Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

cpu cai desempenho mesmo com power throttling desativado (2,80 ghz - 0,8 ghz)


Posts recomendados

Olá! Meu setup "gamer" é uma asrock a55m hvs, Bioa 1.40 (ultima), rx 460 4 gb (com defeito, mas dá pra usar ativando a eficiencia energetica), 8 gb ram 1866MHz (single channel), athlon x4 641 (FM1), Gabinete tornado azul MyMax, 3 ventoinhas rise mode azul 120mm, 2 ventoinhas azul Mymax 120mm, SSD BX500 240GB, HD 500 GB Seagate (fica desconectando aparentemente pelo sistema), Windows 10 Home N , Cooler rise mode 120mm (formato de torre) e Fonte Atx 500w Bpc-500 80 Plus Pfc Ativo Bronze Brazil-pc.

 

O processador funciona normal em 100%, sempre tendo uma temperatura no full em torno de 40º a 50º, ai eu tenho esse problema de queda de desempenho desde quando comprei, mas era somente quando ele alcançava pelo menos 80º (tendo a queda diminuida aparentemente pelo power throttling) ai comprei o cooler novo (rise mode 120mm) e continuou o problema, mas quando via a temperatura estava normal pra quem estava em 100%, ai resolvi desativar o power throttling, desativei pelo regedit, winareo e gpedit.msc ( mas não resolveu).

 

Lembrando que a queda acontece quando tem muitos processos acontecendo, como aconteceu com discord, youtube music, Cod Bo2 settings no alta e navegador Brave aberto de fundo e word, (eu uso tudo juntokk)

 

ai pensei, vou na BIOS e ver se acho algo relacionado, e encontrei isso na imagem ( meu pc foi feito pra rodar win 8, [e uso o driver genérico de som, pois a fabricante não disponibilizou na versão do win 10] ai instalamos o win 10 e apresentou problemas como tela azul,Clock watchdog timeout, ai o erro era em alguma coisa na bios, acredito que seja esse thermal throtle, mas na duvida, desativei tudo que não era necessário pra rodar o sistema [isso bem antes de ter esse processador, quando eu ainda tinha o a8 3800k]).

 

Eu tinha andado em uns forums, pesquisando sobre esse AUXTIN na imagem, que sempre está nessa média de 80º, as vezes chegando em 90º, vi que cooler de torre faz isso esquentar mais o VRM, ai suponho que seja isso. massss eu sou meio leigo em tensão e corrente de placa-mãe, processador e etc.

 

Ouvi dizer também, que essa temperatura AUXTIN é errada e não tem que levar em consideração.

image.png.c2ae22b11316424915a9d1e0dd72ba28.pngIMG_20210412_170003991.thumb.jpg.2a5f577d29d64c5f77fdc6a56ba98dcc.jpg

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Essas quedas no clock ocorrem no uso intenso? O clock variar conforme a demanda é uma funcionalidade, não um defeito. Não há porquê (na verdade há, mas não é o seu caso) o clock ficar em 100% sem necessidade / demanda. Você só está aumentando o consumo e temperatura do CPU sem motivo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@RobertoGB eu tinha tentando solucionar o problema deixando o clock em 100% pra ver se n caia( no painel de controle e colocar em alto desempenho), mas não o uso, o problema é quando o uso tá em 100% e o clock cai pra 0.8ghz, mesmo com o cpu estando com uma temperatura relativamente boa.

 

Tipo eu tô jogando com meus amigos com a qualidade no ultra, e o clock cai e consequentemente o fps também.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Sanlooh todas as placas-mãe possuem um circuito VRM que é responsável por fornecer energia ao processador. Ela recebe a energia direto da fonte 12V e depois faz as conversões necessárias para reduzir o nível de tensão e aumentar a corrente para a alimentação do processador. Acontece que os valores de corrente são muito alto devido aos pequenos valores de tensão, digamos que seu processador seja alimentado a ~1.3V  (igual está mostrando no seu print), ele tem um TDP de 100W, ou seja, a corrente pode passar dos 75A, gerando um calor enorme nos componentes.

 

Se a placa-mãe não tiver um preparo para lidar com essa alta corrente e com o calor, você vai acabar tendo throttling, independente se seu processador está rodando a 100 graus abaixo de zero. Por isso o pessoal sempre indica placa-mãe com dissipadores no VRM, que são modelos, muitas vezes, mas caros que um modelo mais simples. Lembrando que sua placa-mãe é um dos modelos básicos para FM1, eu não usaria um processador de 100W nela.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@GuilhermeGB Puts, faz sentido, coincidentemente vi um outro fórum seu de aquecimento de VRM.

Então tipo, a amd deu esse conjunto de placa-mãe e cpu como compatível, mas meio que não é recomendado? (até lembro que essa placa veio com o a8 3800 de 65w eu acho)

então a solução seria trocar de placa-mãe ou cpu e/ou comprar dissipador de vrm?

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, Sanlooh disse:

Então tipo, a amd deu esse conjunto de placa-mãe e cpu como compatível, mas meio que não é recomendado? (até lembro que essa placa veio com o a8 3800k de 65w eu acho)

então a solução seria trocar de placa-mãe ou cpu e/ou comprar dissipador de vrm?

 

 

Tipo assim, se você pegar uma A320 (placa-mãe básica AM4), você vai ver Ryzen 9 na lista de compatibilidade de algumas, funciona? Sim. Você deveria usar? Não.

 

Trocar sua placa-mãe agora não é nem um pouco viável, pois é uma plataforma completamente defasada. Desconheço algum local que venda dissipador específico para VRM, até porque cada placa-mãe tem um projeto diferente. Você pode tentar fazer seu próprio dissipador, ou dar algum outro jeito de manter o VRM frio, quem sabe você consegue resolver o seu problema.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@GuilhermeGB Acho que irei fazer ou comprar um dissipador então, não estou muito em condições de comprar uma nova plataforma ( tô juntando asjaisjdis) , mas só uma duvida, onde fica o VRM da minha placa? são esses quadrados ou redondos?D_NQ_NP_956999-MLB31208005693_062019-O.jpg.bc08064bcd92e6e98039aaa979d06201.jpg

 

E se eu fosse fazer um dissipador, teria que ser de um bom condutor de calor, como alumínio?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Sanlooh VRM é o nome do circuito que é composto por vários componentes, essas pecinhas quadradas são os indutores e as redondas são os capacitores, mas os que devem esquentar mais são os MOSFETs, que são encapsulamentos pretos com alguns terminais. Nesse post aí tem algumas imagens pra exemplificar:

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...