Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Posso trocar a tomada de 10A por uma de 20A e usar um filtro de linha de 20A?


Ir à solução Resolvido por PedraX,

Posts recomendados

Tenho um computador (fonte 450w) e um monitor que vou ligar em um filtro de linha. A tomada do computador é de 10A e a do monitor e 2,5A.  Acidentalmente comprei um filtro de linha de 20A e a tomada que está na parede do meu quarto é de 10A. Eu posso comprar uma nova tomada de 20A e instalar ela no meu quarto, no lugar da de 10A, para usar o filtro de linha? (Apenas vou ligar o computador e o monitor no filtro de linha)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, gnireorb disse:

@Goudardu Você pode sim. 

Ouvi dizer que trocar a tomada não significa trocar o circuito da tomada... Não sei, apesar de nenhum dos dispositivos que vou usar ter mais de 10A ainda tenho um pouco de medo de sei lá o filtro de linha puxar 20A... Sou muito leigo, se você puder esclarecer um pouco mais...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 minutos atrás, Goudardu disse:

Eu posso comprar uma nova tomada de 20A e instalar ela no meu quarto, no lugar da de 10A, para usar o filtro de linha?

Poder pode. Mas não faz sentido porque deve antes ver se o cabo elétrico é para 20A ou não. Outro problema adicional é que se essa tomada tiver disjuntor de 10A(já que a tomada é 10A)  a carga elétrica não ficará protegida se carregar com 20A.

E tem mais, tudo isso q você vai ligar não dá mais que 300W.Portanto não deve trocar só porque o filtro é de 20A.Na verdade deveria trocar esse filtro, se der problema no PC não protegerá.

A única exceção seria se tiver uma impressora laser, aí tem que ver o dimensionamento.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

36 minutos atrás, PedraX disse:

Poder pode. Mas não faz sentido porque deve antes ver se o cabo elétrico é para 20A ou não. Outro problema adicional é que se essa tomada tiver disjuntor de 10A(já que a tomada é 10A)  a carga elétrica não ficará protegida se carregar com 20A.

E tem mais, tudo isso q você vai ligar não dá mais que 300W.Portanto não deve trocar só porque o filtro é de 20A.Na verdade deveria trocar esse filtro, se der problema no PC não protegerá.

A única exceção seria se tiver uma impressora laser, aí tem que ver o dimensionamento.

Pois é, o negocio é que o filtro foi caro e já comprei a tomada. Mas não tem nenhum problema né porque nunca vai carregar 20A nesse cabo elétrico, já que é só um PC com tomada de 10A e um monitor de 2,5A. Ou estou enganado? Só queria trocar o filtro se fosse absolutamente necessário.

 

38 minutos atrás, PedraX disse:

se der problema no PC não protegerá.

Você poderia me explicar isso? O filtro não vai desarmar o fusível dele se tiver um surto de energia? Independente da tomada que ele está conectado?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução
2 minutos atrás, Goudardu disse:

Ou estou enganado?

Positivo, só está superdimensionado

 

3 minutos atrás, Goudardu disse:

Você poderia me explicar isso? O filtro não vai desarmar o fusível dele se tiver um surto de energia? Independente da tomada que ele está conectado?

Positivo também. A explicação é que o fusível serve para uma sobrecarga de corrente.Então, se esse fusível estiver acima simplesmente não proteje nada, já que a corrente operacional(carga do PC+monitor e periféricos) é bem menor que os 20A.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, PedraX disse:

já que a corrente operacional(carga do PC+monitor e periféricos) é bem menor que os 20A.

A certo entendi, mas se fosse o caso de o fusível acionar não seria por conta de uma descarga absurda? Não sei, tipo um surto de energia deve ser bem maior que vinte amperes e justamente contra isso que eu quero proteger.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...