Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Fonte Gigabyte GP-P550B 550W queimou: como prevenir?


Posts recomendados

Boa noite a todos, minha fonte já queimou e acionei a garantia pra ver se a loja cobre, mas eu queria mesmo saber é o que aconteceu até mesmo pra ver se eu posso impedir que se repita. Eu comprei todas as peças do pc de uma vez novas e foram montadas e funcionou perfeitamente por quase duas semanas até que na última quinta ela queimou. A fonte era uma Gigabyte GP-P550B 550W, 80 Plus Bronze, pra alimentar uma configuração com um ryzen 5 1600af, msi 1650 gaming x, 16 gb de RAM, um SSD e um HD, ou seja a fonte era suficiente prós componentes pela minha pesquisa.

o que aconteceu no dia exatamente foi que eu tinha ligado o Pc não fazia nem uma hora estava tentando baixar um jogo só então nem usando muito o hardware eu estava, então do nada deu um estalo e desligou tudo e o filtro de linha (o filtro de linha tinha conectado nele o Pc, monitor e o roteador somente) que o Pc estava morreu junto e saiu cheiro de queimado do Pc aí eu tirei o Pc da mesa e coloquei na cama ao lado ver se tinha queimado algo dentro mas não tinha cheiro de queimado nas peças da placa-mãe só um pouco da fonte, aí vi que o filtro de linha tinha morrido e o fusível dele estourou, aí eu burro pra testar se tinha estragado só o filtro mesmo ou a fonte do Pc também peguei um estabilizador de linha que tinha aqui e tentei ligar nele também e dessa vez deu mais um estalo na fonte e queimou o fusível do estabilizador também, após trocar o fusível do filtro de linha e passado algumas horas tentei conectar o cano da tomada da fonte no filtro mas nem encaixei totalmente a tomada e já deu outro estalo, depois disso chamei um técnico e dessa vez ele tentou conectar novamente no filtro mas não saia nenhum estalo e nem dava sinal de vida a fonte nem ligado direto na tomada, ele levou pra fazer análise e devolveu falando que a fonte mesmo queimou e que ele não tinha um outra fonte pra testar os outros componentes (não sei como) mas que pareciam estar todos ok e pelo que vi pelo menos os fusíveis da placa-mãe não aparentam ter acontecido nada mas também não tenho muita certeza porque não testaram. 

Um amigo meu que morava na cidade também falou que por pico de energia ele queimou a fonte dele umas três vezes mas ele ligava direto na tomada e não com filtro de linha então não sei se foi a mesma situação, não faço ideia o que exatamente causou queimar a fonte isso que gostaria da ajuda de alguém aqui pra esclarecer o que aconteceu e o que eu fiz de errado, porque achei que a fonte e a marca eram boas e de alta qualidade e tão não entendi.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Algumas fontes da Gigabyte tem histórico problemático de ser "bomba", não conheço essa fonte em si. Certifique-se de comprar um filtro de linha original de preferência com DPS como os iclamper e não quelas réguas com tomada. Não é recomendável utilizar estabilizadores em fontes porque pode prejudicar seu funcionamento e muitas vezes queimar, também verifique se as voltagens estão certas tanto no pc, estabilizador (se decidir usar) e da tomada pois pode acabar queimando a fonte e outros componentes

  • Curtir 1
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

46 minutos atrás, Marcos4vinicios disse:

 

Um amigo meu que morava na cidade também falou que por pico de energia ele queimou a fonte dele umas três vezes mas ele ligava direto na tomada e não com filtro de linha então não sei se foi a mesma situação, não faço ideia o que exatamente causou queimar a fonte isso que gostaria da ajuda de alguém aqui pra esclarecer o que aconteceu

 

Baseado nos seus relatos fica claro que o problema está na sua rede elétrica, se queimou o filtro de linha em seguida a fonte, houve algum surto de tensão na rede, recomendo que contrate um eletricista para verificar.
Sobre a fonte, aciona a garantia pra que eles façam a troca.

 

47 minutos atrás, Marcos4vinicios disse:

porque achei que a fonte e a marca eram boas e de alta qualidade e tão não entendi.

 

Produto bom não é indestrutível, assim como um carro de 1 milhão pode apresentar defeito, um fonte também.
A fonte é projetada para trabalhar dentro de uma faixa de tensão (90v a 240v), então se houver uma descarga elétrica na rede que faça chegar 300, 400, 1000 volts na tomada, a fonte vai queimar sendo ela uma de 200 reais ou uma de 5000.

  • Curtir 1
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Conforme o @NIGHT FALL disse, o problema na rede elétrica é evidente, mas como houve uma explosão do fusível, provavelmente trata-se de uma queda de tensão (mais conhecida como brownout), que gerou um surto de corrente. Se não houve perda de qualquer outro componente, isso é um motivo para ficar um pouco menos triste, porque, ao menos, o fusível foi dimensionado corretamente.

 

Apesar desse ser um dos modelos com o maior número de relatos de dead on arrival dos quais eu tenho conhecimento (que chega a ser trágico e faz com que pareça que a empresa não apresenta um setor de controle de qualidade), não foi culpa dele, dessa vez.

 

20 minutos atrás, NIGHT FALL disse:

A fonte é projetada para trabalhar dentro de uma faixa de tensão (90V ~ 240V), então se houver uma descarga elétrica na rede que faça chegar 300V, 400V, 1000V na tomada, a fonte vai queimar sendo ela uma de R$200,00 ou uma de R$5.000,00.

 

Picos de tensão são bastante velozes e também um grande problema caso cheguem na fonte de alimentação, por isso que o varistor se faz tão importante. Se este não estivesse presente e o surto estivesse abaixo da tensão de quebra da ponte de diodos, você poderia dizer adeus ao primário.

 

Você deve acionar a garantia da empresa, no entanto, acredito que você terá que solucionar isso com a companhia fornecedora de energia da sua região.

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...