Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Como fazer um eliminador de pilha a partir de uma fonte de celular.


Posts recomendados

Prezados, 

Quero fazer um eliminador de pilha a partir de uma fonte de celular. Tenho várias e de várias amperagens. Tenho um aquecedor de passagem que foi reformado após pegar fogo por falta de manutenção. Comprei depois da reforma. Funciona perfeitamente. Porém, a uns 2 meses atrás começou a falhar a ignição. Troquei as pilhas e o problema persistiu. Comecei a mexer no case e aí funcionava e continua assim. Para ligar tem que mexer na tampa do case. Está tudo limpo e com boa pressão nos contatos. 

Então quero eliminar as pilhas e fazer elétrico. Segue fotos:

 

IMG_20210411_103454.jpg

IMG_20210411_103509.jpg

IMG_20210411_103329.jpg

IMG_20210411_103336.jpg

IMG_20210411_103349.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@.if esta não é a minha praia. Então, pego 3 peças do modelo indicado e soldo em série.  Um lado entra o positivo da fonte e saída no positivo da usina. O negativo da fonte direto no negativo da usina. É isso? Perguntas:

1) De que lado do diodo coloco o positivo? 

2) Se entendi, a peça 1N5401 pode ser até a 5408? 

3) O que difere a 01 até 08?

4) O que e como eu testo isso e que parâmetros devo cuidar? 

Seja paciente. Sei achar alguns defeitos, fazer alguns testes. Mas o mais comum que fiz foi trocar capacitores estudados. Nunca evolui por não gostar. Meu negócio é frio, neve, gelo e controle de clima + elétrica. 

Obrigado pela paciência. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Mega Blaster disse:

Um lado entra o positivo da fonte e saída no positivo da usina. O negativo da fonte direto no negativo da usina. É isso?

Exatamente. 

2 horas atrás, Mega Blaster disse:

1) De que lado do diodo coloco o positivo?

No anodo. 

images?q=tbn:ANd9GcR-96TUfafBkb7VycwE1LC

2 horas atrás, Mega Blaster disse:

Se entendi, a peça 1N5401 pode ser até a 5408? 

Isso. 

2 horas atrás, Mega Blaster disse:

O que difere a 01 até 08?

Valores máximos de tensão. 

O "01" é até 100V e o "08" é até 800V.

Como aí é 5V todos eles servem. 

 

  • Obrigado 2
  • Haha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

 

44 minutos atrás, Mega Blaster disse:

passei lixa e limpa contato. Mas só acende se abrir a tampa e mexer. 

Então o mau contato está do lado oculto da pilha ou seja na base desta caneca dupla aí.

IMG_20210411_103349.jpg

A corrente é bem alta. Um zinabrezinho já zoa tudo.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Pra eliminar de vez problema com este porta pilha, solde fios nas pilhas deixando tudo por fora e os leve até onde entram na pci ou no circuito/sistema. Cogite também uma (ou duas em paralelo) bateria recarregável tipo 18650. Não comento sobre óbvias adaptações mecânicas e carregamento ok?

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

4 horas atrás, .if disse:

solde fios nas pilhas deixando tudo por fora

Bah! Não que seja TOC (mas talvez sendo) não consigo fazer e conviver com isso. Um case novo para as pilhas estão pedindo R$ 60,00 e ainda vou ter que adaptar (o meu é komeco e o novo Rinnai). Agora estou em dúvida. Fica aquele.. e se?.. 

5 horas atrás, Eder Neumann disse:

siga os fios e veja se não há algum fio danificado,

Está tudo certo, sem oxidação, bem aparafusado e emendados de acordo. 

  • Haha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

15 horas atrás, Mega Blaster disse:

Está tudo certo, sem oxidação, bem aparafusado e emendados de acordo. 

se está tudo certo na fiação, e as pilhas são novas, e os contatos das pilhas (e onde elas encaixam) estão limpos, não deveria ter problema...

pode ter um fio "quebrado" por dentro da isolação. para verificar isso você pode correr os fios com os dedos como se estivesse endireitando eles (feito uma calandra (não explico)), em algum momento você sentirá um calombinho, que é causado pela parte mais flexível do cabo devido ao rompimento. se o fio for muito fino (secção <=1mm²) esse metodo não funciona.

talvez seja interessante (e mais barato que um case novo de pilhas) trocar o fio.

mas deixa eu te falar, a aparencia desse conector aqui não ta muito boa nao...

image.png.1f92b69a71a00df25588ff348c54022a.png

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Nesta imagem acima eu "vejo" nada mais nada menos que 4 (quatro) pontos de possível mau contato. Com um pouco de esforço talvez você (e você caro técnico) consiga também "senti-los". Somando aos 4 do outro polo são 8 ! Portanto são 8 motivos pra ideia da solda mencionada. Tentar consertar isso sem ter intimidade com ela só mesmo terceirizando. Autorizo a mostrar minhas publicações pro técnico ok?

  • Haha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Mega Blaster disse:

Mexendo na tampa funciona e fica. Sem mexer, não dá ignição.

com certeza a culpa é do osmar... "osmar contato", rs...

 

agora, se a ideia é colocar um carregador de celular, ou...

 

Em 11/04/2021 às 13:00, .if disse:

Use o carregador 5V de maior corrente com uns 3 1N5401(...8) em série

 

...ou, a ideia que gosto mais,

 

Em 12/04/2021 às 13:08, .if disse:

Cogite também uma (ou duas em paralelo) bateria recarregável tipo 18650.

 

Uma única bateria dessas, um módulo para carregamento dela (TP4650) e um único diodo (1N4001...8)  dariam conta com pé atrás.

 

Nesse caso, um único cuidado: baterias de lítio odeiam tanto umidade que às vezes até explodem. Mas isso qualquer mini-tuperware ou mesmo um potinho de plástico reaproveitado também dão conta.

 

De qualquer forma, ainda mais no banho cuidado com o... osmar! rs...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@alexandre.mbm É um aquecedor de passagem de 15 litros, marca Komeco, recuperado de um incêndio por falta de manutenção feito por uma empresa especializada. Funcionou perfeitamente por 1 ano e 3 meses. A uns 2 meses parou de acender automaticamente, sendo necessário mexer na tampa do case das pilhas, mesmo com pilhas novas. Hoje ligou normalmente. Mas tenho que ir trabalhar, só vou poder retestar à noite. Entretanto, ainda pretendo montar o eliminador assim que conseguir os diodos. As pilhas tipo D alcalinas. Usa 2. 

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Tentei ver o video em 2x, arrastar e achar o momento, como e os pontos onde ele conecta os fios no lugar das pilhas. Apesar de que pra mim não é necessário ver (não tenho aquecedor), talvez pro autor seria interessante. Se eu tiver pulado sem querer esta etapa, sorry...

@alexandre.mbm

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Oxe! Eu tive o mérito de não acreditar no "poder das amarelinhas" tamanho D...

 

Quando se falou "pilha", lá em cima, eu fiquei catando na cuca outro significado para a palavra. Não estava entendendo coisa com coisa! O que raios fariam duas pilhas antigas num aquecedor de água?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tenho um aquecedor desses mas que usa só uma pilha 1,5V tamanho D , a pilha serve para alimentar  circuito que gera faisca e também acionar solenóide do gás  ,o circuito também detecta a  chama,  e caso apague , aciona a faísca  novamente ,e se falhar corta o gás ...

Quando dá defeito ,quase sempre foi mal contato no suporte da pilha ou na chave que é acionada pela pressão da água através de um diafragma ...

  • Curtir 1
  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pois é @Alexandre RS . Tem 2 dias que voltou a funcionar sem falhar e sem precisar mexer na tampa do case. E não fiz nada para resolver ainda. 

8 horas atrás, .if disse:

Tentei ver o video em 2x, arrastar e achar o momento, como e os pontos onde ele conecta os fios no lugar das pilhas. Apesar de que pra mim não é necessário ver (não tenho aquecedor), talvez pro autor seria interessante. Se eu tiver pulado sem querer esta etapa, sorry...

@alexandre.mbm

Não mostra mesmo. Mas tirou os fios que conectam no case e emendou no eliminador. Coisa muito simples. O que tem na caixa desse eliminador do vídeo, provavelmente, é o que tú recomendaste eu fazer. Só aguardando os diodos. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

eu tenho uma técnica não recomendada para problema de mau-contato, mas só funciona em circuitos de comando e sinal, que é desmontar o conjunto, soltar o conector, dar uma giradinha no fio de modo que ele fique sob um pequeno stress mecânico, e conectar devolta...

faço muito isso com cabinho de rede preguiçoso e alguns conectores velhos que estão com alguma folga, assim o stress mecânico ajuda um pouco mas não é uma solução permanente...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...