Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Posso trocar a tomada de 10A por uma de 20A e usar um filtro de linha de 20A?


Ir à solução Resolvido por PedraX,

Posts recomendados

Tenho um computador (fonte 450w) e um monitor que vou ligar em um filtro de linha. A tomada do computador é de 10A e a do monitor e 2,5A.  Acidentalmente comprei um filtro de linha de 20A e a tomada que está na parede do meu quarto é de 10A. Eu posso comprar uma nova tomada de 20A e instalar ela no meu quarto, no lugar da de 10A, para usar o filtro de linha? (Apenas vou ligar o computador e o monitor no filtro de linha)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, gnireorb disse:

@Goudardu Você pode sim. 

Ouvi dizer que trocar a tomada não significa trocar o circuito da tomada... Não sei, apesar de nenhum dos dispositivos que vou usar ter mais de 10A ainda tenho um pouco de medo de sei lá o filtro de linha puxar 20A... Sou muito leigo, se você puder esclarecer um pouco mais...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 minutos atrás, Goudardu disse:

Eu posso comprar uma nova tomada de 20A e instalar ela no meu quarto, no lugar da de 10A, para usar o filtro de linha?

Poder pode. Mas não faz sentido porque deve antes ver se o cabo elétrico é para 20A ou não. Outro problema adicional é que se essa tomada tiver disjuntor de 10A(já que a tomada é 10A)  a carga elétrica não ficará protegida se carregar com 20A.

E tem mais, tudo isso q você vai ligar não dá mais que 300W.Portanto não deve trocar só porque o filtro é de 20A.Na verdade deveria trocar esse filtro, se der problema no PC não protegerá.

A única exceção seria se tiver uma impressora laser, aí tem que ver o dimensionamento.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

36 minutos atrás, PedraX disse: