico você rodar o programa

 DriveBooster da Iobit, ele atualiza bastante coisa, cpuz você consegue olhar várias informações referente a sua placa e tem como testar o desempenho do processador, comparando com outros iguais ao teu, use o programa speccy pra avaliar a temperatura da cpu,gpu,e HD, usando programas pesados ou até jogando, aí se a temperatura tiver muito alta pode ser refrigeração, se você atualizou e ainda sim continuo dando erro,aconselho procurar drives mais antigos da sua placa on board, faça um teste passando a mão pelo gabinete e veja se sente uma "tensão" ou já tomou choque usando ele, você utiliza ele direto na tomada? Talvez um filtro de linha ajude, devo imaginar que não usa estabilizador com uma configuração dessas, e nem é necessário, se sentir a tensão que eu mencionei, talvez você precise fazer um aterramento direto para tomada do PC.

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Fala pessoal! Como eu trabalho aos finais de semana, não tive muito tempo pra fazer as recomendações, mas agora estou com alguns updates

 

@NIGHT FALL Tem algum lugar que encontro como removê-lo? Procurei na net e não vi uma forma. Estou usando o Windows 10 na última atualização.

 

@Andrecaetano Instalei os programas recomendados agora. O DriveBooster encontrou 9 drivers desatualizados. Vamos ver se trava após atualizar. Segue também link da comparação do CPUZ e as fotos do programa anexadas, confesso que não entendi se foi bom ou ruim. https://valid.x86.fr/5z4475 Vou testar também a temperatura pelo Speccy (Estava usando HWMonitor). Usei tanto no filtro de linha quanto ligado direto na tomada nas casas que morei e o problema persistiu. 

CPU Z 4.png

CPU Z 6.png

CPU Z 9.png

CPUZ 1.png

CPUZ 2.png

CPUZ 3.png

CPUZ 7.png

Link para o post
Compartilhar em outros sites

O problema persiste após atualização dos drivers. Dei um alt tab pro Speccy cerca de 30 segundos antes do travamento e a CPU estava marcada como 80 graus e a GPU 65 graus. Não sei se são métricas preocupatntes.

 

Segue vídeo desse último travamento, não sei se ajuda ter uma referência visual: 

 

Link para o post
Compartilhar em outros sites
Em 12/04/2021 às 14:49, Erizai disse:

@Andrecaetano Instalei os programas recomendados agora. O DriveBooster encontrou 9 drivers desatualizados. Vamos ver se trava após atualizar.

 

O Ideal é atualizar os drives baixando diretamente do site do fabricante.

 

Em 12/04/2021 às 14:49, Erizai disse:

 

@NIGHT FALL Tem algum lugar que encontro como removê-lo? Procurei na net e não vi uma forma. Estou usando o Windows 10 na última atualização.

 

Vá na opção EXECTUAR (Windows + R) digite dxdiag e dê enter, será exibida uma tela mostrando a versão do Directx, porém alguns jogos tem a possibilidade de selecionar qual DX você deseja utilizar (11 ou 12) nas opções gráficas, verifique se o jogo em questão possui essa opção.

 

 

Link para o post
Compartilhar em outros sites

@Guilherme Berton Agradeço a mensagem, mano!

 

Informando a todos, estou a cerca de 3 dias jogando sem travamento. Não consegui ficar longas horas jogando, mas já foi uma melhora muito grande.

 

Caso possa ajudar algumas pessoas, vou informar o que fiz: Fui até as configurações da BIOS e alterei duas opções

 

- O aproveitamento energético da memória RAM, coloquei como "ENHANCE STABILITY" pois vi que a RAM poderia ser culpada dessas tretas

- Percebi também que como padrão a BIOS ativava uma opção de INTEL TURBO BOOST. Desliguei isso e, nos testes do CPUZ, percebi a queda do bench de 2500 pra 2200 no Multithread.

 

Apesar da queda quase imperceptível no desempenho, até então não tive mais travamentos. Caso aconteça mais algo eu informo. Espero ter solucionado e poder ajudar alguém com essa zika! 

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Aprenda a ler resistores e capacitores

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!