Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Instalando Linux Xubuntu no Positivo Motion Q232A

Ir à solução Resolvido por mvsfrasson,

Posts recomendados

• Solução

Esse "laptop" Positivo Motion Q232A foi bem descrito pelo seguinte post. Leia-o.

Um amigo tem um deles com windows 10 e estava sofrendo que nem sovaco de aleijado para usá-lo, pois não consegue nem abrir o navegador direito, parece uma carroça. Fiquei com dó e fui instalar um sistema mais leve. Esse "laptop", com "hd" de 28Gb e 2Gb de RAM simplesmente não aguenta rodar windows. A meu ver, a única opção viável é instalar um linux mais leve para tornar esse laptop usável.

Esse impulso altruista me deu uma imensa dor de cabeça (pois a instalação foi não trivial), mas no final consegui e meu colega está tendo uma experiência bem melhor com um Xubuntu 20.04 "Focal fossa". Pela dor de cabeça e muita pesquisa, gostaria de compartilhar o que achei com outros que possam querer tornar esse "laptop" em algo mais útil.

Os principais problemas (resolvidos abaixo) são:

☠️ pendrive de instalação do linux costumam não ser reconhecidos

☠️ mesmo bootando, não instala, apagando o windows e colocando NADA no lugar

☠️ wifi não funciona de cara (e não tem porta de rede!)

☠️ áudio não funciona de cara

Vamos aos passos:

1) CRIAR PENDRIVE BOOTÁVEL

Esse laptop só dá boot em pendrives UEFI, que após pesquisar, encontrei solução em
https://askubuntu.com/questions/395879/how-to-create-uefi-only-bootable-usb-live-media

Lá há até solução no windows com Rufus. É bom ler o post todo.

Basicamente eu fiz assim:

a) em outro computador com linux, formatei um pendrive no Gparted com uma partição fat32
b) no gparted, menu partição > gerenciar sinalizadores, e ative a flag "boot".
c) copie os arquivos com o comando (o 7z é do pacote p7zip)
   7z x xubuntu-20.04.2.0-desktop-amd64.iso -o/media/CAMINHO/PENDRIVE/

(eu tentei montar a imagem e copiar/colar no gerenciador de arquivos gráfico, mas não deu certo)

Isso deve ter criado um pendrive de instalação do xubuntu.

(Problema 1 resolvido!)

2) BIOS DO LAPTOP

a) espete o pendrive de instalação e inicialize o laptop, apertando F2 para acessar a Bios.
b) ache a opção "Enforce Secure Boot" e DESATIVE; por incrível que pareça, isso vai permitir que o wifi funcionar (problema 3 resolvido!). Salve a bios e reinicie com F2. Selecione o pendrive.
c) no menu do xubuntu, selecione para "Try without install".

3) COM O XUBUNTU RODANDO

É para o wifi estar funcionando. Verifique.

Está implícito que você salvou todos os arquivos de que precisa e podemos formatar o HD. A instalação só vai funcionar se o "HD" estiver formatado com "tabela de partição GTP".

a) no terminal: sudo gparted
b) selecione o dispositivo do HD, algo como "emms".
c) no menu Dispositivo, selecione "Criar tabela de partição" e escolha o tipo GTP.
d) feito isso, crie 3 parições: no início, uma partição de 100Mb do tipo "boot efi", uma no final com 1Gb do tipo "swap" (ou troca do linux) e no meio uma grande partição do tipo ext4, que será o ponto de montagem /.

(problema 2 começando a ser resolvido)

4) INSTALANDO O XUBUNTU

a) agora comece a instalação do Xubuntu normalmente até a parte de particionamento
b) na parte de particionamento (escolher o tipo de instalação), escolha "avançado"
c) para a partição ext4, coloque ponto de montagem "/"
d) na partição boot veja se tem boot e na swap, swap 🙂
e) proceda com a instalação até o fim. É para dar certo. No final reinicie para reinicializar com o xubuntu recém instalado.

(problema 2 resolvido)

5) ÁUDIO AINDA NÃO FUNCIONA

Encontramos uma solução no comentário 12 desse post.
a) Faça o download de um script que baixa e instala o driver de áudio:
https://drive.google.com/file/d/1AVXJKZ6nPpQiq4-0p-mNDChNA5f-f3F_/view
b) No terminal, no diretório onde baixou o script:
  sudo chmod +x es8316.sh
  sudo ./es8316.sh
c) Depois disso, o áudio passa a funcionar, mas parece que as caixas de som continuam como desplugadas, então tem que (periodicamente) abrir o mixer de áudio e selecionar o "alto-falante mono (desconectado)", que o som passa a sair nas caixas.

(problema 4 "resolvido"!)

6) ATUALIZANDO

Por experiência, o wifi fica caindo toda hora. Com muita paciência, fiquei reconectando toda hora e baixei as atualizações com
  sudo apt update
(até baixar todos os repositórios, fui reconectando)
  sudo apt upgrade
(até baixar todos os arquivos, fui reconectando, um saco)

Aparentemente o wifi ficou mais estável com as atualizações, mas não posso garantir (eu não sou o usuário desse laptop). Aparentemente funcionou. O rapaz está mais feliz com o laptop dele agora.

Parabéns! Você está com um "laptop" usável. Lembre-se que só tem 2Gb de ram, então evite programas carregados ao mesmo tempo.

• Curtir 2
  • Obrigado 1
Link para o post
Compartilhar em outros sites
  • Moderador

@mvsfrasson Obrigado por compartilhar a solução. Tenho certeza que ajudará outras pessoas. :)

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Aprenda a ler resistores e capacitores

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!